Gestão Empresarial | ERP - 5.10.2.32
29/03/2022
- 04/04/2022: ajustamos a matéria sobre o agrupamento de informações na rotina de exportação do registro R-2055 e do relatório CISO012.GER
- 01/04/2022: adicionamos a matéria sobre a integração da previsão de entrega de um pedido.
- 31/03/2022: adicionamos a matéria sobre a correção da criação das triggers de replicação em SQL Server, Oracle e PostgreSQL.
- 31/03/2022: adicionamos a matéria sobre a distribuição dos créditos de ICMS, ICMS ST e diferencial de alíquota relativo à nota fiscal de frete.
Tarefas liberadas: 125
Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
Esta versão contém implementações e alterações relevantes para atender diversas rotinas do sistema, além das correções habituais.
Confira os impactos com atenção, principalmente mudanças na estrutura do TBS (banco de dados) e integrações via web services. Sempre que possível homologue a versão nova antes de colocá-la no ambiente em produção.
Controladoria
Novas opções de Tipo Ajuste Documento Fiscal
Disponibilizamos no cadastro do dispositivo fiscal (F051DIS), duas novas opções de Tipo Ajuste Documento Fiscal:
- W - Memória de Cálculo do Diferencial de Alíquota: sendo responsável por detalhar a memória de cálculo do diferencial de alíquotas;
- U - Total do imposto antecipado, pelo controle de entradas e saídas: para detalhar o total do imposto antecipado (baseado no controle de entrada e saída de produtos.
As novas opções influenciam no lançamento dos ajustes dos itens das nota fiscais de entrada sempre que for utilizado os códigos de ajuste SP90090106 (Informações sobre o cálculo do recolhimento antecipado do imposto retido incidente sobre entradas interestaduais), RO40000001 (Valor a Débito - Diferença de Alíquota - Ativo Permanente), RO40000002 (Valor a Débito - Diferença de Alíquota - Uso e Consumo) ou códigos com comportamento similar.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Dispositivos fiscais (F051DIS)
Disponibilizada nova grade para imposto do tipo 76 - Agronegócio
Implementamos na tela Configuração de Impostos para a Filial, a grade Parâmetros de Impostos X Família que é disponibilizada apenas quando o imposto selecionado é do tipo 76 - Agronegócio. Nessa grade é possível consultar/informar o código da família do produto e o código para documento de arrecadação.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF)
Duplicação de registro de impostos do tipo 76
Implementamos na rotina de duplicação de parâmetros (F055DPF), o processamento de um novo registro quando o imposto for do tipo 76 - Agronegócio, o sistema irá duplicar as informações da tabela Grade Parâmetros de Impostos x Família (E055AGR).
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Base imposto (Liga Filial) > Duplicação de Parâmetros (F055DPF)
Mercado e Suprimentos
Definição do tipo da base de cálculo do diferencial de alíquota do ICMS de acordo com o Convênio ICMS 52/91
Disponibilizamos um novo parâmetro para definir o tipo da base de cálculo do diferencial de alíquota do ICMS para compra de ativo imobilizado enquadrado no Convênio ICMS 52/91. Este localiza-se na tela F070PSE a partir do campo Tipo Base Calc. Difal Imobil. e poderá receber os valores:
- 2 - Simples;
- 9- Dupla com Aliq. Interna por dentro.
Além disso, complementamos a documentação de ICMS referente ao cálculo do diferencial, com os exemplos sobre o Convênio ICMS 52/91 para cada tipo de base.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Ligação Produto/Serviço X Estado (F070PSE)
Alterações nas parametrizações do cálculo da redução de base do PIS e COFINS
Adicionamos novos valores referente à parametrização para que seja possível efetuar o desconto do ICMS após a redução da base, caso exista. Essa alteração foi necessária visando atender uma nova forma de entendimento do cálculo da redução de base do PIS e COFINS.
Dentre as alterações, estão:
- Cadastro de transação de compras (F001TCP): campos Descontar ICMS da base do PIS na guia PIS e Descontar ICMS da base do COFINS na guia COFINS;
- Cadastro de transação de vendas (F001TVE): campos Descontar ICMS da base do PIS na guia PIS e Descontar ICMS da base do COFINS na guia COFINS.
A partir de agora, é possível informar os valores T e R nos campos acima. Além disso, as opções U e S tiveram sua descrição ajustada para explicitar que o cálculo é feito antes da redução da base de cálculo:
- U: Descontar ICMS Normal antes redução;
- S: Descontar ICMS Normal + DIFAL antes redução;
- T: Descontar ICMS Normal após redução;
- R: Descontar ICMS Normal + DIFAL após redução;
- N: Não descontar.
Importante
- A redução só ocorrerá se estiver parametrizada, conforme as regras do Gestão Empresarial e poderá acontecer nos cálculos de PIS e COFINS Faturamento e a Recuperar;
- Quando não houver redução nestes casos, ou ainda, quando se tratar de PIS e COFINS Retido e para os demais que não possuem redução, os valores parametrizados U e T terão o mesmo comportamento, bem como os valores S e R.
Outra alteração em relação à essa rotina, trata-se da busca pelo percentual de redução de base de cálculo do PIS e COFINS da estrutura da tela F019TIR, que anteriormente buscava o percentual do campo % Red/Acre. Entrada Contribuinte mesmo quando se tratava de saída. Daqui em diante, buscará a informação do campo % Red/Acre. Saída Contribuinte quando se tratar de documentos de saída (NF Saída, Pedido e Orçamento).
Locais:
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Reduções/Acréscimos Base Impostos > Por Estado (F019TIR)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Ordem Compra > NF Entrada > Fatura (F001TCP)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas (F001TVE)
Aplicação da alteração do %IPI de Entrada e Saída para todas as empresas através da tela F022CLF
Modificamos o comportamento do sistema para que ao processar a alteração dos campos % IPI para Entradas e % IPI para Saídas, seja solicitada a confirmação do usuário, de forma que as alterações dos novos percentuais com esta classificação fiscal, sejam aplicadas aplicadas para a empresa atual ou para todas as empresas.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Classificações Fiscais > Individual (F022CLF)
Adequação à NT 2021.004 para observações de uso livre e identificação para os atos concessórios
Adequamos o sistema para atender a exigência legal da Nota Técnica de NF-e/NFC-e 2021.004 - Regras de Validação e Novos Campos, que entra em vigor no ambiente de homologação em 14/03/2022 e de produção em 16/05/2022. Dentre as alterações, estão a criação de 2 novos valores no campo Interesse Mensagem da tela F024MSG para observação do item do produto e observação do fisco do produto, onde há mais detalhes na documentação. São eles:
- O - Produto (Obs. Cont.): Indica as observações de uso livre do contribuinte relativas ao item da nota fiscal na tag do item (tag obsCont);
- I - Produto (Obs. Fisco): Indica as observações de uso livre do fisco relativas ao item da nota fiscal na tag do item (tag obsFisco).
Quer saber mais? Consulte a documentação da tela F024MSG para mais informações do campo Interesse Mensagem.
Disponibilizamos um novo campo, tanto na estrutura de mensagem fiscal (F024MSG), quanto na de dispositivo fiscal a partir da tela F051DIS. Com o campo Tp. Ato Concessório, será possível a geração da tag <tpAto> no grupo de informações adicionais da NF-e (<infAdic>) do XML, contendo as opções:
- 08 - Termo de Acordo;
- 10 - Regime Especial;
- 12 - Autorização específica.
Alteramos também, o web service com.senior.g5.co.ger.cad.controladoria.tributos.dispositivosfiscais, prevendo esse novo campo através da variável dispositivo.tipAtc. Na importação, acrescentamos esta na porta InserirAlterar. Já na exportação, adicionamos na porta Exportar_5, que neste caso teve sua porta versionada.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Dispositivos fiscais (F051DIS)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Mensagens NF (F024MSG)
- Recursos > Implementações > Web services
Localização
Consistência do campos Bairro e Endereço no cadastro de CEP quando identificador de regra GER-CONSISTCEP está ativo
Problema: o cadastro de CEP do ERP obrigava a informar os campos Bairro e Endereço quando era incluído ou alterado uma faixa de CEP.
Correção efetuada: alteramos o cadastro de CEPs para não consistir os campos Bairro e Endereço quando se está cadastrando ou alterado uma faixa de CEPs (campo CEP Inicial diferente do CEP Final). Os campos Bairro e Endereço continuarão a ser obrigatórios quando o cadastro de CEP não for uma faixa de CEPs e, sim, um único CEP (campo CEP Inicial igual ao CEP Final) e o identificador de regras GER - CONSISTCEP esteja ativo. Complementamos a documentação da tela F008CEP com as informações a respeito dos campos Bairro e Endereço e documentamos o identificador de regras GER - CONSISTCEP.
Locais:
- Cadastros > Localização > Cidades (CEP) (F008CEP)
- Integrações > Web services > com.senior.g5.co.int.varejo.cep.Importar
Clientes e Fornecedores
Alteração de cadastro de cliente utilizando banco de dados SQL Server no GO UP
Problema: ao tentar alterar um cadastro de cliente na tela F085CAD no Gestão Empresarial PME | GO UP, para clientes que utilizam banco de dados SQL Server, ocorria um erro no comando enviado ao banco.
Correção efetuada: corrigimos o sistema, para que este erro não ocorra quando utilizado banco de dados SQL Server no Gestão Empresarial PME | GO UP.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro (F085CAD)
Cálculo de FUNRURAL de acordo com o processo de vigência
Implementamos na guia Definições da tela Cadastro de Fornecedores (F095CAD) os campos Data de Início de Vigência Contr. Previdenciária e Data Final de Vigência Contr. Previdenciária, com a finalidade de não reter o FUNRURAL/GILRAT para quando informado um período de vigência de uma liminar.
- Quando o indicativo da forma de tributação da CP for igual a 2 (sobre a folha de pagamento) e a data atual estiver dentro do periodo de vigência informado, não irá reter o FUNRURAL / GILRAT (valor = 0);
- Quando o indicativo da forma de tributação da CP for igual a 2 (sobre a folha de pagamento) e o período de vigência estiver vencido, o processo será bloqueado e uma mensagem informativa será apresentada solicitando que o cadastro do fornecedor seja alterado;
- Quando o indicativo da forma de tributação da CP for igual a 1 (sobre a comercialização da sua produção), não será considerado o período de vigência e irá reter normalmente o FUNRURAL / GILRAT (valor calculado).
