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F210EMA - Cadastro de Estoque Mínimo Automatizado
Tela responsável pela configuração da análise de estoque mínimo automatizado. A configuração ocorre por empresa, onde é criado um processo automático individualmente ao processar a tela. O processo automático é criado com a rotina sapiens 177 – Análise de Estoque Mínimo Automatizado e é agendado no primeiro horário disponível após a meia noite.
A análise permite o ajuste automático do estoque mínimo e estoque de reposição dos produtos ao avaliar o desempenho de cada item em um determinado período.
Caso o produto esteja apresentando uma média de vendas maior que o estoque mínimo atual do item, o mesmo pode ser reajustado, evitando quebras de estoque. O mesmo ocorre também para os produtos que estão deixando de vender e que podem sofrer uma redução deste estoque mínimo, reduzindo assim custos com estoques de mercadorias.
A funcionalidade de estoque mínimo automatizado está disponível no ERP XT a partir das versões 5.10.4.35 e 5.10.3.89.
Processos
Definição do novo valor do estoque mínimo
O novo valor do estoque mínimo para o produto é baseado na média das vendas líquidas realizadas no período do qual a análise de estoque mínimo automatizado é executada.
Neste processo são consideradas as vendas - devoluções - cancelamentos, e divide-se pelo período analisado, caso a rotina esteja parametrizada para desconsiderar os Outliers, estes meses excluídos também são subtraídos na divisão. Com o valor da média das vendas encontrada, o valor do estoque mínimo atual do produto é submetido às faixas de evolução do estoque mínimo onde é verificada a faixa da qual o produto se enquadra, tendo assim os percentuais de aumento e redução dos quais o produto pode ser ajustado.
Para termos mais clareza neste processo e entendermos de forma mais detalhada, veremos a seguir alguns cenários de exemplo, abaixo, considerando as seguintes informações:
Data de execução da rotina: 10/08/2024
|
Parametrizações
Parâmetro |
Valor |
Maturidade do produto (dias)
|
90 |
Período análise (meses) |
6 |
Meses de exceção |
Jan, Jul |
Desconsiderar outliers |
Não |
Faixa de evolução do estoque mínimo
ID |
Min. Inicial |
Min. Final |
% Redução |
% Aumento |
Data Geração |
Usuário Geração |
1 |
1 |
5 |
80 |
100 |
01/03/2024 |
mercado1 |
2 |
6 |
20 |
20 |
40 |
01/03/2024 |
mercado1 |
3 |
21 |
30 |
20 |
30 |
01/03/2024 |
mercado1 |
4 |
31 |
50 |
20 |
30 |
01/03/2024 |
mercado1 |
5 |
51 |
100 |
20 |
30 |
01/03/2024 |
mercado1 |
6 |
101 |
999.999 |
20 |
30 |
01/03/2024 |
mercado1 |
Produtos analisados
Produto |
Data de Cadastro |
Deposito: Dep01 |
Mínimo Atual |
Novo Mínimo Atualizado |
Qtd. Múltipla |
Caneta |
10/10/2023 |
Participa |
10 |
13 |
|
Lápis |
05/02/2024 |
Não participa |
20 |
|
|
Borracha |
10/10/2023 |
Apenas aumento |
5 |
10 |
|
Caderno |
03/03/2024 |
Apenas redução |
10 |
|
|
Régua |
10/10/2023 |
Participa |
10 |
|
5 |
Apontador |
10/07/2024 |
Participa |
10 |
|
|
Tesoura |
01/10/2022 |
Participa |
30 |
35 |
5 |
Execução da rotina
Produto Caneta
Mês |
Total de Vendas |
Devoluções e Cancelamentos |
Líquido |
Média |
Dez |
1 |
0 |
1 |
|
Fev |
30 |
5 |
25 |
|
Mar |
20 |
9 |
11 |
|
Abr |
19 |
1 |
18 |
|
Mai |
15 |
0 |
15 |
|
Jun |
10 |
2 |
8 |
|
Total |
95 |
17 |
78 |
78/6 = 13 |
Nota
Observe que a rotina que está sendo executada no mês de Agosto, possui dois meses considerados como exceção, que são os meses de Janeiro e Julho, portanto estes meses não serão considerados, e tem como período de análise a definição de 6 meses. Diante disso o período de analise inicia no mês de Dezembro do ano anterior pulando os meses de Janeiro e Julho, totalizando 6 meses para análise.
