Configurações CIOT
Manual de configurações para rotina de geração de CIOT para uma ou várias operadoras de pagamento.
Usar módulos CFG e FTR e utilizar uma das operadoras abaixo:
- NDDCargo
- APisul
- Pancary
- Repom
- e-Frete
- Target
- Ambipar
- Extratta
- Acessar o módulo CFG, navegar até o menu de Utilitários > Configurações > TMS > FTR – Freteiros > Guia CIOT.
- Para utilizar as informações do menu de Cadastros > Empresas > Freteiros > Geração CIOT > Geral, é necessário desmarcar a opção: Permitir a utilização de operadoras de pagamento eletrônico simultaneamente.
É necessário pressionar o botão Salvar no menu inferior.
O campo Programa de geração do CIOT foi descontinuado (em Geração CIOT > Geral), desta forma o arquivo dll deve estar dentro do diretório de instalação do sistema.
- Acessar o módulo FTR, Movimentações > CTRB/RPA > Emissão > CIOT
- Ao inserir um novo registro, o campo Operadora de Pagamento Eletrônico deve estar preenchido conforme a configuração da Empresa.
Acessar o módulo FTR, navegar até o menu de Cadastros > Cadastros Gerais > Operadoras de Pagamento Eletrônico CTRB/RPA e insera um novo registro e selecionar o Tipo do Cartão que sua empresa utiliza:
- O cartão cadastrado pode ser verificado na guia Filtros.

- 4No Cadastro de Empresas marcar a opção vista anteriormente como: Permitir a utilização de operadoras de pagamento eletrônico simultaneamente.
- Em seguida, cadastrar um novo CIOT ou selecionar um que ainda não possua data de impressão.
Na Guia CIOT o campo Operadora de Pagamento Eletrônico deve estar habilitado para que possa selecionar a utilizada pela sua empresa.
Para realizar o bloqueio da alteração do veículo e motorista do CTRB/RPA após o CIOT ter número gerado pela Operadora de Pagamento Eletrônico.
Nas configurações gerais do módulo FTR, deve estar configuração para bloquear os dados do veículo no CTRB/RPA, e quando a configuração estiver marcada, o sistema verifica se CTRB/RPA já tem CIOT gerado, se sim, não permite realizar alteração no campo Veículo, e consequentemente no campo Motorista também. Desta forma o sistema auxilia para que não haja erros no processo de pagamento entre a informação do CIOT e do CTRB/RPA.
Configuração disponível em versão 3.19.05 ou superior para os módulo CAS (executar com data de 13/10/2020), CFG e FTR.
No módulo CFG, em Utilitários > Configurações > TMS > FTR – Freteiros, guia Geral, esta a configuração Bloquear Alteração do Veículo da CTRB/RPA, quando possuir número de CIOT autorizado..
Utilização:
No módulo FTR, em Movimentações > CTRB/RPA > Emissão, localizar um CTRB que já tenha dados de CIOT autorizados.
Caso seja realizado alguma alteração nos campos Veículo, Proprietário e Motorista, o sistema exibe uma mensagem ao usuário e bloqueia a alteração destes campos (pois são campos que estão interligados).
Na guia solução de todos os campos é informado caminho da configuração:
Campos interligados:
Utilizado o mesmo exemplo anterior, com o CTRB/RPA com dados do CIOT. Com isso, o sistema permite realizar a pesquisa de novos registros nos campos Veículo, Proprietário e Motorista.
Quando um CT-e for adicionado a uma Carta Frete o sistema verifica se o mesmo está contido em outra CTRB, fazendo assim o bloqueio da inclusão. Para isto, execute o CAS com data de 07/01/2020.
No módulo CFG em Cadastros > Usuários > Cadastros de Usuarios, selecione no campo Grupo de Configurações a opção CTRB/RPA, na guia Dados > Geral, marque a opção Bloquear a Vinculação de Manifestos diferentes que possuem o mesmo CT-e.
No módulo FTR em Movimentações > CTRB/RPA > Emissão, ao tentar vincular o manifesto, será feito a validação do CT-e, e apresentado mensagem em tela:
Na tela do CTRB/RPA, agora é possível configurar uma operadora de vale-pedágio específica para cada empresa.
Para o correto funcionamento da rotina, atualize os módulos CFG e FTR para a versão 3.28.01 e execute o CAS com data de criação de 22/08/2024.
No módulo FTR, vá até Cadastros > Motoristas > Freteiros > guia Informações Complementares > subguia Dados para geração do CIOT. No campo Movimentação Financeira de Pedágio, selecione a opção Conforme Configuração da Empresa:
No módulo CFG, vá até Cadastros > Empresas > guia Freteiros. Nesta tela foi adicionada uma subguia chamada Operadora de Pedágio (semelhante aos campos da configuração do cadastro de freteiros). Nela são exibidos os campos:
- Movimentação Financeira do Pedágio: com as opções para seleção:
- Conforme Configuração Geral: se estiver marcada, o sistema busca a informação selecionada neste mesmo campo, na tela de configuração do CFG (Utilitários > Configurações > FTR – Freteiros > guia CIOT);
- Gerar (via Moedeira): esta opção habilita o preenchimento do campo Movimentação Financeira de Desconto do Pedágio;
- Não gerar: não irá executar nenhum processo, e os demais campos ficarão desabilitados;
- Gerar via operadora de pedágio: habilita o campo Operadora de Pedágio.
Inicialmente, atualize as DLLs a seguir para a versão 3.28.01 ou superior:
- CIOTNDD.dll
- CIOTTARGET.dll
- CIOTAPISUL.dll
- CIOTPAMCARY.dll
- VPSEMPARAR.dll
Com o campo Movimentação Financeira de Pedágio habilitado para Conforme Configuração da Empresa, na guia Informações Complementares da tela de Cadastro de Freteiro.
Ir para a tela de Cadastro de Empresas, guia Freteiros > Operadora de Pedágio,e configurar para que a movimentação financeira de pedágio seja gerada pela operadora de pedágio, selecionando a operadora Pamcary.
Na tela do CTRB/RPA, ao informar o valor do pedágio nos eventos, é exibida a mensagem de que a alteração deve ser realizada pelo botão Consulta Pedágio:
Ao clicar neste botão, o sistema verifica a configuração do cadastro da empresa:
Importante:
Dependendo da DLL utilizada, existem regras que mantêm o botão de consulta de pedágio desabilitado. Nesses casos, é utilizado o botão Atualiza Status na guia Operadora de Pedágio. As DLLs em uso estão cadastradas na rotina Operadoras de Pedágio, acessível no menu FTR > Cadastros > Logística > Operadora de Pedágio.
English
Español
English
Español


