Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Identificador de Regra

VEN-000CONIT01

Módulo: VEN - Vendas.

Finalidade: Permite consistir as informações de um item de Pedido, item de Nota Fiscal de Saída ou item de Pré-Fatura, permitindo bloquear a gravação ou alteração de um item, conforme o processo que está sendo executado.

Estão disponibilizadas as variáveis do item do pedido (serviço ou produto dependendo da chamada) ou do item da nota ou ainda do item da pré-fatura, no formato VS + NOME DO CAMPO na tabela respectiva. Também estão disponíveis os valores dos dados gerais da nota e do pedido, sendo estes disponíveis na regra com o nome de variável no formato VSDG + NOME DO CAMPO dos dados gerais, conforme a tabela respectiva.

Existem três variáveis cuja funcionalidade está descrita a seguir, pois possuem uma definição mais extensa que as demais.

- VSInteracao: indica qual o tipo de interação com o usuário está ocorrendo na execução APENAS da rotina de pedidos. Os valores assumidos são:

- "AUTOMATICO": é atribuído em rotinas onde o pedido é atualizado sem a interação do usuário: importação, ERP SID, rotinas de duplicação ou atualização do pedido por outras rotinas. É possível assim identificar que um processo não possui interação com o usuário e, por exemplo, não exibir mensagens, telas de entrada de valor, efetuar questionamentos ou bloquear um processo. Exemplos dessa tipo de rotina: o faturamento (que recalcula o pedido), o cancelamento de OPs na produção que podem cancelar os itens de pedido ou atualizar seu indicativo de produção, o cancelamento de um pedido que está ligado a outro pedido (pedido gerado via pedido base), o ERP SID e WEB, e a importação.

- "INTERATIVO": valor assumido em rotinas onde existe interação entre o usuário e o pedido. Essas rotinas são as telas de edição de pedidos do sistema. Como exceção, em algumas situações, há a necessidade de automação mesmo em telas, e nesses casos será assumido o valor "AUTOMATICO". Exemplos dessa situação de exceção são a rotina de duplicação de pedidos, quando se utiliza o botão "Mostrar", ou a explosão de itens em Grade na tela de Grade de Produto.

As demais rotinas (notas, pré-faturas, etc.) do comercial irá assumir o valor "INTERATIVO".

- VSModificado: alfanumérica, para itens de PEDIDO apenas, que indica se o item de pedido foi efetivamente modificado antes de ser passado à regra. Em algumas rotinas, o item pode não ter sido alterado mas é necessário alguma consistência interna na rotina, o que acaba chamando o identificador. Essa variável indica essa situação, assumindo o valor "SIM" quando algum campo do item do pedido foi alterado e "NAO" quando este item está inalterado.

- VSOrigem: alfanumérica, indica o processo de origem que está executando a regra. Assume os seguintes valores:

"NFS", se o processo origem é a consistência dos itens da Nota Fiscal de Saída
"PED", se o processo origem é a consistência dos itens de Pedido de Venda
"PFA", se o processo origem é a consistência do item da Pré-Fatura

Características: 1) As regras ligadas aos identificadores 000CONIT01 são executadas antes da consistência padrão (final) do item pelo sistema, portanto os dados gerais, no que se refere a valores que são somatórios dos itens, não estarão ainda atualizados com os valores do item corrente sendo consistido;

2)Atualmente o item da pré-fatura não envia para a regra os dados da pré-fatura, somente os dados do item;

3) Sugere-se aos usuários que utilizam esses identificadores, que avaliem a utilização dos campos de dados gerais em relação ao uso de cursores, pois existe uma melhora de desempenho ao se utilizar essas variáveis contra os cursores. Em algumas rotinas, principalmente as que gravam os dados em um único processo, não há a possibilidade de acessar via cursor os dados gerais pois estes não estão gravados na base ainda, porém, estão acessíveis nas regras.

4) Os nomes de algumas variáveis não são gerados conforme o nome do campo da tabela, sendo geradas do seguinte modo, de acordo com a origem:

a) Quando for referenciada a tabela de dados gerais do processo:

-> Nota Fiscal (NFS), referenciando na tabela de dados gerais (E140NFV) o número da nota: ao invés de VSDGNumNfv será VSDGNumero. Isso para quando a regra for chamada dos itens de produto como dos itens de serviço.

