Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Custos - Distribuição dos Custos e Despesas

Através de critérios de distribuição pré-definidos, este processo possibilita a transferência dos valores orçados dos centros de custos indiretos para os centro de custos diretos, apropriando desta forma, os custos indiretos aos produtos.

Processos

Este processo calcula o percentual de Custo Indireto Fabricação ( CIF ), que é aplicado no cálculo do custo padrão, e o percentual de despesas fixas que é utilizado no cálculo do preço orientativo de vendas. Estes percentuais são componentes de cálculo, sendo por isso, gravados em uma tabela de componentes de cálculo informada.

O valor do orçamento é calculado à vista, mantendo a identificação da origem de todos os custos recebidos e do destino das transferências realizadas.

O cálculo dos percentuais de CIF e Despesas Fixas é feito da seguinte maneira:

Observação

Neste cálculo é considerada a parametrização do campo Compõe Despesa Fixa da natureza de gasto (F047NTG), ou seja, quando o valor desse campo está igual a S-Sim, ao realizar o cálculo, além de somar os valores dos centros de custos tipo 3, 4 e 5, também serão considerados os valores lançados em naturezas de gastos que devem compor a despesa fixa, mesmo que estes sejam centro de custos do tipo direto.

Os percentuais de CIF e Despesas Fixas além de serem calculados/alterados por este processo, podem ser cadastrados manualmente nas tabelas de componentes de cálculo.

Nota

Quando o valor a ser distribuído entre os centros de custo é arredondado pelo sistema, em alguns casos ele se torna maior do que o orçado. Se isso acontecer, algum centro de custo que tenha valor a receber terá o excedente descontado ou o restante recebido, dependendo do caso.

Considerar contas de natureza credora
Esta opção fica no botão Seleção quando utilizada a "Contabilidade de Custos" - quando esta opção estiver marcada, o valor a ser considerado para os centros de custos será composto pelo total a débito menos o total a crédito.

Este processo apenas é válido quando as contas de débito e crédito estão ligadas ao mesmo nível hierárquico e a forma de origem do valor ser igual a "Lançamentos (Rateios)".

Realizado lançamento para conta contábil débito 1.1

Conta Valor Centro de Custo Valor Rateio
1.1 5.000,00 1304 2.500,00
    1308 2.500,00

Realizado lançamento para conta contábil débito 1.2

Conta Valor Centro de Custo Valor Rateio
1.2 5.000,00 1304 2.500,00
    1308 2.500,00

Realizado lançamento para conta contábil crédito 1.3

Conta Valor Centro de Custo Valor Rateio
1.3 1.000,00 1304 500,00
    1308 500,00

Quando a opção estiver marcada, o valor a ser considerado para os centros de custos será composto pelo total a débito menos o total a crédito.

Centro de Custo Valor Rateio
1304 4.500,00
1308 4.500,00

Quando não estiver, segue o padrão, ou seja, considerar apenas os rateios a débito:

Centro de Custo Valor Rateio
1304 5.000,00
1308 5.000,00

Campos

Centro de Custo
Quando informado um centro de custo neste campo, este têm duas funcionalidades:

Tratamento do C.I.F. (Custo Indireto de Fabricação) por centro de custos
O C.I.F. poderá ser calculado normalmente, ou seja, será o mesmo para todos os centros de custos produtivos diretos, ou, utilizar uma tabela de equivalências para agrupar os centros de custos diretos em diferentes grupos.
Equivalências (Agrupamento) para gerar o C.I.F. por centro de custos

Botão "Equivalências"
Este botão acessará a tela "Custos - Equivalências de Centros de Custos".
Este botão apenas ficará visível quando houver uma tabela de equivalências ligada.

Este artigo ajudou você?