Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Formas de Contabilização > Cadastro > Sequências - Forma de Contabilização

Sequências - Forma de Contabilização

Criando uma forma

O Gestão Empresarial possui o conceito de transações. Para cada transação criada é possível definir uma forma de contabilização. Consequentemente, as formas de contabilização são divididas por gestões. No momento em que se define uma forma, a informação da gestão em questão será obrigatória. Na forma, isto será informado no campo Origem.

Para cada forma é possível identificar se ela está ativa ou não. No momento em que houver uma integração dos sistemas auxiliares com a contabilidade, a situação da forma em questão indicará se o movimento auxiliar será contabilizado ou não.
As formas são constituídas por sequências, sendo que as sequências das formas de contabilização podem ser consideradas como uma prévia do que se deseja contabilizar.  As sequências são formadas principalmente por:

  1. filial - na tela, indicada pelo campo Filial - Critério;
  2. data - na tela, indicado pelo campo Data: Critério;
  3. conta à débito - na tela, indicado pelo campo Conta Débito: Critério;
  4. conta à crédito - na tela, indicado pelo campo Conta Crédito: Critério;
  5. valor - na tela, indicado pelo campo Valor: Critério;
  6. histórico padrão - na tela, indicado pelo campo Histórico Padrão;
  7. complemento - na tela, indicado pelo campo Critério Complemento.

Uma forma de contabilização, exige a informação da gestão a ser contabilizada. Para cada gestão, existe uma tabela base. Esta tabela base é o nome da tabela da gestão correspondente no Gestão Empresarial | ERP. Por exemplo, para a gestão de contas a receber, a tabela base é a E301MCR.

Porém, nos casos das notas fiscais, as tabelas possuem mais de uma opção. Neste caso há a possibilidade de contabilizar pelo total da nota fiscal ou por itens da nota fiscal. Se houver a necessidade de contabilizar por itens de nota fiscal, a tabela base neste caso também será por item.

Este artigo ajudou você?