Para iniciar a análise do produto é validado o seu tipo de participação da análise. Neste caso o produto Caneta está parametrizado como "P - Participa" (E210EMA.ParEma = "P"), significando que este produto pode tanto aumentar como reduzir a quantidade do estoque mínimo.
Caso esteja configurado para Desconsiderar outliers, neste momento também é realizada a remoção dos meses considerados como outliers, e para isso é aplicado o cálculo de Desvio Padrão sobre as vendas mensais. Neste primeiro cenário a opção está inativa (E210EMA.DesOut = "N"), portanto não realizará este cálculo. Na seção "Cálculo Outliers" temos exemplos para este cenário.
Realiza-se então a média de vendas no período, contabilizando o total de vendas e desconsiderando as quantidades dos produtos que foram devolvidos e cancelados. Sendo assim somam-se todas as saídas, subtrai todas as devoluções e cancelamentos, e divide o resultado pelo período analisado, sendo neste cenário: 6 meses.
Após obter a média das vendas calculada, é identificada em qual faixa de evolução o produto se enquadra. Com isso, submete-se o valor do estoque mínimo atual do item na tabela de faixa de evolução de estoque mínimo automatizado, onde, observa-se que o estoque mínimo do item é 10, se encaixa na faixa 2, onde se posiciona entre os valores de Min. Inicial que é igual a "6" e Min. Final que é igual a "20".
Estando dentro de uma faixa de valor, o próximo passo é verificar se o novo valor sugerido está dentro do percentual permitido para aumento (considerando que o estoque atual é de 10 e vai passar para 13). Diante disso verifica-se o campo % Aumento pois o item está aumentando a quantidade, e neste parâmetro temos o valor de 40%, ou seja, para esta análise o máximo permitido para aumento do campo estoque mínimo é o valor de 14 (10 + 40% = 14). Com isso o novo valor de 13 para a quantidade mínima do estoque está dentro do limite permitido.
O próximo passo é validar a quantidade múltipla do produto, neste caso o produto caneta não possui definição de quantidade múltipla, e com isso continua apto para a atualização do estoque mínimo.
Por fim, após a validação destes requisitos, o o produto Caneta está dentro das condições para ter o seu saldo de estoque mínimo atualizado para a quantidade de 13 unidades.
Produto Lápis
Nota
Observe o que produto Lápisestá parametrizado como "Não participa" da análise de estoque mínimo automatizado e por isso é desconsiderado da análise.
Produto Borracha
Mês |
Total de Vendas |
Devoluções e Cancelamentos |
Líquido |
Média |
Dez |
38 |
0 |
38 |
|
Fev |
70 |
0 |
70 |
|
Mar |
42 |
0 |
42 |
|
Abr |
62 |
1 |
61 |
|
Mai |
45 |
0 |
45 |
|
Jun |
17 |
0 |
17 |
|
Total |
274 |
1 |
273 |
273/6 = 46 |
Primeiramente iniciamos descobrindo a média das vendas líquidas no período, considerando o total de vendas - devoluções e cancelamentos, e dividimos pela quantidade de meses analisados, com isso obtemos 46 como média das vendas.
Nota
Observe que o estoque mínimo atual do produto Borrachaque é 5, se enquadra na faixa 1 de evolução de estoque mínimo, onde se posiciona entre os valores de Min. Inicial que é igual a "1" e Min. Final que é igual a "5".
O produto Borracha está configurado como participante da análise, permitindo realizar apenas o aumento do estoque (E210EST.IndEma = "A"). E o percentual limite para aumento (Coluna % Aumento) está definido como 100%.
Com isso o produto Borracha que tem o estoque atual de 5 unidades, pode aumentar o estoque no máximo para 10 unidades neste momento. Pois executa-se o seguinte cálculo: 5 + 100% = 5. Então 5 + 5 = 10, neste momento é realizado o ajuste do valor para 10.
