F002TPT - Tipos de Títulos
Define as diversas espécies de títulos existentes no módulo financeiro. Os valores a receber e/ou pagar são agrupados de acordo com os tipos de títulos criados. Os tipos de títulos definem qual a forma de atualização dos saldos controlados pelo sistema.
Duplicata, nota de débito, cheque pré-datado, crédito, pagamento em duplicidade, pagamento indevido.
Código Interno
Código do tipo do título.
Recomenda-se utilizar um código que identifique facilmente o título a pagar/receber.
Importante
- Tipo de titulo é um campo chave: o tipo de título é um "campo chave" e, uma vez cadastrado um título que utiliza este tipo, não pode ser alterado. No caso de erro, é preciso excluir o título e cadastrá-lo novamente. Portanto, quanto menos tipos criados, menor a probabilidade de erro.
- Tipo de título não é um tipo de documento
- Sua principal função é tratar os respectivos saldos. Não faz muito sentido
criar tipos como: recibo, nota fiscal, apólice, cupom fiscal, guia de
recolhimento, etc.
Isto só aumenta as chances de problemas conforme o item anterior. - Pode-se utilizar códigos com letras, pois a
identificação fica mais fácil para o usuário. Contudo, a digitação nas telas
utilizando somente códigos numéricos é mais rápida e utiliza somente o teclado
numérico. Também fica mais fácil consultar em telas ou emitir relatórios usando
um filtro com um intervalo de códigos da seguinte forma: "51"-"55"...
Isto não seria possível com letras, pois teria que digitar "um por um" da seguinte forma: "ADT","DEV","DM","REC". - Existem alguns tipos de títulos que são gerados automaticamente via integração com outros módulos, como comercial e impostos. Nestes casos, fica eliminada a possibilidade de erro de digitação. Porém, recomenda-se não permitir a entrada destes tipos através de digitação manual, utilizando-se uma regra para isto.
- Sua principal função é tratar os respectivos saldos. Não faz muito sentido
criar tipos como: recibo, nota fiscal, apólice, cupom fiscal, guia de
recolhimento, etc.
Código Interno | Descrição | Abreviatura | Soma C.Receber | Soma C.Pagar | Análise Crédito | Aplicação Tipo |
---|---|---|---|---|---|---|
01 | Duplicata | DUP | D | D | S | A |
02 | Nota de Débito | ND | O | O | N | A |
03 | Cheque Pré-Datado | CHPRE | O | O | S | A |
10 | Diversos | DIV | O | O | N | A |
51 | Adiantamento | ADT | C | C | S | A |
52 | Pagamento indevido | PGIND | C | C | N | A |
55 | Devolução | DEV | C | C | S | A |
Descrição
Descrição do tipo do título.
Cadastro
Abreviatura
Abreviatura do tipo do título. Recomenda-se utilizar o mesmo texto informado no
campo Código Interno.
É importante informar uma abreviatura que identifique facilmente o título a
pagar/receber, principalmente quando utilizados somente valores numéricos no
campo Código Interno.
Soma C.Receber
Indica onde este tipo de título soma nos saldos dos históricos dos clientes,
conforme figura a seguir.
Soma C.Pagar
Indica onde este tipo de título soma nos saldos dos históricos dos fornecedores,
conforme figura acima. O ERP mantêm três tipos de saldos atualizados on-line para os Clientes e Fornecedores:
Nota
- O Cliente pode ser consultado na tela F085INC (Financeiro > C.Receber > Consultas > Informações de Clientes).
- O Fornecedor pode ser consultado na tela F095INF (Financeiro > C.Pagar > Consultas > Informações de Fornecedores).
Saldo Duplicatas | representa o somatório dos valores em aberto de títulos originados das notas fiscais de entrada e/ou saída. |
---|---|
Saldo Outros Títulos | representa o somatório dos valores em aberto de títulos diversos. Exemplos: nota de débito, juros não cobrados, cheque pré-datado. |
Saldo Créditos | representa o somatório dos valores em aberto dos títulos de crédito, ou seja, valores que a empresa tem "em haver" com o fornecedor ou que "deve" ao Cliente. Exemplos: créditos, pagamento a maior, pagamento em duplicidade. |
Análise Crédito Pedido/NF
Identifica se considera os títulos com este tipo na análise de crédito dos
pedidos e notas fiscais de saída.
Observação
Esse campo não é utilizado dentro de finanças. Trata-se de um parâmetro de vendas, utilizado para a análise de crédito para pedidos de venda, controlado pela tela F129AFP - Aprovação Financeira de Pedidos (Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Aprovações > Aprovação financeira).
