Rateios na Gestão de Recebimento
O rateio é um detalhamento gerencial da operação ocorrida na empresa com o objetivo de identificar quem gastou ou recebeu determinado valor e qual a sua origem (o que foi gasto ou recebido), pode ser feito por valor ou por quantidade.
Dentro da rotina de rateios, a conta financeira será utilizada para acompanhar o resultado operacional do financeiro durante o mês, tanto para entradas, quanto saídas. E o centro de custos será utilizado para agrupar receitas e despesas.
Para a utilização da rotina no Gestão Empresarial | ERP, é necessário possuir:
- plano contábil + plano financeiro; ou
- plano contábil + plano de centro de custo; ou
- plano financeiro + plano de centro de custo; ou
- plano contábil + plano financeiro + plano de centro de custo.
Nota
Se a empresa tiver cadastrado o plano de centro de custo e o plano financeiro (ligado a empresa) estas informações passam a ser obrigatórias, e precisam ser informadas ao realizar os pagamentos. A única que não é obrigatória é a conta contábil e pode ser mantida em branco.
Todos os rateios podem ir para a contabilidade ou não, dependendo do que foi parametrizado na conta contábil.
Definições cadastrais
- Cadastre na tela Cadastro de Modelos de Plano (F043MPC) os planos que serão utilizados (financeiro, contábil e/ou centro de custo);
- Faça a ligação dos planos nas empresas na tela Ligação de Modelo X Empresa (F045PLE):
- Cadastros > Controladoria > Plano Contábil > Modelo X Empresa
- Cadastros > Finanças > Plano Financeiro > Modelo X Empresa
- Cadastros > Centros de Custo > Modelo X Empresa
- Para os planos de centro de custo, acesse a tela Manutenção de Centros de Custo (F044CCU) e indique a partir do campo Aceita Rateio que o centro de custos aceita lançamentos de rateio. Somente para as contas dos planos de centro de custo é possível dizer que aceita rateio em uma conta sintética. Nos demais tipos, apenas é possível fazer rateios em contas analíticas;
- Ative o identificador de regras GER-000PLANO01 através da tela Cadastro de Identificador de Regras (F098REG) para que seja exigida a parametrização do rateio nas transações.
O que você pode fazer:
Acesse Suprimentos > Gestão de Recebimentos > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE) e prossiga com a digitação de uma nota fiscal de entrada.
Ao fazer o lançamento utilizando uma transação de entrada e fechar a nota fiscal, será aberta a tela de rateio. Para verificar a origem das informações que o sistema está sugerindo para os rateios, clique em Origem Rateio, disponível no rodapé da tela, para visualizar a tela Origem dos Rateios (F000ORF). Após confirmar o rateio da entrada dos produtos, a tela é apresentada novamente, agora com as informações referente a transação de entrada de título no financeiro, que, inclusive, já apresenta sugestões de contas diferentes, conforme parametrizado anteriormente na transação de entrada.
Nota
Para que os rateios sejam gravados diretamente nos itens da nota, ative o identificador de regras CPR-440RATIT02. Ao ativar, a cada item digitado na nota, será apresentada a tela de rateio para que seja informada as contas de rateio do item. Para o título no fim da nota será aberto novamente a tela de rateio se não estiver herdando da origem.
A definição do tipo de rateio (F000DRF) (acessada pelo botão Rateio) possui uma influência no comportamento do preenchimento, ou não, dos campos Conta Financeira, Conta Contábil Reduzida, Centro de Custo:
- "C - Composto (N x N)":
- Quando informado todos os campos, será considerado um rateio de 100% do título para uma única conta financeira, contábil e centro de custo. Neste caso, o sistema ira ignorar os critérios de rateios definidos na transação e, consequentemente, não apresentará a tela de rateios;
- Quando não informar qualquer um destes campos, o sistema irá considerar estes valores conforme a Transação informada.
- "T - Por Conta (1 X N)":
- Permite informar apenas a Conta Financeira e considera a Conta Contábil Reduzida e Centro de Custo conforme a Transação informada;
- Permite informar apenas a Conta Contábil Reduzida e considera a Conta Financeira e Centro de Custo conforme a Transação informada.
- "U - Por C. Custos (N X 1)": permite informar apenas o Centro de Custo e considera a Conta Contábil Reduzida e Centro de Custo conforme a Transação informada.
Importante
Quando informado uma Conta Contábil Reduzida ou Centro de Custo diferente da informada na definição do tipo de rateio, os dados da conta financeira e centro de custo são considerados a partir da tela Parâmetros Gerenciais da Filial (F070FIN), que tem como função de definir a sugestão dos rateios quando ela não estiver definida na transação.
Caso o título tenha o mesmo rateio que a nota fiscal, acesse Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar (F001TPA) e indique através do campo Herda Rateio Origem, na guia Pagar 2, se o título deve ou não herdar o rateio da origem. Neste caso, selecione a opção "S - Sim".
Para consultar o rateio, acesse Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Manutenção de Rateios (F000MRT), indique a rotina "10 - Notas fiscais de entrada", informe os dados do rateio para localizá-lo e clique em Mostrar. O sistema irá informar como está parametrizado os rateios: pelos dados gerais ou pelos itens da nota.
Para alterar o rateio de uma nota fiscal, siga este procedimento:
- Acesse Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE):
- Pesquise pela nota já parametrizada no sistema, faça a alteração necessária e clique em Alterar. Neste momento a nota que possui o rateio está atualizada;
- Também é necessário fazer a atualização do rateio em si. Para isto, acesse Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Manutenção de Rateios (F000MRT);
- Indique a rotina "10 - Notas fiscais de entrada", informe os dados para localizar o título com o rateio e clique em Mostrar;
- Selecione o item e clique em Rateio. O sistema informará como estão parametrizados os rateios: pelos dados gerais ou pelos itens da nota. Neste momento, faça a mesma atualização já realizada na nota e confirme a alteração.
Observação
Não é necessário reabilitar a nota para fazer a alteração dos rateios, basta acessar a tela F000MRT.