Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Ficha Técnica > Duplicação de Roteiro/Modelo > Modelo > Duplicação

F700DMP - Duplicação de Modelo

Esta tela permite a criação de um novo modelo, usando como base um modelo já existente. Os dados trazidos para o novo modelo podem sofrer alterações para que garanta suas características.

Campos

Família
Código da família que deseja duplicar.

Modelo
Código do modelo que será duplicado.

Novo Modelo
Código do novo modelo que será criado.

Só é possível duplicar modelos entre família diferentes, se os seguintes parâmetros entre elas forem iguais:

Observação

A duplicação entre famílias diferentes só será possível se o código do novo modelo for igual a um produto de família distinta ao modelo base da duplicação.

Descrição Modelo
Descrição do novo modelo.

Duplicar Combinações
Quando esse checkbox estiver marcado, irá carregar para o modelo todas as combinações existentes entre os componentes do modelo do produto.

Sel. Derivações Cad. Modelo
Quando esse checkbox estiver marcado, irá aparecer na grade "Derivações Possíveis do Modelo", apenas as derivações que estão cadastradas no modelo do produto.

Sel. Derivações Ativas
Quando este checkbox estiver marcado, irá aparecer na grade "Derivações Possíveis do Modelo", apenas as derivações que estiverem ativas na tela F084MDP, na página "Componentes".

Página Cadastro

Mostra todas as derivações possíveis do modelo. As derivações são sugeridas a partir da máscara de derivações informada na família de produto, a qual o modelo pertence. As derivações desejadas para a duplicação do modelo devem ser marcadas, desta forma na página "sequências", mostrará apenas as derivações marcadas no cadastro para que seja informado o consumo e derivações dos componentes.

Grid derivações possíveis do modelo

Campos

Sel.
As derivações desejadas para o modelo devem ser marcadas, desta forma na página "sequências", mostrará apenas as derivações marcadas no cadastro para que seja informado o consumo e derivações dos componentes.

Derivação
Código da derivação que está cadastrada no produto que irá utilizar o modelo em questão. Quando o checkbox "Sel. Derivações Cad. Modelo"(localizado no cabeçalho da tela) estiver marcado, irá aparecer apenas as derivações que estão marcadas no modelo.

Descrição
Mostra a descrição da derivação. Esta descrição é inserida no campo Descrição da página componentes, da tela F084MDP.

Seq.
É  o valor informado no campo sequência da tela F084MDP, da página "Componentes".

Agrup. Derivação
Código do agrupamento.

Grid sequências de componentes do modelo

Esta é a grade onde define-se os Componentes do Modelo que deseja duplicar.

Campos

Sel.
Permite selecionar o componente que fará parte do novo modelo.

Estágio
Estágio de produção que utilizará o componente. É obrigatório que o estágio esteja informado na família do produto.

Seq.
Número seqüencial atribuído a cada componente por estágio.

Produto
Deve estar cadastrado no cadastro de produtos, pertencer a uma origem de produto de nível inferior a origem que o modelo pertence. Não pode ser produto de passagem direta.

Descrição Técnica
Descrição livre que pode ser dada ao Componente. Quando não informada será sugerida a descrição do produto.

Var. Der. (Comp.)
Usado para Componentes que possuem derivação.
Se optar por "N" na grade "Derivações e Consumos p/ Seq. do Componente" aparecerá a coluna "Derivação Comp.", que obriga o usuário a informar qual a derivação a ser utilizada para este Modelo, ou seja, será fixado a derivação do componente já neste modelo.
Se optar por "S" a derivação do componente será informada na tela F700GMP. Neste caso, a derivação do componente valerá somente para o produto ao qual foi ligado.

Nec. Ligar (Prod.)
Se optar por "N" o componente não é mostrado na tela F700GMP e fica automaticamente fazendo parte da estrutura de todos os produtos ligados a este modelo.
Se optar por "S", a cada produto a ser ligado ao Modelo F700GMP, será necessário marcar o componente, para que o mesmo faça parte da estrutura do produto.

