Conceito - Custos
Formação de Preços
Esta área é formada por um conjunto de cadastros e funções, com o objetivo de determinar:
- a composição dos produtos (ficha técnica dos produtos);
- preço dos materiais e serviços adquiridos de terceiros;
- a taxa de custo dos tempos de processo;
- custo padrão unitário dos produtos fabricados e montagens;
- formação do preço orientativo para a fixação do preço de venda dos produtos.
Contabilidade de Custos
A Contabilidade de Custos tem como objetivo inicial e primário valorizar os estoques de produtos produzidos. A preocupação primeira dos contadores, Auditores e Fiscais foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não a de fazer dela um instrumento de administração. Por esta não utilização de todo seu potencial no campo gerencial, deixou a Contabilidade de Custos de ter uma evolução mais acentuada por um longo tempo.
Essa nova visão por parte dos usuários de Custos não data de mais que algumas décadas, e, por essa razão, ainda há muito a ser desenvolvido. É também importante ser constatado que as regras e os princípios geralmente aceitos na Contabilidade de Custos foram criados e mantidos com a finalidade básica de avaliação de estoques e não para o fornecimento de dados à administração. Por esta razão, são necessárias certas adaptações quando se deseja desenvolver bem esse seu outro potencial que na maioria das empresas, é mais importante do que aquele motivo que fez aparecer a própria Contabilidade de Custos. Nesse seu novo campo, a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes:
Auxílio ao Controle e na ajuda às tomadas de decisões. No que diz respeito ao Controle, sua mais importante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, num estágio imediatamente seguinte, acompanhar o efetivamente acontecido para comparação com os valores anteriormente definidos.
No que tange à Decisão, seu papel reveste-se de suma importância, pois consistem na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de corte de produtos, fixação de preços de venda, opção de compra ou fabricação, etc.
Resumindo, a contabilidade de Custos acabou por passar, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerenciais. Na seqüência serão vistas as características do módulo de Contabilidade de Custos implantado no Gestão Empresarial | ERP, sendo que ele ainda está com o principal objetivo de valorização dos estoques.