Aplicação Tipo
Define se o tipo de título será utilizado somente no contas a receber (R), no contas a pagar (P) ou em ambos (A), conforme figura a seguir.
Este campo é de preenchimento obrigatório, sendo que ao cadastrar um novo tipo de título, automaticamente será sugerido o tipo A (Ambos). Ao tentar deixar este campo sem valor, será apresentada a mensagem: "É necessário informar a Aplicação do Tipo de Título".
Todas as telas e processos de inclusão/geração de títulos no Contas a Pagar/Contas a Receber, observam qual a aplicação do tipo do título. Portanto, somente
será possível informar/visualizar:
- Contas a Pagar - tipos de títulos com aplicação "A" ou "P";
- Contas a Receber - tipos de títulos com aplicação "A" ou "R".
Soma para base e gera imposto
Define se os títulos que utilizam este tipo, somam na base de cálculo dos impostos
retidos e devem gerar os títulos dos impostos retidos no momento da baixa deste título.
- SIM (padrão): os valores baixados somam na base de cálculo, os impostos são gerados e é atualizada a tabela de retenções (E019RET)
- NÃO: os valores baixados não somam na base de cálculo, os impostos não são gerados e não é atualizada a tabela de retenções
Quando a geração dos impostos ocorrer no fechamento da Nota Fiscal,
não será verificado o parâmetro do tipo de título.
Ou seja, o tipo de título será verificado apenas quando o controle dos valores
de retenção informado na tela F070FCP for "CPA" (Contas a Pagar).
Quantidade mínima dias entrada e vencimento
Define a quantidade mínima de dias que deve existir entre a data de entrada do
título e a data de vencimento. É verificado se a data de vencimento é igual ou
maior do que a data de entrada + 1 (mais um) dia.
Este mesmo parâmetro também existe* na tela F070FPA.
Este campo somente será verificado, se o campo Aceita Vencimento Menor Dias
Filial da tela F099UPA estiver com o valor N
(Não).
Primeiramente é verificado a quantidade de dias existente no tipo do título. Se este campo estiver zerado, será verificado a quantidade de dias existente na tela F070FPA (Cadastros > Filiais > Contas a Pagar).
Consistências
A consistência da quantidade mínima de dias entre a
data de entrada e a data de vencimento é feita na inclusão/alteração de títulos
nas seguintes telas do módulo Financeiro:
- F501TCP - (C.Pagar > Títulos > Títulos/Manutenção);
- F501ATL - (C.Pagar > Títulos > Alt. Títulos por Lote);
- F501GTP - (C.Pagar > Títulos > Duplicação Títulos);
- F501AVP - (C.Pagar > Títulos > Alteração Vencimento);
- F501GTC - (C.Pagar > Geração Títulos via Contrato);
- F501SUB - (C.Pagar > Baixas de Títulos > Por Substituição);
- F600GEC - (Tesouraria > Preparação/Movimento > Entradas).
E em todas as demais telas de outros módulos que permitem a geração de títulos no financeiro.
Ao tentar incluir/alterar o vencimento de um título com
apenas 5 (cinco) dias entre a data de entrada e o vencimento:
Entrada: 10/02/2007
Vencimento: 15/02/2007
Impede Inclusão/Alteração do título ? |
|||
---|---|---|---|
S | 7 | 7 | NÃO |
S | 7 | 0 | NÃO |
S | 0 | 7 | NÃO |
S | 0 | 0 | NÃO |
N | 7 | 7 | SIM |
N | 7 | 0 | SIM |
N | 0 | 7 | SIM |
N | 0 | 0 | NÃO |
Gera DCTF
Campo utilizado na geração da DCTF (Declaração de Contribuições e Tributos
Federais).
Esse campo é obrigatório. Sua utilização é feita em relatórios da DCTF (IMAM037.GER (DCTF Mensal), IMOP024.GER (Declaração de Crédito e Débito de Tributos Federais - Mensal) e entre outros.)
Código Imposto
Campo utilizado na geração da DCTF (Declaração de Contribuições e Tributos
Federais).
Ao acessar o botão
de pesquisa, são
apresentados os impostos cadastrados na tabela E051IMP (Tabelas - Impostos -
Tabela de Impostos).
Tipo Título Fiscal
Este campo define a finalidade do título no módulo de impostos com as
seguinte opções:
- 00- Duplicata;
- 01- Cheque;
- 02- Promissória;
- 03- Recibo e
- 99- Outros.
Observação
Não é possível efetuar alteração do campo quando o sistema possuir módulo de varejo.
