Rateios na Gestão de Faturamento e Outras Saídas
O rateio é um detalhamento gerencial da operação ocorrida na empresa com o objetivo de identificar quem gastou ou recebeu determinado valor e qual a sua origem (o que foi gasto ou recebido), pode ser feito por valor ou por quantidade.
Dentro da rotina de rateios, a conta financeira será utilizada para acompanhar o resultado operacional do financeiro durante o mês, tanto para entradas, quanto saídas. E o centro de custos será utilizado para agrupar receitas e despesas.
Para a utilização da rotina no Gestão Empresarial | ERP, é necessário possuir:
- plano contábil + plano financeiro; ou
- plano contábil + plano de centro de custo; ou
- plano financeiro + plano de centro de custo; ou
- plano contábil + plano financeiro + plano de centro de custo.
Nota
Se a empresa tiver cadastrado o plano de centro de custo e o plano financeiro (ligado a empresa) estas informações passam a ser obrigatórias, e precisam ser informadas ao realizar os pagamentos. A única que não é obrigatória é a conta contábil e pode ser mantida em branco.
Todos os rateios podem ir para a contabilidade ou não, dependendo do que foi parametrizado na conta contábil.
Definições cadastrais
- Cadastre na tela Cadastro de Modelos de Plano (F043MPC) os planos que serão utilizados (financeiro, contábil e/ou centro de custo);
- Faça a ligação dos planos nas empresas na tela Ligação de Modelo X Empresa (F045PLE):
- Cadastros > Controladoria > Plano Contábil > Modelo X Empresa
- Cadastros > Finanças > Plano Financeiro > Modelo X Empresa
- Cadastros > Centros de Custo > Modelo X Empresa
- Para os planos de centro de custo, acesse a tela Manutenção de Centros de Custo (F044CCU) e indique a partir do campo Aceita Rateio que o centro de custos aceita lançamentos de rateio. Somente para as contas dos planos de centro de custo é possível dizer que aceita rateio em uma conta sintética. Nos demais tipos, apenas é possível fazer rateios em contas analíticas;
- Ative o identificador de regras GER-000PLANO01 através da tela Cadastro de Identificador de Regras (F098REG) para que seja exigida a parametrização do rateio nas transações.
- Por padrão, as consistências que ocorrem no processamento do rateio, quando executadas por telas, não bloqueiam o processamento. Para que as consistências bloqueiem o processamento, é necessário ativar o identificador de regras FIN-000CSTCC01.
O que você pode fazer:
Acesse Mercado > Gestão de Faturamentos e outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual e prossiga com a emissão de uma nota fiscal.
Ao fazer lançamento utilizando uma transação de venda e fechar a nota fiscal de saída, será aberta a tela de rateio. Para verificar a origem das informações que o sistema está sugerindo para os rateios, clique em Origem Rateio, disponível no rodapé da tela, para visualizar a tela Origem dos Rateios (F000ORF).
Nota
Para que os rateios sejam gravados diretamente nos itens da nota, ative o identificador de regras VEN-140RATIT02 . Ao ativar, a cada item digitado na nota, será apresentada a tela de rateio para que seja informada as contas de rateio do item.
Para gravar o rateio diretamente no item, informe as três contas (financeira, contábil e centro de custo) na linha do produto. Neste caso não será aberta a tela de rateio para o item, pois o sistema entende que serão estas as contas que serão utilizadas.
A definição do tipo de rateio (F000DRF) (acessada pelo botão Rateio) possui uma influência no comportamento do preenchimento, ou não, dos campos Conta Financeira, Conta Contábil Reduzida, Centro de Custo:
- "C - Composto (N x N)":
- Quando informado todos os campos, será considerado um rateio de 100% do título para uma única conta financeira, contábil e centro de custo. Neste caso, o sistema ira ignorar os critérios de rateios definidos na transação e, consequentemente, não apresentará a tela de rateios;
- Quando não informar qualquer um destes campos, o sistema irá considerar estes valores conforme a Transação informada.
- "T - Por Conta (1 X N)":
- Permite informar apenas a Conta Financeira e considera a Conta Contábil Reduzida e Centro de Custo conforme a Transação informada;
- Permite informar apenas a Conta Contábil Reduzida e considera a Conta Financeira e Centro de Custo conforme a Transação informada.
- "U - Por C. Custos (N X 1)": permite informar apenas o Centro de Custo e considera a Conta Contábil Reduzida e Centro de Custo conforme a Transação informada.
Importante
Quando informado uma Conta Contábil Reduzida ou Centro de Custo diferente da informada na definição do tipo de rateio, os dados da conta financeira e centro de custo são considerados a partir da tela Parâmetros Gerenciais da Filial (F070FIN), que tem como função de definir a sugestão dos rateios quando ela não estiver definida na transação.
Caso o título tenha o mesmo rateio que a nota fiscal, acesse Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar (F001TPA) e indique através do campo Herda Rateio Origem, na guia Pagar 2, se o título deve ou não herdar o rateio da origem. Quando informado "N - Não", o sistema busca os rateios seguindo os critérios estabelecidos na transação, no campo Critério Rateio, na guia Pagar 1.
Para consultar o rateio, acesse Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Manutenção de Rateios (F000MRT), indique a rotina "02 - Nota fiscal de Saída", informe os dados do rateio para localizá-lo e clique em Mostrar. O sistema irá informar como está parametrizado os rateios: pelos dados gerais ou pelos itens da nota.
Observação
O parâmetro global RecDefRat define (S ou N) se as definições do rateio devem ser recarregadas a cada título de Contas a Receber da nota fiscal de saída. Quando "S - Sim", o sistema permite que cada título tenha um rateio diferente baseado no seu tipo de título.
Para alterar o rateio de uma nota fiscal, siga este procedimento:
- Acesse Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE):
- Pesquise pela nota já parametrizada no sistema, faça a alteração necessária e clique em Alterar. Neste momento a nota que possui o rateio está atualizada;
- Tambem é necessário fazer a atualização do rateio em si. Para isto, acesse Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Manutenção de Rateios (F000MRT);
- Indique a rotina "10 - Notas fiscais de entrada", informe os dados para localizar o título com o rateio e clique em Mostrar;
- Selecione o item e clique em Rateio. O sistema informará como estão parametrizados os rateios: pelos dados gerais ou pelos itens da nota. Neste momento, faça a mesma atualização já realizada na nota e confirme a alteração.
Observação
Não é necessário reabilitar a nota para fazer a alteração dos rateios, basta acessar a tela F000MRT.