Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F140VCB - Pedidos e Notas Fiscais via Código de Barras - detalhes

Campos

Tipo Emissão
Informar se deve ser gerado Pedido ou Nota Fiscal de Saída ao final do processamento.

Série NF
Informar a Série da Nota Fiscal de Saída. Caso o Tipo de Emissão for Pedido esse campo não será habilitado.

Cliente
Informar o Cliente. Após a escolha do Cliente serão sugeridos automaticamente os valores padrões para Tab.Preço, Cond.Pgto e Forma Pgto, caso existam.

Caso o cliente não possua sequências de Endereço de Entrega e Endereço de Cobrança este dois campos estarão desabilitados, caso contrário o usuário deverá informar.

Após a escolha do Cliente alguns campos ficarão desabilitados (Tipo de Emissão e Série NF) não permitindo mais alterações. Caso seja necessário alterar algum desse valores deve-se iniciar o processo utilizando o botão Cancelar.

Tab.Preço
Informar a tabela de preço. A tabela de preço será utilizada para cada produto scaneado, caso for alterada no meio do processo ficará valendo apenas para os próximos produtos a serem scaneados.

% Desconto
Informar o % de Desconto. O % Desconto será utilizado para cada produto scaneado, caso for alterado no meio do processo ficará valendo apenas para os próximos produtos a serem scaneados. Atenção: Percentual informado será adicionado ao percentual de desconto já existente na tabela de preços.

Cond. Pgto
Informar a Condição de Pagamento. Quando modificado com itens já scaneados os valores poderão mudar, pois serão recalculados.

Forma Pgto
Informar a Forma de Pagamento. Quando modificado com itens já scaneados os valores poderão mudar, pois serão recalculados.

Endereço Entrega
Informar o Endereço de Entrega. Caso o cliente não possua sequências de Endereço de Entrega este campo estará desabilitado, caso contrário o usuário deverá informar.

Endereço Cobrança
Informar o Endereço de Cobrança. Caso o cliente não possua sequências de Endereço de Cobrança este campo estará desabilitado, caso contrário o usuário deverá informar.

Campos Inclusão de Produtos

Quantidade
Informar a quantidade do produto a ser scaneado. A quantidade default é 1 (um). Caso seja alterada para um determinado produto, logo após a leitura a quantidade voltará novamente para um. Não será aceita quantidade zerada.

Cód. Barras Livre
Informar (scanear) o Código de Barras Livre.

% ICMS Simples Nac.
O percentual do ICMS Simples Nacional apenas será utilizado quando o tipo da emissão for "nota fiscal".

Observação

Este campo apenas estará disponível quando o campo Código do Regime Tributário, da filial (F070FEF), estiver parametrizado como "1 - Simples Nacional" ou "2 - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta" e a transação da nota fiscal de saída estiver configurada para calcular o valor do ICMS.

Ao fazer a leitura ou digitação de um item de produto o sistema verifica se este já não foi lido, caso sim será somado 1 a quantidade já informada para o mesmo, ou seja os itens repetidos serão agrupados. Esse agrupamento é feito quando o produto é informado via código de barras, tanto na grade como no campo de Cód.Barras, de acordo com o campo Sempre insere novo item da tela F140SEL (associada ao botão Sel.Campos). Caso o usuário informe diretamente na grade o Produto/Derivação esse agrupamento não ocorrerá.

Esta tela poderá trabalhar com "N" códigos de barras. Para isso foi disponibilizado um novo campo para conter um código de barras sem consistência, no qual poderá ser informado qualquer tipo de código de barras, sendo que quando o sistema fizer a leitura do código do produto ele irá procurar neste campo e não no campo existente hoje (EAN13).

Lembrando que nas telas de cadastro de produto (onde possuem geração de Código de Barras) poderá ser feita a inclusão do novo campo de Código de Barras Livre.

Sempre que for gerado um novo Código de Barras EAN13, o mesmo será sugerido para o Código de Barras Livre.

Quando for feita a leitura de um código inválido o sistema automaticamente irá abrir a pesquisa de produto para que o usuário selecione um código válido. Neste caso a digitação do item é feita na grade e não será feito o agrupamento deste item.

Grade
É permitido excluir itens inseridos na grade. Os Percentuais que poderão ser informados na grade deverão estar entre 0 (zero) e 100.

Complemento
Exibi a descrição do Produto que está selecionado na Grade.

Itens
Exibi o número de itens da Grade.

Quantidade Total
Exibi a quantidade total de produtos da Grade.

Valor Total
Exibi o valor total de produtos da Grade.

Foto
O espaço reservado para a imagem do produto será sempre um quadrado, sendo ajustado conforme o redimensionamento da tela. Poderá ocorrer de algumas imagens aparecerem distorcidas. Isso acontecerá quando a imagem original não for um quadrado exato. Para visualizar a imagem no seu tamanho e dimensão original pode-se utilizar o botão Ampliar. A foto mostrada na tela para o produto sempre corresponde a sequência 01 do cadastro de fotos.

Observação

Quando for utilizado o Leitor via porta serial, todas as mensagens de erro serão desviadas para o campo Observação. Isso foi implementado por incompatibilidade com o leitor. Esse campo é somente leitura.

Botão Sel. Campos
Através dele é possível personalizar a grade, retirando os campos que não deseja visualizar. Também é possível retirar a foto do produto. Campos da grade que apareceram como default: [ Cód. Barras Livre / Produto / Derivação / Qtd Pedida / Preço / %Desconto / Valor Líquido ]

Observações Importantes

As rotinas utilizadas nesta tela são as mesmas das telas convencionais de geração de Nota Fiscal Saída e Pedido, sendo assim, não é necessária uma parametrização específica.

Pode-se utilizar para a leitura do códigos de barras tanto Leitores via teclado como Leitores via porta serial.

A Nota Fiscal de Saída assumirá a "Condição de Pagamento" e "Forma de Pagamento" informada no cabeçalho.

A impressão do Pedido e das Nota Fiscais de Saída seguem os mesmos padrões de configuração das telas convencionais.

A data de emissão do Pedido e da Nota Fiscal de Saída será a data atual do sistema.

Tanto na geração do Pedido como da Nota Fiscal de Saída será perguntado ao usuário se ele deseja imprimir.

Este artigo ajudou você?