Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Engenharia de Produto com Desmonte

A Gestão de Engenharia de Produto/Serviço tem por objetivo elaborar e administrar as fichas técnicas dos produtos produzidos. Esta gestão está preparada para atender empresas com produção verticalizada, onde os produtos acabados possuem produtos intermediários em sua estrutura. Cada nível da estrutura (Origem) é tratado de forma individual possibilitando assim a parametrização específica para cada nível da estrutura dos produtos produzidos. A composição de cada produto produzido é conhecida como Modelo, de forma que cada produto produzido pode ter um Modelo específico, porém também é possível aplicar um único Modelo a diversos produtos.

No Modelo são definidos os componentes (matérias primas e insumos) e os serviços prestados por terceiros que fazem parte do processo produtivo do produto acabado/intermediário. Também é definida a quantidade utilizada de cada componente bem como sua perda a ser considerada, além de uma série de parâmetros que irão influenciar no cálculo MRP e na apuração do custo do produto.

Nesta gestão também é cadastrado o fluxo do processo produtivo, ou seja, as etapas por onde os produtos passam, desde a separação da matéria prima e insumos até a embalagem do produto acabado. Esta definição é conhecida como Roteiro, onde estarão detalhadas as etapas e Operações presentes do processo produtivo, o tempo necessário para cada Operação produtiva, os recursos (máquinas e pessoas) necessários, além de uma série de outros parâmetros que também irão influenciar no cálculo MRP e na apuração do custo do produto.

Além destes, existe uma série de outros processos criados para facilitar a manutenção das fichas técnicas como também para aprimorar a estrutura dos cadastros, como imagens vinculadas ao processo produtivo, narrativas, dentre outras.

Estrutura funcional do Gestão Empresarial

A Gestão de Engenharia de Produto/Serviço do Gestão Empresarial permite definir estruturas de produtos para uma infinidade de produtos e ramos de produção. Em uma implantação de sistemas que possua a área de manufatura, é o setor industrial que deve definir as estruturas de origens e níveis para possibilitar o correto cadastramento dos produtos e seus componentes e montagem das posteriores estruturas para funcionamento da produção. A condição básica e quesito de sucesso para a utilização de outras gestões, tais como PCP, Chão de Fábrica e até mesmo o módulo de Custos, irá depender da habilidade do profissional em explodir o produto e enxergar suas partes fundamentais em determinados níveis, garantindo assim a integridade das estruturas de produtos. A estrutura de níveis e origens do sistema nos permite fabricarmos quase todos os produtos existentes, desde um produto simples até as mais complexas.

Visão geral da Gestão de Engenharia

No módulo de Manufatura e Gestão de Engenharia há uma estrutura que define como funciona a escrituração dos produtos. Existem alguns dados que definem como o produto se comporta no sistema.

Fluxo do Processo

Definições cadastrais

O que você pode fazer:

A ficha técnica de produto no Gestão Empresarial é composta por dois grupos de cadastros (Modelo e Roteiro), ambos realizados na Gestão de Engenharia de Produto/Serviço.

Modelo

Roteiro

Desmonte de produtos

Veja também:

Este artigo ajudou você?