F600CON - Conciliação Bancária
Esta tela tem a finalidade de conciliar e desconciliar os movimentos dos extratos, ou seja, esta rotina faz a conferência (conciliação) e desconciliação entre os movimentos das contas internas, entre os movimentos dos extratos e entre os movimentos das contas internas com os movimentos dos extratos.
Campos
Conta Interna
Informar a conta interna que se deseja fazer a conciliação ou desconciliação.
Banco
É preenchido automaticamente com o número da conta bancária vinculada à
conta interna informada no campo Conta Interna.
Período Inicial
Informar um período inicial para a conciliação ou desconciliação. Para que o período inicial seja considerado como filtro na opção Não Conciliados, é necessário ativar o identificador de regras TES-600CONDI01. Caso contrário, todos os movimentos não conciliados até a data final serão mostrados.
Período Final
Informar um período final para a conciliação ou desconciliação. No momento da entrada nesta tela, este campo virá com a sugestão da data de hoje, podendo ser posteriormente alterado conforme necessário.
Modalidade
Selecionar a modalidade dos movimentos. Para fazer a conciliação ou a desconciliação, é necessário definir o campo Modalidade conforme a finalidade de cada opção:
- "Movimentos x Extratos": traz todos os movimentos dentro do período selecionado e os extratos conciliados a esses movimentos.
- "Movimentos x Movimentos": traz todos os movimentos conciliados com movimentos dentro do período selecionado.
- "Extratos x Movimentos": traz todos os extratos dentro do período selecionado e os movimentos conciliados a esses extratos.
- "Extratos x Extratos": traz todos os extratos conciliados com extratos dentro do período selecionado.
- "Não Conciliados": traz todos movimentos e extratos não conciliados no período selecionado, será gerada uma chave na grade Conciliação com os valores zerados com os registros encontrados.
Observação
Nas modalidades: “Extrato x Extrato”, “Extrato x Movimento”, “Movimento x Movimento” e “Movimento x Extrato”. Todos os registros mostrados na tela, já estarão conciliados e caso seja usado o botão desconciliar, os registros serão desconciliados e persistidos automaticamente.
Data Conciliação
Permite informar uma data de conciliação diferente da data atual. Por padrão este campo virá preenchido com a data corrente, sendo possível sua edição.
É importante destacar que, ao ajustar a data de conciliação para uma data diferente da atual, o valor informado não é gravado no campo DatCon, mas sim no campo DatCnc, na tabela Tesouraria - Movimento - Movimentações das Contas (E600MCC).
Além disso, é importante esclarecer que a data efetiva de conciliação dos registros será sempre a data do extrato ou do movimento, a depender de qual modalidade é utilizada para consulta posteriormente (Movimentos x Extratos ou Extratos x Movimentos).
Processar Automático
Quando marcado, processará automaticamente os movimentos e extratos dentro do período acompanhado das opções marcadas no grupo Conciliação Automática. Esta conciliação automática não ocorrerá caso o campo Tipo de conciliação automática ou manual (TipCnc), da tabela Tesouraria - Movimento - Movimentação das Contas (E600MCC), estiver com o valor "N - Não", caracterizando que se trata de um movimento desconciliado.
Já na modalidade Não Conciliados, ao selecionar extratos e movimentos e clicar em Conciliar, será persistido automaticamente os itens selecionados (serão removidos das guias).
Quando estiver desmarcado irá buscar extratos e movimentos. Caso encontre relações nas opções marcadas no grupo Conciliação Automática, relacionará os extratos e movimentos encontrados na conciliação automática e gerará uma chave de conciliação (referente ao Número da Conciliação da guia de Conciliação).
Importante
Extratos e movimentos podem ser conciliados normalmente pela chave identificada como Nenhum. Para isso, use o botão Conciliar. Os registros serão removidos da chave Nenhum, criando uma nova chave na guia de Conciliação. Será gerada a chave com a menor sequência e data de conciliação do movimento selecionado (ou a data de extrato caso a modalidade seja Extrato x Extrato). O número de conciliação 7 refere-se a um número de conciliação criado manualmente. A origem é criada conforme a seleção de extratos e movimentos. A descrição inserida será Manual.
A chave pode ser desvinculada pelo botão Desconciliar. Os registros conciliados anteriormente serão removidos e passados para a chave com os valores zerados.