Produto Caderno
Mês |
Total de Vendas |
Devoluções e Cancelamentos |
Líquido |
Média |
Dez |
0 |
0 |
0 |
|
Fev |
0 |
0 |
0 |
|
Mar |
8 |
0 |
8 |
|
Abr |
10 |
0 |
10 |
|
Mai |
15 |
0 |
15 |
|
Jun |
15 |
0 |
15 |
|
Total |
48 |
0 |
48 |
48/4 = 12 |
Nota
Observe que o produto Caderno foi cadastrado no mês de Março, diante disso sua análise será correspondente aos meses de Março, Abril, Maio e Junho, com isso a média é dividida pelos meses analisados com movimento.
A média de vendas de 12 unidades, apresenta uma tendência de aumento do produto e se encaixa na faixa e da tabela de evolução de estoque mínimo. Porém o produto esta parametrizado como "Apenas redução" o que impossibilita a atualização do estoque mínimo para este caso.
Produto Régua
Mês |
Total de Vendas |
Devoluções e Cancelamentos |
Líquido |
Média |
Dez |
12 |
0 |
12 |
|
Fev |
15 |
2 |
13 |
|
Mar |
18 |
0 |
18 |
|
Abr |
16 |
4 |
12 |
|
Mai |
19 |
9 |
10 |
|
Jun |
17 |
0 |
17 |
|
Total |
97 |
15 |
82 |
82/6 = 14 |
Nota
Observe que o estoque mínimo atual do produto Régua se enquadra na faixa de evolução número 2, onde o estoque mínimo de 10 unidades se encontra entre os valores de Min. Inicial que é igual a "6" e Min. Final que é igual a "21".
Observe que o produto está definido como "Participante da rotina de análise de estoque mínimo automatizado", indicando que ele permite tanto reduzir quanto aumentar a quantidade. Como a tendência é de aumento olharemos para a coluna de % Aumento onde está parametrizado que o item pode ter seu estoque ajustado positivamente de até 40%.
O novo valor sugerido de 14 unidades, está dentro do percentual limite para ajuste.
Observe que o item está configurado para utilizar quantidade múltipla de 5. Diante disso o item não pode ser ajustado pois o novo valor sugerido não alcançou a quantidade múltipla para o produto que deveria ser no mínimo 15 unidades.
Produto Apontador
Nota
Observe que a rotina esta sendo executada no mês de agosto, e produto Apontadorfoi cadastrado em Julho do mesmo período, olhando para a parametrização de maturidade do produto, percebe-se que este está desclassificado para a análise, pois ainda não atingiu o período de 90 dias conforme parametrização (E210EMA.MatPro).
Produto Tesoura
Mês |
Total de Vendas |
Devoluções e Cancelamentos |
Líquido |
Média |
Dez |
38 |
3 |
12 |
|
Fev |
40 |
3 |
13 |
|
Mar |
43 |
0 |
18 |
|
Abr |
39 |
2 |
12 |
|
Mai |
39 |
5 |
10 |
|
Jun |
41 |
5 |
17 |
|
Total |
240 |
18 |
222 |
222/6 = 37 |
Nota
Observe que a quantidade do estoque mínimo atual do produto Tesourase enquadra na faixa de evolução 3, onde as 30 unidades encontram-se entre os valores de Min. Inicial que é igual a "21" e Min. Final que é igual a "30".
Observe que o produto está definido como "Participante da rotina de análise de estoque mínimo automatizado", indicando que ele permite tanto reduzir quanto aumentar a quantidade. Como a tendência é de aumento olharemos para a coluna de % Aumento onde está parametrizado que o item pode ter seu estoque ajustado positivamente de até 30%.
O novo valor sugerido de 37 unidades, está dentro do percentual limite para ajuste.
Observe que o item está configurado para utilizar quantidade múltipla de 5. Diante disso com a nova média sugerida de 37 deve ser ajustada para 35, pois com isso terá o ajuste necessário de aumento, porém respeita a quantidade múltipla definida para produto.
Cálculo outliers padrão
O que são Outliers?
Outliers são dados que se desviam significativamente dos demais valores em um conjunto de dados. São pontos que fogem do padrão geral, podendo ser considerados anomalias ou exceções. Em outras palavras, são valores que estão muito acima ou muito abaixo da média dos demais dados. Outliers podem ocorrer devido a erros de medição, condições excepcionais ou simplesmente por serem valores genuínos, mas muito raros. A identificação e tratamento de outliers é importante, pois eles podem influenciar significativamente os resultados de análises estatísticas e de modelos de machine learning.
