Adiantamento de recebíveis
O adiantamento de recebíveis/duplicatas é realizado através da integração com a Adianta, empresa financeira que efetua este processo. Mais informações sobre a Adianta podem ser consultadas diretamente no site da empresa: https://adianta.com.br/.
O que é o adiantamento de recebíveis?
A empresa vende suas mercadorias ou serviços aos clientes a prazo, em uma ou mais parcelas. No processo normal, a empresa recebe o dinheiro conforme os clientes realizam os pagamentos das parcelas em seus vencimentos, ou seja, tem um prazo para receber o seu faturamento.
Conforme o dia a dia da empresa, podem ocorrer diversos fatores que impulsionam a busca por capital de giro para manter as atividades. Assim, pode-se precisar do capital imediatamente, já que recebimento ocorrerá apenas futuramente com as vendas a prazo. Neste momento, a empresa decide pelo desconto.
Na operação de desconto de recebíveis, a empresa entra em contato com uma instituição financeira (neste caso a Adianta) e vende as duplicatas com vencimento futuro. Desta forma, a instituição financeira adianta para hoje o que a empresa receberia futuramente e cobra uma taxa de desconto para realizar esta operação.
Há uma duplicata de R$ 10.000,00 que vencerá em trinta dias, mas a empresa precisa de dinheiro imediato e desconta em uma instituição financeira, cuja taxa é 5%. Neste caso, a instituição adiantará para a empresa R$ 9.500,00. Trinta dias depois, o devedor pagará os R$ 10.000,00 à instituição, que ficará com todo o dinheiro: R$ 9.500,00 que adiantou e os R$ 500,00 que é sua remuneração.
Caso o devedor não pague a obrigação (o título), a instituição financeira cobra da empresa que vendeu as duplicatas.
Nota
Uma vez que ocorre a antecipação do pagamento da duplicata, a Adianta fica responsável por receber do cliente o valor total e cobrá-lo, se necessário, durante 15 dias após a data do vencimento da duplicata, caso ela não for paga.
Fluxo dos processo de integração da Senior com a Adianta
Cadastros
Desconto de duplicatas
Atualização de duplicatas
Pré-requisitos
Para utilizar a rotina de adiantamento de recebíveis, é necessário:
- Ter o produto Documentos Eletrônicos - eDocs da Senior instalado e configurado.
- Estar com o campo Bloquear alterações nos títulos, da tela Portadores (F039POR), preenchido com Sim, garantindo que nenhum título será alterado durante o processo de adiantamento.
- Ter as transações da tesouraria e contas a receber cadastradas e atualizadas, como também as contas internas.
Como funciona o processo de adiantamento de recebíveis?
Abaixo está detalhado o processo para o processo de adiantamento de recebíveis:
A primeira parte do processo é o cadastro da empresa no site da Adianta. Por isso, dentro da Senior X você será direcionado para o site e nele você deve preencher: e-mail, CNPJ e telefone. É através do CNPJ que a Adianta verifica todos os dados da empresa e sua situação (podendo aprová-la ou não) após clicar em Enviar. O e-mail também é uma informação importante, pois é através dele que a Adianta se comunica com a empresa.
Depois de enviar as informações para realizar o cadastro no site da Adianta, se a empresa for aprovada, um e-mail é enviado com o Token, um código que será utilizado em todas as transações realizadas entre a empresa e a Adianta, assegurando o envio e recebimento de dados corretos. Com o código do Token, é possível prosseguir e realizar as parametrizações da empresa com as informações necessárias para efetuar o processo de adiantamento.
Para isso, acesse APPS > Finanças > Adiantamento de Recebíveis > Parâmetros, clique em Novo e preencha os campos abaixo:
- Empresa: selecione a empresa responsável pelo adiantamento de duplicatas.
- Portador: informe o portador (banco) que a empresa utiliza na geração de duplicatas.
- Transação tesouraria: informe a transação que será utilizada nas movimentações da tesouraria.
- Transação contas a receber: informe a transação que será utilizada nas movimentações de contas a receber.
- Token canal: este código de Token é preenchido automaticamente, pois identifica a Senior como canal de comunicação das duplicatas com a Adianta.
- Token empresa: preencha neste campo o código do Token enviado pela Adianta via e-mail, que significa a aprovação da empresa para envio de duplicatas para adiantamento.
- Login e Senha eDocs: informe o usuário e sua senha de acesso ao eDocs, para que seja realizada a busca das notas fiscais eletrônicas autorizadas pela SEFAZ no processo de adiantamento.
- Usuário e Senha plataforma: usuário e senha utilizado pela Adianta para acesso à Senior X e executar os serviços para troca de portador e situação do título, assim como a baixa dos títulos após o pagamento.
