Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada - Ajuste de Balança

Objetivo

Tratamento da quantidade de ajuste de balança na nota fiscal de entrada. Esta rotina consiste em permitir ao usuário tratar as situações em que a quantidade lançada na nota fiscal de entrada não é exatamente a quantidade pesada na balança, devido a fatores externos tais como percentual de umidade, volatilidade e outras características pertinentes ao produto ou ao ambiente.

Processos

Campos utilizados:

Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP) - E070FIL.CPRTEA (Transação padrão de entrada de estoque por ajuste de balança) e E070FIL.CPRTSA (Transação padrão de saída de estoque por ajuste de balança)

Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE) - E440IPC.QTDAJB (Quantidade de Ajuste de Balança para Efeito de Estoque).

Caso a filial não possua uma das duas transação (entrada ou saída) para ajuste de balança o campo Qtde. Ajuste Balança estará desabilitado na grade de produtos. Este campo também foi incluído na tela de seleção de campos, e por padrão sempre será inicializado como escondido, cabendo ao usuário disponibilizá-lo.

Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques (F070FES) - F070EST.VMABAL (Valor para o movimento de ajustes de balança) deverá estar definido como P (proporcional).

Rotina

Ao informar a Qtde. Ajuste Balança algumas consistências são feitas:

Quando o valor do campo Qtde. Ajuste Balança É NEGATIVO:

Quando o valor do campo Qtde. Ajuste Balança é POSITIVO:

O conceito é permitir que seja informada uma diferença na quantidade da nota fiscal de entrada e a quantidade efetivamente recebida. As transações de estoque servem para dar entrada ou saída do estoque, gerando um segundo movimento denominado ajuste de balança.

Idenfiticadores de Regras

Foi disponibilizado o identificador de regras CPR-440LEQTD01, cujo objetivo é no momento da digitação do item na nota fiscal de entrada permitir leitura de balança ou qualquer outro procedimento específico do usuário. A variável de retorno da regra servirá para alimentar o novo campo criado (E440IPC.QTDAJB - Quantidade de Ajuste de Balança para Efeito de Estoque).

Este identificador será executado sempre que a quantidade de estoque da nota for alterada por algum dos eventos abaixo:

Será o passadas para o identificador as quantidades:

Observações

Este artigo ajudou você?