Gerenciamento de EDI automático
Neste manual apresentamos o gerenciamento de EDI automático, que mostra os dados de EDI com erro na geração do arquivo, gerações de arquivos concluídos com sucesso e arquivos pendentes de geração.
Utilizar módulos EDI/EXP e um dos tipos de EDI: CONEMB, OCOREN ou DOCCOB
Configurações e Usabilidade
Esta configuração é para quando a rotina de EDI Automático é utilizada pela DLL CCEEDIOCOREN.
Para a correta utilização, atualize o módulo EDI para a versão 3.30.06 ou superior e 3.31.00.
No módulo EDI, acesse Cadastros > Embarcadores > Embarcadores, guia EDI. Na guia Geral, ao cadastrar um Novo, são exibidos os seguintes campos:
- Tipo de EDI: apresenta a lista de qual tipo de EDI o embarcador será configurado. Neste exemplo, usaremos o EDI OCOREN:

- Sequência: código sequencial do cadastro, pois cada embarcador pode ter mais de um tipo de EDI configurado;
- Possui EDI Automático?: permite marcar/desmarcar para quando utilizar o EDI de forma automática;
- Compactar arquivo?: opção que permite marcar/desmarcar se deseja compactar o arquivo após a finalização do mesmo;
- Formatação do Nome do Arquivo a ser gerado: no botão Inserir, é exibida uma lista de opções que podem ser selecionadas para descrever no nome do arquivo.

Neste exemplo, utilizaremos a opção Dia/Mês/Ano(aa):
Importante!
Deixando o cursor em cima do campo Formatação do Nome do Arquivo a ser gerado, é exibida uma descrição exemplificando como ficará a formatação do nome do arquivo:
- Local de geração: diretório onde será salvo os arquivos, e da mesma forma que o campo anterior, ao posicionar o cursor em cima do campo, apresenta uma breve explicação sobre como os arquivos serão gerados:

- Layout: de acordo com a DLL configurada, exibe uma listagem de documentos para configurar os filtros. Neste exemplo, usaremos o Proceda 3.0A.

Preenchendo os campos necessários para exportação, como empresa, cliente, remetente, tipo exportação, tipo documento, entre outros. Além da guia Configurações que descreve algumas regras para exportação.

- Nome do arquivo para mensagem do e-mail: nome do arquivo que será enviado por e-mail.
- Forma de Comunicação com Cliente: exibe algumas opções para seleção como, E-Mail, FTP, Não Envia e Unidade Local.
- Quando selecionado E-mail, apresenta os dados para o Servidor SMTP que precisa ser configurado para o envio:

- Na opção FTP, também é necessário configurar os dados do Servidor FTP:

- Na opção Não Envia, não é executado nenhum processo. Dessa forma, não tem preenchimento de campos extras;
- Na opção Unidade Local, habilita o campo com o diretório que deve ser salvo o arquivo gerado:

- Quando selecionado E-mail, apresenta os dados para o Servidor SMTP que precisa ser configurado para o envio:
- E-mail do responsável pelo Embarcador: endereço padrão de e-mail. No botão (?) ao lado do campo, apresenta uma breve explicação:

- Reiniciar a sequência a cada novo dia?: quando a opção estiver marcada, será executado uma (01) vez por dia sequencial, de acordo com as configurações da programação.
Na guia Programação são exibidos:
- Dias do Mês/Horário de Geração: pode ser definido um período (mensal/anual), através da data de geração, hora e período.

- Dias da semana/Horário de Geração: apresenta os dias semanas, que quando selecionados, habilitam o horário e período para processamento. Pelo botão Demonstrar, exibe um demonstrativo do período da geração que foi configurado.

Importante!
Quando o cursor estiver sobre os campos, é exibida uma descrição sobre as regras do campo:
Importante!
Ao deixar o cursor nos campos Período, Dias Atrás e botão Demonstrar, são exibidas as descrições das regras dos campos:
Além do período em dias no mês e dias da semana, apresenta a opção de quantidades de vezes para executar, a partir de um período e repetir a cada X horas:
Após todas as configurações realizadas, ao sair e entrar no módulo EDI novamente, a mensagem abaixo será exibida, permitindo que seja habilitado para o envio automático:
Os e-mails informados no campo E-mail do responsável pelo Embarcador receberão notificações sobre os erros ocorridos na geração do EDI automático. e pode ser configurado em:
- Módulo EDI em Cadastros > Embarcadores > Embarcadores
- Módulo EXP em Movimentações > EDI > Embarcadores
- Erro: O arquivo deveria ser gerado, mas devido a alguma inconsistência não foi gerado. O arquivo deveria ser enviado ao Embarcador, mas devido a alguma inconsistência não foi enviado.
- Pendente: Próximo horário que o arquivo será processado automaticamente.
- Concluído:Arquivos que foram processados corretamente de acordo com as configurações estabelecidas no cadastro do Embarcador.
- Embarcador: Código do cadastro do Embarcador de EDI.
- Programação:Data inicial e final programada para o processamento do arquivo.
Através da guia Resumo é possível visualizar os seguintes dados sobre o processamento do EDI automático:
- Inscrição:
- CNPJ do Embarcador de EDI;
- Embarcador:
- Razão Social do Embarcador de EDI;
- CONEMB:Quantidade de arquivos do tipo CONEMB gerados entre o período filtrado
- OCOREN:Quantidade de arquivos do tipo OCOREN gerados entre o período filtrado
- DOCCOB:Quantidade de arquivos do tipo DOCCOB gerados entre o período filtrado
Através da guia Detalhamento é possível visualizar os seguintes dados sobre o processamento do EDI automático:
- Inscrição: CNPJ do Embarcador de EDI;
- Embarcador: Razão Social do Embarcador de EDI;
- Tipo: Tipo do EDI, podendo ser: CONEMB, OCOREN ou DOCCOB;
- Programação: Data e hora que está programado o processamento do EDI automático;
- Execução: Data e hora que o EDI automático foi processado;
- Comunicação: Tipo de comunicação com o Embarcador, podendo ser: FTP, E-mail ou Unidade Local.
- Destino: Qual foi o destino do arquivo de EDI gerado, de acordo com o tipo de Comunicação configurada.
- Arquivo: Apresenta o nome do arquivo de EDI gerado e possibilita abri-lo através de dois cliques sobre este campo
Ao clicar duas vezes em alguma linha da lista do gerenciamento, a tela de log é aberta.No log é apresentado os detalhes do processamento do arquivo, contendo os dados: data e hora, mensagem e usuário.
O TMS não dá suporte nativo aos protocolos SFTP ( Secure File Transfer Protocol) ou FTPS (File Transfer Protocol over SSL), como contorno, sugerimos a utilização de um outro programa que moverá os arquivos da pasta local, para a pasta do SFTP \FTPS que movimentará os arquivos para o destino definido.
Este processo também pode ser feito para o recebimento de arquivos, porem no sentido inverso, onde o programa deposita em uma pasta e o EDI-TMS busca desta pasta local\rede interna.
Sugerimos o Auto FTP Manager localizado em https://www.deskshare.com/lang/po/ftp-client.aspx
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