Estrutura e controle do SKU

A tabela abaixo mapeia regras para utilização do controle de componentes, contratipos e produtos equivalentes de acordo com o tipo de produto do SKU.

Tipo do produto SKU Tipo de reposição Uso na engenharia? Controla contratipo? Controla produto equivalente? Tipo de qualidade Classificação SPED Conceitual fiscal
0 – Não classificado Comprado/Produzido Não - - - 99 – Outras Este item é considerado quando o cadastro no ERP não foi configurado, daí geramos no SPED como Outras.
1 – Mercadorias Comprado Não Sim Não Normal 00 – Mercadoria para Revenda Produto adquirido para comercialização (Compra e venda)
2 – Matérias-primas Comprado Consulta, complementa o componente Sim Não Normal 01 – Matéria-Prima Mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo.
3 – Produtos intermediários Comprado/Produzido Apenas consulta Sim Sim Normal, 2ª, 3ª qualidade e refugo se o tipo de reposição for igual a produzido. Normal se o tipo de reposição for igual a comprado. 06 – Produto Intermediário Aquele produto que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização. Exemplos: Lixa, graxa.
4 – Materiais de embalagem Comprado/Produzido Apenas consulta Sim Sim Normal, 2ª, 3ª qualidade e refugo se o tipo de reposição for igual a produzido. Normal se o tipo de reposição for igual a comprado. 02 – Embalagem Produto destinado a embalagem de um novo produto. Pode ser utilizado na sua ficha técnica como embalagem que faz parte do produto , como embalagens que não fazem parte do produto, como por exemplo, caixas para transporte.
5 – Produtos manufaturados Produzido Cadastro Sim Sim Normal, 2ª, 3ª qualidade e refugo 04 – Produto Acabado Produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado;
6 – Em fabricação Produzido Cadastro Não Não Normal, 2ª, 3ª qualidade e refugo 03 – Produto em Processo Produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, predominantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado.
7 – Subproduto Produzido Cadastro Não Não Normal, 2ª, 3ª qualidade e refugo 05 – Subproduto Produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo ou de produto acabado.
8 – Material de uso e consumo Comprado Não - - - 07 – Material de Uso e Consumo Produtos adquiridos destinados a uso e consumo, exemplos: material de escritório, material de limpeza
9 – Ativo imobilizado Comprado Não - - - 08 – Ativo Imobilizado Produtos destinados para ativo imobilizado.
10 – Serviços Serviço Não - - - 09 – Serviços Item de serviço (prestação de serviço)
11 – Outros insumos Comprado Consulta, complementa o componente Sim Não Normal 10 – Outros insumos Qualquer outro produto será utilizado na composição do produto final que não se enquadre nas regras anteriores.
99 – Outras Comprado/Produzido Não Não Não Normal, 2ª, 3ª qualidade e refugo se o tipo de reposição for igual a produzido. Normal se o tipo de reposição for igual a comprado. 99 – Outras Qualquer outra classificação de produto que não se enquadre nos tipos anteriores.

 

Este artigo ajudou você?