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro > Cadastro de Fornecedores (F095CAD)
Nova tela e campo disponibilizados para cadastro e consulta de fornecedores
Disponibilizamos a nova tela Pré Cadastro de Fornecedores (F095PCF), onde é possível consultar o cadastro do fornecedor quando informado o código. Nesta tela não é possível realizar alterações e exclusões de pré-cadastro. Também viabilizamos o campo Pré Cadastro na tela Cadastro de Fornecedores (F095CAD), que quando o preenchimento for igual a S - Sim, o cadastro estará bloqueado para as operações diversas no sistema.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Pré Cadastro de Fornecedores (F095PCF)
Campo Tipo do Endereço de Entrega implementado nas telas F085ENT e F095ORM
Implementamos nas telas Endereço de Entrega do Cliente (F085ENT) e Origens de Mercadorias do Fornecedor (F095ORM) o campo Tipo do Endereço de Entrega, onde o usuário pode especificar um novo enumerador a ser criado. Relação de tipos que podem ser utilizados:
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Origens de mercadorias (F095ORM)
Web services
Campos vlrLat e vlrLon permitem inserir localização geográfica no endereço de entrega do cliente
Disponilizamos os campos vlrLat e vlrLon no web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes_5, guia Endereços de Entrega. Estes campos permitem respectivamente que sejam informadas a latitude e a longitude no endereço de entrega dos clientes, fornecendo informações geográficas precisas sobre a localização da entrega.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Campo ObsCes disponibilizado no web service de pesagem
Implementamos o campo ObsCes no web service com.senior.g5.co.int.agr.pesagem, porta RegistrarPesagemAvulsa. Esse campo é de preenchimento opcional e nele é possível inserir observações para a pesagem/ticket.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Informações referentes aos campos de usuário via web services
Geramos no sistema, a possibilidade de enviar informações referente aos campos de usuário da tabela C. Receber - Títulos - Dados Gerais (E301TCR) através do web service com.senior.g5.co.int.varejo.titulos, porta ExportarTitulosReceber.
Para o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, implementamos para importar e gravar as informações dos campos de usuário para registro nas tabelas Cadastros - Clientes (E085CLI) e Cadastros - Clientes - Históricos (E085HCL) através de sua utilização.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Identificadores e parâmetros
Orientação em situações de erro de processamento na execução de um identificador de regras
Destacamos na página sobre os identificadores de regras, que quando diversos identificadores são executados em pontos do sistema onde, caso ocorra algum tipo de erro de processamento (seja uma consistência nativa do sistema ou uma mensagem gerada através da função GeraLog), todo o processamento feito pela rotina nativa do sistema, ou até mesmo pela regra, será automaticamente descartada (conceito rollback).
Esse rollback ocorre por conta das rotinas serem executadas dentro de uma mesma transação com o banco de dados, respeitando a arquitetura padrão do sistema.
Se desejar manter as informações em tabelas/campos do sistema, mesmo que exista um cancelamento da operação realizada, consulte as alternativas descritas na página Identificadores de Regras disponíveis no Gestão Empresarial | ERP.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Identificador de regras valida transações informadas através do botão Processar da tela F435CCC
Disponibilizamos a partir desta versão, o identificador de regras CPR-435CCCTF01 para validar as transações informadas através do botão Processar da tela F435CCC. Ao utilizar a regra sugerida, o identificador retornará se a transação informada está de acordo, ou o processamento é bloqueado e uma mensagem de erro é disparada.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Novos identificadores de regras com impacto na tela de Transferência entre Produtores
Disponibilizamos dois novos identificadores de regras com impacto na tela Transferência entre Produtores (F115TRG). São eles:
- CPR-115TRFTF01: esse identificador verifica se o fornecedor informado na tela é ou não cooperado e mediante a regra utilizada, o campo Transação para OC é atualizado.
- CPR-115TRFVT01: a partir do botão processar, é verificado a regra pra saber se é ou não cooperado e mediante a resposta, a validação da transação informada é efetuada.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Identificador de regras CPR-440GNEVT01 valida transação da tela F440GNE
Disponibilizamos a partir desta versão, o identificador de regras CPR-440GNEVT01 que ao clicar no botão Processar e em seguida no botão Fechar da tela de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), é verificado a regra pra saber se é ou não cooperado e mediante a resposta, a validação da transação informada é efetuada.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Novos identificadores de regra com impacto na tela F460PFO
Disponibilizamos dois novos identificadores de regra para verificar se o fornecedor informado na tela Contrato de Compra com Participação de Fornecedores (F460PFO), é ou não cooperado. Mediante a resposta, o identificador CPR-460PFOTF01 atualiza o campo Transação Produtos, já o identificador CPR-460PFOVT01, efetua a validação da transação informada.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Novo identificador de regras para pré definir transações utilizadas no filtro da tela F211ADF
Disponibilizamos o identificador de regras CPR-211ADFTS01 a partir desta versão, para pré definir quais transações serão utilizadas no campo Transação para o filtro da tela Análise de Reposição entre Depósitos - Fornecedores (F211ADF).
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Campos VExcImp e VGerImp inclusos no identificador de regras IMP-660INTEG01 para apuração de impostos
Para que os novos impostos por produto de agronegócio possam ser apurados, disponibilizamos no identificador de regras IMP-660INTEG01, os campos VExcImp e VGerImp, que tem como objetivo substituir os comandos de inserção e exclusão padrões do sistema.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Novo parâmetro global HabCalCdo indica cobrança da taxa CDO
Disponibilizamos o novo parâmetro global HabCalCdo, que indica se o sistema deve habilitar os campos relacionados a cobrança da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (Taxa CDO) - Agronegócio. O valor padrão deste parâmetro é N-Não, mas quando ativado impacta as telas Cadastro de Fornecedores (F095CAD) e Produto X Item de Taxa X Parâmetro (F113PTX).
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Ativação de regras para sugestão de transações de produto e serviço
Alteramos a rotina das telas F140PRE, F140GNF e F140DSI para habilitar o identificador de regra VEN-000TNSDE01 e sugerir as transações definidas na F000PTE. Realizamos a mesma alteração na tela F440GNE, para habilitar o identificador CPR-440TNSDE01 e também sugerir as transações definidas na F000PTE.
Vale ressaltar que essa alteração tem impacto na geração de notas, quando ativada as regras, será sugerida as transações de produto e serviço.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Transação e Estado (F009PTE)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação simplificada (F140DSI)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Nova tag apresenta informações de atendimento no web service de requisições
Implementamos no web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, porta Exportar_3, a nova tag Atendimentos para apresentar a informação da data de atendimento da requisição como um atributo de resposta, juntamente com a quantidade atendida.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Disponibilizado identificador de regra GER-000INTAG01 para customização de saldos físicos dos produtos
Disponibilizamos o identificador de regra GER-000INTAG01 com intuito de customizar os saldos físicos dos produtos.
O identificador permite alterar os saldos físicos enviados para o aplicativo do Produtor Rural, ao cadastrar um identificador de regra o sistema irá assumir os valores de saldo físico retornado pela regra ao invés do nativo do ERP e enviará para o App do Produtor Rural. Esses saldos físicos são: Quantidade Entregue, Quantidade Devolvida, Quantidade Fixada, Quantidade Em Aberto, Quantidade em Contrato e Quantidade Bloqueada.
Importante
Esse recurso é somente válido caso o cliente possua alguma customização nos produtos de pesagem.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
- APP Produtor Rural
Preenchimento automático da informação de CEP através do web service da ViaCEP
Disponibilizamos a busca de dados de endereço através do CEP, utilizando o web service da ViaCEP. Esse serviço estará ativo no sistema e tornará mais ágil os cadastros que necessitam do preenchimento de endereço, buscando automaticamente quando não encontrado no cadastro de CEP da tela F008CEP. No entanto, será preciso avaliar o novo parâmetro global UtiViaCep, onde o usuário poderá optar pelo serviço ou não. Por padrão, ele virá com a opção N.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Novas funcionalidades permitem realizar exclusão de logs e registros antigos
Visando disponibilizar ao usuário uma rotina de limpeza dos registros antigos no momento da inclusão, alteração ou exclusão de cadastros e ainda, na gravação das informações na tabela Cadastros - Log Genérico (E000LOG), implementamos as seguintes novidades:
- Processo automático 154 - Exclusão de Logs, que permite excluir conforme agendamento realizado, os registros antigos da tabela Cadastros - Log Genérico (E000LOG);
- Novo identificador de regras CAD-000EXCLG01, que possibilita filtrar os registros a serem excluídos conforme a necessidade do usuário;
- Botão Excluir na tela F000LOG, que exclui os registros conforme os filtros aplicados na tela.
Além disso, ao realizar a atualização da versão, o sistema automaticamente criará um processo automático, que fará a exclusão dos registros que possuírem mais de cinco anos da data de criação.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Log > Consulta de Log (F000LOG)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Transações
Novos campos no cadastro de transações informam FUNRURAL e SENAR
Implementamos nas telas de Transações de Vendas e Compras (F001TCP e F001TVE) os campos: Movimento no Saldo do Produtor que indica se a transação soma ou subtrai do saldo do produtor rural, Retém valor FUNRURAL que informa se a transação retêm valor de FUNRURAL e Retém valor SENAR/SENAT que indica se transação retêm valor de SENAR/SENAT.
Locais:
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras (F001TCP)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas (F001TVE)
Disponibilizada tela para cadastro de parâmetros por transações para impostos de agronegócio
Disponibilizamos a partir desta versão, a tela Transações do Agronegócio (F001TAG), que permite cadastrar parâmetros por transações para os impostos do tipo Agronegócio.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Agronegócio > Transações do Agronegócio (F001TAG)
Campo Código de Operação disponibilizado nas telas de transações
Implementamos nas telas de Transações de Vendas, Compras e Estoques (F001TCP, F001TVE, F001TES) o campo Código da Operação, que indica o código do cadastro de operações que deve ser utilizado para extrações de dados.
