Tabela de preço de compra
Não é possível importar a tabela de preços do ERP XT para a Senior X. O arquivo de importação é exclusivo da plataforma, e os dados ficam armazenados apenas nela.
É comum que as empresas trabalhem com preços tabelados em suas negociações comerciais e, para facilitar o processo de compra, caso os fornecedores divulguem suas tabelas de preço, é possível cadastrá-las na Senior X, mantendo suas vigências e importando uma planilha com os respectivos preços.
O que você precisa fazer:
Importante
Todas as funcionalidades da tela estarão disponíveis conforme a permissão do usuário.
Tabela de preço de compra
Para cadastrar uma tabela de preço de compra, siga os passos abaixo:
- Acesse Gestão Empresarial | ERP > Suprimentos > Gestão de Compras > Cadastros > Tabela de Preço de Compra e clique em Adicionar.
- Selecione a Empresa e Filial em que a tabela de preço é válida.
- Defina o Código da tabela, e caso desejar, sua Descrição.
- Informe o Fornecedor com o qual os valores foram negociados. É possível informar mais de um fornecedor para a mesma tabela.
- A Situação deve estar definida como Ativo para que seja possível utilizar a tabela de preço de compra.
Importante
Não é possível cadastrar duas tabelas de preço de compra para a mesma empresa e código.
Vigência
Após o cadastro inicial da Tabela de preço de compras, é preciso cadastrar a vigência para a sugestão dos valores:
- Clique em Adicionar para criar uma nova vigência.
- Defina o período de duração da vigência, informando a Data início e, caso desejar, a Data fim.
- Ao cadastrar a vigência, a Situação é definida como Ativo.
- Utilize o botão Anexar arquivo para definir o arquivo que deve ser importado, de acordo com os requisitos pré-determinados.
- Caso aconteça algum erro na importação do arquivo, realize os ajustes nos cadastros ou no arquivo, selecione a vigência e clique em Reprocessar.
- Clique em Salvar para confirmar o cadastro, ou em Cancelar para ignorar as alterações.
- Após salvar a vigência, o arquivo pode ter as situações de Importação abaixo:
: indica que não foi anexado um arquivo na vigência.
: indica que o arquivo está sendo importado.
: indica que a importação foi bem sucedida.
: indica que não foi possível importar o arquivo. O motivo do erro é apresentado ao clicar em Detalhar.
- É possível cadastrar mais de uma vigência para a mesma tabela, desde que as vigências não tenham o mesmo período (mesma data de início e fim). Só é possível cadastrar a vigência para o mesmo período se a vigência cadastrada inicialmente estiver inativa.
- Quando houver mais de uma vigência, elas serão consideradas conforme a ordem abaixo:
- Vigência com a Data início mais próxima da data atual.
- Caso existam duas ou mais vigências que tenham a mesma data de início, primeiro é considerada a vigência com a Data fim mais próxima, e assim por diante.
Formato do arquivo
O arquivo que será importado precisa atender alguns requisitos:
- Ter extensão .CSV.
- Possuir o formato | codigoSkuFornecedor;codigoSkuSenior;precoUnitario;ateQuantidade |, considerando as especificações abaixo:
- codigoSkuFornecedor: informa o código do SKU fornecedor cadastrado na Senior X, no Cadastro de SKUs. Obrigatoriamente o SKU precisa estar relacionado com a Filial e com o Fornecedor que constam na tabela de preço de compras.
- codigoSkuSenior: representa o código do SKU cadastrado na Senior X.
- precoUnitario: indica o preço do SKU por unidade.
- ateQuantidade: informa qual é a quantidade máxima do produto (SKU) para que seja considerado o valor definido no parâmetro precoUnitario, ou seja, após essa quantidade, o SKU receberá outro valor. Quando o parâmetro não estiver informado, o valor definido será aplicado para qualquer quantidade.
Observações
- Os campos codigoSkuFornecedor, codigoSkuSenior e precoUnitario são obrigatórios, porém, quando o parâmetro codigoSkuFornecedor é preenchido, não é preciso preencher o parâmetro codigoSkuSenior, e vice-versa.
- O campo ateQuantidade só é obrigatório quando o arquivo possuir o mesmo SKU mais de uma vez, com preços diferentes por quantidade.
Tabela de preço de compra
Para editar uma tabela de preço de compra, siga as orientações abaixo:
- Acesse Gestão Empresarial | ERP > Suprimentos > Gestão de Compras > Cadastros > Tabela de Preço de Compra.
- Selecione o registro que deseja e clique em Editar.
- Será aberta a tela Tabela de preço de compra, com as informações do registro selecionado.
- Os campos Código, Descrição e Situação ficam habilitados para edição.
- Só é possível alterar os campos de Filial e Fornecedor, quando não existir nenhuma vigência ativa na tabela de preço de compra em questão.
- Clique em Salvar para efetivar as alterações, e em Cancelar caso deseje ignorá-las.
Vigência
Para editar uma vigência é preciso estar na tabela de preço de compra na qual a vigência foi cadastrada. Após isso, realize os seguintes passos:
- Selecione a vigência que deseja alterar e clique em Detalhar.
- Os campos Data fim e Situação podem ser alterados.
- O arquivo importado pode ser removido, porém apenas é possível realizar a importação de um novo arquivo quando a situação da importação for
ou
.- Com a situação
, mesmo removendo o arquivo, as informações importadas permanecem salvas, e neste caso, não é possível incluir novo arquivo na mesma vigência.
- Com a situação
- Clique em Salvar para efetivar as alterações, e em Cancelar caso deseje ignorá-las.
Observação
O arquivo anexado na vigência só pode ser alterado enquanto a importação não estiver concluída.
Tabela de preço de compra
Ao inativar uma tabela de preço de compra, ela deixa de ser utilizada na sugestão de preços, mesmo que existam vigências ativas.
Para realizar a inativação, siga os passos abaixo:
- Selecione o registro que deseja inativar e clique em Editar.
- Defina o campo Situação como Inativo.
- Clique em Salvar para confirmar a inativação.
Vigência
A inativação de uma vigência indica que suas informações não serão mais utilizadas para o período selecionado. Para isso:
- Na tabela de preço de compra em questão, selecione a vigência que deve ser inativada e clique em Detalhar.
- Altere a Situação para Inativo.
- Clique em Salvar para confirmar a inativação.
Importante
Após inativar uma vigência não é possível alterar suas informações ou situação. Caso exista a necessidade de reativar uma vigência, é preciso cadastrar uma nova e importar novamente o arquivo.
English
Español
English
Español