A seguir, detalhamos como é realizado o processo de identificação e tratamento de outliers no período de análise do estoque mínimo automatizado, que contabiliza as vendas líquidas realizadas no período. Utilizaremos como exemplo o Produto Caneta O método utilizado é baseado no cálculo do intervalo interquartil (IQR) e na definição de limites superior e inferior para identificar valores atípicos.
Consideraremos para exemplo de cálculo dos Outlier, o seguinte cenário:
Produto Caneta
Mês |
Total de Vendas |
Devoluções e Cancelamentos |
Líquido |
Média |
Dez |
1 |
0 |
1 |
1 |
Fev |
39 |
2 |
37 |
39 |
Mar |
48 |
3 |
45 |
48 |
Abr |
45 |
3 |
42 |
45 |
Mai |
35 |
0 |
35 |
35 |
Jun |
37 |
0 |
37 |
37 |
Total |
205 |
8 |
197 |
205 |
O que é realizado neste processo
- Identificar valores discrepantes (outliers) nas vendas mensais de um produto;
- Calcular métricas de vendas, excluindo os outliers, para obter uma análise mais precisa.
Realização dos cálculos
- Ordenar os dados: Os dados de vendas líquidas são ordenados em ordem crescente:
- Calcular a mediana (Q2): A mediana divide os dados em duas partes iguais.
- Como temos 6 dados, a mediana será a média dos dois valores centrais: (37 + 37) / 2 = 37.
- Q2 = 37.
- Calcular o primeiro quartil (Q1): O Q1 é a mediana da metade inferior dos dados.
- Metade inferior: 1, 35, 37.
- Q1 = 35.
- Calcular o terceiro quartil (Q3): O Q3 é a mediana da metade superior dos dados.
- Metade superior: 37, 42, 45.
- Q3 = 42.
- Calcular o Intervalo Interquartil (IQR):
- IQR = Q3 - Q1 = 42 - 35 = 7.
- Definir os Limites para Identificar Outliers:
- Limite inferior: Q1 - 1.5 * IQR = 35 - 1.5 * 7 = 24.5.
- Limite superior: Q3 + 1.5 * IQR = 42 + 1.5 * 7 = 52.5.
- Identificar Outliers:
- Qualquer valor abaixo de 24.5 ou acima de 52.5 é considerado um outlier.
Resultado
Neste cenário, o valor 1 registrado no mês de dezembro está abaixo do limite inferior e, portanto, é considerado um outlier.
Com isto temos a seguinte representação:
Mês |
Total de Vendas |
Devoluções e Cancelamentos |
Líquido |
Média |
Dez
|
1
|
0
|
1
|
|
Fev |
39 |
2 |
37 |
|
Mar |
48 |
3 |
45 |
|
Abr |
45 |
3 |
42 |
|
Mai |
35 |
0 |
35 |
|
Jun |
37 |
0 |
37 |
|
Total |
204 |
8 |
196 |
196/5 = 39 |
Nota
Observe que o mês de dezembro é desconsiderado da análise por ser um Outlier. E a média é realizada pelo período de 5 meses, não contabilizando o mês de dezembro.
Cálculo outliers executado pelo identificador de regra EST-210EMAOT01
Por meio do identificador de regra EST-210EMAOT01 é possível também definir um percentual de corte para realizar o tratamento dos outliers.
Desta maneira temos um segundo tipo de cálculo que iremos detalhar nos próximos passos.
Para este cenário consideraremos as seguintes parametrizações:
Mês de exceção |
Jun |
Percentual de corte Outlier |
40% |
Mês |
Total de vendas líquidas |
Média |
Jul |
30 |
|
Jun |
Exceção |
|
Mai |
22 |
|
Abr |
96 |
|
Mar |
42 |
|
Total |
190 |
190/4 = 47,5 |
Fazendo o cálculo de diferença absoluta entre a média e os valores de vendas mensais, temos o seguinte:
Mês |
Cálculo |
Jul |
47,5 - 30 = 17,5 |
Mai |
47,5 - 22 = 25,5 |
Abr |
47,5 - 96 = 48,5 |
Mar |
47,5 - 42 = 5,5 |
Dividindo a diferença absoluta pela média inicial e multiplicando por 100, se obtém o percentual de variação, logo temos:
Mês |
Cálculo |
Jul |
(17,5 / 47,5) * 100 = 36,8% |
Mai |
(25,5 / 47,5) * 100 = 53,6% |
Abr |
(48,5 / 47,5) * 100 = 102,1% |
Mar |
(5,5 / 47,5) * 100 = 11,57% |
Nota
Observe que os meses de Maio e Abril ultrapassam o percentual limite de 40% definido no identificador de regra EST-210EMAOT01, diante disso estes meses são considerados como Outliers, e são removidos da análise de estoque mínimo automatizado.
