Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

TEDControl

Em 2014 a Senior criou a integração com os fornecedores parceiros de coletores de dados através de web services, desde então, o TEDControl não é mais comercializado, sendo substituído pelos softwares de comunicação de parceiros.

Por isso, as informações existentes nessa documentação é exclusiva para clientes que ainda usam este utilitário para integração de coletores/terminais e necessitam fazer a sua reinstalação. Caso precise de algum componente, entre em contato com o seu canal de Suporte.

Utilitário que possibilita a integração de coletores/terminais com a base de dados do sistema Gestão Empresarial | ERP, por meio de ações do Senior SID, e a construção de scripts para controlar e interagir (de forma on-line) com os equipamentos homologados.

As ações do Senior SID chamadas são características da área de manufatura do Gestão Empresarial | ERP. Entretanto, é possível efetuar esta chamada de outros módulos, sendo de responsabilidade do profissional contratado pelo ciente, o desenvolvimento da integração e validação da possibilidade de integração dos coletores nos demais módulos do sistema que disponibilizam ações do Senior SID.

Requisitos de infraestrutura

Compatibilidade

Marca/Representante Tipo Modelo/Família Interface Observação
Colleter Fixo TED 1000 / TED 2000
  • RS-232
  • HUB 8
  • HUB 16
 
TED 1100

 

  • TCP/IP
  • UDP/IP c/ Tibbo
Em equipamentos que exigem Tibbo (desatualizado), a comunicação deve ser UDP e não TCP.
TED 3000 (via RF) RS-232  
Móvel PAT 1000 (via Wi-Fi) TCP/IP Não possui todas as funcionalidades implementadas.
ChiperLab Móvel 8071 (via Wi-Fi) TCP/IP (Telnet)  
Comm5 Fixo TF-1000 TCP/IP (Telnet) Homologado também com leitor de códigos de barras genérico: COM1, Porta 4001.
Wilbor Tech Fixo Wilbor Term 16 LPT1 Modelo desatualizado. Mantido somente para compatibilidade.
Genérico (Windows Mobile 6) Fixo/Móvel   TCP (Telnet) Requisito: um cliente Telnet instalado no Windows Mobile

Nota

A homologação consiste numa série de testes de integração com os dispositivos eletrônicos (coletor/terminal) de forma individual e sem acessórios adicionais (leitor de código de barras, balança, impressora, entre outros). O uso destes acessórios em conjunto com o coletor/terminal precisa ser avaliado para cada situação.

Instalação

Faça a extração do conteúdo do arquivo TEDControl.zip para um diretório de sua preferência. Por exemplo, C:\senior\sapiens\tedcontrol.

Configuração

No sistema, acesse Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Parâmetros Globais e no parâmetro TedCtrDir informe um caminho de rede (padrão UNC) acessível, e com permissão para gravar, por todas as instâncias do TEDControl distribuídas pelo ambiente. Para fins de simulação (sem integração com o ERP), esta configuração não é necessária.

Após a configuração e antes de iniciar a programação, avalie as particularidades existentes para alguns modelos de coletores/terminais:

Colleter

Comm5/TF1000

No coletor deve-se configurar (via interface web) o terminal como cliente e apontar a máquina que hospeda o TEDControl como servidor (porta 23) com as caixas de seleção echo ativada e a Mostrar mensagem de queda de conexão desativada. Para utilização de leitor de código de barras, é necessário conectá-lo na porta COM1 do coletor e associá-la a porta TCP 4001. Diferente dos demais equipamentos, a leitura do código de barras deve ser acionada pelo comando var.

Programação dos coletores/terminais

O TEDControl disponibiliza um conjunto de instruções que podem ser utilizadas para exibir e capturar dados dos coletores/terminais, ou seja, programar um coletor. Esta programação é mantida dentro do arquivo tedcontrol.ini que pode ser acessado dentro do próprio TEDControl, ao marcar a caixa de seleção Modo avançado (senha ted123). Este arquivo deve estar localizado na mesma pasta do arquivo TEDControle.exe, utilizado para comunicação com o sistema.

Estrutura

O arquivo é estruturado da seguinte maneira:

Seção de configuração (nome fixo [CONFIG]):

[CONFIG]

Parâmetro=valor

...

Seção adicional, apenas para coletores Colleter TCP/IP nativo (nome fixo [TEDTCPIP]):

[TEDTCPIP]

IP_coletor_1

...

Seção para ponto de partida da programação (nome fixo [INICIO]):

[INICIO]

Instrução=valor

...

Demais seções de programação que permitem definir os passos de interação do coletor com o operador. Os nomes das seções podem ser criados livremente, desde que não utilizem caracteres especiais ou espaços.

[NOME]

Instrução=valor

...