Conciliação Automática
A conciliação automática possui seis opções. Como padrão, estas opções virão marcadas:
- 1 - Data + Cheque + Valor: efetua a conciliação automática, os valores dos campos Data, Doc/Nº Cheque, Valor e D/C (Débito/Crédito) devem ser idênticos, tanto na guia Movimentos como na guia Extratos;
- 2 - Cheque + Valor: efetua a conciliação automática, os valores dos campos Doc/Nº Cheque, Valor e D/C (Débito/Crédito) devem ser idênticos, tanto na tanto na guia Movimentos como na guia Extratos. Além disso, somente efetuará a conciliação automaticamente, caso o número do cheque for (> 0) maior que zero;
- 3 - Data + Valor: faz a conciliação automática. Os valores dos campos Data, Valor e D/C (Débito/Crédito) devem ser idênticos, tanto na guia Movimentos quanto na Extratos. Lembrando que a conciliação automática será feita apenas se o número do cheque for igual a zero;
- 4 - Data + Cheque + Soma: será verificado se existe mais de um movimento da tesouraria na guia Movimentos com a mesma data e mesmo número de cheque caso houver, estes movimentos serão somados em memória. Se houver um movimento de extrato com a mesma data, mesmo número de cheque e com o valor igual a soma dos movimentos da tesouraria, será conciliado automaticamente;
- 5 - Lote de Baixa: serão conciliados os movimentos com os extratos, quando
os títulos tiverem o mesmo número de lote de baixa. A conciliação por lote de baixa soma os valores dos movimentos que possuem o mesmo número de lote de baixa e data base, ou data liberação, caso a opção
"Conciliar movimento pela data de liberação" esteja ativa. Verifica também automaticamente se há algum extrato para esta data e valor somado. Caso houver, concilia todos os movimentos de mesmo número de lote e data com o extrato que achou. O extrato é conciliado, sendo que é gravado a primeira sequência;
- Exemplo
----------------------------------------------------Movimento (8)-----------------------------------------
Data Liberação Seq Valor D/C Número de lote do movimento
11/07/2011 12/07/2011 1 1.400,00 D 16
11/07/2011 12/07/2011 2 1.000,00 D 16
------------------------------------------------------Extrato (9)------------------------------------------
Data Seq Valor D/C
11/07/2011 1 2.400,00 D
12/07/2011 2 2.400,00 D- Nesse caso, a nova opção somará o valor do débito, e conciliará com o extrato de seq. 1, gravando nos 2 movimentos os dados do extrato conciliado; no extrato gravará
apenas a informação do primeiro.
- Se a opção "Conciliar movimento pela data de liberação" estiver ativa, irá conciliar com a seq. 2; o mesmo acontece para Crédito.
Se houver a seguinte situação, que pode acontecer por exemplo numa baixa com pagamento de comissão:
Exemplo----------------------------------------------------Movimento (8)-----------------------------------------
Data Liberação Seq Valor D/C Número de lote do movimento
11/07/2011 12/07/2011 1 1.400,00 C 16
11/07/2011 12/07/2011 2 1.000,00 C 16
11/07/2011 12/07/2011 3 140,00 D 16
11/07/2011 12/07/2011 4 100,00 D 16
------------------------------------------------------Extrato (9)------------------------------------------
Data Seq Valor D/C
11/07/2011 1 2.160,00 C
12/07/2011 2 2.160,00 C
A nova opção considerará que o movimento agrupado seja de crédito, devido a primeira sequência do lote, então a partir deste valor, irá somar, totalizando nesta situação um valor de
2.160,00.
Lembrando que este valor é gravado apenas em memória, ou seja, os dados do movimento agrupado é apenas gravado na memória para se fazer a conciliação automática).
Conciliando com o extrato de sequência 1, e 2 caso a opção "Conciliar movimento pela data de liberação" estiver ativa. - Nesse caso, a nova opção somará o valor do débito, e conciliará com o extrato de seq. 1, gravando nos 2 movimentos os dados do extrato conciliado; no extrato gravará
apenas a informação do primeiro.