Gera registro adicional W para imposto
Neste campo defina para quais tipos de títulos deve-se gerar o segmento W - Informações Complementares no arquivo do pagamento eletrônico.
Número do título da Parcela
Este campo indica se o número do título das parcelas e contas a receber é gerado seguindo as regras padrões do ERP, ou de acordo com um número externo. Quando este parâmetro estiver definido como Sim, o número deve ser informado no campo parcelas.TitEx do web service com.senior.g5.co.int.varejo.NotaAutorizada.
Nessa ocasião o controle da numeração dos títulos fica totalmente por conta do sistema terceiro.
Está opção não está disponível para geração de títulos de nota fiscal assíncrono.Ou seja, o campo Geração de Títulos NF Assíncrono deve estar desabilitado na tela Parâmetros da Vendas para Filiais (F070FEV).
Situação
Este campo tem a finalidade de ativar ou inativar o tipo de título
cadastrado.
Ao incluir um novo tipo de título será sugerida a situação "A - Ativo". Será
permitido inativar um tipo de título somente quando o mesmo não está mais sendo
utilizado pelo sistema, ou seja, o título que contém este tipo de título deverá
estar liquidado.
Este campo tem a finalidade de identificar os títulos que são de empréstimo. As opções deste campo são "1 - Nenhum" e "2 - Empréstimo".
Destaca-se que, quando for selecionada a opção "2 - Empréstimo", ao gerar o Livro Caixa do Produtor Rural (LCDPR), os títulos do contas à pagar serão exibidos com o valor do título contendo a soma dos valores de juros, multa e encargos.
Exclusivo Varejo
Este campo indica se o Tipo de Título cadastrado é exclusivo para uso do Varejo Senior ou não. Se "S=Sim" ele será de uso exclusivo do Varejo; se "N=Não" ele poderá ser usado também no Gestão Empresarial | ERP.
Não é possível alterar a informação desse campo após confirmar o cadastramento do tipo de título.
Contas
Empresa
As informações dessa página são utilizadas para formas
de contabilização.
Informa-se o código da empresa à qual o tipo de título está associado.
Devem ser informadas todas as empresas que utilizarão o tipo de título cadastrado (mesmo que não utilize formas de contabilização). Para isso, informe
o código da empresa e teclar TAB até atingir o botão Inserir.
Conta Contábil - 1
Conta contábil que pode ser utilizada na forma de contabilização.
Conta Contábil - 2
Conta contábil que pode ser utilizada na forma de contabilização.
Conta Contábil - 3
Conta contábil que pode ser utilizada na forma de contabilização.
Conta Contábil - 4
Conta contábil que pode ser utilizada na forma de contabilização.
Botões
Inserir
Grava as informações do novo tipo de título, permitindo sua utilização no
contas a pagar e/ou no contas a receber, de acordo com o campo Aplicação
Tipo.
Alterar
Grava as alterações feitas no tipo de título. As informações alteradas
somente influenciarão os novos títulos cadastrados com esse tipo.
Cancelar
Cancela os valores digitados para os campos de filtro e retorna ao valor existente
antes da digitação.
Excluir
Exclui um tipo de título cadastrado.
A exclusão somente é permitida se o tipo de título que está sendo excluído não
foi utilizado em nenhum título existente na base de dados. Caso contrário,
apresentará mensagem de consistência, não permitindo a exclusão.
Duplicar
Gera um novo tipo de título com base nos parâmetros do tipo de título
selecionado, solicitando apenas um novo código interno.
Na página "Contas", duplica as contas contábeis da empresa selecionada para uma
nova empresa, desde que as contas que serão duplicadas estejam cadastradas nessa
nova empresa.
Ajuda
Abre o arquivo de "Ajuda" do sistema. O arquivo de Ajuda também abre com a tecla "F1" do teclado.
Rateio
É necessário que o tipo de título cadastrado esteja
ligado a alguma empresa (O cadastro de empresas é feito através da tela
F070EMP).
Ao clicar no botão, sem acessar a guia "Contas" para ligar a(s) empresa(s) ao
tipo de título, o sistema possibilita fazer a ligação automaticamente,
apresentando mensagem "Tipo não ligado a Empresa, Deseja ligar?".
É obrigatório a utilização do plano financeiro*
ou do plano contábil para habilitar este botão.
Plano financeiro: O modelo de plano financeiro, contábil ou centro de custos é definido pelo campo Tipo Plano, na tela F043MPC.
Sair
Fecha a tela de seleção e retorna para a tela de consulta de títulos.