Gestão Empresarial | ERP - 5.10.2.28
25/02/2022
Tarefas liberadas: 29
Identificadores e parâmetros
Telas impactadas pelo identificador de regras CHA-900DTCOP01
Adicionamos na documentação do identificador de regras CHA-900DTCOP01, as telas de apontamento de OPs, que são impactadas pela sua ativação. Além disso, indicamos na documentação de cada uma dessas telas a possibilidade de sua utilização.
Locais:
- Ferramentas > Identificadores de Regras
- Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Finalização de O.P. > Fim da O.P. (Entrada Estoque) > Estágio/Operação
- Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Finalização de O.P. > Fim da O.P. (Entrada Estoque) > Operador
- Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Movimentação de O.P./O.S. > Estágios
- Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Movimentação de O.P./O.S. > Estoques
- Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Movimentação de O.P./O.S. > Operador
- Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Finalização de O.P. > F909MIF - Apontamento de O.P./O.S
- Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Finalização de O.P. > F909MOA - Movimentos de O.P. (automáticos / agrupados por O.P.)
Produtos e Serviços
Ajuste na documentação do campo Tipo Serviço
Ajustamos a documentação da tela de cadastro de serviços (F080SER), corrigindo o nome do campo Tipo Serviço, que anteriormente estava descrito indevidamente como Tipo Serviço para Impostos, ficando duplicado com outro campo da tela que possui este mesmo nome.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Serviços > Individual
Filiais
Corrigida descrição do campo Transação Padrão Entrada Previsão da tela F070FPA
Problema: era informado incorretamente na descrição do campo Transação Padrão Entrada Previsão, da tela F070FPA, que a transação definida neste campo era considerada como padrão nas telas de entrada de títulos quando incluídos títulos de previsão.
Correção efetuada: removemos essa informação incorreta da documentação da tela F070FPA.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar
Gestão de Tributos
Tipo de ajuste na geração dos registros M225 e M625
Problema: ao gerar a apuração dos impostos 41- PIS não cumulativo - SPED e 42 - Cofins não cumulativo - SPED, quando estes possuíam dois tipos de ajustes de contribuição diferentes, ao gerar o SPED Contribuições, o sistema gerava somente um ajuste nos registros M225(para o PIS) e M625 (para COFINS).
Correção efetuada: ajustamos a geração do SPED Contribuições para considerar todos os ajustes cadastrados.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Adequação ao leiaute 8.0 do SPED Contábil Fiscal
Disponibilizamos a versão 8.0 do leiaute do SPED Contábil Fiscal, conforme Ato Declaratório Executivo nº 01/2022 - ECF emitido pelo governo que passou a utilizar a declaração 102. Dentre as adequações, estão:
- A nova opção 999 - Agências ou órgãos reguladores para o campo 19 - ID_FONT_COT do registro X300 referente ao Bloco X;
- O campo 14 do registro X350 agora trata o Lucro Arbitrado Antes do Imposto de Renda, sendo 14- LUC_ARB_ANT_IR;
- Para o campo LUC_LIQ do registro X350 que tornou o 16, foi alterada a fórmula de cálculo para (X350.LUC_LIQ_ANT_IR + X350.LUC_ARB_ANT_IR - X350.IMP_DEV).
Nota
- Existe uma falha na tabela U150_D, onde gera erro na importação, pois a conta 8.01 está descrita como analítica, porém trata-se de uma conta sintética;
- O arquivo deve ser corrigido manualmente nesta tela antes da sua utilização ou deve-se aguardar correção da mesma por parte do Fisco.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contábil Fiscal (F669ECF)
Inclusão de novos valores em regra do identificador IMP-661CALIM02
Problema: na documentação do identificador de regras IMP-661CALIM02 era informando incorretamente que a regra não permite zerar as variáveis.
