Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.11
23/06/2023
- 28/06/2023: adicionamos a matéria Desabilitar os recursos XTended por usuário
- 29/06/2023: ajustamos o conteúdo da matéria Exclusão de títulos de previsão da Ordem de Compra
Tarefas liberadas: 96
Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
Esta versão contém implementações e alterações relevantes para atender diversas rotinas do sistema, além das correções habituais.
Confira os impactos com atenção, principalmente mudanças na estrutura do TBS (banco de dados) e integrações via web services. Sempre que possível homologue a versão nova antes de colocá-la no ambiente em produção.
Suprimentos
Alterações na tela F439FIX referentes às baixas no título gerado na fixação
A partir desta versão, realizamos algumas alterações no sistema referentes às baixas no título, gerado na fixação. Anteriormente, os processos de abatimento e compensação eram feitos diretamente no valor líquido da fixação, porém, a baixa não era gerada. Para garantir a rastreabilidade da movimentação nos processos de baixas, o sistema passou a atuar com as baixas no título gerado na fixação, no Contas a Pagar (CP) da fixação. Veja as modificações:
Baixa por compensação CR: esse tipo de baixa ocorre quando, no momento da fixação, o usuário escolhe um ou mais títulos do Contas a Receber (CR) para abater no pagamento da fixação que será gerada. Nessa baixa, o valor total dos itens selecionados no CR deverão ser baixados no título gerado do CP da fixação.
Para esse tipo de baixa, deve-se usar uma transação com as seguintes configurações (realizadas na tela Transações de Contas a Pagar (F001TPA):
Após configurada a transação, a mesma deve ser informada seguindo as configurações na tela Parâmetros da Filial para Contas a Pagar (F070FPA) (guia Pagar 2, campo Transação Baixa por compensação):
Baixa por adiantamento CP: esse tipo de baixa ocorre quando, no momento da fixação, o usuário seleciona um ou mais títulos no Contas a Pagar (CP) com o valor negativo, indicando que aquele movimento é um adiantamento.
Esse valor vai gerar uma baixa no título da fixação. O valor total dos itens selecionados no CP com valores negativos deverão ser baixados no título gerado do CP da fixação.
Para esse tipo de baixa, deve-se usar uma transação com as seguintes configurações (realizadas na tela Transações de Contas a Pagar (F001TPA)):
Após configurada a transação, a mesma deve ser informada seguindo as configurações na tela Cadastro de Empresas (F070EMP) (botão Par. Dinâmicos, parâmetro AGR.FIX.BAIXAADIANTAMENTOCP):
Observação
Foi usado o parâmetro dinâmico para indicar esse tipo de movimento, uma vez que não existe uma configuração nativa no ERP.
Baixa Conta Receber CR: baixa título do Contas a Receber utilizado no abatimento na criação da fixação. Ao selecionar uma fixação, caso seja selecionado item de CR , sejam eles:
- CR positivo: compensação;
- CR negativo: antecipações.
Os títulos selecionados na guia Contas a receber deverão ser baixados, conforme imagem de exemplo abaixo com esse tipo de seleção:
Os itens selecionados deverão ser baixados seguindo a configuração:
- CR positivo - Títulos de Contas a Receber positivos (compensação):
- Configurar a transação na tela Transações de Contas a Receber (F001TRE), conforme imagem de exemplo abaixo:
- Configurar o parâmetro por Filial na tela Parâmetros da Filial para Contas a Receber (F070FRE), guia Receber 2, campo Transação Baixa por compensação, conforme imagem de exemplo:
- CR negativo - Títulos de contas a receber negativos (adiantamentos):
- Configurar a transação na tela Transações de Contas a Receber (F001TRE), conforme imagem de exemplo:
- Após configurada a transação, a mesma deve ser informada seguindo as configurações na tela Cadastro de Empresas (F070EMP), botão Par. Dinâmicos, parâmetro AGR.FIX.BAIXACANCELAMENTOCR:
Baixa Contas Pagar CP: baixa do Contas a pagar utilizado no abatimento na criação da fixação. Ao selecionar uma fixação, caso seja selecionado item de CP, sejam eles:
- CP positivo: cancelamento;
- CP negativo : antecipações.
