Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
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F900BOP - Baixa de O.P. e apontamento de Defeitos

Conceito

Finaliza a ordem de produção, dá entrada do produto no estoque de produtos acabados e aponta os defeitos de fabricação nos movimentos por estágio ou operação.

A opção Forçar Fim OP encerra automaticamente a OP mesmo que o total produzido seja inferior que o programado, impossibilitando de finalizá-la parcialmente.

Observação

Esta tela não está disponível no sistema quando na tela "F070EPR", o indicativo de parada por equipamento esteja ativo na empresa (E070EPR.IndPre = 'S').

Nota

Se o sistema estiver parametrizado para a geração do bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela, garantindo a correta geração de informações do arquivo, conforme guia prático. Confira estas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).

Processo

Após mostrar na grade a(s) OP(s), marque e informe a quantidade de 1ª, 2ª, 3ª Qualidade ou Refugo (se houver) e nº do Lote para o controle no estoque, se necessário. No caso de apontamento de quantidades de 2ª, 3ª Qualidade ou Refugo, verificar procedimentos para possibilitar o apontamento destas quantidades, no exemplo dado com um Produto Reaproveitado.

Também a Unidade de Medida dos produtos de 2ª, 3ª Qualidade e Refugo podem ser diferente do produto Titular. Ver Baixa de Produtos Não-conformes.

Para as origens que movimentam por Operação existe a opção de Baixa de Componentes quando Finalizar a OP.

O Centro de Custos é sugerido na grade quando informado no cadastro do Depósito.

Apontamento de OP de reprocesso

Quando houver um apontamento de produção em uma OP de reprocesso que possui movimentos de estoque, utilizando uma transação de saída de estoques por reproceso e com o campo OP de Reprocesso Movimenta Estoque, dos Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR), definido com "Sim":

Campos

O.P.
Indica as OPs que serão finalizadas. Ao definir um grupo de OPs para processar o movimento de finalização/fim, todas as OPs deverão possuir o mesmo estágio de finalização, caso contrário será apresentada uma mensagem e a baixa das OPs não será realizada.

Depósito
Indica o depósito do estoque onde deve ser feito a entrada do produto da OP. Este depósito é sugerido nas OPs da grade "O.P. para Baixa". Caso não for informado, será sugerido da seguinte forma:

Observação

Caso o depósito informado possua integração com o WMS WIS, será realizado o processo de solicitação de armazenamento ao WMS.

Lote
Código do Lote.

Data/Hora
Data e hora de entrada no estoque.

Forçar Fim
Finaliza a Ordem de Produção independente do total realizado na produção.

Turno
Indique o Turno de trabalho para finalizar a OP. O Turno de trabalho deve estar previamente cadastrado para o estágio da operação.

Observação

Um mesmo movimento não pode estar inserido em mais de uma "versão" de turno, exemplo: caso  tenha uma "versão" com validade até 31/12/2012 e outra com validade posterior, ou seja, se houver um movimento nesse turno iniciado no dia 30/12/2012 e terminado 02/01/2013, ele terá duas "versões". Essa limitação existe porque o sistema não saberia qual das duas "versões"  usar para calcular o tempo despendido no movimento. Neste caso, deverá ser apontado o fim do movimento no dia 31/12/2012 e abrir um novo movimento no dia 01/01/2013 (este último então terminando no dia 02/01/2013), assim cada movimento estaria dentro de uma "versão" do turno e poderia ser calculado normalmente.

Grade O.P.para baixa

A opção Forçar Fim OP encerra automaticamente a OP mesmo que o total produzido seja inferior que o programado, impossibilitando de finalizá-la parcialmente.

Após mostrar na grade a(s) OP(s), marque e informe a quantidade de 1ª, 2ª, 3ª Qualidade ou Refugo (se houver) e nº do Lote para o controle no estoque, se necessário. No caso de apontamento de quantidades de 2ª, 3ª Qualidade ou Refugo, verificar procedimentos para possibilitar o apontamento destas quantidades, no exemplo dado com um Produto Reaproveitado.

Ao finalizar OP's de produtos que tenham inspeção associada na última operação/estágio, somente será obrigatório informar um depósito de inspeção caso a filial tenha o valor "S" (Sim) no campo indicativo de controle de inspeções, na tela F100PGQ.

Importante

Não é possível realizar a baixa de componentes que tiveram o status alterado para "Inativo", após a criação da O.P. Quando houver algum componente nesta situação no momento da baixa, ele é desconsiderado e será gerada uma observação, nas observações da OP, informando que a baixa não foi realizada, pois o componente estava inativo.

Botões

Leitura
Permite que a quantidade a ser apontada possa ser obtida de uma balança. 

Identificadores de regras

CHA-900BCCDE01 - com esse identificador cadastrado, ativo e ligado a uma regra, é possível definir qual o centro de custo a utilizar nos movimentos de finalização de O.Ps.

CHA 909DDTMF01
CHA 900REATF01
CHA 900DNBMO01
CHA 900BCCDE01
CHA 900NPDPB01
CHA 900DTCOP01

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