Ajuda por telas > Cadastros > Integrações > Configuração de web services

F000CWS - Configuração de web services

Através dessa tela é possível configurar quais informações de um web service podem ser consultadas ou retornar valor em uma integração.

Importante

Esta funcionalidade só está disponível para os web services listados no campo Web service desta tela, não se aplicando aos demais.

Apesar do sistema não exportar os campos que não estão selecionados para cada web service nesta tela, as tratativas internas do sistema na busca dos dados e montagem do XML continuam atuando em todos os campos das tabelas envolvidas no processamento de cada web service, e somente após isso é que ocorre a retirada dos campos de saída não selecionados. Desta forma, deve-se tomar cuidado com o armazenamento de caracteres especiais nas tabelas envolvidas, pois isso pode ocasionar quebra do parser do XML dos web services. Para maiores informações sobre essa questão, acesse a documentação de web services.

Configurando um web service

Estes são os passos para configurar um novo web service para uso:

  1. No campo Código, digite o número desejado para inclusão de uma nova configuração ou então utilize a tecla Tab para que o sistema defina o código automaticamente. Cada web service precisa receber um código diferente, é importante fazer esse cadastro com atenção, sob risco de sobrescrever os registros ao utilizar o mesmo código para todos os web services. Por exemplo:
    • O primeiro web service recebe o código 1
    • Segundo web service recebe o código 2 e assim sucessivamente.
  2. Informe a Empresa e a Filial desejadas, assim como o Sistema para o qual quer configurar a restrição.
  3. No campo Web service, selecione o desejado, e em seguida a Porta que quer configurar.
    Notas
    • Nem todos os web services do Gestão Empresarial | ERP ficam disponíveis no campo Web service - somente aqueles que permitem a configuração. Considera-se na disponibilização de edição dos web services, a verificação de informações dos módulos constantes na proprietária.
    • Esta é a lógica para obtenção da configuração da porta: inicialmente o sistema tenta obter a configuração da porta que está sendo executada. Caso não exista configuração para esta porta, tenta obter a configuração da porta de versão inferior à última porta pesquisada e assim sucessivamente até que se chegue na porta inicial.

      Exemplo: Considerando que exista configuração apenas para a porta Exportar e a porta que está sendo executada é a porta Exportar_5. Inicialmente o sistema tenta obter a configuração da porta Exportar_5, e como não encontra, tenta obter a configuração da porta Exportar_4, como não encontra, tenta obter a configuração da porta Exportar_3, e assim sucessivamente até que encontre alguma configuração ou até chegar na porta inicial (neste caso, porta Exportar).

      Caso nenhuma configuração seja encontrada, as requisições a essas portas serão bloqueadas. A única exceção a essa regra são os web services que integram as informações do Gestão Empresarial | ERP com a solução de Gestão de Lojas da Senior, que nesse caso mantêm o comportamento nativo (exportam as informações sem aplicar nenhum filtro).
  4. No painel Campos exportados pelo web service, selecione aqueles que deseja exportar.
    Importante
    • Este é um passo obrigatório para que seja possível utilizar qualquer web service disponível nesta tela, pois do contrário nenhuma informação será exportada por eles.
    • Os campos que não são marcados continuam na assinatura do web service (continuam sendo retornados no XML da resposta), porém são retornados como nulos/vazios/zerados, dependendo do tipo do campo definido no WSDL do web service. Além disso, a parametrização da chave com.senior.middleware.webservices.use_attributes no SeniorConfigCenter pode influenciar em como que o campo nulo é retornado na execução do web service.
    • Alguns campos são exibidos agrupados e nesses casos é possível selecionar só os campos desejados ou marcar todos que estão no agrupamento clicando no agrupador:
    • Os campos de usuário são contemplados nessa configuração.
    • Quando o web service é para integração com o Gestão de Lojas: o painel de Campos exportados pelo web service não é mostrado, já que esses web services são exclusivos para essa integração e nesse caso a personalização de informações integradas não é necessária.
  5. Se desejar, utilize o painel Definições das regras de filtro para o sistema e tipo de informação selecionadas para restringir os valores dos campos liberados.
  6. Clique em Processar.
Importante

Por padrão, o limite de registros por consulta é de 100 por página. Dessa forma, mesmo que seja criada uma página que retorne mais de 100 registros, são devolvidos somente os 100 primeiros.

Restringindo os valores dos campos liberados

Ao configurar um web service, é possível restringir os campos liberados, definindo quais registros devem retornar valor. Isso acontece através do painel Definições das regras de filtro para o sistema e tipo de informação selecionadas e funciona assim:

  1. No campo Regra, informe aquela que deseja utilizar.
    Dica

    A regra ligada ao web service tem as seguintes variáveis de entrada:

    • GerNCodEmp: Código da empresa.
    • GerNCodFil: Código da filial.
    • GerAFilTro: Filtro aplicado no web service.
    • GerNCodInt: Código de identificação do sistema.
    • GerAWebSer: Web service.
    • GerAPorTaa: Porta do web service, como por exemplo "Exportar" ou "ConsultarGeral".
    • GerNSeqCws: Código de identificação da configuração do web service.
    • Usuário logado: Utilize a variável de sistema para obter qual usuário está executando o serviço.

    E a seguinte variável de saída: GerAFilTro - Retorna o SQL definido na regra caso o mesmo não seja alterado. Do contrário, mantém o filtro definido na tela.

  2. No campo Where adicionado ao web service, defina um filtro para os registros do web service. O valor deste campo é recebido pela regra utilizada.

    Quando definida uma configuração de SQL pelo usuário, o sistema não mantém a cláusula where padrão existente no serviço que está sendo configurado, pois assim é possível que novas versões da solução Gestão Empresarial | ERP tenham alterações no where padrão sem afetar as customizações do cliente.

    Nota

    • Para saber quais campos podem ser informados, consulte a documentação do web service, para saber quais são os principais campos que podem ser utilizados como filtro.
    • Para saber sobre campos e tabelas dentro do ERP, utilize o atalho F8 ou acesse Diversos > Campos/Tabelas;
    • Para um melhor detalhamento sobre as tabelas, os campos e as possíveis ligações entre tabelas, utilize a aplicação CBDS;
    • Todos os web services possuem uma tabela principal;
    • Estão disponíveis para serem utilizadas como filtro apenas os campos da tabela principal de cada um dos web services;

    Observação

    Qualquer filtro pode ser realizado, desde que a ligação entre as tabelas seja feita de forma correta, caso contrário, o comando SELECT pode não atender a necessidade do cliente, trazendo registros indesejáveis ou não trazendo registro algum. É recomendável fazer as ligações mais completas possíveis entre as tabelas envolvidas.

Duplicando as configurações do web service

Depois que uma configuração de web service é processada, o botão Duplicar pode ser utilizado para duplicá-la para outras filiais, aumentando a eficiência da configuração.

Este artigo ajudou você?