Monitoramento por Manifesto via Lote de Conhecimento
Para transporte de carga fechada as entregas são feitas através do MDF-e, originado pela funcionalidade de geração do mesmo, na rotina de emissão de conhecimentos. Neste novo processo, os conhecimentos presentes no lote que foi gerado o MDF-e poderão ser monitorados como atividades de entrega, no produto de Roteirização e Monitoramento, localizado na Senior X.
Realizar o Monitoramento das atividades semelhante ao que ocorre com a rotina de romaneio, porém utilizando o Manifesto como o documento referência.
Ao gerar um MDF-e pela emissão de conhecimentos, o sistema também gera um documento de Manifesto Operacional. Este documento, por sua vez, assemelha-se a uma Rota no produto de Roteirização e Monitoramento.
Com este manifesto operacional, o sistema irá enviar os conhecimentos vinculados, ao serviço de monitoramento. Estes conhecimentos serão tratados como atividades de entrega pelo RMS.
Também passa a ser possível enviar os conhecimentos para serem monitorados diretamente pela rotina de Manifestos. Existem duas formas de enviar o lote de atividades para o RMS, ao imprimir o manifesto ou pelo botão monitoramento RMS.
Ao vincular o Manifesto Operacional a uma Rota RMS, o número do manifesto se encontrará no campo Referência, da mesma forma que um conhecimento enviado para monitoramento, terá seu número no campo Documento na rotina de Atividades. No Caso do Conhecimento o número estará disposto no seguinte formato: Código da Empresa – Número do Conhecimento – Código do Tipo do Documento Fiscal.
Permitir o monitoramento das atividades do TMS que são transportadas como carga fechada ou carga lotação (Modalidade de transporte onde a carga encomendada possui um único contratante e ocupa a maior parte do interior do caminhão, ou precisa ser a única carga transportada).
Existem dua configurações para determinar se o conhecimento gerado irá para depósito ou será entregue diretamente ao destino, se será enviado o conhecimento ou notas fiscais. As configurações são:
- Questionar se o Conhecimento é Transferência ou Entrega Direta ao gerar MDF-e
- Operação Padrão
Por padrão, o sistema vem com a primeira opção não selecionada e a segunda como transferência, isso faz com que ao gerar um MDF-e o sistema não pergunta qual a operação e marca como transferência. Essas configurações podem ser utilizadas individualmente e estão localizadas tanto no Cadastro de Empresas quanto no Cadastro de Perfil de Digitação, sendo como prioridade o perfil.
Pré Requisitos
Utilizar módulo CFG, EXP, CCE e a dll RMSIntegracoes e executar o CAS com data a partir de 18/06/2019(se ainda não executado).
Como utilizar a rotina de Geração de Rotas a Partir de Manifestos para Monitoramento?
No módulo CFG, em Cadastros > Empresas > guia Expedição > Conhecimentos, configure o sistema para pergunte ou não se o conhecimento é transferência ou entrega direta e configurar qual a operação padrão.
No módulo EXP, em Movimentações > Conhecimentos > Emissão, cadastrado um novo conhecimento. O sistema irá verificar também no campo Perfil, na guia Otimização da Digitação > sub-guia Outros, se apresenta a mesma configuração que esta marcada no cadastro da empresa (por padrão, essa configuração vem desabilitada).
Preencha os dados do veículo e motorista
O tipo de transporte será do tipo Carga Fechada.
Deve então ser gerado a impressão do Lote, pois o mesmo conhecimento precisa ser autorizado no SEFAZ. Ao apresentar mensagem no sistema de Iniciar Integração do Lote? Clique em Sim
Após clique no botão Gerar MDF-e, conforme configuração anterior e selecione se o conhecimento é uma Transferência ou uma Entrega Direta.
Neste exemplo, selecionado a Opção 1 – Transferência.
Será apresentado a tela para integração com o RMS.Informe a data e a hora do início do roteiro e clicar em Enviar, o sistema apresentará mensagem de que o processo de integração foi finalizado.
Quando o conhecimento for Transferência, não será gerado como atividade para monitorar.
No RMS, em TMS > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Rotas e Viagens. Realize a consulta das rotas, onde será apresentada os dados do manifesto gerado automaticamente.
Realizado a integração do MDF-e com o RMS, também quando o conhecimento for do tipo de operação “Entrega Direta”.
É necessário preencher a Data/Hora de início do roteiro. O RMS irá validar a disponibilidade do veículo para esta data (sendo obrigatório o preenchimento). O sistema apresentará mensagem de que o processo de integração foi finalizado.
Quando o tipo for Entrega direta, o sistema busca os dados do endereço do CEP de entrega do conhecimento.
No módulo CCE em Movimentações > Manifestos, cadastrar um manifesto e adicionado conhecimentos. Com o botão direito do mouse sobre o conhecimento, o sistema seleciona quando a entrega for “Entrega Direta”.
Neste exemplo temos dois conhecimentos, um como entrega direta e outro como transferência (padrão).
Clicar no botão Monitoramento RMS e após em Enviar, desta forma é apresentada mensagem de que o processo de integração foi finalizado.
No RMS, em TMS > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Rotas e Viagens, consultado o registro do manifesto que foi realizado a integração.
Consultar o endereço de entrega do conhecimento, que foi selecionado como “Entrega Direta”. Neste caso, o endereço será o CEP de Entrega.
Quando o conhecimento for “Transferência”, o endereço será para o CEP da Filial de destino.
Quanto utilizada a opção Enviar como Atividades opção de Notas Fiscais Vinculadas aos Conhecimentos. Configurada no módulo CFG Cadastro de Integração Plataforma G7 > guia Monitoramento, marcado o campo Monitorar e o campo Enviar como Atividade com a opção Notas fiscais Vinculadas aos Conhecimentos
O processo se integração será finalizado e ao consultar a rota no RMS e editar a atividade, terá o número da nota fiscal
Ao tentar excluir/cancelar um Manifesto vinculado ou retirar um conhecimento do mesmo, o sistema irá comunicar com o RMS e efetuar a mesma operação na Rota/atividade vinculada, caso não seja possível excluir (regra de negócio ou erro interno do servidor) o sistema também não permitirá que seja excluído o documento do TMS.
English
Español
English
Español


