Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 71 - Faturamento de pré-faturas

Processo automático 71 - Faturamento de pré-faturas

Processo

Este tipo de processo automático efetua o faturamento todas as pré-faturas disponíveis para a empresa e filial, definidas no cadastro da rotina. Atende a rotina de Gestão de Faturamento e Outras Saída > Expedição, que também utiliza processo vinculado à pré-faturas e análise de embarque.

Para a Gestão de Distribuição (onde é utilizado o processo de cargas), é necessário utilizar o parâmetro GERAR_NF_CARGA igual a "SIM" para gerar as notas fiscais de pré-faturas do tipo "10 - NF Carga - Distribuição".

A partir das versões 5.10.3.77 e 5.10.4.22 está disponível a opção para incluir notas fiscais de pré-faturas geradas com o tipo de nota fiscal "10 - NF Carga - Distribuição".

Parâmetros

Importante

No paralelismo de faturamento de notas fiscais, é importante ressaltar que deverá haver somente uma instância por empresa/filial que possua o parâmetro USARNUMERACAOPERDIDA = "S".

Além disso, é necessária uma série de notas fiscais específica para o processo agendado, evitando assim conflitos com outras rotinas manuais, ou integrações. A utilização da mesma série poderá acarretar problemas no controle de numeração da série, impactando tanto a rotina do processo agendado, como outras rotinas que estejam utilizando a mesma série.

O controle de sequência de numeração para a utilização do processo automático é realizado por um parâmetro da tabela R900NXV. Neste caso é indicado que, no momento da ativação do processo, haja uma validação da numeração da NF na tela F020SNF para as séries que serão utilizadas para o processo agendado, a fim de validar e/ou alterar o parâmetro armazenado na tabela R900NXV (a atualização é realizada com base em um Update).

A rotina busca a numeração a ser utilizada pelo CODPKY "NFPARCodEmp-CodFil-CodSnf" na tabela R900NXV.

Exemplo abaixo para Empresa 1, Filial 1, Série de Nota Fiscal "NFE":

Caso o parâmetro não exista na tabela R900NXV (se a rotina nunca foi utilizada), poderá ser efetuado um INSERT na tabela R900NXV para inicializar o parâmetro.

Se a série da Nota Fiscal definida no processo agendado já tiver sido utilizada alguma vez em outras rotinas (ou seja, existe um valor definido no campo E020SNF.UltNum) e for utilizada essa série no processo automático sem a devida conferência do parâmetro da tabela R900NXV, o sistema poderá iniciar o processo de emissão com numeração "1", podendo ocasionar problemas de controle da numeração da série (inclusive sem que haja atualização do campo E020SNF.UltNum durante emissão das NF).

 

Veja também:

Este artigo ajudou você?