Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Inventário > Inventário estático

Inventário Estático

Nesse tipo de inventário, é realizada a contagem geral dos produtos e para isso as operações do depósito são interrompidas até que esse inventário seja finalizado.

Processo de Inventário Estático

Importante

Para integrar as informações do inventário estático, é necessário efetuar um comando no banco de dados do WMS WIS. Verifique nos pré-requisitos da integração .

ALTER TABLE INT_S_INVENTARIO_ESTATICO ADD DS_ERRO VARCHAR2(255);

De forma resumida: é necessário iniciar o inventário manualmente no ERP e ao mesmo tempo no WMS. A execução da contagem é realizada apenas no WMS e posteriormente importada pelo ERP.

Esses são os passos necessários:

  1. Para que seja possível integrar o inventário entre o WMS WIS e o Gestão Empresarial | ERP, o ERP requer que as transações de movimentação de inventário sejam cadastradas para que, ao receber as contagens realizadas no WMS, possa fazer os ajustes considerando as transações pré-definidas. Isso ocorre em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques (F070FES) , nos seguintes campos:

    • Transação Entrada Inventário
    • Transação Saída Inventário
  2. No Gestão Empresarial | ERP, abra o inventário em Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Geração (F220INI) , informando o Depósito a inventariar.
  1. No WMS WIS:

    1. inicie o inventário estático de todos os produtos.
    2. realize a contagem dos produtos.
    3. atualize a contagem, finalizando-a.
  2. O Gestão Empresarial | ERP importa as contagens do inventário estático do WMS WIS quando o processo automático 84 - WMS Senior é executado com o parâmetro TIPO=INVENTARIOESTATICO.
  3. No Gestão Empresarial | ERP: finalize o inventário, em Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Diferenças/Acertos (F220DAI) . Com isso, o ERP ajusta o estoque para mantê-lo compatível com o estoque do WMS. A partir desse momento, é possível movimentar o estoque no ERP.
  4. Quando o WMS WIS realiza um movimento de inventário (inclusive de produtos controlados por série) e verifica valores diferentes daqueles até então conhecidos, são gerados no Gestão Empresarial | ERP:
    • um movimento de saída quando o inventário revelar um valor a menos em relação ao estoque até então conhecido;
    • um movimento de entrada quando o inventário revelar um valor a mais em relação ao estoque até então conhecido.

    Os movimentos de estoque utilizam as transações configuradas previamente, conforme descrito no passo 1 .

Importante

No inventário estático, são importadas as contagens dos produtos que foram informados na abertura do inventário.

 

Este artigo ajudou você?