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Distribuição de Títulos para Recuperação de Crédito

Esta documentação contém conceitos, informações e parametrizações comuns aos processos automáticos 122, 123, 124 e 125, além da tela Recuperação de Crédito (F320RCR), apresentando informações pertinentes aos processos automáticos e à tela.

A rotina contempla distribuição de títulos para operadores ou assessorias de cobrança e devolução dos títulos destas entidades para a empresa. É executada principalmente através de processo agendado, por oferecer melhor performance, devido a possibilidade de paralelização do processamento em várias instâncias. A tela implementada serve para interações rápidas como mudanças de operador ou assessoria de uma fase, devolução de determinados registros e processos mais rápidos do dia a dia.

Para isso, existem 04 rotinas que podem ser parametrizadas por processos agendados:

A tela Recuperação de crédito (F320RCR) realiza os mesmos processos, podendo-se selecionar "Visualizar/Devolver" ou "Distribuir" e ao mostrar são preparados os registros (respectivamente os processos 122 e 124), e ao processar são efetivamente distribuídos os registros para cobrança (respectivamente os processos 123 e 125).

Tanto nos processos de devolução/distribuição (123 e 125) quanto na tela, o processamento dos dados é realizado por cliente. Ou seja, o processo não distribuirá títulos do mesmo cliente para operadores/assessorias diferentes dentro da mesma empresa.

Funcionamento das Rotinas

Primeira Parte

Tecnicamente, existe uma rotina que prepara quais títulos devem ser distribuídos. Esta rotina recebe alguns parâmetros de entrada e dentre eles, obrigatoriamente, a filial base dos parâmetros, a data base para seleção dos parâmetros e o tipo de data que será considerada para seleção (no caso do processo automático).

São carregados todos os títulos de uma empresa, baseando-se nos parâmetros de uma filial, e podendo ser filtrado por cliente.

Há 3 variáveis extremamente importantes que são alimentadas dentro das tabelas que controlam a rotina:

  1. Índice: (INDICE) – é gerado com base em um ranking realizado na seleção, que agrupa os títulos vencidos, e este índice é o código do cliente.
  2. Sessão: (NUMSEC) – é inicializada com base na sessão de conexão capturada do banco de dados. A sessão serve para ser transportada de uma parte da rotina (quem dispara), para quem executa a mesma. Ela também é utilizada na tela, para guardar a sessão do usuário que está executando o processo, de forma que se vários usuários estiverem fazendo alguma distribuição manual em tela, a sessão será diferente para cada um dos usuários e um não vai interferir no trabalho do outro.
  3. Origem: (ORIGEM) – serve para controlar se o processo está sendo executado de forma automática ou via tela. Possui quase o mesmo papel da sessão, porém tem uma segunda utilidade para que, caso haja sobreposição de sessão no momento da execução e ela já tenha sido distribuída, mesmo assim seja possível excluir os índices processados das tabelas temporárias utilizadas nos processos.

Estes processos criam e alimentam uma série de tabelas por conta própria. Com essas tabelas alimentadas, é possível seguir adiante com o processo, seja via processo agendado ou via tela.

A rotina (processo automático 122 ou "mostrar" da tela com a opção "distribuição") baseada em parâmetros de entrada, dispara a preparação da distribuição conforme essa documentação.

Exemplos de cadastramento do processo 122

Parâmetros utilizados:

TIPODATA = identifica se deve usar uma data fixa ou se deve usar a data de hoje.

FILPAR= filial de onde serão lidos os parâmetros.

Segunda Parte

Há uma rotina (processo automático 123 ou "processar" da tela com a opção "distribuição") que está preparada para consumir os registros selecionados (na rotina 122 ou no mostrar da tela) e distribuí-los conforme a parametrização cadastrada para a filial referência.

Na tela, o processamento é feito de forma linear índice por índice, ou seja, cliente após cliente selecionado.

Para o processo automático a rotina recebe como parâmetros de entrada minimamente a quantidade de instâncias que se deseja utilizar para o processamento em paralelo e a quantidade de registros que deve ser processado por instância.

Estes parâmetros devem ser avaliados conforme a disponibilidade de instâncias existentes para o ERP no ambiente a ser executado e também conforme a capacidade de processamento das instâncias e do banco de dados neles instalados.

Exemplos de cadastramento do processo 123

Parâmetros utilizados:

INSTANCIAS - Numero de envios simultâneos, quantidade de instâncias que serão utilizadas para processar (quantos pacotes devem ser enviados).

TAMANHOLOTE - Qual o tamanho do pacote, quantos índices por pacote serão processados.

TEMPOLIMITE - Tempo limite para que o registro seja reprocessado (em segundos).

Quando a distribuição é iniciada, ocorre o processamento de um índice por vez, ou seja, um cliente identificado com pelo menos um título em atraso.

Com a leitura das tabelas preparadas no primeiro passo, é realizada a distribuição índice a índice. Para cada índice processado é realizada a atualização no banco de dados, e em seguida a rotina apaga os registros referentes ao índice processado das tabelas relacionadas a distribuição.

O processo de devolução segue a mesma lógica: rotina 124, que prepara a massa de dados e rotina 125, que consome a massa de dados.

Identificador de Regras

Existe também a possibilidade de associar o uso de uma regra, através do identificador CRE-320DTGER01, que permite que seja manipulada a instrução SQL para adicionar filtros aos títulos que serão selecionados para envio ou para devolução, e esta regra é acessível tanto nos processos automáticos que preparam os dados (122 e 124) quanto no mostrar da tela com base na opção selecionada.

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