Compra por Produto Equivalente
A Compra por Produto Equivalente trata de forma nativa no Gestão Empresarial | ERP, a possibilidade de recebermos via Nota Fiscal de Entrada, um produto equivalente ao solicitado pelo fornecedor através de Ordem de Compra, e atender a requisição considerando a equivalência do produto comprado.
Os produtos equivalentes recebidos possuem as mesmas características do produto original solicitado, e por essa razão, considera-se que estes produtos tenham os mesmos princípios ativos.
Deverá ser ativado o parâmetro Receber Produto Equivalente, disponibilizado na tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP);
Esta tela é responsável pelo cadastro de princípios ativos na empresa selecionada, possibilitando a realização da movimentação de compras por princípio ativo.
Disponibilizamos na tela de Cadastro de produtos, o campo Código do Princípio Ativo, utilizado para o vínculo do princípio ativo ao produto em questão.
- Só poderá ser informado um Código do Princípio Ativo para os produtos cujo Tipo Produto seja igual a C - Comprado;
- Não será permitido alterar o Tipo do Produto para valores diferentes de C - Comprado em registros que já estão com este código informado.
Adequamos a tela de Cadastros de Equivalência para possibilitar a definição da proporção entre produtos equivalentes.
Para isto, disponibilizamos as seguintes implementações:
- Preenchimento obrigatório da Derivação (Titular) do cabeçalho;
- Caso o Produto/Derivação Titular informado tenha um Princípio Ativo definido, somente poderá ser vinculado com Produto/Derivação, caso sua equivalência tenha o mesmo princípio ativo;
- Adicionamos o campo Concentração (Equivalente / Titular), responsável pelo definição da concentração equivalente ao produto titular;
- Somente será possível o cadastro de equivalência entre Produto/Derivação com mesma unidade de medida.
Importante
A equivalência entre produtos somente existirá quando esses pertencerem a mesma família.
Esta tela apresenta todos os produtos que estão cadastrados como equivalentes do produto em questão (titular).
Também é possível visualizar o estoque disponível dos produtos equivalentes, servindo de análise para substituição de um produto pelo outro.
Produto (Titular) - FertilizanteA
Derivação (Titular) - DerivaçãoA1
Produto Equivalente | Derivação Equivalente | Concentração (Equivalente / Titular) |
Detalhamento |
Fertilizante B | DerivacaoB1 | 1 | Concentração de 1 para 1 significa que o fertilizante B (equivalente) possui a mesma concentração que o Fertilizante A (titular) |
Fertilizante C | DerivacaoC1 | 0,5 | Concentração de 0,5 significa que o fertilizante C (equivalente) possui a metade da concentração do Fertilizante A (titular) |
Fertilizante D | DerivacaoD1 | 2 | Concentração de 2 para 1 significa que o fertilizante D (equivalente) possui o dobro da concentração que o Fertilizante A (titular) |
A consulta de produto/derivação dos princípios ativos pode ser feita ao preencher o campo Princípio Ativo, disponibilizado no cabeçalho da tela. Além disso, ao selecionar uma derivação no menu Prod./Serv. - Derivações, à esquerda, será apresentada a guia Dados Gerais e o princípio ativo relacionado ao produtos/derivações selecionado.
Caso o processo de compras tenha se iniciado por uma Requisição, e essa teve seu atendimento realizado através da compra e recebimento de um produto equivalente, o sistema realizará ação semelhante a feita na Ordem de Compra, ou seja:
- Cancelamento do item de Produto Titular da Requisição, na quantidade recebida do Produto Equivalente na Nota Fiscal de Entrada;
- Inclusão de um novo item de Produto na Requisição com as informações do Produto Equivalente, recebido na Nota Fiscal de Entrada.
Isso será realizado no fechamento da Nota Fiscal de Entrada que contenha um item de produto equivalente a um item de produto de uma Requisição em aberto. Lembrando que, para que isso ocorra, é necessário:
- O parâmetro Receber Produto Equivalente, disponível na tela de Parâmetros da Filial para Compras, aba Compras 2, deverá estar com valor S - Sim;
- O produto informado na Nota Fiscal de Entrada possuir Produtos Equivalentes cadastrados;
- O item da Nota de Entrada não possuir vínculo a Ordem de Compra que possua a Requisição;
- Ter uma Requisição com Produto Equivalente ao item da Nota Fiscal de Entrada com quantidade em aberto.
A consulta de requisições dos produtos equivalentes pode ser feita ao preencher o campo Produtos/Derivação e demais campos apresentados no cabeçalho da tela.
Após clicar em Mostrar, em cada produto/derivação disponibilizado na grade Produtos, serão apresentadas as colunas Seq. Item Origem e Obs. Produto Equivalente referentes ao produto equivalente.
O sistema permitirá realizar o relacionamento da Ordem de Compra (que contém o produto titular) com a Nota Fiscal de Entrada (que conterá o produto equivalente), informando o número da Ordem de Compra e a sequência do item de produto titular que será utilizado para o recebimento do produto equivalente na Nota Fiscal de Entrada. Após informado, o usuário deverá mudar o Produto e a Derivação informando aquele sendo recebido.
Para que qualquer um desses dois passos ocorra, são necessárias as seguintes parametrizações:
- O parâmetro Receber Produto Equivalente, disponível na tela de Parâmetros da Filial para Compras, aba Compras 2, deverá estar com valor S - Sim;
- O produto informado na Nota Fiscal de Entrada possuir Produtos Equivalentes cadastrados;
- Ter uma Ordem de Compra com Produto Equivalente ao item da Nota Fiscal de Entrada com quantidade em aberto.
Importante
O vínculo da Nota Fiscal de Entrada com a Ordem de Compra ocorrerá no fechamento da nota.
A rotina de entrada de notas via recebimento eletrônico também permitirá o recebimento de Produtos Equivalentes.
O comportamento da rotina nessa ocasião passa a ser o seguinte:
- Ao receber uma Nota Fiscal de Entrada com um produto que não possua vínculo à uma Ordem de Compra e realizar seu processamento, o sistema verificará se o produto em questão possui equivalentes.
- Se possuir, o sistema buscará uma Ordem de Compra que possua o produto equivalente com a situação 1 (aberto total) ou 2 (aberto parcial).
- Caso encontre, o sistema irá incluir o item atual da Nota Fiscal de Entrada na Ordem de Compra localizada, informando a quantidade recebida e preço unitário, além de realizar o cancelamento do produto equivalente.
- Por último, o item da Nota Fiscal será atualizado com o vínculo da Ordem de Compra e a nota será fechada.
Observação
Essa ação somente será executada caso o campo Fechar nota após processar, encontrado no cabeçalho da tela, esteja marcado.
Além disso, a coluna O.C. Equivalente, encontrada na grade Itens de Produto, irá apresentar as ordens de compras equivalentes quando as notas fiscais pendentes forem mostradas na tela. Esta coluna é somente leitura.
Adicionamos nos web services listados, o campo CodPat que permite informar ou apresentar o código do princípio ativo, na seguintes portas abaixo:
- com.senior.g5.co.ger.cad.produto - porta Cadastrar
- com.senior.g5.co.int.varejo.produto - porta Exportar
- com.senior.g5.co.cad.produtos - porta ConsultarCadastro
- com.senior.g5.co.cad.produtos - porta ConsultarGeral
- com.senior.g5.co.cad.produtos - porta Exportar