Gestão Empresarial | ERP - 5.10.2.56
01/09/2022
Tarefas liberadas: 33
Recursos
Tag cnpjCpf enviada incorretamente quando o CNPJ começava com o valor 0
Problema: ao realizar a exportação de clientes e fornecedores através do processo automático 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio, a tag cnpjCpf não era enviada corretamente, quando o CNPJ começava com o valor 0 (zero).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao exportar clientes e fornecedores pelo processo automático 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio, o valor da tag cnpjCpf seja enviado corretamente, mesmo quando o CNPJ iniciar em 0 (zero).
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Mercado e Suprimentos
Exclusão de itens da tabela de preço de venda
Problema: a tela Tabela de Preço de Venda (F081GTP) permitia a exclusão de itens sem verificar pendências de integração quando existia integração de tabela de preço de vendas com sistemas de terceiros.
Correção efetuada: acrescentamos uma verificação que não permitirá a exclusão do item quando o sistema integrar com sistemas terceiros e com opção de integração da tabela de preço de vendas.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Vendas (F081GTP)
Filtro dos campos Transação Produto e Serviço na tela F009PTE
Problema: ao acessar a tela Parâmetros por transação e Estado F009PTE, os campos Transação Produto e Transação Serviço eram apresentados em branco indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima, para que a tela a apresente as transações nos campos e que filtre as informações corretamente conforme definido pelo campo Transação Pedido/OC.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Transação e Estado (F009PTE)
Produtos e Serviços
Informação sobre baixa de componentes automática na documentação da tela F083ORI
Retiramos, da página referente à tela Origem de Produto (F083ORI), a informação sobre componentes controlados por lotem não poderem ser baixados automaticamente do estoque no trecho sobre a guia Chão de Fábrica. Como apresentado no artigo sobre baixa de componentes, a baixa automática é possível.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Origens > Cadastro
Identificadores e parâmetros
Atualizada documentação sobre identificadores de regras do ERP
Complementamos a documentação dos identificadores de regras disponíveis no sistema, adicionando a seção Utilização de identificadores de regras no Gestão Empresarial | ERP.
Buscando clarificar o usuário sobre o assunto, nesta seção, foram incluídos os tópicos abaixo relacionados:
- Como funcionam os identificadores de regras do sistema?
- Onde é efetuada a ativação e desativação dos identificadores?
- Existe validação dos identificadores de regras cadastrados na tela F098REG?
- O que é um identificador de regras restrito?
- O que é um identificador de regras de rotina de Monitoramento?
- E se um identificador de regras está cadastrado na tela F098REG, mas não é mais utilizado em nenhuma rotina do sistema (identificador descontinuado)?
- E se um identificador de regras está cadastrado na tela F098REG, mas não está documentado?
- Posso fazer a exclusão de um identificador de regras?
- Posso cadastrar identificador de regras que não existe por padrão no sistema para fazer uso em rotinas personalizadas (como se fosse um parâmetro personalizado)?
- Como efetuar um teste no sistema garantindo que nenhuma regra vincula a algum identificador esteja afetando o processamento padrão do sistema?
Para saber mais, acesse a documentação e confira o conteúdo.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Gestão de Tributos
SC | Portaria SEF nº 314/2022
Disponibilizamos, na geração da DIME (Santa Catarina) (F669DME), os seguintes Registros:
- 36 - Demonstrativo dos Valores Devidos aos Fundos como Contrapartida pela Utilização de Benefício Fiscal;
- 37 - Demonstrativo da Apuração de Valores Devidos ou Saldo Credor de Fundos;
- 85 - Discriminação das Contribuições ao Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) e ao Fundo Estadual do Idoso (FEI) Devidas no Exercício Anterior.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DIME (F669DME)
Geração do Registro 9.2 - Insumos Relacionados da DCI
Problema: na geração do Registro 9.2 - Insumos Relacionados na tela DCI (F669DCI), eram gerados produtos sem movimentação na filial da declaração, além de que a Filial de Produção do produto não estava configurada no seu cadastro (F075PRO/F075GFP).