Prop./Fixa/Freq.
Consumo proporcional, fixo ou frequencial.

  1. Se optar por "P" considera o consumo proporcional para cada unidade do produto.
    Fórmula:

Se o Tipo da Quantidade no Componente for Proporcional:

  1. Se optar por "F" considera o consumo fixo para o lote técnico informado no roteiro.
    Fórmula:

Se o Tipo da Quantidade no Componente for Fixa:

  1. Se optar por "R" considera o consumo freqüencial baseado na quantidade freqüencial (informada nesta grade inferior do Modelo).
    Fórmula:

Se o Tipo da Quantidade no Componente for Freqüencial:

Tipo Rendim.

O tipo "F"(Fixo) terá o próprio valor do rendimento como sendo o consumo igual para todas as derivações. Ao optar por "F" é obrigatório colocar algum valor no campo Valor Rendimento e este valor será carregado para a grade "Derivações e Consumos p/ Seq. do Componente", não permitindo de maneira alguma alterá-lo.
Para o tipo "N"(Normal), o valor do consumo deve ser digitado na grade (Derivações e Consumos p/ Seq. do Componente), no campo Qtde Util. Líq..
O tipo "V"(Variável) habilita o botão Variações localizado no rodapé da tela.  Ao optar por "V" é obrigatório colocar algum valor no campo Valor Rendimento. Os componentes de tipo de rendimento "V"(Variável), terão seus consumos por derivação calculados e colocados na grade (Derivações e Consumos p/ Seq. do Componente) conforme a proporcionalidade definida na tabela de Variações de Consumo da tela Produção > Engenharia Produto > Composição Produto > Variações.

Valor Rendimento
É o valor do consumo do componente baseado na derivação padrão (que possui "Valor da Variação" = 1) da Variação ou faixa de derivações escolhida. O sistema multiplicará o Valor do Rendimento pelo Valor da Variação de cada derivação, e mostrará a Quantidade Utilizada Líquida a ser transferida para a grade de consumo do Modelo.

Dt. Inic.Val.
Os Componentes podem ter um período de utilização no produto. A data inicial de validade determina quando começa a utilização. Qualquer ordem de produção gerada após esta data usará o Componente.

Dt. Fim Val.
Os Componentes podem ter um período de utilização no produto. A data final de validade determina quando termina a utilização. Qualquer ordem de produção gerada após esta data não usará o Componente.

Seq.Sbs.
sequência Substituída - indica-se o número da sequência do Componente que será substituído pela sequência atual, indicada no início desta linha (campo Seq.). Ao escolher um substituto para o componente, ao fazer a reserva no estoque, se o total solicitado for menor que a quantidade que tem em estoque, o sistema ignora o produto principal e manda comprar do substituto, ou seja, somente irá considerar o produto substituto.
Para indicar um Componente que irá substituir outro a partir de uma data, criar mais uma sequência naquele Estágio e informar a sequência que deverá ser substituída (campo Seq. Sbs). Informar também o período de validade desta substituição.

Exclusivo Cliente
Código do Cliente que possuirá exclusivamente este componente (desta linha) como válido, em lugar do Componente padrão (informado em outra linha). Indicar no campo Seq.Sbs, o número da sequência do componente padrão a ser substituído. Caso a "Seq.Sbs" não for informada, este Componente, ao invés de substituir, será adicionado ao Modelo - mas exclusivamente para este Cliente.

Exclusivo Produto
O campo Exclusivo Produto quando estiver preenchido no modelo a ser duplicado, será gravado em branco no novo modelo.