- Clique em Salvar para efetivar a parametrização.
Após realizar o cadastro, é possível consultar as parametrizações feitas, assim como Editar ou Excluir os registros.
Os campos Coluna e Valor permitem filtrar os registros da grade. No campo Coluna é possível consultar as informações de empresa, portador, transação tesouraria, token canal e token empresa.
O processo de adiantamento é feito em três etapas:
Seleção de notas fiscais
Nesta etapa você deve selecionar quais notas fiscais possuem duplicatas que precisam de adiantamento. Se desejado, você pode limitar a notas fiscais exibidas aplicando filtro com base em: filial, cliente, data de emissão ou valores máximo e mínimo, por exemplo. O campo Empresa é de preenchimento obrigatório e deve-se informar empresas que possuem cadastro e parametrizações realizadas para a Adianta.
Notas
Apenas são exibidas notas fiscais que são de pessoa jurídica e estão autorizadas pela SEFAZ. A busca das notas fiscais é feita no eDocs.
Se já houver alguma operação em andamento para a nota fiscal selecionada, deve-se: continuar o processo ou cancelar para iniciar novamente.
Ao selecionar ao menos uma nota fiscal, o botão Enviar fica disponível. Ao clicar nele, as notas fiscais selecionadas são enviadas à Adianta, que posteriormente faz uma avaliação de cada duplicata e identifica aquelas que podem ser antecipadas. Após essa avaliação, as notas fiscais retornam e são processadas.
Seleção de duplicatas
Após o retorno das notas fiscais, são exibidas as duplicatas que foram aprovadas pela Adianta e podem ser antecipadas, como também aquelas que não foram aprovadas. No topo da tela estão disponíveis as informações atualizadas de crédito da empresa.
De acordo com as duplicatas disponíveis, você deve selecionar aquelas que terão o recebimento antecipado e realizar o cálculo das taxas dessa operação, ou seja, é possivel visualizar o total da taxa aplicada pela Adianta, os juros, o custo efetivo e o valor total que será creditado. Caso o cálculo não seja feito, ao avançar para a próxima etapa, uma mensagem é exibida solicitando confirmação, já que o cálculo não foi realizado.
Notas
O valor mínimo para antecipação de recebimento é R$ 1.000,00.
Ao avançar para a próxima etapa, as duplicatas selecionadas são enviadas à Adianta para que a assinatura do termo de adesão, com todos os dados da antecipação do recebimento, seja feita posteriormente.
Seleção de conta
Na etapa anterior, após clicar em Avançar, deve-se selecionar a conta interna em que o valor antecipado será creditado. Esta conta deve estar disponível na Adianta, porém, se for a primeira antecipação, é necessário clicar em Importar conta interna e selecionar a conta desejada. Esta conta será enviada para cadastro no sistema da Adianta, e assim que aprovada e cadastrada, a conta interna fica disponível para seleção.
Após a seleção da conta interna, o processo de antecipação é finalizado e é mostrada a mensagem Ao finalizar o processo as condições serão negociadas entre o Responsável legal e a Adianta, através de documento específico firmado entre as Partes, informando que o borderô foi enviado para assinatura do gestor. Desta forma, a Adianta tem as informações para gerar termo de adesão para assinatura (borderô).
Nota
A conta interna deve possuir relação com uma conta bancária que possui dígito verificador.
Se desejado, nesta etapa você também pode cancelar todo o processo de antecipação.
Após realizar as etapas da antecipação do recebimento, a Adianta envia por e-mail o termo de adesão (borderô) para assinatura, com todos os dados do adiantamento, como as duplicatas e taxas aplicadas. Com a assinatura feita, posteriormente é possível consultar todos os borderôs assinados pela empresa.
Com a confirmação da assinatura do borderô, o sistema Adianta acessa a Senior X e realiza a transferência dos valores adiantados pela conta interna, altera o portador e a situação dos títulos enviados.
É possível limitar os borderôs exibidos na tela, através dos filtros disponíveis, tais como: empresa, conta interna, valores mínimo e máximo adiantados, por exemplo.
Assim que ocorre a assinatura do termo de adesão, o crédito do valor antecipado é feito na conta interna escolhida e o portador da duplicata é modificado no Gestão Empresarial | ERP, já que a Adianta assume a cobrança. Além disso, o valor de desconto da taxa é armazenado. Quando a duplicata é paga (esta informação pode ser vista no borderô), os títulos são liquidados por abatimento no sistema Gestão Empresarial | ERP.
Após a confirmação do pagamento o sistema Adianta acessa a Senior X e realiza a baixa por abatimento dos títulos.
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