Rateios na Gestão de Recebimento

O rateio é um detalhamento gerencial da operação ocorrida na empresa com o objetivo de identificar quem gastou ou recebeu determinado valor e qual a sua origem (o que foi gasto ou recebido), pode ser feito por valor ou por quantidade.

Dentro da rotina de rateios, a conta financeira será utilizada para acompanhar o resultado operacional do financeiro durante o mês, tanto para entradas, quanto saídas. E o centro de custos será utilizado para agrupar receitas e despesas.

Para a utilização da rotina no Gestão Empresarial | ERP, é necessário possuir:

Nota

Se a empresa tiver cadastrado o plano de centro de custo e o plano financeiro (ligado a empresa) estas informações passam a ser obrigatórias, e precisam ser informadas ao realizar os pagamentos. A única que não é obrigatória é a conta contábil e pode ser mantida em branco.

Todos os rateios podem ir para a contabilidade ou não, dependendo do que foi parametrizado na conta contábil.

Definições cadastrais

  1. Cadastre na tela Cadastro de Modelos de Plano (F043MPC) os planos que serão utilizados (financeiro, contábil e/ou centro de custo);
  2. Faça a ligação dos planos nas empresas na tela Ligação de Modelo X Empresa (F045PLE):
    • Cadastros > Controladoria > Plano Contábil > Modelo X Empresa
    • Cadastros > Finanças > Plano Financeiro > Modelo X Empresa
    • Cadastros > Centros de Custo > Modelo X Empresa
  3. Para os planos de centro de custo, acesse a tela Manutenção de Centros de Custo (F044CCU) e indique a partir do campo Aceita Rateio que o centro de custos aceita lançamentos de rateio. Somente para as contas dos planos de centro de custo é possível dizer que aceita rateio em uma conta sintética. Nos demais tipos, apenas é possível fazer rateios em contas analíticas;
  4. Ative o identificador de regras GER-000PLANO01 através da tela Cadastro de Identificador de Regras (F098REG) para que seja exigida a parametrização do rateio nas transações.

O que você pode fazer:

Este artigo ajudou você?