Consid. Expl.
Determina o que considerar ou não no cálculo da explosão e na geração de OPs relativo a necessidade do Componente.
Este parâmetro funciona da seguinte forma:

C. Custo
Centro de Custo a ser sugerido na grade da Baixa de Componentes do Estoque.

Utilizado na Produção
Indica se o componente será utilizado na explosão de necessidades, geração de O.Ps e conseqüentemente na baixa de componentes (parâmetro = "S - Sim"). Quando o parâmetro for igual a "N - Não", ele não será movimentado/baixado pela O.P. porque não vai constar como componente da mesma (verificar a página 'Componentes' da tela de Acompanhamento de O.P.

Grid Derivações e Consumo P/seq. do componente

Nesta grade serão mostradas as derivações selecionadas para o modelo (na página de Cadastro). Para cada componente da grade superior deve-se informar o consumo e o percentual de perda, ou a quantidade de perda, na unidade de medida do componente U.M. 1 ou U.M. 2, caso existir U.M. 2 informada no cadastro do componente. Informado o percentual, calcula automático a quantidade de perda; informada a quantidade de perda, calcula automático o percentual de perda. Ainda, se um componente não for utilizado em uma derivação do modelo deve-se deixar zero no consumo. É possível informar uma quantidade de perda com um percentual maior que 100% . Para que isso seja possível é necessário que no cadastro de empresas (tela F070EMP) o campo Perda Composição Produto(Quantidade Necessária) seja igual a "N - Não".
Observação: esse percentual de perda não poderá ser maior 999.99%.

Campos

Seq.
Valor que foi informado na grade superior, no campo Seq. Esse campo é fixo, portanto não poderá ser alterado.

Derivação
Aparecerá apenas as derivações que foram marcadas na página "Cadastro".

Descrição(Deri. Comp.)
Mostra a descrição complementar da derivação do componente.

Qtde Util. Liq.
É a quantidade que será utilizada por derivação. Se um componente não for utilizado em uma derivação do modelo deve-se deixar zero no consumo, porém se o identificador de regras "ENG-700VRFCO01" está cadastrado e ativo, não é possível ativar o modelo, caso falte algum consumo para alguma derivação.

% Perda
Informado o percentual de perda, calcula automaticamente a quantidade de perda.
Esse cálculo é feito da seguinte forma:
Qtde perda= qtde util. liq. x % perda.
É possível informar uma quantidade de perda com um percentual maior que 100% . Para que isso seja possível é necessário que no cadastro de empresas (tela F070EMP) o campo Perda Composição Produto (Quantidade Necessária) seja igual a "N - Não".

Observação

Esse percentual de perda não poderá ser maior que 999.99%.

Qtde Perda
Informado a quantidade de perda, calcula automaticamente o percentual de perda.
Esse cálculo é feito da seguinte forma:

Qtde util. bruta
É a soma da Qtde Util. Liq. + Qtde Perda.

Quando não for informado nenhum valor, esse campo receberá o mesmo valor da Qtde Util. Liq.

U.M.
Mostrará a primeira unidade de medida do componente, conforme o cursor estiver posicionado na grid superior.

Cod. Variação
Quando na grade superior o campo Tip. Rendimento for igual a "V"(Variável), ficará habilitado o botão Variações, localizado no rodapé da tela. Ao clicar neste botão, abrirá a tela  Variações. Ao marcar a variação e derivação da variação desejada e clicar no botão OK, levará para o campo a máscara da derivação utilizada na família do produto.

Botões

Aplicar
Permite aplicar valores na grade de consumo de componentes.

Variações
Quando na grade "sequências de componentes do modelo", o campo Tipo Rend. estiver como "V"(Variável), habilita esse botão. Ao clicar nesse botão, abrirá a tela  Variações. Ao marcar a variação e derivação da variação desejada e clicar no botão OK, levará para o campo Cod. Variação a máscara da derivação utilizada na família do produto e para o campo Qtde Util. Liq. a quantidade utilizada.

Informação

Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

Identificadores de regras

ENG 700VDDCU01

Este artigo ajudou você?