Consulta de cadastros na SEFAZ
O Gestão Empresarial | ERP permite a atualização cadastral de clientes, fornecedores, transportadoras, endereços de entrega de cliente e endereços de origem de mercadoria através de uma consulta ao cadastro centralizado da SEFAZ. Esta consulta é realizada por meio de uma integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs.
Importante
A Consulta de cadastros na SEFAZ ocorre por meio da comunicação do eDocs com o web service de NfeConsultaCadastro disponibilizado pela SEFAZ, que faz a conexão com o CCC (Cadastro Centralizado de Contribuinte).
Desta forma, caso haja necessidade de verificar como a SEFAZ está disponibilizando as informações deste contribuinte, orienta-se a consulta no Cadastro Centralizado de Contribuinte disponível neste endereço. As informações presentes no CCC podem ser diferentes das informações presentes no Sintegra e na Receita Federal.
Um ponto de atenção é que a SEFAZ pode ainda apresentar informações diferentes entre o que é apresentado na consulta no site do CCC em relação ao que é retornado pelo web service de consulta da SEFAZ. Nesse caso, se houver dúvidas sobre o que a SEFAZ retorna na consulta do web service, o log XML do eDocs poderá ser verificado.
Em caso de desconformidade de alguma informação entre Sintegra, Receita Federal e CCC, orienta-se o contato direto com a SEFAZ para verificação dessa questão, uma vez que os sistemas da Senior apenas fazem uma consulta ao CCC, mas não são responsáveis por manter essa base de dados.
Parametrizações necessárias - Gestão Empresarial | ERP
No Gestão Empresarial | ERP, a ativação dessa funcionalidade depende exclusivamente das configurações parametrizadas na tela Parâmetros de Integração (F191CPT). Ao preencher o campo Grupo com a opção eDocs e o campo Subgrupo com a opção Comunicação com eDocs, deve-se seguir obrigatoriamente a seguinte parametrização:
- Gerar log integração eDocs: determina se serão gerados registros da comunicação do Gestão Empresarial | ERP com o eDocs. É recomendado configurar este campo como S -Sim quando houver necessidade de coletar as informações geradas durante o processo de integração entre os sistemas
- Usuário: deverá ser preenchido com o usuário definido no cadastro da empresa registrada no eDocs. Esta informação é definida no campo Usuário da seção web service da guia Integração do eDocs
- Senha: deverá ser preenchido com a senha do usuário definido no campo Usuário. A configuração desta senha é realizada no momento do cadastro de uma empresa no eDocs e é definida no campo Senha da seção web service da guia Integração do eDocs
- URL: a URL a ser parametrizada é a URL de comunicação com o web service do eDocs. A URL sempre estará no padrão http://<servidor_eDocs>:<porta_WebService>/Sde/Integracao?WSDL, onde:
- <servidor_eDocs>: é o IP ou nome do Servidor do eDocs
- <porta_WebService>: é a porta do web service configurada em Configuração > Geral > guia Integração > campo Porta
- No grupo Cliente, subgrupo Gerais é possível escolher quais dados devem ser atualizados no cliente, fornecedor e transportadora:
Campos Atualiza informações cadastrais ao realizar consulta na Sefaz Atualizar o campo UF Atualizar o campo IE Atualizar o campo Nome Atualizar o campo CNAE Atualizar o campo Nome Fantasia Atualizar o campo Regime de Apuração Atualizar o campo Endereço Atualizar o campo Logradouro Atualizar o campo Número Atualizar o campo Complemento Atualizar o campo Bairro Atualizar o campo Código Municipio Atualizar o campo Nome Município Atualizar o campo CEP Manter cliente ativo no ERP quando inativo na Sefaz Opções:
- S - Alterar a situação para a encontrada na SEFAZ (valor padrão para filial configurada com eDocs)
- I - Alterar a situação apenas quando inativo na SEFAZ
- A - Alterar a situação apenas quando ativo na SEFAZ
- N - Não alterar a situação
Ao alterar alguma informação nas telas F085CAD, F095CAD e F073TRA, será aberta uma tela de comparação dos dados do ERP x SEFAZ. Somente os campos nela selecionados serão atualizados.