Correção efetuada: corrigimos essa documentação informando que a regra não permite zerar valores numéricos, somente informar novos valores. Para os campos de descrição, se a necessidade for eliminar a descrição sugerida pelo sistema, deve se atribuir uma descrição vazia para a variável.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Data da apuração na geração da guia de recolhimento de impostos
Problema: ao apurar os impostos 55 - IRPJ Lucro Real (SPED) e 56 - CSLL Lucro Real (SPED), o campo Data Apuração ficava incorreto, pois utilizava indevidamente a data inicial na geração da guia de recolhimento através da tela F661GRI.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o sistema utilize a data final da apuração na geração da guia de recolhimento para os impostos 55 - IRPJ Lucro Real (SPED) e 56 - CSLL Lucro Real (SPED) fazendo com que o campo Data Apuração fique com a informação correta.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração (F661PAI)
Valor de aglutinador na apuração de impostos
Problema: ao apurar os impostos 55 - IRPJ Lucro Real (SPED) e 56 - CSLL Lucro Real (SPED) a partir da tela F661PAI e posteriormente clicar na guia M300 para consultar os valores na tela F664LPA, os aglutinadores da Parte A não apresentavam corretamente esses valores.
Correção efetuada: ajustamos a apuração destes impostos para que sejam listados devidamente, de acordo com o valor do aglutinador.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração (F661PAI)
Permitir integrar lançamento via web service com Tipo produto para impostos igual a 6
Problema: na tela F660DES, ao realizar o lançamento via web service com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamento.producaoestoque.desmontemercadoria, porta IncluirProdutoDestino, o sistema não permitia integrar e gerava o erro Somente produtos em que o tipo de produto para impostos (E075PRO.ProImp) está definido como 1, 2, 3, 4, 5, 7 ou 11 podem ser incluídos. Essa situação ocorria, pois não considerava os itens que possuíam o campo Tipo produto para impostos (ProImp) definido como 6 - Em fabricação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir a integração de produtos onde o Tipo produto para impostos (ProImp) seja igual a 6 - Em fabricação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Produção e Estoques > Desmonte de Mercadorias (F660DES)
Geração de informações no registro C500
Problema: a regra o arquivo do SPED Fiscal gerava estrutura indevida no registro C500 ao passar o arquivo gerado no validador.
Correção efetuada: corrigimos a geração do SPED Fiscal para que o registro C500seja gerado com a quantidade de campos correta quando a versão de leiaute escolhida for 16 ou superior. Também alteramos a geração do registro C510 para que o mesmo não seja gerado para o modelo de documento 66 - Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica - NF3e.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Gestão de Contabilidade
Utilização da versão 9.0 do PVA ao gerar o registro I010 referente ao SPED Contábil
Informamos na documentação do Registro I010 referente ao Bloco I do SPED Contábil (ECD), que o PVA (Programa Validador e Assinador) não está preparado para o novo leiaute na versão 10.00 deste e após consulta à Receita Federal, a instrução é que seja gerado utilizando a anterior, que se trata da versão 9.0.
Local: Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Contábil > Leiaute - SPED Contábil (ECD) Ato Cotepe IN 787 > Bloco I
Gestão de Contas a Pagar
Exportação do pagamento eletrônico utilizando o tipo de pagamento PO - Pagamento Concessionária
Ajustamos o leiaute SAEX03000 - Remessa - Pgto Eletrônico - LPN (CNAB 240) para que, ao realizar a exportação do pagamento eletrônico, utilizando este leiaute, o sistema gere o tipo de serviço corretamente ao utilizar o tipo de pagamento PO - Pagamento Concessionária.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa (F510PRM)
Liberação da documentação completa do processo Débito Direto Autorizado
Disponibilizamos dentro do Manual do Usuário do Gestão Empresarial XT, a documentação completa do processo Débito Direto Autorizado.
O processo permite que todos os títulos a pagar sejam recebidos eletronicamente, por meio dos bancos de relacionamento, e possibilita ao cliente visualizar e pagar seus títulos sem a necessidade de uma cópia impressa.
Quer saber mais? Consulte a documentação completa do processo Débito Direto Autorizado.
Local: Manual por processos > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Débito Direto Autorizado
Gestão de Tesouraria
Adiantamento a fornecedor sem retenção de IR
Problema: ao gerar um adiantamento a fornecedor na tela F600GEC, o sistema não gerava a retenção do IRRF, PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISS. Isso ocorria, quando existia um registro na tela F001TIT para o mesmo fornecedor do adiantamento onde o registro estava inativo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que ao gerar o adiantamento, a geração das retenções não considerem registros inativos da tela F001TIT.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas (F600GEC)
Data de liberação do movimento na conciliação bancária
Problema: ao gerar uma conciliação bancária de um movimento com um extrato, com o identificador TES-600CONLE01 ativo, a data de liberação do movimento não recebia a data do extrato.