Locais:
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Estoques
Filiais
Novo campo Código da Moeda na tela F070FCP
Com o objetivo de atender o tratamento de impostos para o Mato Grosso, adicionamos na tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), na guia Compras 2, o campo Código da Moeda, onde pode ser informado qual o código da moeda utilizada.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento > Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP)
Produtos e Serviços
Campo Prod. X Imp. para consulta dos impostos por produto
Implementamos nas telas F075GFP, F075CPD e F075PRO, o botão Prod. X Imp., que tem por finalidade abrir a tela Impostos por Produto (F075IMP). Os impostos só estarão disponíveis na tela se forem do tipo 76 - Agronegócio e estiverem cadastrados na tela F055PPF.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Agrupado > Cadastro de Produtos (F075GFP)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Consultas > Produtos > Consulta Produto/Derivação (F075CPD)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual > Cadastro de Produtos (F075PRO)
Disponibilizada tela para visualização do cálculo da variedade por itens de classificação
Implementamos o botão Ligação com Itens Classificação na tela de Cadastro de Variedade (F113TRG) e a partir dele, a tela Relacionamento Variedade x Itens de Classificação (F113VIC) é aberta, trazendo a variedade atual da F113TRG. Este botão deve estar habilitado durante a consulta de uma variedade já existente e desabilitado em inserção.
Além disso, alteramos o comportamento da rotina da tela F435CCC para permitir a digitação normalmente os itens de classificação, deixando desabilitado e zerado os campos %Desc e Qtd Desc quando os dados forem encontrados na tabela E113VIC.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Relacionamento Variedade x Itens de Classificação (F113VIC)
Cálculo da taxa de incidência na tela F113PTX
Incluímos uma nota na documentação da tela Produto X Item de Taxa X Parâmetro (F113PTX), informando que a incidência será calculada conforme parametrização realizada no cadastro da taxa, na tela F113ITX. É possível que a incidência seja calculada sobre o peso bruto ou peso líquido da carga.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Item de Taxa X Parâmetro (F113PTX)
Empresas
Nova tela para cadastro de operações de agronegócio
Implementamos a tela Cadastro Geral de Operações do Agronegócio (F113COA) onde é possível cadastrar vários tipos de operações do agronegócio, para extração de informações. Através dessa tela é possível inserir, alterar e excluir registros.
Local: Cadastros > Empresas > Operações Agronegócio > Cadastro Geral de Operações do Agronegócio (F113COA)
Melhoria de performance no processo de duplicação de empresas a partir da tela F070DEM
Alteramos o processo de duplicação de empresa realizada através da tela F070DEM, visando a melhoria de performance e fornecendo um ganho considerável no tempo de execução da duplicação. Além disso, eliminamos problemas de consistência que ocorriam em determinadas bases quando o processo era executado selecionando algumas filiais específicas.
Local: Cadastros > Empresas > Cadastro (F070EMP)
Cliente e Fornecedores
Novo modelo de relatório para cadastro de fornecedores
Disponibilizamos o modelo de relatório 019 - Relação de Pré Cadastro de Fornecedores (DSCF019.GER), que apresentará de forma simplificada as informações do cadastro de fornecedores (F095CAD) quando informado como pré-cadastro = S.
Local: Cadastros > Cliente e Fornecedores > 019 - Relação de Pré Cadastro de Fornecedores
Novo código de regime tributário adicionado aos cadastros de clientes e fornecedores
Adicionamos ao campo Código de Regime Tributário existente nas telas de cadastro de clientes e fornecedores (F095CAD e F085CAD), a opção 4 - Simples Nacional - Microempreendedor Individual - MEI para atender ao inciso III da cláusula primeira do Ajuste SINIEF 11/19 de 5 de Julho de 2019. As rotinas de entradas, saídas, apuração e obrigações acessórias foram atualizadas para aplicar a este regime o mesmo tratamento do regime 1 - Simples Nacional.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro (F085CAD)
Integrações
Consistência gerada pela diferença de valores causada pelos Impostos por Produto Agro
Problema: na tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), sempre que há um diferença de valores entre o valor que está no XML importado e o valor calculado dos itens da nota pelo sistema, a seguinte mensagem é apresentada: Valor Financeiro XML não fecha com o Valor Financeiro Calculado. Quando a nota possuir Impostos por Produto Agro, essa diferença sempre irá ocorrer, devido ser um imposto que não vem declarado no XML da nota de compra.
Correção efetuada: criamos o parâmetro dinâmico AGR.IMPOSTOPORPRODUTO.IGNORARDIFVLRIMPORTACAONOTA, para que o sistema não acuse a diferença quando causada por Impostos por Produto Agro. Por padrão este parâmetro virá desabilitado, caso o erro de inconsistência ocorra, basta alterar o parâmetro dinâmico para S - Ignorar a diferença causada pelos impostos e não mostrar a mensagem de divergência de valores na tela de parâmetros dinâmicos por filial.
Local: Cadastros > Integrações > Configuração de parâmetros (F000PPD)
Integração do módulo de controladoria com a solução Gestão Eletrônica de Documentos (GED)
Viabilizamos a integração da área de controladoria com a solução Gestão Eletrônica de Documentos (GED) Senior. Desta forma, o cliente terá a possibilidade de vincular documentos a lançamentos fiscais e contábeis, permitindo a rastreabilidade dos arquivos associados vinculados a estas operações, fazendo upload, download e exclusão desses arquivos a partir do próprio lançamento.
Afim de realizar o cadastro desses arquivos, criamos a tela 198GED, já para o gerenciamento, onde envolvem a consulta, inclusão, baixa e exclusão dos arquivos armazenados, disponibilizamos a tela F998GED.
F660NFV;
F660NFC;
F660ODC;
F660BLA;
F661GRI;
F661CGR;
F640LCT;
F640LCC;
F640LCL;
F640LLM;
F650CLC;
F670BEM;
F669EFD;
F669SPC;
F669ECD;
F669ECF.
Locais:
- Cadastros > Integrações > X Platform > GED > Tipos de Arquivo para GED
- Recursos > X Platform > GED > Consulta de Documentos
Gestão de Tributos
Período informado para a geração dos registros do Reintegra
Adicionamos o filtro Exportar dados via data de no relatório 017 - FE - PER/DCOMP - Pedido Eletrônico de Restituição (CIAE017.GER) para que possibilite ao cliente, definir por qual data devem ser gerados os registros do Reintegra, conforme 3º art. 61 IN RFB 1717/2017:
- Período de A - Averbação (como é realizado atualmente);
- Período de E - Emissão.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 017 - FE - PER/DCOMP - Pedido Eletrônico de Restituição (CIAE017.GER)
Operações com cupons fiscais no processo do SPED Contribuições
Possibilitamos no processo de geração do SPED Contribuições (F669SPC), que os documentos de cupons fiscais armazenados no sistema, tenham o controle de dispositivo fiscal para justificar processos judiciais vinculados a estes documentos.
Os dispositivos fiscais presentes nos cupons fiscais serão listados nos registros abaixo:
- C489 - Processo referenciado - Lista o número e origem do processo para cada combinação de equipamento ECF;
- C499 - Processo referenciado - Lista o número e origem do processo para cada consolidação de documentos;
- 1010 - Processo referenciado - Ação judicial - Lista todas as informações de processos de ação judicial;
- 1011 - Detalhamento das Contribuições com Exigibilidade Suspensa - Indica o documento fiscal, sendo o cupom fiscal com exigibilidade suspensa;
- 1020 - Processo referenciado - Processo administrativo - Lista todas as informações de processos administrativos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Tratamento para pagamento de ICMS de importação de forma parcelada
Viabilizamos no sistema, o tratamento para pagamento de ICMS de importação de forma parcelada referente ao Débito parcelado de ICMS importação - Art. 74 - inciso III do RICMS/PR. Essa alteração, traz a devida rastreabilidade ao respectivo documento fiscal quando ocorrer importação de mercadorias ou bens destinados ao ativo fixo, onde o débito desta operação deve ser lançado como outros débitos.
O sistema irá tratar a partir do campo:
- ICMS Cobrado na Importação na rotina de notas fiscais de entrada na tela F660NFC, que irá listar o ICMS quando se tratar de uma CFOP iniciada em 3;
- Devolução do ICMS Cobrado na Importação na rotina de notas fiscais de saída na tela F660NFV, que irá listar a devolução de ICMS quando se tratar de uma CFOP iniciada em 7;
- Quantidade de parcelas para parcelamento do Imposto Importação na apuração do ICMS, onde deverá informar a quantidade de parcelas.
Disponibilizamos também, para os web services com.senior.g5.co.mct.imp.importarnotasfiscaisentrada, porta Importar_15 e com.senior.g5.co.mct.imp.gravarnotafiscalsaida, porta Gravar_13, o parâmetro vlrImp na requisição.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos (F070FEF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Nota Fiscal de Saída (F660NFV)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Nota Fiscal de Entrada (F660NFC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
- Recursos > Implementações > Web services
Adicionado os demais subtipos para o registro 88 na geração do relatório CIAE038.GER
Adicionamos ao relatório 038 - PA - DIEF - Declaração de Inf. Econômico-Fiscais (CIAE038.GER) para a geração do registro Tipo 88, os subtipos abaixo, complementando a sua geração completa:
- 13 - Dados de Despesas do Ano Anterior;
- 14 - Dados de Estoque Inicial - Ano Anterior;
- 15 - Dados de Estoque Final - Ano Anterior;
- 16 - Dados de Estoque Inicial - Ano Atual;
- 17 - Dados de Estoque Final - Ano Atual.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 038 - PA - DIEF - Declaração de Inf. Econômico-Fiscais (CIAE038.GER)
Ajustes por data de emissão dos documentos fiscais de devolução
Tratamos a apuração automática dos ajustes de créditos oriundos das notas fiscais de devolução de compra realizados a partir da tela F661AJS que é aberta através do botão Ajustes da tela F661I12. Anteriormente as devoluções eram agrupadas em uma única data, mesmo para devoluções ocorridas em datas distintas. Agora, o sistema irá gerar ajustes para cada data de emissão dos documentos fiscais, mantendo os demais agrupamentos realizados anteriormente.