A tela F000APA e os web services, por se tratarem de rotinas automáticas, utilizam os parâmetros por campo para atualização. Dessa forma, é necessário parametrizar os campos específicos que devem ser atualizados por meio da tela F191CPT, indicando a opção S.
Importante
As parametrizações estabelecidas na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) são as mesmas utilizadas para geração do EFD-Reinf e emissão de documentos fiscais via web service do eDocs quando ha integração do Gestão Empresarial | ERP com o eDocs. Atualmente não existe uma forma de ativar apenas a geração do EFD-Reinf e não ativar a rotina de consulta de cadastros, por exemplo. Ou seja, a partir do momento que a opção eDocs é configurada para o campo Grupo, o Gestão Empresarial | ERP considera como ativa a rotina de consulta de cadastros na SEFAZ.
Parametrizações necessárias - eDocs
No eDocs, é importante verificar a parametrização dos campos Usuário, Senha e a porta do web service, bem como ativar o web service de integração. Este web service é ativado através do campo Ativar web service de integração presente na guia Integração do sistema.
Importante
Recomendamos que o eDocs seja reinicializado após a alteração das parametrizações.
Funcionamento do processo no Gestão Empresarial | ERP
Quando a rotina estiver parametrizada na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) e ativa, o Gestão Empresarial | ERP permitirá a consulta de cadastro dos clientes, fornecedores e transportadoras junto ao cadastro centralizado da SEFAZ. A consulta pode ser feita por meio dos seguintes artefatos:
- Cadastro de Clientes (F085CAD) - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro
- Cadastro de Fornecedores (F095CAD) - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro
- Transportadoras (F073TRA) - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Cadastro
- Atualização cadastral cliente/fornecedor e transportadora (F000APA) - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Atualização Cadastral
- Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes - Recursos > Implementações > Web services
- Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores - Recursos > Implementações > Web services
- Com.senior.g5.co.ger.cad.transportadora - Recursos > Implementações > Web services
- Processo automático 105 - Atualização cadastral Cliente/Fornecedor/Transportadora - Recursos > Processos Automáticos > Cadastro
Parâmetros globais que podem te ajudar:
- Quando o sistema estiver configurado para fazer a consulta do cadastro na SEFAZ, para que seja removida a acentuação no nome do cliente, fornecedor e transportadora, é necessário que o parâmetro global RemAceNom esteja definido como "S - Sim"
- O parâmetro global CplZerIes define se o sistema deve completar com zeros à esquerda no campo da inscrição estadual, automaticamente, ao cadastrar ou alterar um cliente, fornecedor e transportadora em rotinas sem interação com o usuário. Em alguns casos, quando a inscrição estadual do cliente possui zeros a esquerda, na consulta dessa informação através do web service, a SEFAZ não retorna os zeros a esquerda, o que acaba fazendo com que a inscrição estadual seja considerada inválida (pois está diferente do que consta no sistema SINTEGRA) e não será gravada/atualizada no cadastro do cliente, fornecedor e transportadora. Neste caso, é necessário utilizar o parâmetro global com o valor "S", para que os zeros a esquerda sejam completados pelo ERP, já que a SEFAZ não retorna essa informação em seu web service
- O parâmetro global AtuNomFan permite definir se deve ou não ser copiado para o campo Nome Fantasia do cadastro do cliente, fornecedor ou transportadora, o mesmo valor do campo Nome, quando na consulta do contribuinte na SEFAZ não é retornado pela SEFAZ o valor da tag xFant
Para que o Gestão Empresarial | ERP consiga realizar a consulta à SEFAZ por meio da comunicação com o eDocs, deve-se atender os seguintes pré-requisitos:
- O cliente, fornecedor ou transportadora deve ser Pessoa Jurídica ou Pessoa Física e deve estar cadastrado com a UF correta, tendo como base o cadastro na SEFAZ, pois a consulta será direcionada à SEFAZ da UF definida no cadastro
- A consulta por parte da SEFAZ do estado do cliente, fornecedor ou transportadora deve estar disponível
- A comunicação entre o eDocs e o Gestão Empresarial | ERP deve estar disponível no momento da criação ou alteração do cadastro do cliente ou no processamento da tela Atualização cadastral cliente/fornecedor e transportadora (F000APA)
Para todos os pontos acima, exceto no processamento da tela F000APA ou execução do processo agendado 105, o Gestão Empresarial | ERP vai acionar a rotina de consulta à SEFAZ toda vez que for realizado um novo cadastro. Quando forem realizadas alterações em um cadastro já existente, a rotina será acionada somente quando o CNPJ/CPF do cliente, fornecedor ou transportadora tiver alguma alteração, sendo exibida a tela F000AMC permitindo que o usuário escolha quais dados do cadastro deverão ser atualizados.
