Primeiros passos
Os passos necessários para configurar a solução do Portal de Cliente para que possa ser usada pela primeira vez, servindo como checklist de implantação:
Definições:
No momento da implantação os dados de acesso de administrador de sistema serão enviados para a pessoa de contato que poderá criar usuários para acesso.
Os novos usuários não terão acesso ao Portal do cliente, deste modo o usuário deve ter um papel que esteja liberado as funcionalidades do Portal do cliente. Clique aqui e consulte manual para cadastro de usuário.
Liberando acesso aos usuários apenas para consulta:
- Acesse Gestão de papéis, crie ou use um papel existente, em Adicionar papel > Configurações > Permissões > Recurso, filtre por TMS / DOCUMENTOS, localize o recurso que desejar, marque a opção Visualizar. Assim este papel já tem acesso a consulta do Portal do cliente
Restrições de consulta
- Acesse Gestão Logistica > Gestão de Transporte > Portal do Cliente > Definições > Permissões de Acesso, selecione o papel.
Configurações de Acesso
- Opções:
- Consultar documentos de todos os CNPJs: não haverá restrição de consulta, geralmente usamos este parâmetro para usuários internos, logo que para clientes permitirá consultar independentemente do CNPJ relacionado aos documentos.
- Configurações:
- Consultar documentos com o CNPJ: inclui o CNPJ em uma lista, liberando acesso para consultas dos documentos.
- Consultar prefixo do CNPJ: com base no CNPJ informado, libera acesso considerando apenas o prefixo, FLAG usada para casos em que o cliente possui várias filiais, o que facilita o cadastro.
Para incluir a configuração clique em Adicionar configuração. Já para salvar as configurações de acesso, clique em Salvar papel.
No Home do Portal do Cliente um acesso rápido as rotinas ao qual o usuário tem acesso. Para que os usuários possam visualizar a Home, é necessário que o Admin do Sistema libere o acesso para os demais papéis. Para isso, é necessário acessar o menu Tecnologia > Customização > Páginas > Landing Pages e no campo Papéis, incluir os usuários que poderão visualizar a home.
Download de documentos:
Em Gestão Logística > Gestão de Transporte > Portal do cliente > Download de documentos > Fatura, é possível consultar as faturas e realizar o download do PDF da fatura.
- Se desejar, informe Filtros.
- Clique em Filtrar.
- No painel Lista de Faturas, são exibidas todas as faturas.
- Para realizar o download da fatura, selecione quais faturas deseja baixar, marcando na caixa de seleção e clique em Baixar PDF Fatura.
Acesse Gestão Logística > Gestão de Transporte > Portal do cliente > Download de documentos > PDF/XML do CT-e, para consultar os conhecimentos, onde possui a possibilidade de realizar o download do XML ou da DACTE.
- Se desejar, informe Filtros.
- Clique em Filtrar.
- No painel Lista de CT-e, são exibidos todos os CT-es.
- Para realizar o download do XML, selecione quais CT-es deseja baixar, marcando na caixa de seleção e clique em Baixar XML CT-e.
- Já para o download da DACTE, selecione quais CT-es deseja baixar, marcando na caixa de seleção e clique em Baixar DACTE.
- Caso queria agrupar as DACTE em um arquivo único, selecione quais CT-es deseja baixar, marcando na caixa de seleção e clique em Baixar DACTE arquivo único.
Em Gestão Logística > Gestão de Transporte > Portal do cliente > Download de documentos > Comprovantes de entrega, é possível consultar os comprovantes de entregas e realizar o download dos arquivos.
- Se desejar, informe Filtros.
- Clique em Filtrar.
- No painel Lista de Comprovantes, são exibidos todos os comprovantes.
- Para realizar o download do arquivo, selecione quais comprovantes deseja baixar, marcando na caixa de seleção e clique em Baixar Arquivos.
Consultas:
Este relatório irá exibir todas as informações do transporte da nota fiscal, como o conhecimento, os movimentos de entrega e a fatura, sendo possível exportar para CSV. Acesse Gestão Logística > Gestão de Transporte > Portal do cliente > Relatório de situação de transporte.
- Se desejar, informe Filtros.
- Clique em Filtrar.
- No painel Lista de Documentos, são exibidos todos documentos.
- Para realizar o download do relatório em CSV, clique em Exportar Dados.
Veja também:
- Instalação do Serviço de Integração
- Processo de integração com o Portal do Cliente
- O passo a passo da utilização do Movimento de Entrega.
- Informações sobre a camada Free Tier Senior