Correção efetuada: ajustamos a geração do Registro para considerar produtos com a Filial de Produção configurada igual a filial de geração da declaração.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DCI (F669DCI)
Geração do Registro 0150 da CAT
Problema: com o parâmetro global UsaEntOri ativo na tela Crédito Acumulado (F669CAT), o Registro 0150 gerava um erro se fosse maior que 15 posições: Erro ao gerar o arquivo de exportação: O valor 'X' não cabe no campo CODPAR.
Correção efetuada: ajustamos a geração da CAT para que o tamanho do campo atenda o manual.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > Crédito Acumulado (F669CAT)
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Cancelamento de uma pré-fatura no Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Problema: ao cancelar uma pré-fatura de uma carga com várias pré-faturas pelo Gestão de Armazenagem | WMS Senior, ao retornar para o Gestão Empresarial, a carga ficava em aberto impossibilitando o seu faturamento.
Correção efetuada: ajustamos a integração para que seja possível faturar a carga que teve a pré-fatura cancelada.
Web services
Erro na execução de web service ao abrir tela F210TPA
Problema: quando executado o web service com.senior.g5.co.mcm.est.Estoques, porta TransferenciaProdutos via regra, na mesma instância do Gestão Empresarial | ERP que a regra era executada e a tela F210TPA era aberta, a execução do web service resultava em erro.
Correção efetuada: ajustamos para que o processamento do web service não seja impactado pela abertura da tela F210TPA.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Consistência da situação da transportadora ao processar e fechar nota fiscal na tela F140PRE
Problema: ao gerar uma nota fiscal via pedido através da tela Preparação da Nota Fiscal Saída (F140PRE), não ocorria consistência da situação da transportadora ao processar e fechar a nota fiscal. Desta maneira, a nota conseguia ser fechada com uma transportadora inativa.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao gerar uma nota fiscal via pedido através da tela F140PRE, processe a consistência da situação da transportadora através de uma mensagem na tela. Assim, a nota fiscal não será processada e nem fechada com uma transportadora inativa.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual Via Pedidos e Notas Fiscais (F140PRE)
Gestão de Distribuição
Implementação do identificador de regras VEN-135NAOTR01 na tela de conferência de cargas
Implementamos o identificador VEN-135NAOTR01 na tela de conferência de cargas (F135CCA), para que seja possível conferir a carga/pré-fatura sem a informação da transportadora.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Conferência de Cargas Quantidades (F135CCA)
Gestão de Assistência Técnica
Alteração de ocorrência com mais de uma sequência
Problema: ao alterar um cadastro de ocorrência com mais de uma sequência na aba Itens, era apresentada a mensagem Invalid pointer operation.
Correção efetuada: ajustamos o processamento de ocorrência para que o erro não aconteça.
Local: Serviços > Gestão de Assistência Técnica > Assistência Técnica e Garantias > Cadastro de Ocorrências (F118OCR)
Gestão de Estoques
Campo para parametrizações de endereçamento de lotes para rotina de distribuição de lotes e séries
Problema: ao executar as parametrizações de endereçamento de lotes, não havia a necessidade de possuir na proprietária o módulo de Agronegócio. Porém, para utilizar as parametrizações, era necessário a utilização do módulo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de distribuição de lotes e séries para possuir o campo, referente ao endereçamento de lotes, liberado por padrão.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Agrupados (F210LOT)
Transferências de produtos via tela
Problema: quando executada uma transferência de produtos via tela, a transação de entrada não era carregada e, portanto, não era possível executar a transferência. Isso ocorria quando, antes de ser executada a transferência via tela, o web service com.senior.g5.co.mcm.est.Estoques, porta TransferenciaProdutos, fosse executado e o seu processamento não fosse finalizado com sucesso.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para a transferência de produtos ocorrer via tela sem interferências da execução do web service.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências (F210TPA)
Gravação do preço médio após atualização/fechamento de estoques
Problema: quando executada uma atualização/fechamento de estoques, em casos aleatórios, o preço médio que foi calculado no último movimento de estoques da filial/produto/derivação não era corretamente atualizado nas tabelas: Estoques - Preço médio por filial (E210MED) e Cadastros - Produtos - Derivações (E075DER). Desta forma, as informações de preço médio ficavam inconsistentes.