Correção efetuada: ajustamos o sistema, para quando o identificador TES-600CONLE01 estiver ativo e for realizada a conciliação de um movimento com um extrato, a data de liberação do movimento vai receber a data do extrato. A rotina só terá esse comportamento quando for um movimento e um extrato. Para outras quantidades de registros, o identificador terá o comportamento padrão.
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Conciliação > Conciliação Bancária (F600CON)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Conciliação > Conciliação Bancária Simples (F600CBA)
Gestão de Lojas
Ajuste do tamanho dos campos Telefone e Fax para integração com Gestão de Lojas
Implementamos um autocorrect para ajustar os cadastros de clientes, filiais e fornecedores, presentes na base de dados, que possuam campos Telefone e Fax para que tenham no máximo 14 caracteres de tamanho.
Local: Atualizador/Instalador
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Processo para habilitar Monitor Logística no menu da plataforma
Problema: na documentação sobre o Monitor Logística não era informado sobre como ter acesso ao monitor através do menu da senior X Platform.
Correção efetuada: destacamos nessa documentação que para o Monitor Logística ser apresentado no menu da plataforma , é fundamental que o papel do usuário tenha acesso ao menu. E, ainda, quando houver alguma configuração do menu em si ou atualização dos itens de menu, ele seja regerado em Tecnologia > Customização > Aplicativos.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > Monitor logística
Gestão de Transporte (TMS)
Informar o produto predominante ao lançar CTRC na tela F140COL
Problema: na tela F140COL, quando lançava um Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (CTRC) de forma manual e não passava pelo campo Série, ao inserir informações no campo Produto Predominante, apresentava a mensagem Não é permitido informar o produto predominante.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para carregar as informações da série da nota fiscal ao abrir a tela.
Local: Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Alterações no identificador de regra GER-115PRC001 utilizado na tela F115PRC
Problema: ao utilizar o identificador de regra GER-115PRC001 para atribuir permissão aos usuários para os botões Retomar Prc. e Cancelar Prc. existentes na tela F115PRC, ocorria destes usuários clicarem indevidamente e o processo era cancelado.
Correção efetuada: alteramos o identificador acima para que seja apresentada uma mensagem ao usuário quando este clica em alguns desses botões, informando se deseja realmente cancelar ou retomar o processamento.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Gestão de Vendas
Liberação da documentação completa do processo Contratos de venda
Disponibilizamos dentro do Manual do Usuário do Gestão Empresarial XT, a documentação completa do processo Contratos de venda.
Entenda como cadastrar e manter os contratos de venda para posterior faturamento ou geração de títulos no contas a receber.
Quer saber mais? Consulte a documentação completa do processo Contratos de venda.
Local: Manual por processos > Mercado > Gestão de Vendas > Contratos de venda
Processos Automáticos
Informações do parâmetro DIASAVALIAR do processo automático 89
Problema: não existia informações do parâmetro DIASAVALIAR na documentação do processo automático 89 - Gerar grupos fiscais para serem exportados ao sistema Retaguarda.
Correção efetuada: adicionamos a informações sobre o parâmetro na documentação do processo automático. Através do parâmetro DIASAVALIAR pode ser definido uma abrangência de dias que serão considerados para avaliar alterações em produtos para geração de grupos fiscais.
Consulte a documentação do processo 89 - Gerar grupos fiscais para serem exportados ao sistema Retaguarda para informações mais detalhadas desse parâmetro.
Local: Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 89 - Gerar grupos fiscais para serem exportados ao sistema Retaguarda
Implementações
Tamanho da tela ao executar a função EntradaValor
Problema: após atualização da versão do sistema para 5.10.1.98, observou-se que quando utilizado a função EntradaValor, a tela ficava com tamanho fixo, criando barras de rolagem e dificultando a leitura das mensagens.