Para a geração dos registros M115 e M515 do SPED Contribuições também terá impacto, já que o preenchimento destes será de acordo com a data de emissão de cada nota de devolução.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I12 - Resumo de Apuração do Imposto
Recolhimento da retenção do ICMS ST para contribuintes do estado de Minas Gerais
Adequamos a geração dos registros C195, C197 e E250 do SPED ICMS/IPI para que sejam listados aos contribuintes localizados no estado de Minas Gerais, conforme previsto na legislação vigente do estado, em relação as operações de entrada de mercadoria com retenção do ICMS ST. Acesse o leiaute do SPED para mais informações.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Demonstrativo de Crédito do ICMS sobre Transporte Aéreo atendendo a Portaria CAT 14/2004
Disponibilizamos no sistema o Demonstrativo de Crédito do ICMS sobre Transporte Aéreo, atendendo a Portaria CAT 14/2004 que obriga a emissão mensal pelas empresas prestadoras de serviços de transporte aéreo de passageiros e cargas no estado de SP. Dentre as liberações:
- Criamos a nova tela F661DCT que será utilizada para o lançamento das informações de faturamento das cargas tributadas e não tributadas;
- Viabilizamos o relatório 090 - DCTA - Demons. de créd. de ICMS no transp. aéreo (CIOO090.GER) com o objetivo de listar o demonstrativo de crédito de acordo com a origem dos dados;
- Ainda, adequamos o registro 1800 do SPED Fiscal, possibilitando a sua geração de acordo com as movimentações previstas para este demonstrativo.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Demonstrativo de Créditos do ICMS Sobre Transporte Aéreo (F661DCT)
- Controladoria > Gestão de tributos > Operações e cálculos fiscais > Relatórios > Operacionais > 090 - DCTA - Demons. de créd. de ICMS no transp. aéreo (CIOO090.GER)
Recurso para integração das notas fiscais de produção rural para o Reinf
Disponibilizamos um recurso que permite a integração das notas fiscais de produção rural para o Reinf referente ao registro R-2055, considerando a data de entrada do documento para atender ao Art. 324 do RICMS-ES que prevê a não obrigatoriedade da emissão de documento fiscal no momento da aquisição da produção, sendo a operação acobertada pela emissão de NFPR mod. 04, com posterior emissão de sua respectiva nota fiscal de forma quinzenal.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Integração (F690ILA)
Alterações para atendimento as validações do EFD ICMS/IPI do estado do Amazonas
Adequamos o sistema para que permita no registro C170 e apresente no arquivo do SPED Fiscal, a sequência do item do documento fiscal de compra e também, a respectiva descrição do produto. Essas alterações foram realizadas para atender a publicação do Decreto nº 20686/1999, art. 38 incisos VI e XV do RICMS do estado do Amazonas, já que este refere-se ao piloto nacional para as validações do EFD ICMS/IPI para esse tipo de documento.
Através do novo campo Sequencial Impressão da Nota Fiscal há a possibilidade de preencher essas informações, conforme presente no documento fiscal, na entrada da nota fiscal (F440GNE) e via recebimento eletrônico (F000INE).
Observação
- Quando preenchido o campo acima, fica por conta do usuário garantir que todos os itens tiveram o sequencial preenchido (produto e serviço) e sem repetição;
- Qualquer alteração nesse campo irá impactar na geração do registro C170 - Itens do documento do SPED ICMS/IPI.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Nota Fiscal de Entrada (F660NFC)
Tempo de processamento do registro C177 na geração do SPED Fiscal
Problema: ao gerar SPED Fiscal a partir da tela F669EFD, ocorria uma lentidão ao executar o registro C177, consumindo mais recurso do que deveria.
Correção efetuada: corrigimos a geração do registro C177 para ganho de performance ao executar a rotina do SPED Fiscal.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Aviso sobre evoluções e manutenções na tela F000NFV
Adicionamos um aviso na documentação da tela F000NFV, indicando que esta tela, para importação do XML, não conta mais com evoluções (melhorias na rotina) e manutenções, mas ainda pode ser utilizada para importações e preenchimento manual dos campos faltantes.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Recebimento de Documentos Eletrônicos > Saída
Preenchimento do campo COD_NCM do registro 0200 busca conforme nota fiscal de entrada
Problema: na geração do SPED Fiscal, o campo 08 - COD_NCM, do registro 0200 era preenchido indevidamente com a classificação fiscal existente no cadastro do produto.
Correção efetuada: corrigimos o preenchimento do campo 08 - COD_NCM para buscar a classificação fiscal diretamente do item da nota fiscal de entrada. Caso o campo estiver vazio, o sistema buscará a informação no cadastro do produto.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Disponibilizada tela para realizar apuração dos impostos 76 - Agronegócio
Disponibilizamos a nova tela Apuração de Impostos por Produto Agro (F661I76), rresponsável por carregar as apurações por período, agrupando os valores por família. Além disso, o usuário pode realizar intervenções de valores na grade, como alterar o valor da base, valor da UPF e ainda adicionar um dispositivo de estorno.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Apuração de Impostos por Produto Agro (F661I76)
Tabela para resumo da apuração dos impostos por família agro
Implementamos a tabela Resumo da Apuração dos Impostos por Família Agro (E661CIA) para a realização da apuração de impostos. Dessa forma, facilitará o tratamento de exclusão de cálculos, ou seja, quando o imposto selecionado for do tipo 76 - Agro e houver necessidade de exclusão, basta realizar a exclusão dos registros gerados nessa tabela.
No momento da apuração, os movimentos serão gerados por impostos, já na exclusão do cálculo, o sistema fará a exclusão da apuração dos impostos 76 - Agro como um todo, não permitindo a seleção de apenas determinados impostos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Valores de impostos de agronegócio apresentados em forma de consulta
Criamos o botão Impostos Agro no rodapé da tela Consulta de Lançamentos/Busca Avançada, para apresentar os registros correspondentes ao documento fiscal selecionado na tela. Ao clicar, será exibido, em forma de consulta, os valores de impostos de agronegócio integrados no documento e origem.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Lançamentos > Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA)
Agrupamento de informações na rotina de exportação do registro R-2055 e do relatório CISO012.GER
Alteramos a rotina de exportação do registro R-2055 e do relatório de conferência 012 - Relação das Aquisições de Produção Rural do Reinf (CISO012.GER), para que nos casos onde houver aquisição de produção rural de mais de um fornecedor com o mesmo CNPJ/CFP, as informações sejam geradas de forma agrupada, evitando qualquer problema com arredondamento e dificuldades na conciliação.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Relatórios > 012 - Relação das Aquisições de Produção Rural do Reinf (CISO012.GER)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Integração (F690ILA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Exportação (F669ERE)
Exibir o documento correspondente ao registro selecionado na guia Outros Documentos
Problema: ao abrir lançamentos a partir da guia Outros Documentos da tela F660BLA e alternando entre as guias de Entrada e Saída, não exibia corretamente o lançamento posicionado ao clicar em Alterar.
Correção efetuada: ajustamos a tela acima para exibir o documento correspondente ao registro selecionado na guia.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Lançamentos (F660BLA)
Definição da exportação do registro R - Retenções para DES-IF ISS Digital
Criamos o campo Ind. Registro R exportado na tela F008GDM para permitir a definir a exportação do registro R - Retenções do leiaute 28 - ISS Digital, que é processado através da tela F669GMD.
Além disso, a partir de agora, o leiaute 28 receberá o nome ISS Digital, e não mais SP - Sorocaba.
Locais:
- Cadastros > Localização > DESIF - Declaração Eletrônica das Instituições Financeiras (F008GDM)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > Geração das declarações eletrônicas de serviços das instituições financeiras (F669GDM)
Adequação para a geração do EFD-Reinf à Nota Técnica 01/2022
Adequamos o sistema, possibilitando que os arquivos dos leiautes do EFD-Reinf na versão 1.5.1 destinado aos contribuintes do grupo 4 - Administrações Públicas e Organizações Internacionais, sejam gerados de acordo com as regras previstas pela Nota Técnica 01/2022.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Contribuição Previdenciária - Bloco 2 > Exportação (F669ERE)
Mudanças na geração da DIME de acordo com publicação da Portaria SEF nº 33/2022
Compatibilizamos a geração da DIME, conforme a Portaria SEF 33/2022 prevendo as mudanças de leiaute com vigência desde 01/01/2022. Esta portaria trouxe as seguintes alterações:
- Registro 30: o campo 011 do quadro 9 foi alterado para aceitar o preenchimento somente quando período de apuração for inferior a 2022;
- Registro 32: alterou-se o campo 073 do quadro 11 para preenchimento manual de imposto retido e recolhido com regime especial de apuração mensal.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DIME (F669DME)
Otimização na performance da rotina de integração de tributos
Melhoramos a rotina de integração de tributos, otimizando a performance do sistema, de forma que, ao processar uma quantidade considerável de documentos fiscais, a rotina não apresente inconsistências relacionadas à utilização de memória.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
Filtragem por filial nos campos Nº NF e Série NF
Problema: ao acessar as telas F660CIN e F660CNF e clicar no botão Seleção, os filtros do campo Filial da tela F660FNF, não eram aplicados nos campos Nº NF e Série NF das telas, e ao clicar no botão lupa dos campos eram exibidas somente as informações da filial logada.
Correção efetuada: ajustamos as rotinas para que os filtros do campo Filial da tela F660FNF, sejam aplicados nos campos das telas F660CIN e F660CNF.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Nota Fiscal - Itens (F660CIN)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Nota Fiscal - Dados gerais (F660CNF)
Ordenação dos dados do relatório NFS-e Cascavel/PR -IPM
Problema: as informações do relatório 005 - NFS-e Cascavel/PR - IPM (CIAM005.GER) eram geradas de forma desordenada, o que impedia a sua correta conferência.
Correção efetuada: corrigimos esse relatório para gerar pela ordem de data de emissão e número das notas fiscais.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais 1 > 005 - NFS-e Cascavel/PR - IPM (CIAM005.GER)
Distribuição dos créditos de ICMS, ICMS ST e diferencial de alíquota relativo à nota fiscal de frete
Realizamos uma alteração para que durante o processo de integração de notas fiscais de compra para a Gestão de Tributos, o sistema passe a distribuir corretamente os créditos de ICMS, ICMS ST e diferencial de alíquota de uma nota fiscal de frete quando esta estiver transportando mercadorias que irão compor o ativo imobilizado da empresa e também mercadorias para uso e consumo.