Correção efetuada: ajustamos a rotina afim de garantir que após uma atualização/fechamento de estoques o preço médio gravado nas tabelas seja o último preço calculado.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Gestão de Recebimento
Alterações em descrição de dispositivos fiscais através do identificador GER-051DISPN02
Problema: ao processar os registros inseridos na tela Dispositivos Fiscais do item da Nota Fiscal de Entrada (F440DIS) acessado pelo botão Dis. Fiscais através das guias Produtos ou Serviços da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), o dispositivo que possuía o campo Rec197 em 3 ou 4 tinha sua descrição sobescrita com o valor da sua descrição do cadastro, mesmo que o usuário tenha alterado via regra ou por tela.
Correção efetuada: ajustamos a tela F440DIS para que as alterações feitas na descrição do dispositivo via regra ou via tela sejam mantidas ao processar os registros.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Ajustes na mensagem quando há movimentos de estoques Consignado a Cliente ou a Fornecedor
Problema: ao clicar no botão Dist. Lote (J), era apresentada a mensagem: Transação de produto XXX não possui integração com nenhum módulo de estoque ou a transação de estoque está configurada para não considerar a quantidade no movimento.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima para que o sistema apresente a seguinte mensagem: Transação de produto XXX não possui integração com nenhum módulo de estoque ou a transação de estoque está configurada para não considerar a quantidade no movimento ou a transação de estoque está configurada para movimentar estoques Consignado a Cliente ou Consignado a Fornecedor.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Rotina de fixação de preço informando a quantidade de crédito
Problema: ao acessar duas ou mais ordens de compra para fixar cargas, informando o campo Quant. Crédito na seção Royalties, o sistema apresentava a mensagem A quantidade de créditos não pode ser maior que a quantidade a fixar, impedindo o prosseguimento do processo.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de fixação de preços para que a fixação ocorra normalmente ao informar a quantidade de crédito.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Atualização do valor consignado com o cliente
Problema: na tela F440GNE, ao usar o processo de conta e ordem sem a emissão de nota fiscal simbólica para o industrializador e executar a entrada da nota fiscal, são gerados dois movimentos de estoque, sendo um NO - Normal e outro CC - Consignado a Cliente.
Ocorria que o valor consignado com o cliente (E210CCD.VlrCsg) era atualizado pelo preço médio do item movimentado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o valor consignado com o cliente (E210CCD.VlrCsg) seja atualizado pelo valor do movimento de estoque CC - Consignado a Cliente gerado pela nota fiscal".
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Compras
Cálculo de ISS sem o arredondamento do valor de ISS
Problema: ao gerar uma ordem de compra com percentual de ISS, o valor de ISS retornava arredondado indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o retorno de cálculo de ISS sem o arredondamento do valor de ISS.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Parametrização de número de cotação
Problema: ao consultar uma solicitação de compras de origem da cotação, através do botão Solic. Origem, o número da cotação parametrizava-se no campo Agrup. Compra indevidamente, e apresentava a mensagem Nenhuma Solicitação para consultar.
Correção efetuada: ajustamos a tela de consulta de solicitações de produtos, para que o número de cotação parametrize-se através da Seleção (F406SCS), onde está o campo.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Aprovação multinível (F410APR)
Web services
Execução de web services com modelo da Bridge e com campos CDATA
Problema: quando executado um web service com o modelo da Bridge e nos campos da requisição fosse utilizado um valor CDATA, a Bridge não identificava o valor como um CDATA ocasionando erro na chamada
Correção efetuada: ajustamos a execução de webservices com a bridge para que, caso existam campos CDATA, os mesmos sejam convertidos em textos corretamente durante execução do web service.
Instalador e Atualizador
Sistema não concluía a atualização para a versão 5.10.2.51
Problema: ao tentar realizar a atualização do sistema para a versão 5.10.2.51, o sistema não concluía a atualização, ficando parado no processo de pós-atualização na conversão da tabela E440IRO. Essa situação, por sua vez, estourava espaço em disco do banco de dados.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao atualizá-lo para a versão 5.10.2.51, todo o processo de atualização ocorra corretamente.
