Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Custos - Produtos Mistos

Tratamento para Produtos Mistos

Na Geração de Ficha Técnica em Custos, quando existir algum produto "filho" misto (que também pode ser comprado) e que não possua ligação com Roteiro de Produção ou com um Modelo, gerará uma crítica no final do processo avisando ao usuário, mas que não impede a importação. Se o produto estiver com roteiro e modelo desligados o item será mostrado como um comprado na consulta da ficha técnica.

A importação dos produtos pais destes mistos é feita, porém para visualizar a ficha técnica é preciso assinalar a opção de considerar misto como material, senão o sistema tenta explodir o produto e dá critica que não encontrou a ficha do MISTO, que por sua vez não foi importada porque não encontrou modelo/roteiro na hora de importar. Se fosse um misto com ficha como normalmente são criados, não daria a crítica e este poderia ser considerado tanto como material quanto como intermediário. A particularidade é que o misto tem mais característica de comprado do que de produzido, pois sequer tem modelo e roteiro ligados. Inclusive, essas críticas aparecem também na tela de Consulta de Ficha Multinível na produção e no diagnóstico do produto, também na produção.

Formação de Preços
Não há problema, basta seguir os seguintes passos:

  1. Na seleção de insumos para cotação, marcar a opção "Considera misto como material" na tela de seleção. Com isso aparecerão os produtos mistos para sugerir valores;
  2. Na cotação, aprovar estes itens e na Geração do Preço Padrão processar o cálculo do preço à vista.
  3. Na tabela de Custo Padrão, marcar como "S" no parâmetro que indica para considerar misto como material.

Contabilidade de Custos:

  1. Na rotina de Geração de Movimentos e Saldos a CP (processamento de tabelas tipo 22, 23 e 24), quando a tabela tipo 22 (consumo padrão de material) é processada individualmente, tem a opção "Considera misto como material". Ao informar uma tabela tipo 24, é usado o parâmetro se "Considera misto como material" da tabela de Custo Padrão, ligada na tabela tipo 24. A opção da tela então é preenchida conforme o que está parametrizado na tabela de Custo Padrão e é desabilitada.
    Com isso, considerando misto como material, vai gerar consumo padrão de material para o produto produzido, que foi considerado como material, inclusive se ele estiver dentro de um montagem. Essa opção vem desmarcada por padrão;
  2. Na rotina de Geração do Consumo Real de Materiais, tem a opção (na tela de seleção) para indicar se deve considerar os produtos mistos como material (produto comprado). São pegos como consumo apenas os produtos comprados, conforme a parametrização (transação ou apontamentos). Quando era produto misto nunca aparecia, pois ele é do tipo P - Produzido.

Identificador de regras "FPR - 622ESCAV01" - utilizado para esconder as críticas de aviso quando um produto misto não tem roteiro ou modelo ligado. Essas críticas não impedem a importação. Outra função desse identificador permite gerar críticas só por produto, sem repetir para todas as derivações.

Este artigo ajudou você?