Instruções

Instrução Descrição Complemento Exemplo
msg Exibe uma mensagem no coletor   msg=Digite operação:
var Aguarda a digitação de um dado no coletor e o armazena em uma variável

Suceder o nome da variável com * para ocultar a digitação (somente para Colleter TED) ou o nome da variável com @ (serial padrão) ou @@ (balanças) para acionar a leitura da porta auxiliar do coletor (somente para Colleter TED e Comm5 TF-1000).

var=VCCodOpe var=VCSenha* var=VCPeso@ var=VCPeso@@
prx Define a próxima seção a ser executada Esta instrução ainda permite desviar a execução para uma determinada seção conforme a digitação do valor no coletor – sintaxe: prx=<valor_digitado1>=<seção1>,<valor_digita do2>=<seção2>,...

Se durante a digitação de dados no coletor, o operador entrar com .. (dois pontos seguidos), o TEDControl desviará o fluxo de execução para a seção anterior. Se entrar com ... (três pontos seguidos), o fluxo retornará à seção [INICIO].
prx=SECAO_X prx=1=SEC_A,2=SEC_B
tmp Faz uma pausa antes de executar a seção seguinte Definir o tempo de pausa em segundos. tmp=3
bip Aciona o sinal sonoro (bip) do coletor Definir a quantidade de “bips” a tocar (somente coletores Colleter TED). bip=1
zer Zera o conteúdo das variáveis internas Informar o valor “1” para limpar todas. Ou informar o nome da variável para limpeza individual. O zeramento das variáveis internas ocorre automaticamente toda vez que passar pela seção [INICIO]. zer=1 zer=vcCodigo
sid Faz uma chamada SID Esta instrução é otimizada para funcionar com a ação SID.SRV.REGRA, sendo que, no momento da chamada, todas as variáveis internas são transmitidas e podem ser acessadas dentro da regra. Também são disponibilizadas automaticamente as variáveis NumTed (número do coletor) e NumTed_IP (IP do coletor – apenas para TCP e Telnet). Nesta instrução, deve-se informar o nome da ação e parâmetros adicionais exigidos por ela. É possível informar novas credenciais de autenticação SID, basta informar um novo NomUsu e SenUsu.

Ao chamar uma regra, é possível, através dela, retornar instruções ao TEDControl como mensagem a exibir (msg), próxima seção a executar (prx), texto a imprimir (imp) e tempo a aguardar (tmp), bastando alimentar a variável de regra ValStr com as instruções (usar virgular para separá-las).

Sintaxe da instrução imp (somente Colleter TED): imp=<texto_a_imprimir> (imprime um texto na impressora conectada no coletor – utilizar o caractere | (barra vertical) para salto de linha). Opcionalmente é possível redirecionar a impressão a outro coletor colocando #n# antes do texto, em que n é número (canal) do coletor ligado à impressora.
 
dig Ativa ou desativa a saída digital do coletor Para ligar, atribuir “1”, para desligar “0” (somente para família Colleter TED1000). É necessário trocar um jumper (JP1 de IMP para DIG) dentro do coletor para habilitar esta funcionalidade, caso contrário o terminal ficará travado. dig=1
Sql Executa um comando SQL Esta instrução permite executar comandos simples (que não geram retornos). Qualquer variável interna da programação pode ser utilizada como parâmetro (colocar entre chaves). Observar que campos tipo string ou varchar exigem delimitação de aspas. A conexão com o banco é definido na seção [CONFIG], parâmetro constr sql=update TABELA set codbar='{VCCODBAR}’

Cada instrução somente pode ser usada uma vez por seção. Ao não usar uma, ela será executada incorretamente. Por exemplo: [SECAO1] zer=VC_OPCAO zer=VC_SENHA.

Parâmetros da linha de comando do aplicativo

Parâmetro Coletor alvo Descrição
-log Todos Gera um arquivo (tedcontrol.log) contendo o histórico das instruções executadas e seus tempos.
-auto Ativa o início imediato dos coletores.
-hub8 Colleter TED (Hub8) Pré-seleciona o coletor.
-hub16 Colleter TED (Hub16)
-tibbo Colleter TED (TCP/UDP com Tibbo)
-tcpip Colleter TED (TCP nativo)
-rf Collerter TED (RF)
-pat Colleted PAT (Wi-Fi)
-wilbor Wilbor Term 16
-telnet Telnet
-wilbor_endporta <n> Wilbor Term 16 Endereço da porta paralela na qual o coletor está ligado – Valor padrão = $0378.
-wilbor_timeout <n> Informações de acordo com fabricante: a comutadora tem um processador interno que é mais lento que o processador do computador que a controla, por isso é necessário informar um valor de timeout para que o computador espere um tempo entre o envio de dois comandos. Quanto mais rápido o computador, maior deve ser esse valor. Se for especificado um valor muito baixo, pode haver perda de comandos enviados. Entretanto, se for especificado um valor muito alto, a performance do sistema pode ficar comprometida. Portanto para cada computador deve ser especificado um valor adequado para o timeout. Valor padrão = 100.

Este artigo ajudou você?