Local: Atualização do sistema
Rotinas Auxiliares
Atualização da biblioteca Apache Log4j
Problema: quando eram executadas rotinas auxiliares, como o arquivo analytics-agent.jar, o arquivo não estava com a ultima versão liberada do Apache Log4j compatível com a instalação.
Correção efetuada: atualizamos o arquivo analytics-agent.jar para que possua embarcado a versão mais atualizada do Apache Log4j
Envio de dados de uso através do Analytics
Problema: quando eram enviados dados de uso dos sistemas através do Analytics, os registros remanescentes na base não eram excluídos gerando duplicidade no envios.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de envio de informações do Analytics para que o mesmo não envie informações duplicadas quanto ao uso do sistema.
Local: Analytics
Relatórios
Execução de relatórios com campos de máscara hhh:mm na Web 5.0
Problema: inconsistência durante execução de relatórios na Web 5.0 que possuam campos na tela de entrada com a máscara hhh:mm, pois o filtro não era aplicado corretamente e o valor do campo, referente a última execução, não era gravado corretamente na base de dados.
Correção efetuada: ajustamos o tratamento destes campos da tela de entrada permitindo assim que a execução seja realizada de forma correta e que o valor do campo referente a última execução seja gravado corretamente na base.
Complementação sobre formatação no Excel de arquivo XLSX gerado
Complementamos a página Geração de relatórios em arquivos Excel no manual da tecnologia informando que o formato XLSX, ao ser gerado o arquivo, busca replicar como está representado visualmente no sistema, respeitando os espaçamentos entre as colunas.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Relatórios > Informações Complementares > Geração de relatórios em arquivos Excel
Middleware
Valores de quantidade de aplicações por servidor documentados na página Limite de aplicações Middleware
Na documentação da página Limite de aplicações Middleware, complementamos a informação sobre quantidade de aplicações por servidor. Os valores mencionados na documentação foram testados e homologados pela Senior para funcionamento do Middleware. A utilização de valores maiores podem funcionar dependendo da utilização, mas fora da garantia dada pela Senior.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Informações Técnicas > Recursos > Limite de aplicações Middleware
Segurança da Informação
Documentação sobre MITRE ATTCK no manual de Segurança da Informação
Complementamos o Manual de Segurança da Informação adicionando uma página sobre a base de conhecimento MITRE ATTCK. Na página, é descrito como a base de conhecimento de táticas e técnicas funciona. A base é utilizada para desenvolvimentos de modelos e metodologias de ameaças específicas no setor privado, governo e comunidade de produtos/serviços de segurança cibernética.
Para mais informações, acesse a página Frameworks de segurança da informação.
Local: Segurança da informação > Conceitos > Frameworks
Documentação sobre framework NIST
Complementamos o Manual de Segurança da Informação adicionando uma página sobre o framework de segurança cibernética NIST. Na página, é descrito e apresentado o framework que possui o objetivo de fornecer uma estrutura, com base em diretrizes e práticas, buscando gerenciar e reduzir o riscos em relação a segurança cibernética.
Para mais informações, acesse a página Frameworks de segurança da informação.
Local: Segurança da informação > Conceitos > Frameworks
Proprietária
Ajuste de notícia sobre a atualização on-line da Proprietária
Problema: na notícia de Atualização on-line da Proprietária, no tópico Como Atualizar?, o segundo passo, que contém a mensagem de atualização de execução no servidor de aplicação, informava a seleção errada para o prosseguimento da atualização.
Correção efetuada: alteramos a informação da notícia no segundo passo, indicando que a opção selecionada deve ser Sim após a exibição da mensagem de atualização.
Local: Portal de Documentação > 07/11/2018 | Atualização on-line da Proprietária
Integrações
Erro na execução de web service ao abrir tela F210TPA
Problema: quando executado o web service com.senior.g5.co.mcm.est.Estoques, porta TransferenciaProdutos via regra, na mesma instância do Gestão Empresarial | ERP que a regra era executada e a tela F210TPA era aberta, a execução do web service resultava em erro.
Correção efetuada: ajustamos para que o processamento do web service não seja impactado pela abertura da tela F210TPA.
Local: Recursos > Implementações > Web services