Com isto, obtém-se uma nova média somente com os meses que não são Outliers:
Mês |
Total de vendas líquidas |
Média |
Exceção/Outlier |
Jul |
30 |
|
|
Jun
|
X
|
|
Exceção
|
Mai
|
22
|
|
Outlier
|
Abr
|
96
|
|
Outlier
|
Mar |
42 |
|
|
Total |
72 |
72/2 = 36 |
|
Notificações sobre o resultado da análise via e-mail
Após a execução da análise de estoque mínimo automatizado ser executada, caso algum produto resulte em alguma particularidade como chegar no estoque mínimo zero, ou ser impedido de ajuste devido a configuração, ou ainda ser impedido de ajuste devido a quantidade múltipla o ERP XT envia uma notificação para o e-mail configurado na tela de Cadastro de Estoque Mínimo Automatizado (F210EMA).
Para o envio de e-mail é requisito ter as parametrizações na Central de Configurações Senior aplicadas. Para isso, acesse o menu Conexões de Rede > Envio de E-mail.
Os campos Assunto e Texto do corpo da mensagem do e-mail podem ser personalizados conforme necessário por meio da tela F210EMA na guia Configurações E-mail.
Notificações sobre o resultado da análise via senior X Platform
Após a execução da análise de estoque mínimo automatizado ser executada, caso algum produto resulte em alguma particularidade como chegar no estoque mínimo zero, ou ser impedido de ajuste devido a configuração, ou ainda ser impedido de ajuste devido a quantidade múltipla, o ERP XT envia uma notificação para a senior X Platform, apresentando estas situações.
Para que a senior X Platform receba a notificação de resultados da análise de estoque mínimo automatizado é necessário a criação de um Papel definido como SuprimentosXT. Este papel é criado por meio da Gestão de Papéis na plataforma Senior X, acessada através do menu: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
Limpeza do histórico da análise
A tabela de registro do histórico de evolução do estoque mínimo automatizado (E210HEM) passar por uma rotina de limpeza sempre que a análise de estoque mínimo for executada. A rotina atua conforme a parametrização do campo Limpeza de histórico, o valor do campo equivale a meses, os registros que estiverem fora deste período serão considerados como registros antigos e serão removidos, ou seja, se no campo estiver informado 12 meses, os registros que tiverem mais de 1 ano, serão removidos.
Campos
Empresa
Código da empresa da qual a análise de estoque mínimo será executada.
Período de análise (meses)
Período que será considerado para realizar a análise de estoque mínimo. O campo equivale a meses.
Maturidade do produtos (dias)
Período do ciclo de vida do produto do qual determina que este ainda é um produto novo. O campo equivale a dias. Caso esteja informado 180 dias por exemplo, os produtos que foram registrados (E075PRO.DatGer) menos de 6 meses, não entrarão na análise.
Limpeza de histórico (meses)
Período que determina a limpeza dos registros antigos do histórico de evolução do estoque mínimo (E210HEM). O campo equivale a meses. Deve ser informado neste campo, no mínimo o dobro do valor do campo Período de análise. Ao informar este campo, os registros que estiverem fora deste período serão considerados como registros antigos e serão removidos, ou seja, se no campo estiver informado 12 meses, os registros que tiverem mais de 1 ano, serão eliminados.
Desconsiderar outliers
Com esta opção marcada os meses considerados como Outliers são desconsiderados da análise.
