Versões
As versões são utilizadas a partir do momento da criação do SKU. Posteriormente, elas podem ser editadas ou removidas, como também novas versões podem ser criadas na Engenharia de processo. Elas indicam as situações do SKU e se ele pode ser utilizado na produção, sendo que este controle é apenas para produtos produzidos.
Cada versão pode ter quatro situações:
- Transitória: quando uma versão é criada, ela recebe esta situação;
- Aprovada: quando uma versão está com a situação "Transitória", ela pode ser "Aprovada", indicando que o SKU e sua estrutura na engenharia estão corretas (porém, ainda não está liberado para produção). Um SKU não pode ter mais de uma versão aprovada. Neste caso, ao aprovar uma versão, aquela que estava aprovada anteriormente recebe a situação "Substituída".
- Liberada: depois de aprovada, a versão pode ser "Liberada", indicando que o SKU está apto para utilização na produção. Um SKU não pode ter mais de uma versão liberada. Neste caso, ao liberar uma versão, aquela que estava liberada anteriormente recebe a situação "Substituída".
- Substituída: ao criar uma nova versão, aprovar ou liberar, caso já exista uma versão anterior na mesma situaçãoo, ela passa a ter a situação "Substituída".
Nota
O ciclo de vida de uma versão é: transitória, aprovada, liberada e substituída.
Para aprovar uma versão, uma série de validações são feitas na estrutura do SKU e em sua engenharia. Caso alguma inconsistência seja encontrada, o campo Situação da versão do SKU irá indicar o ajuste que deve ser feito para que a validação ocorra com sucesso.
A situação da versão pode ter sete estados:
- Validação não realizada: indica que nenhuma validação foi feita após a criação da versão no SKU;
- Filhos pendentes:
- Indica que na árvore da estrutura do SKU há componentes filhos que não possuem a versão do SKU validada. Esta validação inclui o preenchimento dos campos Quantidade e Lote frequencial (quando o campo Fator Utilização estiver preenchido com "Frequencial") do consumo;
- É necessário que cada consumo da estrutura tenha um SKU ativo associado;
- Os componentes da estrutura não podem estar bloqueados;
- É necessário que o desenho/posição esteja informado para o componente.
- Roteiros não definidos: indica que roteiros não foram informados na engenharia de processo. É obrigatório que o roteiro principal esteja informado e ativo;
- Processos pendentes:
- Controla consumo: caso o estágio indique o controle de consumo, na engenharia de processo deve haver consumo de materiais na produção informado.
- Controla subproduto: caso o estágio controle subproduto, na engenharia de processo deve haver subprodutos informados para o processo industrial;
- Estágios: é necessário que pelo menos um estágio esteja ativo na engenharia de processo;
- Processo industrial: é necessário que cada estágio possua um processo industrial ativo;
- Controla programação: cada roteiro utilizado na engenharia de processo deve ter pelo menos um estágio que controla programação.
- Recursos pendentes: verifica se na engenharia de processo, para o processo industrial, há recursos informados, sendo que pelo menos um deve estar ativo. Cada recurso informado necessita de uma carga mínima e máxima informada. É obrigatório informar o tempo de processo. Quando houver mais de um recurso sendo utilizado, o sistema verifica se a carga mínima de um recurso é maior que a carga máxima de outro recurso. Neste caso, a versão não é validada e uma mensagem de aviso é exibida.
- Engenharia Ok: indica que todas as validações acima foram feitas sem que houvesse divergências. Indica também que o SKU está liberado para produção.