Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Saldos > Inicialização de saldos mensais

F210ISM - Inicialização de Saldos Mensais

Esta rotina permite armazenar e manter os saldos mensais de todos os produtos divididos por filial.

Processos

Observação

Para facilitar a conferência, recomenda-se na tela F212CME, aplicar o filtro de cliente para comparar com a tela F660CSF. Essa consulta apoiará o usuário a identificar os movimentos que estão causando a diferença, caso houver.

Para que o ERP reconheça corretamente o saldo, é necessário que a inicialização de saldos mensais seja realizada rigorosamente todos os meses, junto com as demais rotinas de fechamento de período (fechamento de estoque, contabilização etc). A inicialização de saldos deve incluir todos os produtos e depósitos que devem ser apresentados no SPED, Bloco H e Bloco K.

Em casos onde a inicialização não foi realizada na época da última movimentação (exemplo: último movimento em 09/2018) ou em qualquer mês que o produto tenha sido movimentado, ou se o produto não estava configurado corretamente para ser inicializado no momento da execução deste processo de inicialização de saldos mensais, o saldo pode não ser reconhecido corretamente.

Se não houver movimentação do produto no depósito durante o período em que está sendo inicializado (como 12/2023), o ERP não calculará uma nova quantidade de saldo com base na tabela Estoques - Movimentos (E210MVP). Portanto, o sistema manterá os saldos mensais que foram inicializados provenientes dos períodos anteriores, quando estes existirem.

Caso a inicialização de saldos mensais retroativa não seja possível para corrigir os saldos anteriores, será necessário inserir o registro manualmente na tela Saldos físicos mensais (F210SFE) com o saldo adequado do período corrente. A partir dessa inserção manual, o saldo passará a ser considerado para futuros cálculos e relatórios.

Para mais detalhes sobre o processo e para garantir que todas as movimentações sejam registradas corretamente, é recomendado verificar os procedimentos descritos nesta documentação e garantir que todas as configurações estejam adequadas para a inicialização de saldos mensais.

SPED - Tratamento

Importante

O sistema não permitirá brechas nos meses em que for gerado o processo, ou seja, sempre será exigido como mês inicial o último mês processado e gravado na tabela E210SFE.MESANO + 1. Se a tabela E210SFE estiver vazia, o período inicial será consistido com a data do primeiro movimento da filial na empresa. Ex.: pode ser informado na tela o período de 01/2007 a 05/2007, mas o último período gravado será, obrigatoriamente, 12/2006 e assim sucessivamente.

Nos casos em que a filial gerada pelo sistema precisa ser alterada para fins fiscais, segue abaixo algumas informações importantes:

Tudo que é alterado via base de dados foge do controle e da responsabilidade do desenvolvimento da Senior. Quaisquer divergências reportadas, será verificado se houve ou não alteração de alguma informação já gravada.

Importante

Se em um determinado mês não houve movimento, pode-se informar o mês que não teve movimento e, no período final, um mês que teve. Dessa forma, sempre ficará gravado o mês que teve movimento.

Se algum problema acontecer durante o processo, os meses terão que ser regerados (as informações serão apagadas para a filial informada na interface).

 Consistências e atualização dos saldos:

Campos

Filial
Código das filiais a serem processadas.

Período Inicial
Mês/ano inicial dos movimentos de estoque a serem processados, corresponde ao 1º dia do mês/ano informado.

Período Final
Mês/ano final do intervalo de movimentos de estoque a serem processados, corresponde internamente ao último dia do mês/ano informado.

Processar saldos normais
Com esta opção marcada, será realizado o processo padrão de apuração, na qual será recalculado o saldo dos movimentos normais e consignados. Os movimentos consignados serão apurados mesmo que o campo Processar saldos consignados estiver desmarcado.

Processar saldos consignados
Com esta opção marcada, será possível recalcular somente os saldos consignados, sem que seja necessário efetuar todo o processo de apuração de saldos normais e consignados. Os saldos dos produtos que não possuem consignação não serão afetados.

Cálculo para Controle Crédito Acuml. ICM
Com esta opção marcada, será possível executar separadamente o cálculo para controle de crédito acumulativo de ICM, sem que seja necessário efetuar o processo de saldos mensais normais e consignados.

Importante

O campo Cálculo para Estoque Próprio foi transferido à tela Parâmetros da Filial para Estoques (F070FES) e caso não esteja preenchido com as opções de somar, subtrair ou nenhum, ao processar as informações dessa tela com as opções "Processar saldos normais" e "Processar saldos consignados" marcadas, uma mensagem será exibida ao usuário informando sobre a falta de preenchimento desse parâmetro e o processo será cancelado.

Botão Processar
Confirma os valores dos campos de filtro informados na grade e inicia o processamento da rotina.

Parâmetros globais

Nome Descrição
VlrEstMvp Indicativo para calcular o valor total do estoque do depósito na estrutura de saldos físicos mensais através desta tela ou do processo automático "49 - Inicialização de Saldos Mensais", com base no valor do estoque da filial do último movimento do item.

Este artigo ajudou você?