Solicitação de Ordem de Compra de Serviços

Geração de OPs

Existe a possibilidade de gerar Solicitação de Compra de Serviços durante a Geração de OPs. O parâmetro implementado para isso é o campo SerXpl da tabela de origens (E083Ori). O valor padrão é N, ou seja, gerar Ordem de Compra automaticamente e não Solicitação de Compra.

Caso o campo SerXpl da origem estiver S, o usuário estiver gerando O.Ps. e no roteiro existir serviço externo (não interessa se é estágio ou operação), será gerado solicitação(ões) de compra ao invés de ordem de compra direto. Será levado em consideração o identificador de regras PCP-910AGROC01 do módulo PCP a fim de definir se agrupa ou não os diversos serviços que possam existir em uma mesma O.P. numa mesma solicitação variando apenas o item - sequência (Se tiver o identificador é sinal que não agrupa, pois o padrão é agrupar).

Na solicitação de compra de serviço será registrado o número e item de pedido, quando a respectiva OP possuir vinculo com apenas um item de pedido.

Ao tentar liberar uma O.P. onde foi gerado solicitação de serviço e a mesma ainda não possui ordem de compra (identificado na tabela de serviços da O.P. - E900SOP) será emitida uma mensagem que não é possível liberar antes que a(s) solicitação(ões) sejam cotadas e geradas ordens de compra. Este procedimento acontece no módulo Comercial e ali também foi feito mais uma implementação que é de na hora da geração da ordem de compra (que poderão ser de várias solicitações - agrupadas) atualizar a tabela da produção (E900SOP) com a filial, fornecedor (escolhido), número da ordem de compra e sequência da mesma.

Depois disso a O.P. pode ser liberada, e claro, movimentada. Na solicitação existe uma data prevista de fim que é a mesma data prevista de início do estágio no qual o serviço está agregado (se o controle for por operações e tiver mais de uma operação externa a data sempre é aquela de início previsto do estágio, visto que não temos a data prevista de início da operação). O campo código do período da solicitação é o indicativo que ele foi gerado pela produção e o mesmo é correspondente a data prevista de fim da solicitação.

Ao alterar a data prevista da O.P., é verificado se existe(m) solicitação(ões) de compra de serviço e em caso positivo, é verificado se já foi cotado esta solicitação para gerar uma observação na tabela de observações das solicitações (E405OBS) assim como também na tabela de observações das O.Ps. (E900OBS) que a data prevista (DatPrv) da solicitação não foi alterado porque já foi cotado. Caso ainda não tenha sido cotado, a data é alterada na solicitação também e a observação apenas é gerada na O.P. de que foi feita essa alteração.

Existem campos que indicam a solicitação da ordem de compra de serviço e sequência na consulta de O.Ps./página Serviços.

Este artigo ajudou você?