Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Integração Gestão Empresarial | ERP x Gestão de Armazenagem | WMS

Integração Gestão Empresarial | ERP x Gestão de Armazenagem | WMS

Essa integração contempla o Gestão de Armazenagem | WMS Senior e o WMS Alcis para estoque próprio, onde determinadas configurações são comuns e outras se diferenciam, de acordo com o WMS integrado. Desta forma, é importante se atentar para cada uma delas.

Versões compatíveis:

Versão Serviço
ERP 5.10.2.85 ou inferior ETL, ERP_Service.
ERP 5.10.2.86 ou superior ERP_Service.
WMS SILT 8.12.5 ou inferior ETL Logística, DML.
WMS SILT 8.12.6 ou superior Não são necessários componentes adicionais, desde que todas as integrações estejam configuradas via protocolo REST*.
WMS ALCIS Não são necessários componentes adicionais e não há versão exigida do WMS Alcis para a integração.

* Caso você tenha implantado a integração com WMS SILT em versão 8.12.5 ou inferior, onde não havia a possibilidade de utilização do Protocolo REST, é possível promover a migração para o Protocolo REST em duas etapas:

Após a conclusão da Etapa 2, você pode verificar a desativação dos componentes que não são mais necessários no seu ambiente.

Importante

O que é a integração via Protocolo REST?

A integração via Protocolo REST, faz uso de API's dos sistemas WMS integrados com ERP. Desta forma, ao invés do componente ISL (integrador presente na Plataforma Senior X) efetuar uma conexão do tipo “banco a banco” com o WMS via DML Logística, o ISL passa a fazer chamadas de API's do WMS para envio das informações, tornando a integração mais segura e confiável.

Da mesma forma, do lado do WMS, o componente ETL Logística não é mais necessário, pois a volta de informações do WMS para a Plataforma Senior X também ocorre através de APIs.

Nota!

No WMS SILT, as API's também são conhecidas como ganchos.

Como verificar se a integração com WMS SILT está utilizando somente Protocolo REST?

Acesse a documentação de Exportação ERP Senior do WMS SILT e verifique em Sinal SeniorX como que estão parametrizados os envios das integrações.

Veja abaixo um exemplo de parametrização da Exportação do Faturamento no WMS SILT já com a configuração de integração via REST.

Nota!

Indicamos comparar as configurações do WMS SILT em relação a uso da integração REST com os componentes utilizados e a parametrização adequada da tabela E185CFG dentro do ERP, garantindo que essas configurações estejam sempre compatíveis.

Configuração inicial da integração

Atenção!

A configuração repetida em vários pontos de integração com o mesmo usuário de autenticação pode levar a interrupções frequentes na comunicação com a XPlatform. Isso pode resultar no logoff das autenticações dos usuários e na exibição da mensagem "TOO_MANY_REQUESTS - Login não permitido. O usuário foi bloqueado devido a tentativas excessivas de logon com falha. Uma nova tentativa poderá ser feita em X minuto(s).

Essa situação pode afetar a integração de registros, como por exemplo, falhas de retorno do WMS SILT para a XPlatform, devido a tentativas de login mal-sucedidas. Isso resulta na marcação do registro como erro de integração no WMS SILT, o que requer o reenvio manual dos registros para a plataforma. Esse processo pode se tornar um ciclo infinito de falhas de login, pois os reenvios podem novamente falhar na validação do login.

A recomendação ideal é criar um usuário separado na plataforma para cada ponto de integração que demande autenticação de usuário. Além de prevenir o problema mencionado anteriormente, essa configuração também proporciona uma rastreabilidade mais eficiente das chamadas de APIs da XPlatform, de acordo com o usuário responsável por essas chamadas.

Processo de configuração de integração

Fluxo do Processo

Parametrizações

Importante

Você deve seguir as parametrizações destacadas abaixo somente após se assegurar de que a comunicação entre o Gestão Empresarial | ERPe a XPlatform esteja devidamente configurada e funcionando, conforme o tópico Processo de configuração de integração.

Essas configurações devem ser realizadas em conjunto para garantir os fluxos de integração, após levantamento das necessidades processuais.

  1. Acesse Cadastros > Integrações > Gestão de Armazenagem | WMS Senior > Configurações (F185CFG);
  2. Defina a Empresa e a Filial que será realizada a integração;
  3. Parametrize os campos de acordo com cada guia seguir:

Monitor de integração

No monitor de integração logística na XPlatform, em Gestão Empresarial | ERP > Integração > WMS > Monitor Logística, aplique as parametrizações da guia Configuração de Carga Inicial.

Esse passo só será executado se não houver dependência dos serviços ETL Logística e DML, caso contrário a carga inicial continua no método já existente. Esse aviso é informado na própria tela do sistema.

Após as configurações finalizadas:

Caso o ambiente seja Cloud, abra um chamado para que a equipe de IT Service pare e inicie os serviços.

Este artigo ajudou você?