Processo automático 45 - Geração de Ordem de Compra Via Solicitação
Processo destinado a geração de ordens de compra via solicitação.
O retorno poderá ser:
- ERRO no processo
- o processo foi executado com sucesso e é gerado um LOG das Ordens de Compra geradas
- caso o processo não tenha sido encontrado
Processos
Quando usado o Processo via Agendador, o modelo de impressão que for utilizado deverá ter uma parametrização especial, ele não poderá exibir em tela no meio do processo, isso porque o processo via agendador não sofre intervenções do usuário.
Para proceder a impressão corretamente quando a mesma for parametrizada deverá ter obrigatoriamente ligado e ativo a tela apenas um modelo não importando sua sequência. Existindo mais de um modelo ativo ligado ou nenhum modelo ligado a esta tela será gerada uma mensagem de LOG. Se houver só um modelo ativo ligado a essa tela será executada diretamente a impressão
Parametrização do modelo de relatório para não visualizar relatório em tela
- Declaração: SelecionaImpressora(Alfa pNomeImp);
- Parâmetros: PNomeImp: Campo, Valor ou Variável alfanumérica que contém o nome da impressora a qual imprimirá o modelo do relatório.
- Objetivo: Esta função possibilita definir uma impressora para o modelo a ser impresso.
- Utilização da Função (dependentes):
Observações
- pode-se passar o nome da impressora completo ou apenas parte dele. O nome da impressora é o nome dado à ela quando da instalação da impressora.
- é importante lembrar que, nas regras, deve-se colocar duas barras para cada barra desejada. Esta função deve ser definida na Pré-Seleção do modelo.
- nas Propriedades e Eventos do Modelo Gerador, guia Propriedades, item Formato de Saída (tela Parametrização de Saída), selecionando Impressora, aparecerá o parâmetro Solicitar Impressora que define a chamada ou não da tela de seleção de impressoras quando da impressão do relatório.
Utilização desta tela via Agendador
A partir do momento que o agendador estiver configurado e funcionando, acessar o cadastro de processos automáticos e cadastrar um novo tipo de processo automático na página Rotina da seguinte forma:
- Tipo Processo: 4 (Rotina)
- Rotina Gestão Empresarial | ERP: 45 (Geração de Ordem de Compra via Solicitação)
- Parâmetros da Rotina:
CodFor = {Código do Fornecedor} - Possui abrangência e é um parâmetro obrigatório para a execução do processo.
CodCpg = {Condição de Pagamento}
TnsPro = {Transação de Produto} - É sugerido do 'Cadastro/Filial/Compras - Compras 1', mas pode ser alterada.
TnsSer = {Transação de Serviço} - É sugerido do 'Cadastro/Filial/Compras - Compras 1', mas pode ser alterada.
Selecao = {0=Produtos, 1=Serviços, 2=Todos} A opção 2 (Todos) é Default (Padrão).
Preco = {Seleção do preço para a Ordem de Compra: 0 (Última Cotação), 1 (Tabela de Preço), 2 (Preço Médio), 3 (Preço da Última Entrada), 4 (Preço da Solicitação), 5 (Contrato de Abastecimento), 6 (Contrato de Abastecimento - Consiste quantidade), 7 (Regra)} - A opção 0 (Última Cotação) é Default.
- Última Cotação: seleciona preço unitário e algumas informações da cotação aprovada mais recentemente.
- Tabela de Preço: seleciona preço e desconto da tabela de preço do fornecedor.
- Preço Médio (somente Produtos) - E075DER.PREMED
- Preço da Última Entrada (somente Produtos) - E075DER.PREUEN
- Preço da Solicitação: E405SOL.PRESOL
- Contrato Abastecimento: busca o preço junto a um contrato de compras de tipo 9, desde que exista uma solicitação com os mesmos itens do contrato.
- Regra: Permite sugerir valores de um item de produto ou serviço de uma Solicitação via regra para geração de Ordem de Compra.
AprovMultNivel = { 0 (ANA-Análise), 1(PRE-Preparação)} - A opção 0 (ANA-Análise) é Default.
OcpFec = {Gerar Ordem de Compra fechada? - 0 (Não), 1 (Sim)} - A opção 0 (Não) é Default.
EnviarEmail = {Enviar e-mail para os fornecedores após o fechamento das OC's? - 0 (Não), 1 (Sim)} - A opção 1 (Sim) é Default.
Agrupa = { Agrupar itens iguais? - 0 (Não), 1 (Sim)} - A opção 0 (Não) é Default.
AproveitarSaldo = {Aproveitar saldo das Solicitações? - 0 (Não), 1 (Sim)} - A opção 0 (Não) é Default.
TemPar = {Possui parcelas especiais? - 0 (Não), 1 (Sim)} - A opção 0 (Não) é Default.
SepFil = {Separar por filial? - 0 (Não), 1 (Sim)} - A opção 0 (Não) é Default.
Impressao = {Exibir opção de impressão ao processar? - 0 (Não), 1 (Sim)} - A opção 0 (Não) é Default.
DatEmi = {Data de Emissão da solicitação}
CodFil = {Filial da solicitação} - Possui abrangência.
NumSol = {Número da Solicitação} - Possui abrangência.
CodFam = {Código da Família} Possui abrangência.
CodPro = {Código do Produto} Possui abrangência.
CodDer = {Código da Derivação} Possui abrangência.
CodSer = {Código do Serviço} Possui abrangência.
UsuSol = {Usuário Solicitante} Possui abrangência.
UsuRes = {Usuário Aplicação} Possui abrangência.
CodUsu = {Usuário Geração Solicitação} Possui abrangência.
CcuRes = {Centro de Custo Aplicação} Possui abrangência.
CodAgp = {Grupo Compras} Possui abrangência.
NumCtr = {Número do Contrato} Possui abrangência.
CodTns = {Filtro pela Transação} Possui abrangência.
Ordenacao = { 0 (Solicitação), 1 (Produto/Serviço), 2 (Produto/Serviço/Período de Produção), 3 (Complemento Produto/Serviço),
4 (Data Previsão de Entrega), 5 (Data Geração Solicitação), 6 (Data Limite para Compra) e 7 - Produto/Serviço/Solicitação/Contrato}.
* a opção 1 (Produto/Serviço) é padrão
Observações sobre o funcionamento da tela Via Agendador
- devido a não haver intervenção direta do usuário durante o processo, todos os produtos e serviços envolvidos deverão obrigatoriamente ter ligação Produto X Fornecedor, neste caso a opção de seleção que indica Somente Produtos e Serviços com Ligação ao Fornecedor é automática.
- caso não tiver a parametrização especial para o modelo quando estiver parametrizada a impressão o processo ficará parado com a visualização do relatório em tela esperando por uma intervenção do usuário.
- todos os LOGs referentes a execução do processo podem ser analisados na consulta de Logs dos Processos Automáticos. As mensagens de Log para essa tela via Agendador poderão estar em dois formatos:
- Processo OK – Processo executado com sucesso.
- Processo ERRO – Aconteceu um erro ao executar o Processo, verificar o LOG.