Anteriormente neste cenário, o sistema se apropriava de todo crédito, sendo que uso e consumo não dá esse direito.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
Gestão de Patrimônio
Cota da depreciação ao indicar a base de cálculo dos impostos recuperáveis
Disponibilizamos o parâmetro Depr. Recuperação s/ aceleração no cadastro do bem a partir das telas F670BEM, F670EBI, F670EBA e F670LOT, onde o usuário poderá indicar se a base de cálculo dos impostos recuperáveis deverá seguir a cota da depreciação mensal em índice oficial considerando ou não a aceleração da depreciação. Esse mesmo parâmetro foi disponibilizado a partir da variável <dprRia> do web service com.senior.g5.co.mct.pat.importarbem, porta Importar_3.
Essa alteração foi realizada, visto que quando o bem possuísse a parametrização para aplicar a depreciação acelerada, a base de cálculo do crédito do PIS, COFINS e CSLL acompanhava este mesmo valor da depreciação, porém há situações fiscais onde o PIS, COFINS e CSLL não pode fazer uso da aceleração, devendo permanecer a base de cálculo da depreciação normal (fiscal).
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Individual (F670BEM)
Web services
Gestão e controle de movimentações de medicamentos de acordo com a regulamentação da Anvisa
Preparamos o sistema para receber via web service os dados referentes aos medicamentos e embalagens, e seus respectivos recebimentos, expedições e finalizações referentes ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM).
Nas telas de cadastro de produto (F075PRO e F075GPF), acrescentamos o campo Medicamento Serializado (SNCM) que habilita o produto para comunicação com a Anvisa via SNCM.
No web service com.senior.g5.co.ger.cad.produto, porta Cadastrar, também adicionamos este campo através do parâmetro produto.MedSer.
Disponibilizamos 3 novos web services destinados à importação dos itens. São eles:
- Com.senior.g5.co.mct.imp.sncm.expedicao, porta Importar: importação das expedições e finalizações dos medicamentos ligados ao SNCM;
- Com.senior.g5.co.mct.imp.sncm.itemrastreavel, porta Importar: importação dos itens rastreáveis ligados ao SNCM, sejam eles medicamentos ou embalagens e de seus componentes;
- Com.senior.g5.co.mct.imp.sncm.recebimento, porta Importar: importação dos recebimentos dos medicamentos ligados ao SNCM.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Agrupado (F075GFP)
- Recursos > Implementações > Web services
Alteração dos lançamentos a crédito e a débito via web service com.senior.g5.co.mct.ctb.processarlotectb
Alteramos a contabilização via web service com.senior.g5.co.mct.ctb.processarlotectb, porta Processar, de modo que as consistências entre os lançamentos a crédito em relação a lançamentos a débito, respeitem a parametrização da filial a partir do campo Contabilização, seja a nível de lote ou lotes selecionados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Seleção
Processo de fechamento automático para as telas em aberto ao trocar de empresa/filial
Alteramos o processo de troca de empresa e filial para possibilitar ao usuário fechar todas as telas em aberto de forma automática, visto que anteriormente, o sistema exigia que todas as telas fossem fechadas individualmente. Na ocasião, será apresentada a mensagem Para selecionar empresa ou filial ativa é necessário fechar todas telas do sistema. Deseja fechá-las?.
Locais:
- Diversos > Seleção Empresa
- Diversos > Seleção Filial
Gestão de Tesouraria
Cálculo do CDI em contratos de empréstimos
Problema: a tela F606APE apresentava uma divergência nos valores calculados a partir do dia em que ocorria uma mudança no índice do CDI.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para calcular corretamente quando ocorrer a mudança no índice do CDI.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Aplicação e Financiamento > Atualização Cálculo Empréstimo (F606APE)
Gestão de Contas a Pagar
Validação do CNPJ na remessa do pagamento eletrônico
Problema: ao gerar a remessa de pagamento eletrônico utilizando o leiaute de integração com a Nexxera (SAEX03000), ocorria um erro de validação para CNPJs vinculados à filial (F070FCA), quando estes, iniciavam com o número zero. Este erro de validação ocorria especificamente para pagamentos de DARF, e resultava em uma informação incorreta para o tipo de identificação do contribuinte, posição 117 a 118 gerada no segmento N (Pagamento de Tributos).
Correção efetuada: ajustamos a geração do segmento N referente ao pagamento de DARF, onde o tipo de identificação do contribuinte será gerado da forma correta mesmo quando o número inicial do CNPJ for zero.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Permitir adicionar anexos nas rotinas de contas a pagar e a receber
Alteramos as telas de títulos do contas a pagar (F501TCP) e títulos do contas a receber (F301TCR), implementando o botão Anexos para a possibilidades de adicionar anexos. Essa alteração agiliza o processo operacional, eliminando a necessidade de papel e permite o controle de documentos de forma digital. Esses anexos poderão ser consultados através das telas de consulta de títulos, tanto no contas a pagar, como no contas a receber (F502CCP e F302CCR). Além disso, na tela F661GRI, acrescentamos o botão Título que permite acessar o cadastro do título através da tela F501TCP. Lembrando que esse botão é habilitado somente quando a guia tem título criado.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção (F501TCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Títulos (F502CCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção (F301TCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Títulos (F302CCR)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Guias de Recolhimento (F661GRI)
Novos filtros no ajuste de variação cambial nas rotinas do contas a pagar e receber
Alteramos a tela F301IVC e as rotinas de processo automático 109 - Calcular Variação Cambial - C. Receber e 110 - Calcular Variação Cambial - C. Pagar para permitir filtrar os clientes e fornecedores dos títulos que serão considerados no cálculo. Como parte dessa alteração, incluímos no cabeçalho o campo Gestão para a possibilidade de troca entre Contas a pagar e Contas a receber e definir o que será calculado pela tela. Já na tela F301CVC a alteração foi realizada para permitir filtrar a transação e o período de competência dos movimentos de variação cambial. Nesta tela, também acrescentamos no cabeçalho o campo Gestão para permitir a troca que será consultada pela tela e ainda, o campo Operação para definir entre Consultar ou Estornar o que será disponibilizada na tela.
Essa implementação foi realizada devido ao impedimento de filtrar o cliente ou fornecedor dos títulos ao processar o cálculo do ajuste de variação cambial , bem como filtrar a data das competências calculadas na tela de consulta/estorno de movimentos de variação cambial. Para mais informações em relação as alterações, acesse a documentação das telas F301IVCe F301CVC.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Variação Cambial > Cálculo (F301IVC_FPCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Variação Cambial > Cálculo (F301IVC_FRCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Variação Cambial > Consulta (F301CVC_FPCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Variação Cambial > Consulta (F301CVC_FRCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Variação Cambial > Estorno (F301CVC_1_FPCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Variação Cambial > Estorno (F301CVC_1_FRCR)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Processamento automático do retorno do pagamento eletrônico
Disponibilizamos no cadastro de processos automáticos (F000AGE), a rotina 155 - Retorno Remessa Pagamento Eletrônico, que permitirá fazer o processamento automático dos arquivos de retorno da remessa de pagamento eletrônico.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Web services
Ajustados web services para gravar o valor original do título substituto quando cadastrado em outra moeda
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta SubstituirTitulosCP, ou o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta SubstituirTitulosCR, não era gravado corretamente o valor original do título substituto quando utilizada outra moeda diferente da moeda da empresa.
Correção efetuada: corrigimos os web services para que o valor do título substituto do contas a pagar ou do contas a receber seja gravado corretamente quando utilizada outra moeda diferente da moeda da empresa.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Receber
Alteração no leiaute SAEX04000 para envio do código de protesto e observações bancárias
Ajustamos o leiaute SAEX04000 - Remessa - Cobrança Escritural - LPN (CNAB 240) para que seja possível enviar o código de protesto aos títulos da remessa. A partir de agora, também será possível o envio de observações bancárias, porém somente para clientes que utilizam o Banco do Brasil.
Para saber mais, acesse o manual da Nexxera na documentação da Van bancária.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Remessa (F310PRB)
Exclusão de títulos com Ajuste a Valor Presente calculado
Problema: ao realizar a exclusão de títulos nas telas F301TCR e F501TCP, o sistema permitia indevidamente que fossem excluídos títulos com cálculo de ajuste a valor presente vinculado. Isso ocorria por falta de consistência na rotina de exclusão.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de exclusão de títulos, inserindo uma verificação para que o sistema impeça a exclusão de títulos quando estes possuírem cálculo de ajuste a valor presente.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção (F301TCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção (F501TCP)
Importação dos dados do Diretório Nacional de Endereços para a sua base de dados
Você sabia que agora pode utilizar o banco de dados do Diretório Nacional de Endereços, fornecido pelos Correios, e realizar a importação dos CEPs para a sua base dedados?
Através dessa importação para o sistema, você pode ter disponível todos os CEPs (novos e atualizados) para serem utilizados nas telas de cadastro. Para ter essa possibilidade, é necessário, primeiramente, adquirir a base de dados dos Correios e, em seguida, realizar o processo de importação para a sua base de dados.
Para mais informações sobre todo o processo de configuração desta customização, acesse a página Importação de CEPs.
Local: Integrações com outros sistemas > Importação de CEPs - e-DNE
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Preenchimento do campo CNPJ Entrega com informação válida
Indicamos na documentação da tela F085CAD, que o campo CNPJ Entrega deve estar informado com um CNPJ válido quando houver integração com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > F085CAD - Cadastro de Clientes
Gestão de Lojas
Integração da previsão de entrega de um pedido
Modificamos a rotina de alteração de pedidos para produção, realizada por meio da tela F120APP, para que ao alterar a previsão de entrega no Gestão Empresarial | ERP ocorra corretamente a integração com o Gestão de Lojas. Desta forma, a previsão de entrega de um pedido será igual nos dois sistemas.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Manutenção de Pedidos > Alteração de dados para a Produção (F120APP)
GAtec
Módulo Pecuária permite realizar o gerenciamento e controle de rebanhos e áreas utilizadas
Na integração ERP x GAtec, disponibilizamos o módulo Pecuária, que possibilita realizar o gerenciamento e controle de rebanhos e áreas utilizadas.
Este módulo possui operações de:
- Confinamento;
- Controle de Pastagem;
- Controle Individualizado;
- Manejo e Manutenção;
- Reprodução;
- Insumos e Custos.
