Geração Pré-Contabilização
A rotina, tem por objetivo contabilizar os movimentos marcados em tela, para posteriormente realizar a movimentação contábil.
Para isto acesse o módulo CTB em Utilitários > Gerar Contabilização.
Para esta funcionalidade, utilize os módulos CTB, CFG e CAS(executar com data de 20/05) em versão 3.20.02.
Primeiro acesse o módulo CFG em Utilitários > Configurações > Contábil > CTB – Contabilidade > Movimentação Contas A Receber, e marque a opção Integrar Movimentações Canceladas de Movimentações de Conta a Receber (Somente para Integração Off-Line).
Após realizar com figuração no CFG, acesse o módulo em CTB > Utilitários > Gerar Contabilização, marque a opção de movimentação de conta a receber e gere a contabilização normalmente.
Essa contabilização é utilizada para deduzindo os impostos recuperavies das despesas,.
Sugerimos configurar conforme abaixo para que o sistema feche os valores sem necessidade de ajustes manuais.
Para isto acesse o módulo CFG em Utilitários> Configurações > Contábil > CTB- Contábil, e desmarque a opção Contabilizar PIS/COFINS pela Apuração de PIS/COFINS, na guia PIS/ COFINS:
Ainda no módulo CFG em Cadastros > Empresas > Contabilidade > Configurações Fiscais, marque a opção Contabilizar :
No módulo CTB > Cadastros > Contabilidade > Vinculação de crédito de Tributos, cadastre a vinculação, conforme necessidade da empresa, para que no momento da geração da contabilização, esta ser contabilizada conforme cadastrado nesta tela:
Em CFG > Cadastros > Usuários > Cadastro de Usuário >Direitos do Usuário, selecione o módulo CTB marcar e marque a opção Vinculação de Fornecedor e Tipo de Lançamento para o usuário selecionado:
Em CTB > Cadastros > Contabilidade > Vinculação de Fornecedor e Tipo de Lançamento, deverá ser realizado o cadastro da vinculação do Fornecedor da fatura com o Tipo de Lançamento utilizado na movimentação de título da fatura a pagar, onde:
- No campo Fornecedor: deve ser informado o mesmo CNPJ do fornecedor da Fatura
- No campo Tipo de Lançamento: deve ser informado o tipo de lançamento informado para a Movimentação Financeira do Título
- No grupo Contas serão informadas as contas para Conta Contábil, Conta Crédito e Hist. Contábi. Nssas contas que serão contabilizadas a movimentação do título da fatura com o Fornecedor e Tipo de Lançamento vinculados.
Importante!
Essa vinculação precisa ser cadastrada para cada fornecedor desejado e tipos de lançamento.
Ao contabilizar a movimentação financeira da Faturas a Pagar, esta será realizada para as contas informadas na vinculação.
Para esta funcionalidade, utilize os módulos CTB, CFG em versão 3.21.03 e CAS (executar com data de 17/01).
Em CFG > Utilitários > Configurações > Contábil > CTB – Contábil e configure o campo Tipo de Contabilização de Partida com as opções Dobrada ou Simples.
A Contabilização dos Conhecimentos então será lançada conforme selecionado na configuração:
- Simples em partidas simples
- Dobrada em partidas dobrada
É possível realizar a contabilização dos Créditos de PIS/COFINS coma alíquota reduzida de Fornecedores do Simples Nacional e Fornecedores Pessoa Física.
Para esta configuração é necessário atualizar a partir da versão 3.20.26 os módulos CFG, CTB e CAS (executar com data de 07/12/21).
No módulo CFG em Utilitários > Configurações > Contábil > CTB – Contábil > PIS/COFINS, habilite uma das opções:
- Utilizar alíquota de 75% quando o transportador do optante pelo Simples Nacional: para a contabilização de crédito de PIS/COFINS com alíquota reduzida para Fornecedores do Simples Nacional
- Utilizar alíquota de 75% quando o transportador for Pessoa Física: para a contabilização de crédito de PIS/COFINS com alíquota reduzida para Fornecedores for Pessoa Física
Nota
Para executar a contabilização da Apuração de PIS/COFINS, é necessário que a Apuração de PIS/COFINS já tenha sido realizada em CTB > Movimentações > Escrituração Fiscal > Apuração PIS/COFINS.
Em CTB > Utilitários > Gerar Contabilização, ao realizar a contabilização e, as opções na configuração estiverem marcadas, será verificado no cadastro do fornecedor o tipo de inscrição e/ou a classificação fiscal, quando o fornecedor se encaixar nas condições será utilizado a alíquota reduzida na contabilização e no lançamento contábil dos registros do fornecedor.
Para essa contabilização atualize os módulos CFG, CTB versão 3.21.23 e o CAS (executar com data de 23/06/2022).
Em CFG > Utilitários > Configurações > Contábil > CTB - Contábil, nas opções contábeis da Faturas A Receber, marque a opção Nota Débito no campo Origem de Faturas a Integrar:
Assim, com a opção marcada, será contabilizada as faturas a receber geradas das Notas de Débitos lançadas no período da contabilização.
Em CFG > Cadastro > Empresa, na guia Contabilidade, e subguia Estorno CTe Substituição, deverão ser definidas as contas contábeis de Débito e Crédito para a contabilização de:
- Estorno do Doc. de Substituição
- Estorno do ICMS Crédito Presumido
- Estorno do ICMS
- Estorno do PIS
- Estorno do COFINS
Nota
- Para a contabilização do Estorno do Doc. Substituição, se as contas contábeis não estiverem definidas, a conta contábil de Despesas configurada para o campo Estorno Doc. Substituído, em CFG > Cadastro > Empresa > guia Contabilidade, será considerada.
- Para a contabilização do Estorno do ICMS Crédito Presumido, Estorno do ICMS, Estorno do PIS e do Estorno do COFINS, se não houver contas contábeis definidas, não será gerada a movimentação contábil desses estornos.
Após a definição das contas contábeis, será possível realizar a contabilização dos estornos de CT-e.
A contabilização do Estorno do ICMS Crédito Presumido, será gerada somente se o CT-e Substituído tiver incidência de Crédito Presumido.
Com a opção Utilizar conta no cadastro Cliente/Fornecedor para Estorno de Substituição na Contabilização habilitada nas configurações contábeis do Conhecimento (em CFG > Utilitários > Configurações > Contábil > CTB – Contábil), ao realizar a contabilização, o estorno gerará uma movimentação contábil na qual o crédito será registrado na conta contábil vinculada ao cadastro do cliente/fornecedor do tomador do CT-e Substituído. Esse cadastro pode ser acessado em CTB > Cadastros > Clientes/Fornecedores > Clientes e Fornecedores > guia Contas a Receber.
Importante
Para as contabilizações definidas como Integra Off-Line em Lotes Diários, o histórico especificado no campo Substituição CT-e será adicionado à contabilização do CT-e substituído. A configuração desse histórico pode ser encontrada nas configurações da contabilidade do Conhecimento, acessando CFG > Utilitários > Configurações > Contabilidade > Contabilidade - CTB.
Em CFG > Cadastro > Empresa, nas Configurações Fiscais da Contabilidade, marcar a opção Criar partida de desconto separada do valor total na Contabilização:
Ao realizar a contabilização de uma Nota de Recebimento com desconto, será criada uma partida na contabilização exclusivamente para o desconto da nota. A partida de contabilização do valor do documento será pelo valor integral da nota, sem considerar o desconto.
|
Veja também: |
English
Español
English
Español