- 6 - Cheque + Soma: a soma dos movimentos do extrato para determinado número de documentado deve ser igual ao valor dos movimentos da tesouraria para aquele documento. A lógica do número do documento e o número do cheque (DOCMOV e NROCHE) é a mesma utilizada nas demais opções de conciliações automáticas;
- 7 - TXID PIX + Valor: faz a conciliação automática se os valores dos campos Valor, D/C (Débito/Crédito) e TXID PIX forem idênticos, tanto na guia Movimentos quanto na Extratos;
- 8 - TXID PIX + Soma: é verificado se há mais de um movimento da Tesouraria na guia Movimentos com os mesmos D/C (Débito/Crédito) e TXID PIX. Os valores desses movimentos serão somados em memória. Se houver um extrato com os mesmos D/C (Débito/Crédito) e TXID PIX e o valor for igual à soma dos movimentos da Tesouraria, ele será conciliado automaticamente.
Importante
As conciliações bancárias automáticas por Documento (opções 1, 2, 4 e 6) não consideram os movimentos da tesouraria que não possuem números de documento e cheque, independentemente do uso do identificador de regras TES-600CCDOC01. Com ele ativo, as descrições serão alteradas para Cheque/Documento. Ex.: Data + Cheque/Documento + Valor.
Conciliar movimento pela data de liberação
Quando marcado, tem a finalidade de conciliar o movimento pela data de liberação.
Conciliação
Esta guia apresenta o vínculo de conciliação entre movimentos.
Seleção
Seleciona o registro para conciliar ou desconciliar.
Data Conciliação
Data em que os registros foram conciliados ou a data que será conciliado.
Sequência de Conciliação
Sequência em que será feita a conciliação.
Origem
Referência de origem de como foi ou será conciliado. “E” para Extrato, “M” para Movimento e “N” para Não Conciliados.
Número da Conciliação
De um até seis, refere-se ao número da conciliação automática, sendo o número sete para conciliações geradas manualmente (selecionando extratos e movimentos).
Importante
Cada linha da guia Conciliação é a uma conciliação entre extratos e movimentos e para que sejam efetivados é necessário marcar cada item da guia e utilizar o botão Processar.
Movimentos
Sel
Ao marcar este campo, a linha da guia será selecionada.
Data
Apresenta a data do movimento.
Liberação
Apresenta a data de liberação do movimento.
Seq
Apresenta a sequência do movimento.
Nº Cheque
Apresenta o número do cheque do qual o movimento pertence.
Doc/Nº Cheque
Apresenta o documento ou o número do cheque.
Valor
Apresenta o valor do movimento.
D/C
Apresenta se o movimento é de débito ou de crédito.
Histórico
Apresenta o histórico do movimento.
Sit
Apresenta a situação do movimento.
Quando o movimento está conciliado é apresentado como C (Conciliado), caso contrário é apresentado como N (Não Conciliado).
Transação
Apresenta a transação do movimento.
Descrição
Apresenta a descrição da transação.
Origem
Apresenta a origem da conciliação do movimento.
Data Ext
Apresenta a data do movimento.
Seq. Ext
Apresenta a sequência do movimento.
Filial
Apresenta a filial do movimento.
Cotação Moeda
Apresenta a cotação da moeda do movimento.
Valor Moeda
Apresenta o valor da moeda do movimento.
Número do lote do movimento
Mostra o número do lote de baixa do movimento do título.
TXID PIX
Apresenta a chave PIX cadastrada no movimento.
Extratos
Sel
Ao marcar este campo, a linha da guia será selecionada.
Data
Apresenta a data do extrato.
Seq
Apresenta a sequência do extrato.
Doc/Nº Cheque
Apresenta o documento ou o número do cheque do extrato.
Valor
Apresenta o valor do extrato.
D/C
Apresenta se o movimento é de débito ou de crédito.
Histórico
Apresenta o histórico do extrato.
Sit
Apresenta a situação do movimento. Quando o movimento está conciliado é apresentado como "C"(Conciliado). Quando o movimento não está conciliado é apresentado como "N"(Não Conciliado).
Origem
Apresenta a origem da conciliação do movimento.
Data Mov
Apresenta a data do movimento do extrato.
Seq. Mov
Apresenta a sequência do movimento do extrato.
Nº Documento
Apresenta o número do documento do extrato. Para os movimentos manuais que não possuem conciliação este campo estará habilitado para edição, senão permanecerá desabilitado. Ao alterar o número do documento de um movimento de transferência, os demais documentos relacionados à transferência também terão o valor desse campo alterado.
Nº Cheque
Apresenta o número do cheque do extrato.
Importante
Para uma melhor usabilidade da tela, basta clicar no título de cada guia (Conciliação, Movimento ou Extrato) para que ela seja ampliada, assim facilitando a visualização das informações. Ao clicar novamente no título, ela voltará ao tamanho original.