Além dos processos:
- Nascimento
- Aquisições
- Mudança de Categoria
- Venda
- Morte
- Consumo
Consulte a página Integração Gestão de Campo - GAtec para mais detalhes.
Web services
Novos parâmetros de requisição no web service de cadastro de clientes
Disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.cad.clientes, porta Exportar, os novos parâmetros de requisição codRep, tipEnd e a sub tag enderecos.tipEnd. Essas implementações possibilitam filtrar as informações de tipo de endereço ou representante na requisição de cadastro de cliente, além de obter somente os registros correspondentes, evitando tráfego desnecessário ao processar um grande volume de dados de resposta.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Implementado novo parâmetro nos web services de títulos, pedidos e nota fiscal de saída
Disponibilizamos o parâmetro de requisição codRep nos web services: com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta ConsultarTitulosCR, com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta ExportarPedidos e com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta Exportar. Essa implementação viabiliza a consulta dos representantes nas requisições e relaciona apenas os registros deste representante nos resultados, evitando volume desnecessário de tráfego de informação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Nova tag apresenta informações de tipo de endereço no web service de fornecedor
Implementamos no web service com.senior.g5.co.cad.fornecedor, porta Exportar, a nova tag Tipo de Endereço para apresentar, como um atributo de resposta, a informação do tipo do endereço da origem de mercadoria.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Cálculo do diferencial de alíquota em transferência de produtos entre filias com estados diferentes
Problema: em uma transferência de produtos entre filiais da mesma empresa, com o tipo da nota 11 - Transferência entre Empresas/Filiais, uso e consumo, e o estado da filial que irá receber o produto diferente do estado do fornecedor/cliente, o sistema não calculava o diferencial de alíquota, quando houvesse.
Correção efetuada: adicionamos essa situação em específico de transferência de produtos para também ser considerada no cálculo de diferencial de alíquota, pois antes, esse tipo de transferência (de uso e consumo) não era considerado pela condição.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Transferência entre Empresas (F140NFT)
Geração de título de previsão da ordem de compra vinculada a uma nota fiscal de entrada
Problema: ao cancelar uma nota fiscal de devolução originada através de uma nota fiscal de entrada, cuja ordem de compra possui parcelas especiais, o sistema apresentava a mensagem Já existe título com esta numeração XXX no retorno de cancelamento ao sistema.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que no retorno do cancelamento da nota fiscal de devolução não ocorra novamente a geração do título de previsão da ordem de compra vinculada a nota fiscal de entrada que foi devolvida.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal (F140CAN)
NT 2021.001 - Evento de Comprovante de Entrega da NF-e
Disponibilizamos no sistema, a funcionalidade de geração do Evento de Comprovante de Entrega da NF-e, conforme prevê a SEFAZ a partir da Nota Técnica 2021.001. Desta forma, a tela F140CCE passa a centralizar a emissão de eventos relacionados aos documentos fiscais e teve seu nome alterado para "Eventos NF-e/CT-e (Carta de Correção, Comprovante de Entrega)", pois agregará ambos eventos na mesma rotina.
Além disso, acrescentamos duas novas portas ao web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos:
- EmitirEventoComprovante: para emissão dos eventos de comprovante de entrega da NF-e;
- ConsultarEvento: para consulta dos eventos de comprovante de entrega da NF-e.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Eventos NF-e/CT-e (Carta de Correção, Comprovante de Entrega) (F140CCE)
- Recursos > Implementações > Web services
Consistência aplicada na atualização de documento eletrônico
Problema: na tela F141CNE, quando o campo Software Emissor NF-e da tela F070FVE guia Documentos Eletrônicos 3 estava configurado como sendo 02 ou 03, permitia clicar no botão Atualizar Doc. mesmo quando o documento eletrônico estava na situação 1-Nâo Enviada.
Correção efetuada: alteramos a consistência aplicada no botão Atualizar Doc. para que, nos casos onde a situação eletrônica do documento esteja 1-Nâo Enviada, seja apresentada a mensagem Documento eletrônico XXXX na série XXX está com situação eletrônica "1 - Não Enviada" e não permite atualização. É necessário realizar a emissão do documento através da tela F140CAN > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento. .
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Processamento do controle de embarque com dois usuários utilizando a tela F145EBQ
Problema: ao clicar em processar na tela F145EBQ, o número de embarque é processado com sucesso. Mas caso outro usuário estivesse com o sistema aberto nesta tela, com o mesmo número de embarque e processasse, exibia um erro de violação de chave e era preciso refazer todo o processo novamente.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao clicar em processar na tela F145EBQ, estando o controle de embarque já processado por outro usuário, seja exibida uma mensagem informando que este já está processado e a nova geração será realizada com um próximo número disponível.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Geração controle Embarque (F145EBQ)
Distribuição de lotes através do identificador de regras VEN-135EUDLE02
Problema: ao utilizar o identificador de regra VEN-135EUDLE02 para sugerir lotes e respectivas quantidades na geração de uma pré-fatura na tela F135APM, abria a tela de distribuição de lote indevidamente para conferência do lote, visto que a sugestão já havia sido realizada via regra.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao utilizar o identificador de regra acima para sugestão do lote via regra na geração da pré-fatura, a tela de distribuição de lote não seja aberta para conferência.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Manual de Pedido (F135APM)
Uso da variável VSIntMarLuc do IR VEN-140NEITE01 ao processar nota fiscal
Problema: ao processar a nota fiscal a partir da tela F140CAN com o identificador VEN-140NEITE01 ativo, a variável VSIntMarLuc referente à margem de lucro, era iniciada com um valor incorreto.
Correção efetuada: corrigimos o valor passado para a inicialização da variável VSIntMarLuc para trazer a margem de lucro correta, conforme configuração na tela de Tipos de Substituições de Impostos (F019TIS).
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Consulta dos dados de cancelamento das notas fiscais integradas com WMS
Problema: ao clicar em Mostrar na tela F140CNW, para consultar os dados de cancelamento das notas fiscais, ocorria o erro Invalid column name 'SNFNFE'.
Correção efetuada: ajustamos a tela para buscar o campo correto do banco de dados e assim, permitir a devida consulta.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Cancelamento de Notas integradas com WMS (F140CNW)
Possibilidade de solicitar ao eDocs o envio de e-mail, impressão e download de documentos
Disponibilizamos no Gestão Empresarial, a possibilidade de solicitar ao eDocs o envio de e-mail, impressão e download de documentos auxiliares (DANFe, DANFSe, DACTe, DAMDFe), além de download do XML dos documentos fiscais emitidos pelo eDocs nas telas F141CNS e F141CNE.
A funcionalidade também foi atribuída para as telas F000INE e F441CNE, permitindo apenas a opção de salvar o PDF e o XML dos documentos recebidos através do eDocs.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Documentos eletrônicos (F141CNE)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Dados gerais (F141CNS)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Dados gerais (F441CNE)
NT 2021.004 - Regras de Validação e Novos Campos
Adequamos o sistema para atender a exigência legal da Nota Técnica de NF-e/NFC-e 2021.004 - Regras de Validação e Novos Campos, que entra em vigor no ambiente de homologação em 14/03/2022 e de produção em 16/05/2022. Dentre as alterações, estão a criação de 2 novos valores no campo Interesse Mensagem da tela F024MSG para observação do item do produto e observação do fisco do produto, onde há mais detalhes na documentação. São eles:
- O - Produto (Obs. Cont.): Indica as observações de uso livre do contribuinte relativas ao item da nota fiscal na tag do item (tag obsCont);
- I - Produto (Obs. Fisco): Indica as observações de uso livre do fisco relativas ao item da nota fiscal na tag do item (tag obsFisco).
Consulte a documentação da tela F024MSG para mais informações do campo Interesse Mensagem.
Disponibilizamos um novo campo, tanto na estrutura de mensagem fiscal (F024MSG), quanto na de dispositivo fiscal a partir da tela F051DIS. Com o campo Tp. Ato Concessório, será possível a geração da tag <tpAto> no grupo de informações adicionais da NF-e (<infAdic>) do XML, contendo as opções:
- 08 - Termo de Acordo;
- 10 - Regime Especial;
- 12 - Autorização específica.
Alteramos também, o web service com.senior.g5.co.ger.cad.controladoria.tributos.dispositivosfiscais, prevendo esse novo campo através da variável dispositivo.tipAtc. Na importação, acrescentamos esta na porta InserirAlterar. Já na exportação, adicionamos na porta Exportar_5, que neste caso teve sua porta versionada.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Dispositivos fiscais (F051DIS)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Mensagens NF (F024MSG)
- Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Vendas
Identificador de regra disponibilizado para validação de saldo de receita
Problema: durante a emissão do receituário agronômico, para determinados códigos de ART ocorria travamento do sistema, sendo necessário efetuar o encerramento da aplicação.
Correção efetuada: disponibilizamos o identificador de regras VEN-113VSREC01, que ao ser ativado, terá como objetivo atuar nas emissões dos receituários, identificando casos onde a estrutura de ART/CREA indica que há número de receita disponível, porém as receitas geradas efetivamente no sistema já utilizaram toda a faixa disponível para o código/número da ART.
Caso seja identificada alguma situação, a emissão da receita será interrompida e uma mensagem será emitida, mensagem essa que será exibida em um log no final do processo.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão da receita agronômica (F113REM)
Atualizar situação dos itens de acordo com a alteração nos dados gerais do pedido
Problema: ao alterar a situação dos dados gerais do pedido para 5 - Cancelado na tela F120GPD, o sistema emite uma mensagem de confirmação perguntando se deseja alterar a situação para todos os itens do pedido e ao optar por S - Sim, alterava apenas a situação dos dados gerais do pedido, já os itens do pedido permaneciam indevidamente na situação 1 - Aberto total.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao alterar a situação dos dados gerais e optar por S - Sim na mensagem gerada, seja alterada a situação dos dados gerais do pedido e também dos itens do pedido.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
Implementações
Alteração dos campos referentes ao PIS e COFINS no Cadastro de Produto através do layout de importação/exportação
Problema: ao alterar o cadastro de um produto, através do layout de importação/exportação, os campos Recupera PIS, Recupera COFINS, Tributa PIS e Tributa COFINS não eram modificados no Cadastro de Produto (F075PRO).
Correção efetuada: ajustamos para que os campos referentes ao PIS e COFINS sejam mantidos após alteração do cadastro de produto via layout de importação/exportação.
