Ferramentaria
O Gestão Empresarial | ERP dispõe de um processo de Ferramentaria que tem por objetivo controlar e planejar a utilização de ferramentas na produção, além de acompanhar a sua valorização real, vida útil e manutenção. As ferramentas têm uma particularidade que é a possibilidade de serem adquiridas através da compra de terceiros (área de suprimentos), ou então produzidas internamente na empresa (área de manufatura).
Definições cadastrais
A origem deverá ser do tipo "P - Produzido" ou "C - Comprado" e ter controle por série. Para ligação de modelos, roteiros, geração de ordens de produção para fabricação de novas ferramentas e controle de equipamentos. Com isso, será possível digitar notas fiscais de entrada e gerar ordens de produção para estas ferramentas, registrando a sua entrada na empresa.
- Acesse Cadastros > Produtos e Serviços > Origens > Cadastro (F083ORI) e informe no campo Tipo de Produto, se o produto é "P - Produzido" ou "C - Comprado". A Origem deverá ser do tipo "P - Produzido" ou "C - Comprado" e ter controle por série para ligação de modelos, roteiros, geração de O.P. para fabricação de novas ferramentas e controle de equipamentos. Com isso, será possível digitar notas fiscais entrada e gerar O.Ps. para estas ferramentas, registrando a sua entrada na empresa;
- No campo Ferramentas, defina como "S - Sim". Este campo é obrigatório para utilizar o processo de ferramentaria;
- Em Gera Equipamento por Série, selecione a opção "S - Sim", indicando se as ferramentas serão usadas como equipamentos. Se a ferramenta gerar equipamento, a cada nova entrada de uma série no estoque, seja por compra ou produção, o sistema gera automaticamente um equipamento com o mesmo número da série na Gestão de Manutenção permitindo realizar manutenções preventivas e controle de vida útil;
- No campo Grupo Padrão Manutenção, o sistema busca o cadastro feito pela tela Cadastros > Manufatura > Ferramentas > Grupos de Ferramentas > Cadastro (F103GRP);
- Defina o campo Controle p/ Série, como "S - Sim" para indicar que o cadastro de produtos trata todas as ferramentas com um mesmo código. Porém, este processo de Ferramentaria necessita visualizar cada unidade deste produto de forma separada, por este motivo fica obrigatório que a origem destes produtos relativos às ferramentas tenha controle por série, para que seja possível o controle de vida útil de forma individualizada. Uma mesma unidade não poderá apontar em dois recursos diferentes, pois não é permitido estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Esta rotina é destinada a permitir associar os tipos de coleta utilizados para coletar dados (valores) dos equipamentos vinculados ao grupo.
- Acesse Cadastros > Manufatura > Ferramentas > Grupos de Ferramentas > Cadastro (F103GRP);
- Nos campos Tipo Coleta Quantidade e Tipo Coleta Tempo, aponte as coletas automaticamente a partir de movimentos de ordens de produção onde tenham sido informadas as ferramentas utilizadas. Desta forma, estes campos somente terão utilidade para o processo de ferramentaria.
O cadastro de famílias permite definir parâmetros dos produtos como a unidade de medida de estoque, as quantidades por ordens de produção/compras e informações fiscais. Em relação aos produtos produzidos, permite cadastrar os estágios de produção que o produto irá passar no processo de fabricação. Também tem a função de separar produtos sobre o ponto de vista mercadológico, ou seja, define-se famílias para a extração de informações para produção e vendas a nível macro, como planos e estatísticas gerenciais. Quando a família identifica produtos comprados, é possível relacioná-los a grupos de materiais que a empresa considera como estratégicos para a compra ou estocagem, sempre observando o pré-requisito de ter a mesma unidade de medida.
Para realizar este procedimento, acesse Cadastros > Produtos e Serviços > Famílias (F012FAM), no campo Produto Misto, escolha a opção "S - Sim" para possibilitar a entrada de ferramentas via notas fiscais de entrada.
Após a estrutura de cadastros (origem e família) estarem definidas, são inseridas as ferramentas e suas derivações para cada ferramenta. O cadastro de ferramentas é realizado através das telas:
- Cadastros > Manufatura e Serviços > Ferramentas > Individual (F750FRT)
- Cadastros > Manufatura e Serviços > Ferramentas > Agrupado (F750FRA)
Ambas as telas possuem a mesma função de uma tela de cadastro de produto, porém na tela de cadastro individual (F750FRT), são parametrizados campos referentes ao controle de ferramentas.