Nas telas Cadastro de Clientes (F085CAD), Cadastro de Fornecedores (F095CAD) e Transportadoras (F073TRA), quando forem inseridos novos cadastros ou forem realizadas alterações no CNPJ/CPF de um cadastro já existente, o Gestão Empresarial | ERP acionará a rotina de consulta e, caso encontre alguma divergência entre os dados cadastrados e os dados retornados da consulta, será apresentada a seguinte mensagem: Foi identificado que o cliente possui alterações cadastrais em relação a Receita Federal/Sintegra. Campo(s) divergente(s): XXXXX, XXXXX, XXXXX, XXXXX, XXXXX. Deseja atualizar estes dados?, sendo possível realizar ou não a atualização no cadastro de acordo com as informações retornadas da consulta.
Na utilização dos web services citados anteriormente, não será apresentada a mensagem que possibilita a escolha da atualização dos dados cadastrais de acordo com o retorno da consulta, pois a atualização será realizada automaticamente se a consulta na SEFAZ for realizada com sucesso. Se durante a execução da rotina de atualização cadastral for apresentada alguma inconsistência ou erro, a atualização das informações será ignorada, mas o processamento do web service continuará normalmente.
O processamento da tela Atualização cadastral cliente/fornecedor e transportadora (F000APA) tem como intuito realizar a consulta de um ou mais cadastros de cliente, fornecedor ou transportadora na SEFAZ, sem a necessidade de realizar uma alteração cadastral, já que a tela não permite a inserção de novos cadastros. Como ela não solicita a alteração cadastral, ao final do processamento será apresentado um registro indicando os cadastros que foram atualizados e o que foi alterado em cada um deles.
Importante
- O Gestão Empresarial | ERP poderá verificar as alterações de CNPJs/CPFs que foram realizadas nos cadastros feitos nas telas citadas anteriormente e no processamentos dos web services. Como é pré-requisito que haja a alteração do CNPJ/CPF para que a rotina de consulta do cadastro na SEFAZ seja ativada, se de alguma forma o CNPJ/CPF do cadastro não puder ser alterado devido a alguma consistência (por exemplo: impossibilidade de alteração do CNPJ/CPF de um cadastro via web service), a rotina não será ativada. Para estas situações, caso ainda deseje efetuar a atualização do cadastro, pode-se utilizar o processamento da tela F000APA para forçar a atualização cadastral
- Para a rotina de consulta de cadastros na SEFAZ, toda comunicação do Gestão Empresarial | ERP com o eDocs é efetuada através da porta ConsultarCadastroContribuinte do web service de integração do eDocs
- Quando o sistema está parametrizado para se comunicar com a SEFAZ, ao cadastrar um cliente via web service, mesmo que seja enviado o campo para ele ser inserido como I - Inativo, caso o cliente esteja com o cadastro ativo na SEFAZ, o mesmo irá ser criado no ERP como ativo
Pré-requisitos para consulta de CPF
Quando o cliente (F085CAD), fornecedor (F095CAD) ou transportadora (F073TRA) for do tipo Pessoa Física e a inscrição estadual estiver diferente de ISENTA ou ISENTO (não pode estar em branco), o sistema também irá considerar esses registros para consultar os dados cadastrais através do web service da Receita Federal via eDocs. Caso haja alguma informação para ser atualizada (endereço, número, CEP, complemento etc.), o sistema acusará.