Outlier é um dado que se destaca significativamente dos demais em um conjunto de dados. Na análise de estoque mínimo consideramos outliers os meses dos quais tiveram as vendas do item de forma atípica, ou muito alta, ou muito baixa, recorrente de algum evento excepcional. Como exemplo temos o seguinte caso: O produto "A" vende em média 100 unidades por mês. No mês de novembro onde acontece a Black Friday, este item teve uma venda atípica de 700 unidades, valor este que está muito acima da média normal de vendas. Neste cenário, caso a opção estiver marcada, este mês não seria considerado na análise de estoque mínimo automatizado.
O ERP XT possui dois cálculos para tratar os Outliers, um cálculo padrão, e um cálculo utilizado através da regra EST-210EMAOT01.
Com a opção Desconsiderar outliers marcada a prioridade é o cálculo da regra, caso a regra não existir ou o identificador estiver inativo, é realizado o cálculo padrão de Outliers. Para entender como são realizados os cálculos dos outliers, acesse o tópico Processos onde os cálculos estão descritos e detalhados.
Aumentar proporcionalmente o estoque de reposição
Com esta opção marcada além do estoque mínimo (E210EST.ESTMIN), o campo estoque de reposição (E210EST.ESTREP) também será ajustado. Se o estoque mínimo aumentou 10%, os mesmos 10% são aplicados para o campo estoque de reposição.
Meses de exceção
Esta opção desconsidera da análise os meses que estão selecionados. Quando um mês é marcado como exceção, a análise considera a quantidade total de meses informado no campo Período de análise, porém não contabiliza este mês marcado, ou seja, se o mês atual é Dezembro, e no Período de análise esta configurado como 6 meses, os meses considerados na análise serão: Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro. Caso os meses de Julho e Novembro estejam marcados como exceção, a rotina considerará da seguinte forma: Abril, Maio, Junho, Agosto, Setembro, Outubro.
Guias
Dados Gerais
Faixa de evolução do estoque mínimo
Seq.
Sequencial da faixa de evolução.
Est. Mín. Inicial
Valor do estoque mínimo do produto para iniciar a faixa de valor. Exemplo: Caso estiver configurado no campo Est. Mín. Inicial o valor de 1, no campo Est. Mín. Final o valor de 5, e o produto que está sendo analisado possuir em seu estoque mínimo o valor de 5, esta será a faixa de evolução do qual ele considerará os percentuais de aumento e redução, para verificar a possibilidade de ajuste do estoque mínimo. Para saber mais informações sobre este cálculo acesse a seção "Processos / Definição do novo valor do estoque mínimo".
Est. Mín. Final
Valor do estoque mínimo do produto para finalizar a faixa de valor. Exemplo: Caso estiver configurado no campo "Est. Mín. Inicial" o valor de 1, no campo "Est. Mín. Final" o valor de 5, e o produto que esta sendo analisado possuir em seu estoque mínimo o valor de 5, esta será a faixa de evolução do qual ele considerará os percentuais de aumento e redução, para verificar a possibilidade de ajuste do estoque mínimo. Para saber mais informações sobre este cálculo acesse o tópico Processos > Definição do novo valor do estoque mínimo desta documentação.
% Redução
O percentual máximo permitido para redução do estoque mínimo.
% Aumento
O percentual máximo permitido para aumento do estoque mínimo.
Data Geração
Data de criação da faixa de evolução.
Hora Geração
Hora de criação da faixa de evolução.
Nome (Usuário Últ. Alter.)
Nome do usuário que realizou a última alteração na faixa de evolução.
Data Últ. Alter.
Data da última alteração na faixa de evolução.
Hora Últ. Alter.
Hora da última alteração na faixa de evolução.
Configurações e-mail
Destinatário E-mail
Armazena os endereços de e-mail dos destinatários os quais receberão as notificações resultantes da análise de estoque mínimo automatizado.
Assunto E-mail
Armazena o Assunto do E-mail. Caso ele não tenha sido configurado/personalizado o ERP XT preenche de forma automática.