- No campo U.M. Utilização, se selecionada a opção "Q - Controle por quantidade", será considerada a quantidade finalizada da operação. Caso selecionada a opção "H - Controle por hora" será considerado o tempo gasto para execução da operação;
- No campo Tipo Movimento, quando definido como "A - Automático", o sistema, no momento de finalização da operação, gera movimento de uso da ferramenta de forma automática. Porém, se definido como "M - Manual", o movimento será gerado manualmente através da tela F900GMF;
- Para ferramentas compradas, defina no campo Produto Misto a opção "M - Misto", habilitando as entradas por ordem de compra.
Faça a ligação dos produtos com os depósitos, informando também o saldo de estoque de cada produto por derivação em determinado depósito e alterando somente a quantidade de estoque mínimo e máximo aceita.
Para realizar este procedimento, acesse Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Depósito > Agrupado (F210LPD). O parâmetro Est. Neg. definido neste momento prevalece sobre o informado no cadastro do depósito Aceita Estoque Negativo.
Quando for efetuada uma entrada no estoque de uma ou mais ferramentas, é gerado um equipamento com o mesmo número de série, visto que a série será o controle individual de cada ferramenta.
Depois de realizada a entrada no estoque por série da ferramenta cadastrada será possível visualizar as séries cadastradas para cada ferramenta/derivação, na guia Séries da tela de cadastro de ferramentas (F750FRT). Este processo é realizado através das telas abaixo, destinadas aos movimentos para entrada de ferramentas no estoque.
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Individuais (F210MVP)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Agrupados (F210LOT)
Nota
Como a ferramenta deverá ter uma unidade no estoque, caso seja necessário utilizar mais de uma unidade, as séries deverão ser diferentes.
Defina as medidas e os critérios utilizados para executar os processos de fabricação dos produtos. Com os centros de recursos já cadastrados é possível criar um cadastro de operações independentes, onde é possível identificar qual é o recurso utilizado para desempenhar esta tarefa e quais são os tempos padrões envolvidos - informação básica essencial para calcular a capacidade produtiva e o custo do produto. Estas operações serão utilizadas para facilitar o cadastramento dos roteiros de produção.
Para realizar este procedimento, acesse Manufatura > Gestão de Engenharia > Roteiro de Produção > Operações (F720OPR), na guia Ferramentas, e defina quais as ferramentas poderão ser utilizadas pra determinada operação produtiva.
Em Manufatura > Engenharia > Roteiro de Produção > Ligação Ferramenta X Sequência (F710SRF) defina quais ferramentas ligadas à operação serão utilizadas em determinada sequência operacional no roteiro. Somente será possível efetuar essa ligação se na origem estiver definido que a movimentação das ordens de produção será por operação/operador. Esta tela pode ser chamada por meio do botão Ferramentas da tela de roteiro (F710CRP).
Acesse Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Motivos Situações e Observações (F021MOT), faça a ligação dos motivos x soluções a serem relacionados ao apontamento de uso de ferramentas.
O que você pode fazer:
Defina se o tempo de utilização das ferramentas será por controle de horas efetivas gastas ou pela quantidade produzida pela ferramenta.
Acesse Manufatura > Engenharia de Produtos > Ferramentas > Controle de Vida Útil (F750SVF), e defina na guia Ferramentas:
- Determine a partir do campo UM Utilização, a forma de controle de utilização das ferramentas, se será por "H - Controle por hora" ou "Q - Controle por quantidade";
- No campo Taxa Utilização, defina a taxa de cálculo aplicada sobre as quantidades produzidas ou sobre as horas efetivas gastas pela ferramenta para determinar quanto da sua vida útil já foi utilizada;
- O campo % limite utilização é apenas informativo, que contém o valor percentual máximo de utilização da ferramenta, cadastrado em uma das telas, F750FRT ou F750FRA. Através deste valor é possível realizar o envio de um e-mail para informar que foi atingido o limite de uso da ferramenta. Para isto, utilize o identificador de regras CHA-900EMLIM01, que deve ter uma regra ligada a ele informando a respectiva conta de e-mail.
Na guia Concessões de Vida das Ferramentas, defina:
- No campo Vida útil inicial/adicional, o valor numérico para definir o tempo inicial ou adicional da vida útil da ferramenta. A unidade de medida será conforme valor definido no campo UM Utilização definido na grade Ferramentas;
- Em UM Utilização, que é apenas informativo, possuindo o mesmo conteúdo do campo de mesmo nome da guia Ferramentas desta tela, na qual traz a unidade de medida em que é controlada a utilização da ferramenta. Pode ser em tempo (horas) de utilização ou em quantidade de unidades produzidas;
- Em Motivo, o motivo para concessão da vida útil para a ferramenta. Os valores para este campo são cadastrados na tela F021MOT, em Aplicação Motivo, quando selecionada a opção "27 - Concessão de Sobrevida Ferramenta".
