Programação de produção
A tela de Programação de Produção permite a programação de execução de múltiplas ordens do tipo produção e estágios. Ao acessá-la, uma lista de ordens do tipo produção passíveis de programação é exibida ao usuário.
O usuário pode selecionar um conjunto de ordens e fazer a programação dos respectivos estágios. Após selecionar as ordens e clicar no botão Programar, são exibidos os estágios das ordens selecionadas e algumas funcionalidades são disponibilizadas:
Na lista de estágios é possível alterar os seguintes campos:
- Sequencial: indica a ordem do estágio na programação;
- Recurso: recurso utilizado no estágio. Isso quando situação da ordem de produção do estágio for igual a PLANEJADO, FIRME, LIBERADO, PROGRAMADO, ABERTO ou PAUSADO;
- Data início previsto: data de início previsto de execução do estágio;
- Data fim prevista: Data de fim previsto de execução do estágio.
Para cada estágio, é disponibilizado um botão no final da lista chamado Ações que possui um conjunto de funções, sendo:
- Salvar: salva as alterações feitas no estágio;
- Split(Dividir/Unir): permite dividir o estágio em várias partes;
- Montar carga: permite unir vários estágios do mesmo recurso.
- Consultar OP: abre a tela de consulta de O.P. para que o planejador possa verificar como ficaram as alterações.
Ao selecionar mais de um estágio, o botão Sequenciar Estágios é habilitado. Para utilizá-lo, os sequenciais de todos os estágios selecionados devem estar informados e com valores diferentes.
Ao clicar no botão Sequenciar Estágios, uma nova tela é aberta para efetuar a programação. Alguns campos também podem ser informados nesta tela, são eles:
- Recurso: recurso a ser utilizado nos estágios;
- Data início previsto: data de início previsto do primeiro estágio. Se informado, o cálculo das datas previstas é feito com base no mesmo;
- Data fim previsto: data de fim previsto do último estágio. Se informado, o cálculo das datas previstas é feito com base no mesmo.
Ao clicar no botão Sequenciar, o sistema fará algumas validações e em caso de sucesso, os estágios serão programados conforme as configurações definidas. Caso ocorram erros ou alertas, estes serão exibidos ao usuário, que deverá ou poderá optar por fazer modificações na programação.