Texto E-mail
Armazena o Texto do E-mail. Caso ele não tenha sido configurado/personalizado o ERP XT preenche de forma automática. Neste campo é possível utilizar palavras chaves para obter listas de produtos, conforme a tabela a seguir:
Palavra-chave |
Resultado |
[lista-produtos-estoque-zero] |
Insere no e-mail a lista de produtos que atingiram estoque zero, na execução da análise |
[lista-produtos-impedidos-aumentar] |
Insere no e-mail a lista de produtos com tendência de aumento de estoque mínimo, porém não foram ajustado porque estavam configurados apenas para reduzir |
[lista-produtos-impedidos-reduzir] |
Insere no e-mail a lista de produtos com tendência de redução de estoque mínimo, porém não foram ajustado porque estavam configurados apenas para aumentar |
[lista-produtos-impedidos-ajuste-quantidade-multipla] |
Insere no e-mail a lista de produtos com tendência de ajuste de estoque mínimo, porém não foram ajustados porque não atingiram o valor equivalente à quantidade múltipla. |
Quando utilizadas, as palavras chave serão substituídas pelas listas. Vejamos a seguir um exemplo de como utilizar:
Palavra-chave |
Resultado |
"
Início do e-mail
...
Produtos que atingiram o estoque zero:
[lista-produtos-estoque-zero]
Produtos impedidos de aumentar estoque mínimo devido a configuração:
[lista-produtos-impedidos-aumentar]
Produtos impedidos de reduzir estoque mínimo devido a configuração:
[lista-produtos-impedidos-reduzir]
Produtos impedidos de ajustar estoque mínimo devido a quantidade múltipla:
[lista-produtos-impedidos-ajuste-quantidade-multipla]
...
Término do e-mail
"
|
|
"
Início do e-mail
...
Produtos que atingiram o estoque zero:
Produto 1
Produto 2
Produto 3
Produtos impedidos de aumentar estoque mínimo devido a configuração:
Produto 12
Produto 27
Produtos impedidos de reduzir estoque mínimo devido a configuração:
Produto 16
Produtos impedidos de ajustar estoque mínimo devido a quantidade múltipla:
Produto 4
Produto 29
Produto 38
...
Término do e-mail
"
|
|
Detalhes
Aqui, detalhamos algumas informações relevantes referente a funcionalidade de estoque mínimo automatizada, onde podemos observar se a rotina já está em funcionamento, pois, para isto é necessário que além das configurações, exista um processo automático criado, possuir transações participantes da análise e possuir também produtos configurados para participar da análise de estoque mínimo automatizado. As transações já estão automaticamente marcadas como participantes (E210EST.INDEMA = "S"). Para os produtos, é necessário configurá-los para que façam parte da análise.
- Processo automático: Apresenta o processo automático responsável por realizar a análise de estoque mínimo para a empresa configurada.
- Rotina Sapiens: Apresenta a Rotina Sapiens do processo automático.
- Transações: Apresenta a quantidade total de transações que estão configuradas para participar da análise de estoque mínimo automatizada (E001TVE.PAREMA = "S"). As transações podem ser configuradas na tela Transações de Vendas (F001TVE).
- Produto: Apresenta a quantidade total de produtos que estão configurados para participar da análise de estoque mínimo automatizada (E210EST.INDEMA). Os produtos podem ser configurados nas telas Ligação de Produtos x Depósitos (F001TVE), Ligação de Depósito(s) ao Produto (F210LDP) e Ligação Produto(s) ao Depósito (F210LPD).
Botões
Processar
Processa as informações da tela. Neste momento caso seja um cadastro novo para uma empresa, será criado o processo automático e o este ficará em evidência na seção Detalhes no rodapé da tela. As informações desta tela são armazenadas na tabela Cadastro de Análise de Estoque Mínimo Automatizado (E210EMA), e a faixa de evolução da grade é armazenada na tabela Faixa de Evolução do Estoque Mínimo Automatizado (E210FEM).
Neste processo também são validados os campos obrigatórios, como: Período de análise, Maturidade do produtos, e Limpeza de histórico. Caso não tenha nenhuma faixa de evolução cadastrada, o ERP XT sugere uma faixa de evolução de exemplo para facilitar o entendimento e ser ajustada conforme necessidade.
Histórico
Abre a tela Histórico da Análise de Estoque Mínimo Automatizado (F210HEM) na qual apresenta do histórico de execução da análise para a empresa informada no campo Empresa. O campo ficará habilitado somente após o cadastro ser realizado para empresa e o processo automático já estar criado.
Cancelar
Cancela os filtros, limpando os dados da tela.
Ajuda
Abre a documentação da tela no Portal de Documentação Senior.
Sair
Sai da tela.
Identificadores de regras
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