Emissão Comprovante de Entrega CT-e
O Comprovante de Entrega Eletrônico tem como objetivo otimizar a questão dos comprovantes físicos de entrega de mercadorias ao destinatário. Ele reduz o acúmulo dos comprovantes das entregas em papel, que representam um processo oneroso para manter o armazenamento, além de evitar perdas e extravios desses comprovantes. Portanto, o Comprovante de Entrega Eletrônico utilizará a captura de imagens de comprovação das entregas realizadas, junto com o envio do evento de sucesso ou insucesso sobre o documento CT-e.
Configurações
No cadastro da empresa que está emitindo o Comprovante de Entrega, acesse CFG > Cadastro > Empresas. Na guia Expedição, subguia CTe Comprovante de Entrega, devem ser informadas as configurações necessárias.
Na guia Geral preencher os seguintes campos:
- Versão do layout: informar a versão do layout do Comprovante de Entrega. Caso não preenchido, o sistema assumirá a versão do CTe que está emitindo o comprovante;
- Situação de Operação: marcar a situação da operação, que poderá ser Desabilitado, Homologação ou Produção.

Na guia Diretórios preencher os campos: Diretório para gravação do arquivo de emissão, Diretório para leitura do arquivo de retorno, Diretório para gravação do arquivo PDF ambiente de Produção e Diretório do arquivo XML com assinatura Digital.
No cadastro da empresa que está emitindo o Comprovante de Entrega, em CFG > Cadastro > Empresas, clique na guia Expedição, e na subguia CTe, informar as configurações do webservice.
Nesta tela, na guia WebService, preencher os seguintes campos:
Em CCE > Cadastros > Entregas > Históricos de Entregas, deve ser configurado o histórico de entrega para o evento de comprovação de entrega. Na guia Evento Comprovação de Entrega, informe se o evento desse histórico será de Entrega Realizada ou Insucesso na Entrega.
Caso o histórico seja de Insucesso na Entrega, deve-se informar o motivo do insucesso no campo Motivo Insucesso.
Nota:
Quando o motivo do insucesso for Outros (exige informar justificativa), o campo Outros Motivos será exibido, e a justificativa deverá ser informada nesse campo.
Requisitos para Emissão do Comprovante de Entrega e de Insucesso da Entrega do CTe
Para a geração correta do comprovante de entrega e de insucesso, são necessários os seguintes requisitos:
Emissão do Comprovante de Sucesso de Entrega
Acesse o módulo CCE> Movimentações > Controle de Entregas > Entregas por Conhecimento. Na guia Filtros pesquise o CT-e para adicionar a movimentação de entrega. Cadastre a movimentação de entrega, informando no campo Ocorrência o histórico de entrega previamente configurado, com o Tipo de Entrega definido como Entrega Realizada.
Após gravar a movimentação de entrega, é necessário vincular a imagem do comprovante de sucesso de entrega digitalizado através do botão Comprovante de Entrega.
Importante!
A imagem selecionada deverá ser do tipo .png ou .bmp.
A imagem vinculada à movimentação de entrega será transformada em um hash, que irá compor o XML do Comprovante de Sucesso de Entrega.
Após salvar a imagem para o comprovante de sucesso de entrega, será exibida uma mensagem perguntando se Deseja enviar o comprovante de Sucesso de Entrega:
Ao confirmar o envio, o comprovante será enviado para a SEFAZ.
Emissão do Comprovante de Insucesso na Entrega
Acesse o módulo CCE> Movimentações > Controle de Entregas > Entregas por Conhecimento. Na guia Filtros pesquise o CT-e para adicionar a movimentação de entrega. Cadastre a movimentação de entrega, informando no campo Ocorrência o histórico de entrega previamente configurado, com o Tipo de Entrega definido como Insucesso na Entrega.
Após gravar a movimentação de entrega, é necessário vincular a imagem do comprovante de insucesso de entrega digitalizado, utilizando o botão Comprovante de Entrega.
Importante!
Da mesma forma que na Entrega Realizada, a imagem selecionada deverá ser do tipo .png ou .bmp.
A imagem vinculada à movimentação de entrega, será transformada em um hash, que irá compor o XML do Comprovante de Insucesso de Entrega.
Após salvar a imagem para o comprovante de insucesso de entrega, será apresentada uma mensagem questionando se Deseja enviar o comprovante de Insucesso de Entrega:
Ao clicar em Sim, o comprovante será enviado para a SEFAZ.
Consulta dos eventos de Comprovante de Entrega
English
Español
English
Español


