Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Manufatura > Tempo de desuso

Tempo de desuso

A rotina consiste em controlar o tempo que um equipamento/ferramenta não é utilizado pelo sistema, e caso este tempo extrapole o limite configurado, deve ser gerada uma manutenção preventiva para verificar as funcionalidades dos equipamentos, a fim de que seu estado seja avaliado antes de ser efetivamente utilizado na programação. Essa manutenção tem caráter investigativo apenas para confirmar que seu estado esteja operante e no caso de não estar em condições ideais de produção deve ser colocada em perfeito funcionamento para uma operação justa e conforme parâmetros estabelecidos para o mesmo.

Análise do Processo

Pré-requisitos da rotina

Processo

Pontos de marcação de uso

São os pontos usados para definir a data/hora de início de contagem de tempo de desuso. Dentre os pontos abaixo, o sistema se baseia no mais recente (cronologicamente):


Pontos de gatilho de verificação de desuso

São os pontos que fazem a verificação do tempo de desuso do equipamento/ferramenta e, caso seja necessário, realizam a parada.



Configuração do tempo limite de desuso

A configuração do tempo limite de desuso de cada ferramenta/equipamento é feita no próprio equipamento (tela F103CEM) ou na série da ferramenta (telas F750FRT e F750FRA, guia/grade Séries).
Essa configuração é feita pelo campo Tempo Limite Desuso (E103EQP.TmpDse), onde é informada a quantidade limite em dias. Caso seja informado o valor 0 (zero), o sistema considera que o equipamento/ferramenta não possui limite, desta forma não gerará paradas. Para as ferramentas, esta configuração também está disponível no cadastro da ferramenta (telas F750FRT e F750FRA, guia/grade Ferramentas), sendo que o valor nele configurado serve como sugestão na criação de novas séries.

Observação

Ao alterar esta configuração na ferramenta, as séries já existentes não são alteradas, ou seja, a alteração só afeta a criação de novas séries.


Comportamento

Nos pontos de gatilho de verificação será analisado se o equipamento/ferramenta teve o tempo limite de desuso extrapolado, comparando a data atual com a data do ponto de marcação de uso mais recente.

Caso o tempo limite tenha sido extrapolado, o sistema gera uma parada para o equipamento/ferramenta, utilizando o motivo de parada de desuso configurado na empresa (F070EPR, guia Manufatura, campo Motivo Parada Desuso Equip./Ferram. - E070EPR.MprDse).
Esta parada é criada já inicializada na data/hora atual, e com duração prevista obedecendo a configuração da empresa (F070EPR, guia Manufatura, campo Duração Parada Desuso Equip./Ferram. - E070EPR.DurDse). Ela também é marcada com o indicativo de que afeta o tempo de desuso (E930PRE.AfeDse).

Ao criar a parada para o equipamento/ferramenta, caso haja a ligação do motivo de parada com um ou mais serviços de manutenção (tela F018LMN), são automaticamente geradas manutenções para o equipamento/ferramenta.


Observações

Este artigo ajudou você?