Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Retorno Componentes env. p/ industrialização

F440NRI - Nota Fiscal de Entrada de Retorno de Componentes enviados para Industrialização

Esta rotina permite que após a entrada de uma nota fiscal de produtos industrializados e fechamento da mesma, o usuário possa gerar uma nota de entrada dos componentes que foram enviados para a fabricação desse produto.

Nota

Se o sistema estiver parametrizado para a geração do bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela, garantindo a correta geração de informações do arquivo, conforme guia prático. Confira estas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).

Processos

Após o fechamento da nota fiscal de entrada de produtos "Tipo 4" (produtos produzidos por terceiros que utilizam componentes enviados), será solicitado ao usuário se o mesmo deseja gerar a nota fiscal de entrada dos componentes enviados para a fabricação.

Caso o usuário não confirme, nada será feito.

Caso ele desejar gerar a nota, então será chamada a tela de geração da nota fiscal de retorno dos componentes enviados para industrialização.

Através dos produtos retornados na nota de entrada, será possível buscar pela sua estrutura, quais os componentes são utilizados na sua fabricação.

Com os componentes é possível chegar até as notas fiscais de saída (tipo "3" Notas de Remessa para Industrialização), nas quais foram remetidos os componentes, e que ainda possuam quantidades a serem devolvidas. Essas notas serão sugeridas para o usuário por ordem de data de emissão.

Quando o sistema efetuar a busca e encontrar notas de saída correspondentes, a cada item da nota de entrada dos produtos será chamada uma subtela mostrando todas as notas de saída localizadas para aquele determinado produto e que ainda tenham quantidade disponível para devolução O usuário então poderá selecionar somente as notas que desejar e, se necessário, ajustar as quantidades. Clicando em "OK", o sistema trará para a tela principal somente as notas selecionadas, podendo, ainda, depois desse processo, o usuário alterar as quantidades e inserir novas notas fiscais que ainda tenham quantidade a devolver. Caso o sistema não encontre as notas de saída de componentes (isso pode acontecer se o cliente não possuir toda a estrutura do produto definida) então o usuário poderá informar as notas correspondentes.

A partir do momento que é gerada uma nota fiscal entrada de retorno de componentes, a ligação da mesma com uma nota de produto é armazenada em uma tabela de ligação, para permitir que possa ser feita uma consulta das notas que estão relacionadas.

Há algumas alterações nas situações que o sistema permite:

Exclusão: se for excluído um item de uma nota de componentes, o sistema irá atualizar a tabela de ligação, excluindo a ligação para aquele item que está sendo retirado da nota fiscal, ou, se for excluída a nota, serão excluídas todas as ligações para a mesma. Não será possível excluir um item de uma nota de produtos, pois a mesma já está fechada.

Cancelamento: será possível cancelar normalmente uma nota de componentes, pois isso não trará nenhuma consequência em relação à nota dos produtos. Porém, ao cancelar uma nota de produtos, o sistema irá cancelar todas as notas de componentes relacionadas à mesma, para que possa se ter o controle sobre as quantidades já devolvidas e ainda possíveis de devolução.

Reabilitação: não será possível reabilitar notas dos produtos que possuam ligações, porém será possível reabilitar notas dos componentes.

As ligações somente serão possíveis de serem realizadas, se a nota fiscal de entrada dos produtos for uma nota do tipo "4" (Retorno de Industrialização), não sendo possível ligar os componentes à notas de outro tipo.

A tela poderá ser acessada a partir de sugestão do sistema, quando do fechamento de uma nota fiscal de produtos de tipo "4", ou a partir do menu.

Se a tela for chamada a partir do menu, o usuário deverá informar o fornecedor, a série da nota fiscal de entrada dos produtos e seu número para que possa ser feita a consulta.

Para a geração da nota, o usuário deverá informar o número da nota de entrada dos componentes, série, data de emissão, data de entrada, e transação de produtos.

Identificadores de Regras

Módulo Código
CPR 000CONIT01
GER 000HFOAU01

Observação

Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.

Este artigo ajudou você?