Para consultar as ferramentas cadastradas no sistema, acesse Manufatura > Engenharia de Produtos > Ferramentas > Consultas > Ferramentas (F750CFT).
- Na guia Ferramentas, no campo Tempo Desuso, indique em dias, o tempo limite de desuso de uma ferramenta fazendo uma parada para avaliação. A rotina que calcula esse valor consiste em controlar o tempo que um equipamento/ferramenta não é utilizado pelo sistema, e caso este tempo extrapole o limite configurado, deve ser gerada uma manutenção preventiva para verificar as funcionalidades dos equipamentos, a fim de que seu estado seja avaliado antes de ser efetivamente utilizado na programação;
Esta manutenção tem caráter investigativo apenas para confirmar que seu estado esteja operante e no caso de não estar em condições ideais de produção deve ser colocada em perfeito funcionamento para uma operação justa e conforme parâmetros estabelecidos para o mesmo; - Na guia Séries, se a ferramenta possuir controle por série, serão mostradas todas as séries do estoque da ferramenta. Se na tela F083ORI, o campo Gera Equipamento por Série esteja definida a opção "S - Sim", também são mostrados os dados dos equipamentos gerados para as séries da ferramenta no estoque bem como as taxas de utilização, vida útil e porcentagem limite de avaliação das ferramentas movimentadas.
O objetivo desta consulta é visualizar quais ordens de produção estão utilizando as ferramentas cadastradas no sistema. Somente poderão ser visualizar as ferramentas que possuem o tipo de movimentação automática e com o movimento de início na operação da ordem de produção.
Para realizar a consulta, acesse Manufatura > Engenharia de Produtos > Ferramentas > Consultas > Localização (F750LFU).
Faça a programação (alocação) de ferramentas nas ordens de produção, indicando qual equipamento (série) será utilizado, podendo alternar o indicativo se a série da ferramenta será ou não controlada no movimento.
A programação de ferramentas pode ser realizada através da tela Manufatura > Gestão PCP > Manutenção de OP's > Programação de Ferramentas (F900PFO).
Somente é possível utilizar ordens de produção onde possuir ferramentas ligadas que geram equipamentos, ou seja, controladas por série. Caso as ferramentas não gerarem por equipamentos (série) não se faz necessário identificar qual ferramenta está sendo utilizada. Com isto, somente são exibidas as ferramentas que são movimentadas e o requisito para uma ferramenta ser movimentada é que a mesma possua série. As ferramentas sem série só servem como informativo, na impressão de ficha técnica, por exemplo.
Caso a operação possua ferramentas ligadas, é necessário indicar quais ferramentas (série) são utilizadas no processo
No momento do apontamento de fim da operação, caso a ferramenta seja atualizada de forma automática, o sistema gerará um movimento de utilização para cada ferramenta prevista/apontada na ordem de produção, multiplicando taxa de utilização do cadastro de ferramentas pelo tempo gasto ou pela quantidade movimentada na operação
Ao apontar uma ordem de produção informando as ferramentas utilizadas neste apontamento, será verificada a qual grupo esta ferramenta pertence e, se esse grupo possuir estas características de manutenção parametrizadas, será gerada uma coleta automaticamente na área de manutenção. Esta geração de coleta de forma automática também leva em consideração as parametrizações feitas na Gestão de Manutenção
Nas coletas da característica de tempo, o valor da coleta é registrado em minutos. Nas coletas das características de quantidade o valor da coleta é registrado na unidade de medida da característica. Se a unidade de medida do produto apontada for diferente da unidade de medida da característica o Gestão Empresarial | ERP fará a conversão do valor automaticamente.
Faça a movimentação das ferramentas manualmente, quando no cadastro da ferramenta estiver definido que o movimento acontece de forma manual.
Se no cadastro da ferramenta estiver definido que o movimento é de forma manual, ao efetuar o movimento de fim de uma operação que usa ferramentas, será possível informar nesta tela qual a ferramenta que foi utilizada.
Para realizar a movimentação, acesse Manufatura > Gestão CF > Apontamentos de OP's > Mov. Manuais de Ferramentas (F900GMF).
Faça o recálculo dos movimentos para ajustar a quantidade ou tempo de utilização das ferramentas. A rotina buscará todos os movimentos da ferramenta verificando ferramenta, derivação e série, e com base nos movimentos das ordens de produção, será recalculada a quantidade utilizada das ferramentas, atualizando os dados na tabela de controle da vida útil das ferramentas.
Para realizar o recálculo de momentos, acesse Manufatura > Gestão CF > Apontamentos OP's > Rec. Movimentos Ferramentas (F900RMF).
Veja também: |
- Engenharia de Produção com Desmonte
- Engenharia de Produção com Produto Padrão
- Engenharia de Produção com Combinações e Grade