Calendário
A partir das parametrizações do Calendário é possível configurar Feriados, onde são definidas datas não produtivas, por exemplo, e também configurar a Geração calendário de produção, onde é possível gerar o calendário de produção por turno de produção para um determinado período, por exemplo.
Abaixo, entenda melhor cada processo.
Feriados
Acesse Gestão Industrial > Gestão de PCP > Calendário > Feriados
Permite o cadastro de feriados para o chão de fábrica, e podem ter abrangência global, por empresa ou por filial. Além disto, é possível definir uma data como Data fixa.
As parametrizações estão divididas em três guias: Global, Empresa e Filial.
Veja abaixo mais detalhes de cada uma:
As definições desta guia são consideradas por todas as empresas e filiais da base.
Exemplo: O dia 1º de Janeiro pode ser considerado para a abrangência Globlal, pois em quase todos os países é considerado como um feriado.
As definições desta guia são consideradas apenas para a empresa vinculada. Para isso, é necessário, em Filtros, preencher o campo Empresa.
Exemplo: O dia 7 de Setembro no Brasil é considerado como feriado. Portanto, pode ser considerado na abrangência por Empresa, principalmente em casos onde existam duas ou mais empresas em países diferentes na mesma base.
As definições desta guia são consideradas apenas para a filial vinculada. Para isso, é necessário, em Filtros, preencher os campo Empresa e Filial.
Exemplo: Feriados municipais podem ser considerados na abrangência por filial, pois as filiais podem estar em diferentes municípios.
O campo Data Fixa pode ser definido como Sim para, por exemplo, feriados que repetem anualmente no mesmo dia, independentemente do ano, como o dia 1º de Janeiro, 25 de Dezembro, 7 de Setembro, e assim por diante. Já os feriados como Carnaval, por exemplo, onde sua data muda anualmente, não são considerados como data fixa. Nestes casos, defina o campo Data Fixa como Não.
Geração calendário de produção
Permite a geração do calendário de produção por turno de produção para o período determinado pelo usuário, de acordo com os períodos cadastrados para o turno e com as datas não produtivas cadastradas no calendário.
Para isso, acesse Gestão Industrial > Gestão de PCP > Calendário > Geração calendário de produção.
- Clique em Gerar calendário;
- Preencha os campos Empresa e Filial;
- Selecione o Turno para o qual deseja gerar o calendário de produção;
- Defina os campos Data início prevista e Data fim prevista;
- Clique em Salvar.
Importante
Este calendário de produção que é gerado, é considerado durante a realização dos apontamentos de uma ordem de produção para permitir ou não o mesmo, conforme as configurações definidas em Gestão Industrial > Gestão de PCP > Parâmetros > Parâmetros. O calendário gerado somente será considerado durante os apontamentos quando um dos parâmetros Permite apontamento em dia não produtivo ou Permite apontamento fora do turno, ou então ambos, estiverem definidos como Não. Para saber como configurar a tela de Parâmetros, acesse a documentação de Parametrizações.