Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Finalização de O.P. > Forçar Fim do Estágio/Operação

F900FFO - Forçar fim do Estágio/Operação

Permite forçar o fim de um estágio ou operação mesmo que a quantidade finalizada não tenha atingido a quantidade prevista.

Como o sistema permite incluir uma nova operação (sequência do roteiro) na O.P., dará condições de distribuir esta etapa do processo para duas ou mais operações (resolução de gargalos ou problema na operação original), porém, cada operação consistirá o mesmo total previsto.

Caso não utilizar este processo de forçar o fim do estágio/operações, as quantidades dessas operações permanecerão eternamente em aberto, após a realização da Quantidade Prevista.

Outro momento em que este processo de forçar fim pode ser utilizado, é quando resolve-se produzir uma quantidade menor que a prevista desde a primeira operação apontada.

Notas

Se o sistema estiver parametrizado para a geração do bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela, garantindo a correta geração de informações do arquivo, conforme guia prático. Confira estas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).

Quando o campo OP de Reprocesso Movimenta Estoque, dos Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR), estiver definido com "Sim", não é possível forçar o fim do estágio/operação da OP de reprocesso.

Processo

Para visualizar as informações na grade "Estágios/Operações em Aberto", pode-se informar os campos no cabeçalho da tela para realizar um filtro, ou seja, trazer por exemplo, apenas produtos de determinada origem, ou com desvio de produção entre um percentual e outro.

Caso clicar no botão Mostrar sem informar campos no cabeçalho da tela, irá exibir todos os estágios/operações em aberto.

Campos

Origem
Origem do produto.

Estágio
Estágio de produção.

Desv. Prod. Mín. e Máx.
Desvio de produção mínima e máxima que representam quanto em percentuais a "O.P." finalizou com quantidade menor que a prevista.
Nestes dois campos será possível realizar um filtro entre um percentual e outro.
Exemplo de desvio: gerada uma O.P. com 100 unidades previstas para produção, mas foram apontadas apenas 90 unidades. Nessa situação, a O.P. não finalizou porque ainda não atingiu a quantidade prevista. Com isto, será necessário forçar o fim da operação/estágio, pois houve um desvio de 10% na produção.
Esta visualização do desvio, também auxilia para gerenciar se há muito ou pouco desvio de produção entre o que foi apontado na O.P. e o que deixou de ser apontado.

Data Ger. O.P.
Filtra ordens de produção geradas no período informado.

O.P.
Ordens de produção.

Seq. Roteiro
Sequência do roteiro.

Grade Estágios/operações em aberto

Nesta grade serão exibidas as ordens de produção que estão em aberto e conforme filtros informados no cabeçalho da tela. Caso não informados, irá exibir todas as O.Ps.
Nesta grade é possível visualizar o percentual de desvio da produção, que é o percentual de diferença entre a quantidade prevista e a movimentada.

Campos

Qtd. Incorp.
Apresenta a quantidade de produtos incorporados na OP. O valor exibido é em relação a unidade de medida do produto final da ordem de produção.

Botões

Processar
Ao clicar neste, será forçado o fim da O.P. deixando o estágio/operação na situação finalizada.

Parâmetros globais

Nome Descrição
IndOpRepr Indicativo se o sistema deverá consistir se existe OP de reprocesso vinculada aberta ao finalizar a OP.

Identificadores de regra

CHA 900CFFOP01

Este artigo ajudou você?