Local: Recursos > Implementações > Importação/Exportação > Executar
Função de programador NotificarPesagemProdutor realiza o envio de notificações de pesagem para produtor
Ao finalizar uma pesagem no Gestão Empresarial | ERP e o produtor estar ativo na senior X Platform, o sistema irá disparar uma notificação de pesagem recebida. A mensagem recebida é customizada pela plataforma e o sistema enviará dados como: Nome do Produtor, Nome do Produto e Pesagem.
Visando isso, disponibilizamos a nova função de programador NotificarPesagemProdutor. Esta função irá realizar o envio de notificações de pesagem para o produtor na senior X Platform e o produtor receberá a notificação via e-mail e via push notification no celular.
Local: Recursos > Implementações > Regras > Executar (F000ERG)
Processos Automáticos
Novo processo agendado para exclusão de logs
Disponibilizamos o processo agendado 156 - Integração ERP X Agronegócio Senior - Exclusão de Logs com o objetivo de excluir os registros de log das informações enviadas para o aplicativo do Produtor Rural, presentes na tabela E115PRL. Esse processo agendado exclui as informações da tabela E115PRL e salva uma cópia dos registros na tabela E115PRL_HIS.
Recomendamos uma periodicidade de 1 vez ao dia para a execução desse processo.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
- APP do Produtor Rural
Gestão de Assistência Técnica
Liberação da documentação completa do processo Gestão de Assistência Técnica
Disponibilizamos dentro do Manual do Usuário do Gestão Empresarial XT, a documentação completa do processo Gestão de Assistência Técnica.
O processo tem como objetivo controlar os processos de assistência técnica analisando prazos de garantia de produtos e serviços, permitindo a geração e faturamento de ordens de serviço quando necessário.
Quer saber mais? Consulte a documentação completa do processo Gestão de Assistência Técnica.
Local: Manual por processos > Serviços > Gestão de Assistência Técnica
Gestão de Recebimentos >
Implementação dos parâmetros globais FixPreXml e FixAcoNfe para a rotina de fixação de preços
Problema: ao tentar excluir uma fixação a partir da tela F439FIX, a exclusão não era realizada e gerava o XML de cancelamento da nota fiscal indevidamente. Com isso, o sistema de documentos eletrônicos consumia esse XML de cancelamento e a SEFAZ cancelava a nota fiscal. Desta forma, no Gestão Empresarial, continuava uma fixação válida juntamente com um XML de cancelamento.
Correção efetuada: implementamos os parâmetros globais FixPreXml e FixAcoNfe com o intuito de evitar que a integração com o Gestão Empresarial e o sistema de documentos eletrônicos ocorra antes do que todo o processamento seja realizado de fato no Gestão Empresarial.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Gestão de Estoques
Valorização de estoque nas transferências realizadas através da tela F215FES
Problema: nos cenários de transferências na tela F215FES, principalmente entre produtos, haviam problemas na valorizações de estoques com a utilização do identificador de regras EST-215IGUAL01.
Correção efetuada: ajustamos as situações ocorridas com alterações para o atendimento das transferências entre produtos e após a implantação da rotina de estabilização de estoques, o problema foi corrigido e o processo ocorre devidamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Relatório SECE063.GER para geração do controle diário de estoque de acordo com a IN 1673/2016
Disponibilizamos o novo relatório 063 - IN 1673/2016 - Movimentação diária de estoque (SECE063.GER) para a geração do documento referente à Instrução Normativa RFB Nº 1673, que dispõe sobre o registro especial a que estão sujeitos os produtores, engarrafadores, cooperativas de produtores, estabelecimentos comerciais atacadistas e importadores de bebidas alcoólicas, fornecendo um controle diário sobre o selo de controle a que estão sujeitos esses produtos.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Relatórios > 063 - IN 1673/2016 - Movimentação diária de estoque (SECE063.GER)
Transferência entre produtos com um proprietária de varejo
Problema: ao tentar realizar uma transferência entre produtos com uma proprietária de varejo mostrava a mensagem de erro Erro no processamento - Não foi encontrado o movimento de ligação da transferência., informando que o movimento de ligação de transferência não foi encontrado.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao realizar uma transferência entre produtos não ocorram erros e seja possível finalizar o processo.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências (F210TPA_SECE)
Transferência entre produtos via Integração WMS
Problema: ao efetuar uma transferência de produtos na tela F210TPA, utilizando opção Entre Produtos, o sistema apresentava a mensagem Produto: XX, Derivação: XX, Origem: XXX Destino: XX. As seguintes transferências não foram realizadas pois os dois depósitos integram com wms e a mensagem ocorria mesmo quando não havia integração com o estoque, ou seja, sem movimentos gravados na tabela de Estoques - Movimentos (E210MVP).
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que não ocorra erro no processo quando existir uma transferência entre produtos e também atualize a tabela E210MVP.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências (F210TPA)
Gestão de Compras
Gerar ligação de fornecedor x produto automaticamente na rotina de ordens de compra via solicitação de compra
Problema: ao gerar uma ordem de compra via solicitação de compra a partir da tela F420OSC, quando o parâmetro Bloqueia Produto s/ Ligação Fornecedor estava preenchido igual a S - Sim e não existia a ligação fornecedor x produto, no decorrer do processo abria a tela para que o usuário realizasse esse cadastro manualmente. Isso tornava o processo lento, pois devido a alguns bloqueios que existem na rotina, enquanto o usuário não terminasse todo o cadastro, outros usuários não conseguiam utilizar a mesma rotina.
Correção efetuada: ajustamos para que a ligação fornecedor X produto seja feita de forma automática, disponibilizando o parâmetro Gerar ligação Fornecedor x Produto na própria rotina. Desta forma, há a opção de indicar se o vínculo deve ser realizado automaticamente, deixando o processo mais rápido e sem travas na execução da rotina para os demais usuários.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Solicitação de Compra (F420OSC)
Exclusão de aprovação de multinível na rotina de cotação
Problema: ao excluir uma aprovação multinível de cotação a partir da tela F410APR, com a situação de aprovação igual a ANA - Análise, apresentava a mensagem Não foi possível atualizar os eventos de rotinas para envio ao recurso de aprovação externo. Não foi possível encontrar a aprovação para a empresa X, filial: X, rotina: X, número do controle: X, quando a cotação possuía sequências de cotação sem número de aprovação multinível.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que apenas as sequências que possuem aprovação multinível, sejam atualizadas para PRE - Preparação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Aprovação multinível (F410APR)
Cancelamento da cotação e da solicitação de compra vinculada à ela através da tela F410APR
Problema: ao executar o cancelamento de uma cotação de produtos a partir da tela F410APR, estando esta ligada à uma solicitação de compra, a solicitação não era cancelada.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, ao ser executado o cancelamento da cotação com uma solicitação vinculada, a mesma também seja cancelada.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Aprovação multinível (F410APR)
Novo relatório apresenta informações de contrato dos fornecedores participantes
Disponibilizamos o modelo de relatório 003 - Extrato de Contrato com Participação (SCTR003.GER), que importa informações de contrato, que são apresentadas aos fornecedores participantes. Esse relatório é impresso a partir do botão Imprimir da tela Contrato de Compra com Participação de Fornecedores (F460PFO).
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Relatórios > 003 - Extrato de Contrato com Participação (SCTR003.GER)
Gestão de Recebimento
Corrigida valorização do valor de frete quando nota fretada é uma devolução com produto kit
Problema: ao fechar uma nota de frete, o valor da valorização de estoque ficava incorreto quando se tratava de nota de devolução com produto kit.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o valor do frete seja rateado pelos componentes do produto kit, durante a valorização do estoque, para notas de devolução.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Inserir um item de produto duplicado na nota fiscal de entrada a partir da tela F440GNE
Problema: ao tentar inserir um produto duplicado na nota fiscal de entrada através da tela F440GNE, apresentava a mensagem Esse item de Produto já foi informado! em filiais com parametrização de uso de produtos equivalentes.
Correção efetuada: corrigimos o sistema, para que ocorra a mensagem acima apenas quando o item de produto duplicado estiver ligado ao mesmo item de ordem de compra do produto anterior.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Novo modelo de relatório para impressão de recibo de fixação
Disponibilizamos o modelo de relatório 003 - Recibo de Operação de Fixação (SRPR003.GER), ele apresenta um recibo impresso do processo de fixação de preços que poderá servir como comprovação da negociação com os fornecedores envolvidos.
Esse relatório será impresso a partir do botão Imprimir da tela Compras - Fixação de Preços (F439FIX). Para impressão automática ao processar uma fixação o modelo deverá ser parametrizado na tela Cadastro de Identificador de Modelos (F096MDR).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Relatórios > 003 - Recibo de Operação de Fixação (SRPR003.GER)
Disponibilizada novas telas para visualização de cálculo de impostos
Implementamos as telas F440IMP e F440NIM para a visualização dos cálculos de impostos.
- A F440IMP é aberta através do botão Imposto da tela F440CIP e nela contém a lista dos impostos dinâmicos de agronegócio calculados.
- A F440NIM é aberta através do botão Imposto da tela F440CNE e nela é exibida o valor total agrupado por imposto, somando todos os impostos dos itens de produto da nota.
