CT-e Automático
Automatizar o processo de Cálculo\Geração de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) com BASE em dados dos EDIs de NOTFIS. Este processo automático, busca melhorar a eficiência e agilidade na emissão de CTe, minimizando erros e otimizando o fluxo de trabalho. Esta funcionalidade é exclusiva do TMSXT.
- Automatizar o processo de emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) com base nos NOTFIS
- Geração de Lote de CTe: O sistema agrupa as NFes por lote de EDI, gerando um lote de CTe com tipificação específica deste processo. Na tela de emissão de CTe, o tipo de emissão será gravado como Normal
- Verificação de Erros: O processo é interrompido se houver erros de cadastro, configuração e/ou sistema e apresenta no alertas no painel de Alertas
- Emissão Automática: O lote gerado pode ser emitido de maneira automática, gerando impressão de XML CTe\NFSe
- Geração de XML: Utiliza DLLs específicas para gerar o XML do CTe
- Gravação em Disco: O XML é salvo em uma pasta específica para posterior integração
- Processamento de Retorno: O sistema processa o retorno do CTe
- Qualquer erro no processo é enviado para a Central de Monitoramento de Emissão Automática
Importante!
O lote fica bloqueado até que o erro seja corrigido, permitindo a emissão manual do CTe se necessário, porém em um novo LOTE manualmente.
- Recálculo de Cubagem
- Baixa de Coleta
- Contabilização on line (apenas modelo off line)
- Possibilidade de informar veículo e motorista
- Controle de Pendências
- Rateio de Valores
Para o perfeito funcionamento desta rotina, é imprescindível possuir os Módulos com versão igual ou superior a 3.25.00!
- TMSXT
- CFG
- EXP
- EDI
- RBT
- CAS ( executar com data de criação de 01/11/2023)
- Van de comunicação com SEFAZ (e-DOCS ou outra)
- EXPCTe.dl
- CE0000hd.dll (Caso possua dll específica solicitar recompilação)
Com os módulos atualizados, realize as instalações:
- GravaConheAutoTMS: O serviço de gravação verifica todas as notas fiscais adicionadas no lote de EDI, conforme as configurações do Embarcador, o sistema executa a gravação do lote na tela de emissão do CTe
Importante!
O sistema grava o lote de emissão do CTe com o tipo Normal, e a descrição do usuário como emissaoaut.
- EmiteConheAutoTMS: O serviço de emissão de CTe é processado após passar pelo serviço de validação e gravação de todos registros. Ou seja, será emitido apenas quando não houver nenhuma configuração pendente ou erros durante o processo. Desta forma, é gerado a numeração do CTe na tela de Emissão do Conhecimento
- ValidaCteAutoTMS: O serviço validador verifica todas as notas fiscais adicionadas no lote do EDI, de forma que estejam configuradas corretamente para a geração do lote, emissão do CTe e autorização com a SEFAZ. Todos registros serão registradas no log.
Veja detalhes da instalação dos serviços:
Para instalar os serviços, crie um diretório que irá salvar os executáveis. Dentro do diretório copiar os arquivos abaixo junto com a dll emlv3 :
- GravaConheAutoTMS
- EmiteConheAutoTMS
- ValidaCteAutoTMS
Abra o Prompt de Comando (cmd) como Administrador, e execute o comando com o diretório que está salvo o arquivo, como no exemplo:
Verificar na tela de Serviços do Windows, que os mesmos foram instalados corretamente.
Execute a primeira vez, para que seja criado as chaves de conexão ao banco no registro do Windows. Reforçamos que, como as chaves não existem será apresentado mensagem de erro na primeira execução. Após, verifique na pasta se foi criado o arquivo SRVEMITECONHEAUTOTMS.json. e configure da seguinte forma:
"driver" : “banco de dados”,
"server" : “descrição do servidor”,
"database" : “descrição da base de dados”,
"user" : “usuário do BD”,
"pass" : “senha do BD”,
"empresa" : “código empresa”,
"ativalog" : “false ou true”, (para ativar o log dos serviços executados)
"dirlog" :"diretório que será salvo os logs", (diretórios com separação: \\)
"tipolog" : info ou debug, (info: descreve o log de forma mais simples, debug: descreve o log mais técnico, com informações de campos e tabelas);
“tempolog" : tempo em segundos que deseja que o serviço execute.
Importante!
Execute os mesmos procedimentos de instalação e configuração para os três serviços: GravaConheAutoTMS, EmiteConheAutoTMS, ValidaCteAutoTMS.
Todos registros serão registradas no log conforme as configurações realizadas acima.
Para utilizar a Rotina de Emissão Automática é necessário instalar o Módulo RBT que fará a gestão dos Serviços de execução das rotinas de Gravação e Emissão, veja o passo a passo completo da instalação e configuração do RBT.
O RBT de Retorno CTe retorno de NFSe, devem ser atualizados para que ao retornar o XML seja processado e dê baixa do lote no Painel de Emissão Automática, indicando que o CTe\NFSe foi processado corretamente. Caso ocorram erros neste processo, estes serão apresentados no painel.
A rotina de Emissão Automática pode funcionar de duas formas:
- Através de Importação Manual dos Lotes de EDI
- Através de Importação Automática de EDI, via Rotina de EDI Automático
Se optar pelo EDI Automático, deve ser instalada e configurada a rotina de EDI Configurável.