-> Pedido (PED), referenciado na tabela de dados gerais (E120PED) o número do pedido: ao invés de VSDGNumPed será VSDGNumero. Isso para quando a regra for chamada dos itens de produto como dos itens de serviço.

-> Pré-Fatura (PFA), referenciando a tabela da pré-fatura (E135PFA) o número da pré-fatura: ao invés de VSDGNumPfa será VSDGNumero.

b) Quando for referenciada a tabela de itens do processo:

-> Origem Nota Fiscal (NFS), para itens de produto ou de serviço
Para o campo NumNfv, ao invés da variável ser VSNumNfv, será VSNumero
Para o campo QtdFat, ao invés da variável ser VSQtdFat, será VSQtdAde
Para o campo de seqüência de itens de produto, ao invés da variável ser SeqIpv, ao invés de VSSeqIpv, será VSSeqIte
Para o campo de seqüência de itens de serviço, ao invés da variável ser SeqIsv, ao invés de VSSeqIsv, será VSSeqIte

-> Origem Pedido (PED):
Para o campo NumPed, ao invés da variável ser VSNumPed, será VSNumero
Para o campo QtdPed, ao invés da variável ser VSQtdPed, será VSQtdAde
Para o campo de seqüência de itens de produto, SeqIpd, ao invés da variável ser VSSeqIpd, será VSSeqIte
Para o campo de seqüência de itens de serviço, SeqIsp, ao invés da variável ser VSSeqIsp, será VSSeqIte

-> Origem Pré-Fatura (PFA)
Para o campo NumPfa, ao invés de VSNumPfa, será VSNumero
Para o campo QtdPed, ao invés de VSQtdPed, será VSQtdAde
Para o campo de seqüência de itens de produto, SeqPes, ao invés de VSSeqPes, será VSSeqIte

Como recomendação, sugere-se declarar apenas as variáveis necessárias para consistência, devido ao fato de que o desempenho pode ser afetado se forem declaradas muitas variáveis.

Transação: Não se aplica.

Regra:

A variável (VSTelaOrigem) receberá valor no identificador 000CONIT01 apenas quando a variável de origem da chamada(VSOrigem) for igual a pedido (PED).

OBS: Para definição do identificador de regra.
O identificador pode ser cadastrado mais de uma vez, sem transação ou com transações diferente. EX: Caso o item da pre-fatura contenha a transacao 5101, será chamada a regra associada ao identificador com a transacao 5101.

Variáveis Disponibilizadas:

Nome Tipo Observações Retorna Valor
VSEstado ALFA Indica se o item está em inclusão, assumindo o valor "INSERINDO" ou em alteração, assumindo o valor "ALTERANDO" N
VSOrigem ALFA Indica a rotina origem da chamada, e nesse poderá assumirá sempre o valor "PED" (Pedido), "NFS" (Nota Fiscal de Saída) e "PFA" (Pré-Fatura) N
VSModificado ALFA Indica se o registro foi alterado na chamada da regra. Assume "SIM" se foi alterado e "NAO" se não foi modificado N
VSInteracao ALFA Indica o tipo de interação da rotina de Pedidos, assumindo o valor "INTERATIVO" quando o usuário está editando o pedido ou "AUTOMATICO" quando for algum processo automático, como duplicação, importação, via SID, etc... N
VSTelaOrigem ALFA Representa uma tela em específico ou o processo do sistema responsável pela execução da rotina de pedido N
VSBloIte NÚMERO Retorna se deve interromper o processo. Qualquer valor diferente de zero irá interromper o processo, exibindo mensagem indicando isso S

Atenção

Caso o parâmetro global LisVarReg esteja habilitado, a variável ListaVariaveis estará disponível em todos os identificadores de regras do sistema. O conteúdo desta variável lista os campos disponibilizados no identificador de regras em questão.

Não é aconselhada a ativação desse parâmetro global para o uso cotidiano. Esse recurso de listagem dos campos de identificadores auxilia a construção de regras e o Suporte para, por exemplo, depuração ou quando não houver acesso à documentação dos identificadores de regras.

Observação

Esse identificador trabalha apenas considerando os campos que fazem parte da estrutura nativa das tabelas de itens de produto e dos itens de serviço do contrato. Portanto, não considera campos de usuário.

Este artigo ajudou você?