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F080CSI - Cadastro de seguros

Através desta tela é possível cadastrar seguro de parcela protegida e seguro furto e roubo, para integração com a solução de Varejo Senior, onde são ofertados.

Cadastrando um seguro

  1. Antes de cadastrar o seguro, faça a configuração do tipo de informação, para ativar a integração para as filiais que podem vender o(s) seguro(s):
    1. Acesse a tela F000SXT.
    2. Informe o Sistema cadastrado para a solução de Varejo Senior e em seguida Filial para qual deseja exportar o cadastro de seguro.
    3. No campo Informação, selecione a opção "Seguros".
    4. Clique em Mostrar.
    5. Mude a Situação da linha exibida para "Ativo". Na mensagem de confirmação que é exibida, clique em Item Atual.
    6. Marque a caixa de seleção na coluna Sel.
    7. Clique em Processar.
  2. Agora prossiga com o cadastro do seguro em si:
    1. Na tela F080CSI, informe o Fornecedor do seguro e, se desejar, a Sequência do cadastro.
    2. Na guia Dados gerais, informe:
      • Descrição do serviço: nome fantasia do serviço.
      • Período de validade: intervalo de tempo durante o qual o serviço pode ser comercializado.
      • Situação: definição se o serviço está "Ativo" e pode ser comercializado ou não ("Inativo"). De acordo com a opção selecionada, diferentes guias são ou não mostradas na tela.
      • Tipo de serviço: defina se o seguro é para "Parcela protegida" ou "Furto e roubo".
      • Serviço: Informa o código de serviço a ser utilizado na gravação da venda do seguro. No cupom ou nota da solução de Gestão de Lojas, consta um item de serviço que corresponde à venda do seguro. O código de serviço que é utilizado para gravar o item, é definido neste campo. Quando o campo Tipo Serviço for igual a 2 - Furto e Roubo, serão listados serviços com o campo Tipo de Serviço Comércio igual a P - Parcela Protegida e igual a U - Seguro furto/roubo, na tela de cadastro de serviço - F080SER.

        Quando o campo Tipo Serviço for igual a 1 - Parcela Protegida, só será possível selecionar códigos de serviço cujo campo Tipo de Serviço Comércio seja igual a U - Seguro furto/roubo (na tela de cadastro de serviço - F080SER).
      • % IOF: percentual de IOF aplicado sobre o prêmio do seguro.
      • Código no fornecedor: código do serviço conforme cadastro no fornecedor.

      Nota

      Os campos Usuário Geração e Usuário Últ. Alter. são somente para consulta de quem e quando cadastrou o serviço e alterou o cadastro por último, respectivamente.

    3. Na guia Seguro, informe as características do seguro:
      • Elegibilidade: descrição de quando o produto está apto a ser segurado ou as condições para ser segurado.
      • Modalidade seguro: de que forma é calculado o seguro.
      • Informa capital segurado: define se o seguro permite que seja informado o capital segurado.
      • Informa prêmio min/max: defina se tem prêmio mínimo e máximo.
      • Dias recuperação: corresponde à quantidade de dias, após a emissão da nota fiscal de venda, durante a qual o cliente ainda pode adquirir o seguro contra furto/roubo.
      • Prazo validade (meses): qual o prazo de validade do seguro.

      Nota

      Os campos Usuário Geração e Usuário Últ. Alter. são somente para consulta de quem e quando cadastrou o seguro e alterou o cadastro por último, respectivamente.

    4. Na guia Coberturas, informe as coberturas do seguro. A grade é composta pelos campos:
      • Descrição cobertura: descrição da cobertura, é um campo obrigatório.
      • Código na seguradora: código da garantia na seguradora.
      • LMI: texto descrevendo o limite máximo de indenização, como por exemplo: "É garantido um aparelho eletrônico, igual ou similar, novo ou recondicionado, considerando as mesmas características e tecnologia do aparelho sinistrado, limitado ao valor R$ %.2f, sem quaisquer descontos (exceto pagamento de franquia).", por exemplo. No caso, no lugar do valor deve realmente ser informado %.2f, pois isso é substituído pelo valor bruto do produto segurado.
      • % Referência: percentual de referência informado pela seguradora.
      • % Prêmio: percentual utilizado para calcular o valor do prêmio.
      • % Franquia: percentual utilizado para calcular o valor da franquia.
      • Carência: informe a carência da cobertura, em dias.
    5. Na guia Planos e coeficientes (somente acessível quando na guia Seguro o campo Modalidade seguro está definido como "3 - Por coeficiente e cobertura"), informe o Número de parcelas.

      Nota

      As demais colunas da grade são somente consulta, de quem e quando cadastrou os planos e coeficiente e alterou o cadastro por último, respectivamente.

    6. Na guia Faixas (somente acessível quando na guia Seguro o campo Modalidade seguro está definido como "2 - Por faixa/percentual"), informe quais produtos podem ser segurados bem como o valor a ser cobrado (prêmio) pela aquisição do seguro:
      • Grupo de produtos: informe o código do grupo de produtos (cadastrado na tela F069GPS) ao qual esta faixa deve estar vinculada. O campo é obrigatório.
      • Valor inicial e Valor final: informe a faixa de valores do produto que pode segurado. Os campos são obrigatórios e o Valor final não pode ser inferior ao Valor inicial.
      • % Prêmio (com IOF): valor utilizado para calcular o valor do prêmio. Como o prêmio é calculado sobre o valor do produto conforme percentual informado neste campo, ele não pode ser 0 ou negativo.
      • % Comissão: informe o percentual de comissão da empresa, por vender o seguro. O campo deve ser um valor entre 0 e 100 (inclusive).
      • Situação: Utilizado para indicar se a faixa é válida.
    7. Na guia Filiais, informe para quais filiais este serviço está apto a ser comercializado, assim como a situação ("Ativa" ou "Inativa"). Quando a situação da filial é inativa ou a filial sequer está cadastrada nesta guia, não será possível vender este seguro na loja correspondente a tal filial.

Integração do cadastro de seguro com o Gestão de Lojas

  1. Sempre que ocorre a inclusão, alteração ou exclusão de registros na tela F080CSI, é gerada um pendência de integração com o código 171 - Cadastro de seguros.
  2. Depois que a pendência é criada, os dados do cadastro de seguros são enviados para o Gestão de Lojas através do web service com.senior.g5.co.int.varejo.seguros, porta Exportar.

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