Observação
- Para fazer a consulta, a tela F191CPT, grupo eDocs, deve estar parametrizada corretamente
- A consulta será feita ao inserir um novo registro e alterar o CPF no botão Alterar
- Para o sistema buscar a pessoa corretamente, é necessário que o estado do registro esteja correto. Ex.: se o CPF consultado tem informações no RS e o estado configurado nas telas F085CAD, F095CAD, F073TRA, F095ORM ou F085ENT for SC, a consulta não retornará nada, pois a pessoa não tem informações para o estado configurado
Funcionamento do processo no eDocs
O eDocs é responsável por receber a requisição através da porta ConsultarCadastroContribuinte do web service de integração e encaminhar a requisição para a SEFAZ. Ela será direcionada conforme o estado do cliente, fornecedor ou transportadora seguindo o registro no cadastro do cliente.
Por exemplo, se o estado do cliente está definido como Santa Catarina - SC, o Gestão Empresarial | ERP acionará o web service do eDocs e encaminhará a requisição indicando que a UF é a 42 (código IBGE de SC). O eDocs verificará em sua base de dados qual é a URL que deve ser utilizada para efetuar consulta de cadastros de contribuintes de SC e encaminhará a requisição para a SEFAZ. O retorno da requisição enviada para a SEFAZ será interpretado pelo eDocs e retornado para o Gestão Empresarial | ERP como resultado da requisição encaminhada ao web service de integração. O eDocs encaminhará um retorno sempre no mesmo formato para o ERP, mesmo que hajam diferenças nos leiautes de retorno entre as SEFAZ.
Importante
Esta integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs utilizando a porta ConsultarCadastroContribuinte do web service de integração não define o tipo de ambiente que será enviada a solicitação para a SEFAZ (produção ou homologação). Desta forma, quando o eDocs recebe a solicitação oriunda do ERP, ele verificará a URL que será utilizada para enviar a requisição conforme o ambiente parametrizado na tela Configuração > Geral do Monitor do eDocs. Ou seja, se o ambiente estava definido como Produção no momento que o serviço do eDocs atendeu a requisição enviada pelo ERP, ele encaminhará a solicitação de consulta do cadastro para a SEFAZ utilizando a URL do ambiente de produção.
Verifique a documentação do eDocs para maiores informações sobre a porta ConsultarCadastroContribuinte do web service de integração.
Limitações da consulta de cadastros na SEFAZ
A disponibilidade desta rotina depende de web services específicos que permitam a consulta de cadastros por cada SEFAZ que possua ambiente autorizador. Esta disponibilidade poderá ainda variar de acordo com o ambiente. Exemplos:
- Uma SEFAZ pode possuir um web service de consulta para o ambiente de produção e de homologação
- Uma SEFAZ pode possuir um web service de consulta apenas para o ambiente de produção
- Uma SEFAZ pode não possui um web service para consulta em nenhum ambiente
A disponibilidade de URLs de consulta para cada ambiente autorizador poderá ser verificar no Portal Nacional da NF-e (tanto portal do ambiente de produção como portal do ambiente de homologação).
Quando a consulta não estiver disponível, seja por falha na comunicação com o eDocs, indisponibilidade da SEFAZ do cliente para realização de consultas de cadastros, ou por qualquer outro impedimento, o Gestão Empresarial | ERP não impedirá o cadastramento ou alteração cadastral do cliente, fornecedor ou transportadora e nenhuma mensagem será gerada ao referente a este procedimento. A tela F000APA poder ser utilizada posteriormente para solicitar nova atualização.
Como fazer testes e análises
Em determinados momentos, as informações trocadas na integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs serão analisadas para identificar quais dados o eDocs está retornando para o ERP na consulta de um cadastro específico. Para esse tipo de análise, recomendamos executar uma requisição manual para a porta ConsultarCadastroContribuinte do web service de integração do eDocs.
Para mais informações, verifique as seguintes informações na Base de Conhecimento da Senior:
- Base de Conhecimento do Gestão empresarial | ERP: apresenta informações sobre análise de problemas de comunicação entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs através da integração via web service
- Base de Conhecimento do eDocs: apresenta um vídeo exemplificando como o SoapUi pode ser utilizado para fazer uma requisição a um web service. A requisição apresentada no vídeo é efetuada diretamente para o web service da SEFAZ. Na integração do Gestão Empresarial | ERP com o eDocs, a requisição deverá ser encaminhada para a porta ConsultarCadastroContribuinte do web service de integração