Versões
As versões são utilizadas a partir do momento da criação do SKU. Elas indicam as situações do SKU do tipo produzido e se ele pode ser utilizado na produção.
Os SKUs do tipo comprado ou serviço não tem esse controle de versão.
>> Cada versão pode ter quatro situações:
- Transitória: quando uma versão é criada, ela recebe esta situação;
- Aprovada: quando uma versão está com a situação "Transitória", ela pode ser "Aprovada", indicando que o SKU e sua estrutura na engenharia estão corretas (porém, ainda não está liberado para produção). Um SKU não pode ter mais de uma versão aprovada. Neste caso, ao aprovar uma versão, aquela que estava aprovada anteriormente recebe a situação "Substituída".
- Liberada: depois de aprovada, a versão pode ser "Liberada", indicando que o SKU está apto para utilização na produção. Um SKU não pode ter mais de uma versão liberada. Neste caso, ao liberar uma versão, aquela que estava liberada anteriormente recebe a situação "Substituída".
- Substituída: ao criar uma nova versão, aprovar ou liberar, caso já exista uma versão anterior na mesma situaçãoo, ela passa a ter a situação "Substituída".
Nota
O ciclo de vida de uma versão é: transitória, aprovada, liberada e substituída.
Para aprovar uma versão, uma série de validações são feitas na estrutura do SKU e em sua engenharia. Caso alguma inconsistência seja encontrada, o campo Situação da versão do SKU irá indicar o ajuste que deve ser feito para que a validação ocorra com sucesso.
>> As possíveis situações da versão são as seguintes:
- Validação não realizada: indica que nenhuma validação foi feita após a criação da versão no SKU;
- Engenharia Ok: indica que todas as validações acima foram feitas sem que houvesse divergências. Indica também que o SKU está liberado para produção.