Subtotais das guias
Movimentos e Extratos
São somados todos os valores de débito, crédito e gerada a totalização dos valores quando o registro tiver sido conciliado, mostrando a diferença como 0 (zero). Para a modalidade Não Conciliados na chave com valor zero ou de origem nenhum, será feita a totalização de débitos e créditos na seleção de extratos e movimentos para inclusão da conciliação.
Conciliados
São somadas as quantidades de chaves geradas e os totais de chaves marcadas e desmarcadas (a chave zerada é ignorada).
Observação
Quando o identificador de regras TES-600CONBC01 estiver ativo, ao clicar no botão Pgto. Receber para abrir a tela F301BCD, é preciso informar o filtro e clicar em "Mostrar". Dessa forma, o sistema carrega as informações conforme filtro e seleção e habilita o botão Processar.
Botões
Extrato
Abre a tabela E605RXT (Tesouraria - Extratos - Movimentos Bancários para Conciliação) apresentando o movimento bancário da linha selecionada. na guia.
Movimento
Abre a tabela E600MCC (Tesouraria - Movimento - Movimentações das Contas) apresentando a movimentação da linha selecionada na guia.
Conciliar
Ao clicar neste botão o movimento será conciliado com o extrato. Este botão somente ficará habilitado quando a modalidade "Não Conciliado" estiver selecionada.
Quando selecionado um movimento da guia Movimento de uma natureza "D", por exemplo, e selecionado um movimento da guia Extrato de natureza "C", será apresentada a mensagem Conciliação entre movimento e extrato de naturezas opostas.
Os itens dos extratos e movimentos a serem conciliados devem estar selecionados e não pode haver diferença.
Desconciliar
Ao clicar no botão, o movimento será desconciliado. Ficará habilitado apenas quando uma das modalidades Movimento Conciliado ou Extrato Conciliado estiver selecionada.
Não é possível desconciliar movimentos que estão fora do período permitido para
lançamentos definido na filial (tela F070FCX).
Marcar e Desmarcar
Marcar ou desmarca a conciliação.
Observação
A chave zerada é ignorada.
Processar
O botão ficará ativo apenas para a modalidade “Não Conciliados” e quando o campo de checagem “Processar Automático” estiver desmarcado. Ao processar, todos os registros marcados da guia “Conciliação” serão conciliados.
Gera Mov.
Ao selecionar um extrato e clicar no botão, será aberta a tela F600GMO. Após inserir os dados e clicar no botão Processar, o movimento gerado será conciliado com o extrato selecionado. O botão ficará habilitado apenas quando a modalidade Não Conciliado estiver selecionada.
Gera Mov. Trf.
Ao selecionar um extrato e clicar o botão, será aberta a tela F600GMO. Após inserir os dados e clicar no botão Processar, o movimento gerado será transferido para a conta interna informada.
Pgto. CReceber
Abre a tela F301BMA com a finalidade de baixar o extrato selecionado contra títulos do Contas a Receber. Somente é possível acessar a tela de baixa por lote
automáticas do contas a receber, selecionando extratos de "CRÉDITO". Caso sejam selecionados extratos de "Débito" e "Crédito", ao clicar neste botão, será apresentada a mensagem: "Não selecionar Extratos de Débito".
Caso sejam selecionados somente extratos de "Débito", será apresentada a mensagem: "Não é possível acessar a tela de baixa por lote automático, pois existem extratos de débito selecionados". Com o identificador de regras "TES-600CONBC01" ativo abrirá a tela "F301BCD" (Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Por Recebimento Cheques/Diversos).
Observação
Quando a aplicação do tipo conta da conta interna for Conta Aplicação Financeira ou"Conta Empréstimo, os botões Gera Mov., Gera Mov. Trf., Alterar Mov. e "Pgto. CReceber ficarão desabilitados.
Marcar e Desmarcar
Marcar e desmarca as informações das guias de movimentos e extratos.
Identificadores de regra
Módulo | Código |
---|---|
TES | 600CCDOC01 |
TES | 600CONDI01 |
TES | 600CONAU01 |
TES | 600GMOGA01 |
TES | 600CONLE01 |
TES | 600GECTR01 |
TES | 600CCOFF01 |
TES | 600CONBC01 |
TES | 600CONPF01 |