Também é possível abrir as telas através da F000INE, porém o botão de Impostos só será habilitado se a nota já foi importada. Isso porque os impostos são calculados durante a importação e tem ligação apenas com a tabela de nota e não com as tabelas de importação de notas.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada > Nota Fiscal de Entrada - Cálculos do Item de Produto (F440CIP)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada > Nota Fiscal de Entrada - Cálculos do Item de Produto (F440CNE)
Disponibilizada nova tela responsável por realizar a distribuição de lotes das notas
Implementamos os botões Conferir Lotes e Conferir/Distribuir Lotes nas telas de Contagem de Produtos Recebidos (F440CNT) e Conferência de Contagem (F440CNF). Através desses novos botões, a tela Distribuição de Lotes por Contagem (F441DLS) é aberta e tem por finalidade realizar a distribuição de lotes das notas recebidas.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Recebimento de Mercadoria > Com conferência > Contagem (F440CNT)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Recebimento de Mercadoria > Com conferência > Conferência da contagem (F440CNF)
Alteração na rotina da tela F435CCC para preenchimento dos dados da nota do produtor
Adequamos a rotina da tela Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC) para considerar a nota do produtor rural via regra para preenchimento automático dos dados da nota, além de apresentar todo o conteúdo da chave da nota. Para isso, é necessária a ativação do identificadro de regras CPR- 435LEIBA01 na tela de Cadastro de Identificador de Regras (F098REG).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação > Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC)
Melhoria na performance da rotina de recebimento eletrônico
Melhoramos a performance do carregamento e processamento da rotina de recebimento eletrônico, incluindo a rotina do Processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada, para que o sistema carregue e processe as notas fiscais de entrada normalmente quando houver grandes quantidades de registros.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Regras e Funções
Mudança de HTTPDownload para endereços com SSL
Problema: ao executar função HttpAlteraRedirecionamento, era apresentada a mensagem Erro ao executar requisição HTTP (GET): [EldHTTPProtocololExecption] HTTP/1.1 301 Moved Permanently. Isso ocorria, pois o código da regra original forçava o acesso à página sem SSL. Entretanto, ao habilitar uso de rotinas auxiliares, ocorria o erro Access Violation na função HTTPDownload.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que, caso execute a função HTTPDownload com SSL ativo, seja possível realizar o download do arquivo com uma função própria do Delphi para download de arquivos por URL. Caso não consiga criar o arquivo através desta função, seja executada a rotina original. Além disso, habilitamos a função para chamadas Post, visto que anteriormente ocorria travamento do sistema quando o retorno da chamada era muito longo.
Instalador e Atualizador
Ajuste no tamanho dos campos de telefone e fax no cadastro de cliente, filial e fornecedor
Problema: ocorria erro de campo nulo ao atualizar o sistema, quando nos campos de telefone do cadastro de cliente/fornecedor era informado um e-mail ao invés de um número de telefone.
Correção efetuada: corrigimos para realizar o ajuste no cadastro de cliente e seus filhos, filial, e fornecedor e seus filhos, para que os campos de telefone e fax tenham no máximo 14 caracteres e no caso de não possuir um número de telefone informado, seja utilizado um espaço em branco.
Rotinas de Banco de Dados
Criação das triggers de replicação em SQL Server, Oracle e PostgreSQL
Problema: ocorria o erro Incorrect Sintax Near GO ao consistir base de dados em SQL Server no passo de criação das triggers de replicação para a nuvem.
Correção efetuada: tratamos a criação da triggers de replicação em SQL Server, Oracle e PostgreSQL. Esta correção impacta apenas a operação de consistência de base (Instalador, Atualizador e CBDS).
Locais:
- Instalador
- Atualizador
- CBDS
Formas de Acesso
Controle de instâncias ociosas do BrowserAccess para finalização correta
Problema: ao finalizar o acesso ao BrowserAccess a partir do ícone Fechar da guia do navegador, a instância no servidor não era finalizada pelo Middleware da Senior.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável pelo controle das instâncias ociosas do BrowserAccess, para que quando fechar o navegador, a instância seja finalizada corretamente.
Controladoria
Gestão e controle de movimentações de medicamentos de acordo com a regulamentação da Anvisa
Preparamos o sistema para receber via web service os dados referentes aos medicamentos e embalagens, e seus respectivos recebimentos, expedições e finalizações referentes ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM).
Nas telas de cadastro de produto (F075PRO e F075GPF), acrescentamos o campo Medicamento Serializado (SNCM) que habilita o produto para comunicação com a Anvisa via SNCM.
No web service com.senior.g5.co.ger.cad.produto, porta Cadastrar, também adicionamos este campo através do parâmetro produto.MedSer.
Disponibilizamos 3 novos web services destinados à importação dos itens. São eles:
- Com.senior.g5.co.mct.imp.sncm.expedicao, porta Importar: importação das expedições e finalizações dos medicamentos ligados ao SNCM;
- Com.senior.g5.co.mct.imp.sncm.itemrastreavel, porta Importar: importação dos itens rastreáveis ligados ao SNCM, sejam eles medicamentos ou embalagens e de seus componentes;
- Com.senior.g5.co.mct.imp.sncm.recebimento, porta Importar: importação dos recebimentos dos medicamentos ligados ao SNCM.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Agrupado (F075GFP)
- Recursos > Implementações > Web services
Alteração dos lançamentos a crédito e a débito via web service com.senior.g5.co.mct.ctb.processarlotectb
Alteramos a contabilização via web service com.senior.g5.co.mct.ctb.processarlotectb, porta Processar, de modo que as consistências entre os lançamentos a crédito em relação a lançamentos a débito, respeitem a parametrização da filial a partir do campo Contabilização, seja a nível de lote ou lotes selecionados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Ação SID
Execução do web service com.senior.g5.co.ger.sid
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.ger.sid, porta Executar, o sistema apresentava a mensagem de erro ERRO: Access violation at address 420B52C1 in module 'RtBase02.bpl'. Read of address 00000010 (TC075Pro.AfterModify), impedindo que a execução do web service fosse realizada.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao utilizar o web service com.senior.g5.co.ger.sid, não ocorra esta mensagem de erro e o web service seja executado com sucesso.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Finanças
Ajustados web services para gravar o valor original do título substituto quando cadastrado em outra moeda
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta SubstituirTitulosCP, ou o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta SubstituirTitulosCR, não era gravado corretamente o valor original do título substituto quando utilizada outra moeda diferente da moeda da empresa.
Correção efetuada: corrigimos os web services para que o valor do título substituto do contas a pagar ou do contas a receber seja gravado corretamente quando utilizada outra moeda diferente da moeda da empresa.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastros
Campos vlrLat e vlrLon permitem inserir localização geográfica no endereço de entrega do cliente
Disponilizamos os campos vlrLat e vlrLon no web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes_5, guia Endereços de Entrega. Estes campos permitem respectivamente que sejam informadas a latitude e a longitude no endereço de entrega dos clientes, fornecendo informações geográficas precisas sobre a localização da entrega.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Campo ObsCes disponibilizado no web service de pesagem
Implementamos o campo ObsCes no web service com.senior.g5.co.int.agr.pesagem, porta RegistrarPesagemAvulsa. Esse campo é de preenchimento opcional e nele é possível inserir observações para a pesagem/ticket.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Informações referentes aos campos de usuário via web services
Geramos no sistema, a possibilidade de enviar informações referente aos campos de usuário da tabela C. Receber - Títulos - Dados Gerais (E301TCR) através do web service com.senior.g5.co.int.varejo.titulos, porta ExportarTitulosReceber.
Para o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, implementamos para importar e gravar as informações dos campos de usuário para registro nas tabelas Cadastros - Clientes (E085CLI) e Cadastros - Clientes - Históricos (E085HCL) através de sua utilização.
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Integrações
Novos parâmetros de requisição no web service de cadastro de clientes
Disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.cad.clientes, porta Exportar, os novos parâmetros de requisição codRep, tipEnd e a sub tag enderecos.tipEnd. Essas implementações possibilitam filtrar as informações de tipo de endereço ou representante na requisição de cadastro de cliente, além de obter somente os registros correspondentes, evitando tráfego desnecessário ao processar um grande volume de dados de resposta.
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Implementado novo parâmetro nos web services de títulos, pedidos e nota fiscal de saída
Disponibilizamos o parâmetro de requisição codRep nos web services: com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta ConsultarTitulosCR, com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta ExportarPedidos e com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta Exportar. Essa implementação viabiliza a consulta dos representantes nas requisições e relaciona apenas os registros deste representante nos resultados, evitando volume desnecessário de tráfego de informação.
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Nova tag apresenta informações de tipo de endereço no web service de fornecedor
Implementamos no web service com.senior.g5.co.cad.fornecedor, porta Exportar, a nova tag Tipo de Endereço para apresentar, como um atributo de resposta, a informação do tipo do endereço da origem de mercadoria.
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Melhoria na navegação no menu
Melhoramos a navegação no menu do sistema, para que tenha uma melhor performance e ofereça uma usabilidade adequada ao fechar todas as telas do sistema.
Mudanças no processo de instalação e atualização do ERP XT
Você sabia que agora o processo de instalação e atualização do ERP XT está mais fácil, prático e rápido?
A partir desta versão, a ativação do componente visual do XTended pode ser feita pelo próprio usuário em sua estação de trabalho, de forma automatizada, autônoma e simples, não sendo mais necessária a habilitação do recurso na Central de Configurações Senior. Caso o componente não seja ativado, o sistema irá emitir um lembrete a cada sete dias.
Além dessa mudança, agora a criação do tenant passa a ser realizada exclusivamente pelo Instalador/Atualizador. Por este motivo, removemos os alguns campos da Central de Configurações Senior
- Configuração ERP XT: Nome do tenant na plataforma, Access Key plataforma, Secret Key plataforma, URL da plataforma, URL frontend do ERP XT.
- Integração Decision Center: Nome do tenant na plataforma Senior, Chave de acesso da aplicação cadastrada na plataforma para autenticação e Senha (segredo) da aplicação cadastrada na plataforma para autenticação.
Para mais informações, acesse a página Ativação do Gestão Empresarial XTended com todo o processo completo de ativação.
Locais:
- Central de Configurações Senior > Sistemas > Gestão Empresarial (ERP) > Configuração ERP XT
- Central de Configurações Senior > Sistemas > Gestão Empresarial (ERP) > Integração Decision Center
Integrações
Alteração no nome dos serviços do aplicativo do Produtor Rural para utilização das API's públicas
Realizamos uma alteração no nome dos serviços do APP do Produtor Rural, visando uma padronização para utilização das API's públicas. Confira a documentação para mais informações.
Local: Aplicativo Produto Rural
Melhorias na tela de aprovações do aplicativo Gestor Senior
Disponibilizamos algumas melhorias de navegação e usabilidade na tela de aprovações do aplicativo Gestor Senior:
- Exibição e detalhamento das aprovações na tela inicial;
- Processamento de múltiplas aprovaçõs simultâneas;
- Filtragem das aprovações e históricos, através dos filtros Todos, ERP - Aprovações e Workflow;
- Navegação no feed de aprovações, que carrega de dez em dez registros a cada atualização;
- Visualização do indicador do total de registros.
Para mais detalhes, acesse a documentação.
Local: Aplicativo Gestor Senior