Agora realize todas as configurações necessárias:
Através do módulo CFG, no menu Utilitários > Configurações > TMS > EXP – Expedição, na guia Conhecimento, opção Automatização de Lote (CT-e):
Na parte superior temos os seguintes campos:
- Habilitar Geração de Lote de Conhecimentos Automaticamente: permite que de uma forma geral, todos os lotes de conhecimentos sejam gerados de forma automática;
- Permitir Emissão de Conhecimentos Automaticamente: permite que de uma forma geral, todos os lotes de conhecimentos sejam emitidos de forma automática;
- Diretório da DLL de geração do arquivo XML (EXPCTE): posiciona o diretório onde está a DLL para a emissão do CTe. Apresenta o botão (?) com as informações das configurações necessárias.
Na guia Dados:
- Código: sequencial do cadastro;
- Emitir Lote de Conhecimentos Automaticamente: para o embarcador que for selecionado no cadastro, o lote de conhecimento será gerado de forma automática. Cada embarcador pode ser configurado de forma diferente, podendo ter sua própria configuração.
- Emitir Conhecimentos Automaticamente: para o embarcador que for selecionado no cadastro, terão os lotes de conhecimentos emitidos de forma automática. Cada embarcador pode ter a sua configuração.
- Agrupamento: forma de agrupamento das notas fiscais, sendo por: Destinatário, Nota Fiscal, Data de Emissão da Nota Fiscal, Pré-cálculo (até 10 caracteres), Pré-cálculo (até 255 caracteres).
- Ordenação: forma de ordenação das notas fiscais, permitindo selecionar: Destinatário, Nrº Nota Fiscal, Data de Emissão da Nota Fiscal, Por CEP de Entrega.
- Valor do Seguro da Mercadoria: buscar pelo: Valor da Mercadoria ou Valor do Seguro.
- Cálculo do Valor do Frete: sendo as opções: Calcular automaticamente, Buscar do Arquivo, Buscar do arquivo e manter o cálculo do sistema.
- Tipo de Transporte: com os tipos: Informado (selecionar um cadastro existente) ou Buscar do Lote de EDI.
- Tarifa: empresa/tabela/tarifa pré-selecionada para cálculo.
- Perfil: busca o cadastro do perfil digitação, com as configurações do sistema.
- Empresa emitente: empresa emitente do conhecimento, permitindo selecionar as opções: Empresa que atende o Embarcador (Cadastros de Clientes), Empresa que atende o Embarcador (Cadastro de Embarcadores – EDI), Empresa que atende a Região do Endereço de Coleta.
- Embarcador: o cadastro do embarcador que será utilizado para utilizar todas as configurações. Cada embarcador pode ter uma configuração diferente. Sendo assim, não será possível informar o mesmo embarcador em configurações diferentes.
Com tudo instalado e configurado, entenda:
- Verificar as Configurações de emissão Automática para o Embarcador;
- Receber\Gerar Lote EDI NOTFIS;
- Nota Fiscal deve ter sido importada para o cadastro de NF;
- Serviço Gerou Lote de emissão automática com base no EDI;
- Lote apresentado no painel;
- Serviço de validação atua para converter o LOTE EDI em um LOTE DE CTe;
- Serviço grava CTe gera o Lote de CTe;
- Serviço validador valida os dados do LOTE DE CTE;
- Serviço de emissão gera XML de CTe
- Serviço processa retorno e atualiza painel com dados do XML
- Serviço validador vê se tudo está autorizado para baixar o lote do painel;
Após todos os passos e conferência anterior, os serviços passarão a gerar os lotes e processar a emissão de forma automática, avisando o usuário através do Painel, caso ocorra algum impedimento em um CTe. O usuário deverá verificar os avisos no painel e proceder com as correções ou configurações necessárias, para dar continuidade.
Para os clientes que utilizam o processo de EDI Automático, as notas importadas serão geradas nos lotes também pelo modo automático.
Para os clientes que importam o EDI, na tela de Notas Fiscais Recebidas (EDI > Movimentações > Notas Fiscais Recebidas) é exibido o botão Gerar Lote CTE somente para os embarcadores que tiverem a configuração do CTe Automático marcada. Após clicar no botão é apresentado em tela que o lote está em processamento:
No módulo EXP, em Movimentações > Conhecimento > Painel Emissão Automática, são exibidos os lotes Gravados e os Lotes Emitidos, bem como a situação de cada lote, se estão pendentes, gravados ou inválidos. No painel também são exibidas as mensagens de Alerta, para que o usuário possa tomar as ações de correção necessárias.
Em tela temos:
- Botão Filtrar, é possível pesquisar os dados pelo Embarcador, Empresa Emitente e Data Início/Fim.
- Botão para atualizar os dados na tela.
- Botão para atualizar os dados em tela automaticamente.
- Painel com a:
- Visão Geral:
- Total: todos os lotes processados e concluídos
- Em processamento: os lotes que estão em andamento pelos serviços executados
- Concluídos: lotes que já foram concluídos todo o processo
- Lotes Gravados:
- Pendentes: lotes que estão pendentes de gravação
- Gravados: lotes que foram gravados por completo
- Inválidos: lotes que não foram validados por algum motivo e ocorreu erro
- Lotes Emitidos:
- Pendentes: lotes que estão pendentes de emissão
- Gravados: lotes que foram emitidos por completo
- Inválidos: lotes que não foram emitidos por algum motivo e ocorreu erros
- Alertas:
- Visão Geral:
Incluímos um alerta no painel para quando todos os CT-es forem autorizados.
Para que a funcionalidade seja apresentada corretamente, atualize o módulo EXP e o serviço ValidaCteAutoTMS.exe para a versão 3.28.00 ou superior e execute o CAS com data de criação de 08/07/2024.
Configurações
Quando o serviço ValidaCteAutoTMS estiver ativado e todos os dados dos CTes do lote estiverem corretos, será apresentada uma mensagem no log indicando que foi validado com sucesso:
English
Español
English
Español