Correção efetuada: corrigimos a função EntradaValor para que a tela mostrada seja ajustada automaticamente, conforme o tamanho do texto informado nos parâmetros de entrada da função.
Local: Recursos > Implementações > Regras > Executar (F000ERG)
Gestão de Recebimento
Cálculo do preço unitário com o valor de frete/seguro de importação na entrada da nota fiscal
Problema: na entrada da nota fiscal a partir da tela F440GNE, dependendo da quantidade do item quando optado por somar no preço unitário no campo Soma frete e seguro importação vl. unitário itens, multiplicava indevidamente o valor do frete/seguro de importação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que os preços unitários sejam rateados pela quantidade recebida.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Compras
Considerar a aprovação multinível em todas as cotações a partir da tela F410CEA
Problema: nas solicitações onde havia mais de uma cotação de um determinado produto, ao clicar no botão Finalizar da tela F410CEA para fazer a validação das cotações e receber a aprovação multinível, o sistema somente gerava a aprovação de uma das cotações. Ocorria também, do botão Liberar ficar habilitado indevidamente antes mesmo do botão Finalizar.
Correção efetuada: alteramos a rotina de aprovação multinível, para que passe por todas as cotações e não somente pela primeira. Além disso, agora o botão Liberar só poderá ficar habilitado após a finalização da cotação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Produtos (F410CEA)
Gestão de Estoques
Informação do campo TemDif.? ao gerar diferenças e acertos na tela F220DAI
Problema: ao carregar os produtos contados no inventário a partir da tela F220DAI, o campo TemDif.? sempre carregava erroneamente com a informação igual a S - Sim, quando selecionada a modalidade Todos c/Acerto Estoque. Isso ocorria mesmo quando não existiam diferenças entre as quantidades.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o campo TemDif.? represente se há diferença entre a quantidade contada e a quantidade do estoque, independentemente da modalidade selecionada.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Diferenças/Acertos (F220DAI)
Camada de Gestão
Dados do relatório de Faturamento na Camada de Gestão
Problema: ao consultar o relatório de Faturamento na Camada de Gestão era necessário informar a situação da nota fiscal no filtro para conferência de valores, porém a documentação não trazia esta informação, bem como não indicava qual a opção deveria ser selecionada no campo Situação NF.
Correção efetuada: adicionamos uma observação no tópico Validar Valores, clarificando que para melhor efetividade na conferência, deve ser verificado o preenchimento do campo Situação NF no relatório de Faturamento para que seja o mesmo informado no sistema. Além disso, informamos que geralmente neste filtro é utilizada a opção Fechada, pois é o que foi efetivamente faturado e mencionamos as equivalências do campo Tipo NF do relatório de Faturamento em relação ao Gestão Empresarial.
Local: XTended > Camada de Gestão > Visões > Faturamento
Autenticação
Abertura da tela de login ADFS/SAML ao acessar o sistema
Atualizamos as documentações de ativação do ERP XT, no tópico Detalhes da autenticação ADFS, clarificando que a tela de login ADFS/SAML será aberta quando:
- na versão 5 do sistema, o login for LDAP ou Logon Proprietário Senior;
- na senior X Platform, quando estiver configurada a forma de login ADFS ou SAML.
Locais:
- XTended > Ativação ERP XT > Criar ou integrar domínio na plataforma
- XTended > Ativação ERP XT > Primeiro acesso ao ERP XT integrado com a senior X Platform
Integrações
Obrigatoriedade do acesso à determinadas páginas para utilização do Gestor Senior e Decision Center
Problema: não era informada nos pré-requisitos de utilização do aplicativo Gestor Senior e do Decision Center, a necessidade de acesso às páginas *.senior.com.br em todos os servidores.
Correção efetuada: incluímos no Manual do Usuário de cada solução, a informação sobre a necessidade de possuir internet com acesso às páginas *.senior.com.br em todos os servidores. Além disso, é obrigatório que o domínio *.senior.com.br esteja registrado como Site Confiável nas Configurações de Internet.
Locais:
- Decision Center - Manual do Usuário > Integração Gestão Empresarial | ERP > Parametrizações para integração
- Gestor Senior - Manual do Usuário > Conheça o aplicativo Gestor Senior