Os títulos selecionados na guia Contas a Pagar deverão ser baixados e seus valores somados no valor do título da fixação que será gerado no CP. Veja um exemplo de uma tela com seleção de Contas a Pagar no movimento:
- CP positivo - Títulos de Contas a Pagar positivos (cancelamento):
- Configurar a transação de baixa do Contas a Pagar pela tela Transações de Contas a Pagar (F001TPA), conforme imagem de exemplo:
- Após configurada a transação, a mesma deve ser informada seguindo as configurações na tela Cadastro de Empresas (F070EMP), botão Par. Dinâmicos, parâmetro AGR.FIX.BAIXACANCELAMENTOCP:
- CP negativo - Títulos de Contas a Pagar positivos (baixa título crédito):
- Configurar a transação de baixa do Contas a Pagar pela tela Transações de Contas a Pagar (F001TPA), conforme imagem de exemplo:
- Configurar o parâmetro por Filial na tela (F070FPA), guia Pagar 1, campo Transação Baixa Título Crédito, conforme imagem abaixo:
Além disso, também disponibilizamos três novos parâmetros dinâmicos, sendo eles:
- AGR.FIX.BAIXACANCELAMENTOCP: este parâmetro indica o código de transação utilizado para fazer a baixa por cancelamento do Contas a Pagar utilizado na criação do título da fixação;
- AGR.FIX.BAIXACANCELAMENTOCR: este parâmetro indica o código de transação utilizado para fazer a baixa por cancelamento do contas a receber (Antecipação) do título da fixação;
- AGR.FIX.BAIXAADIANTAMENTOCP: este parâmetro indica o código de transação utilizado para fazer a baixa por adiantamento do contas a pagar da fixação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Disponibilizado o botão Agrupar Ticket na tela F435MDT
A partir desta versão, está disponível o botão Agrupar Ticket na tela Manutenção de Tickets (F435MDT). Esse novo botão possibilita que o usuário agrupe vários tickets em apenas um, para gerar apenas uma Nota Fiscal com base no ticket agrupado.
Quando não há nenhum ticket na grade Ticket, o botão Agrupar Ticket fica desabilitado. Caso haja tickets na grade, o botão fica habilitado e os tickets podem ser agrupados, antes passando por uma validação para identificar se o usuário que está fazendo o agrupamento possui, ou não, permissão para realizar tal ação.
- Ao clicar no botão Agrupar Ticket, caso o usuário logado não possua permissão para realizar o processo, a mensagem Usuário não possui permissão para efetuar o agrupamento de cargas será apresentada na tela;
- Caso o usuário logado no sistema tenha permissão para realizar a operação, a mensagem Deseja realmente agrupar os tickets selecionados? será exibida com as opções Sim e Não.
Com o agrupamento apto a ser feito, o sistema valida os tipos de ticket selecionados para o agrupamento. Caso algum ticket não possua os atributos necessários para o agrupamento, uma mensagem é exibida ao usuário, informando a situação do ticket. Todos os tickets selecionados, por sua vez, devem seguir a seguinte regra:
- Possuir as mesmas informações:
- Filial;
- Fornecedor;
- Origem;
- Transação;
- Produto;
- Depósito;
- Safra.
- Satisfazer as situações:
- Situação = 5;
- O ticket não pode ter divisão de carga.
Caso a validação dos tickets seja verdadeira, o agrupamento é executado.
Observação
- Os tickets utilizados para o agrupamento têm sua situação (SITCES) alterada para 8 - Agrupada. Com isso, a situação não pode mais ser alterada posteriormente;
- O campo Número Ticket Agrupador, presente na grade Ticket, indica qual o número do ticket gerado no agrupamento;
- O novo ticket gerado não pode sofrer alterações. Assim, todos os dados do cabeçalho da tela Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC) ficam desabilitados, bem como as grades relacionadas ao movimento do ticket.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets (F435MDT)
Adição de campos para facilitar manutenção de tickets agrupados na tela de F435MDT
Com o objetivo de tornar a manutenção de tickets agrupados mais fácil para a operação de pesagens, foram adicionados dois novos campos na tela de Manutenção de Ticket (F435MDT):
- Filtrar tickets resultantes de agrupamento: este campo é uma caixa de seleção que, ao ser selecionada e clicar em Mostrar, o sistema exibirá somente os tickets que foram originados a partir de um resultado de agrupamento;
- Ticket Agrupado: esse campo foi adicionado como uma coluna na grade de Tickets. Ele pode ter dois valores possíveis: Sim - quando o ticket é resultante de um agrupamento ou Não - quando o ticket não é resultante de um agrupamento.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets (F435MDT)
Melhoria na tela F435MDT referente às mensagens de inconsistências
Realizamos uma melhoria na tela Manutenção de Tickets (F435MDT), referente às mensagens de inconsistências apresentadas ao usuário. Agora, ao realizar um agrupamento ou desagrupamento de tickets, as mensagens de divergências serão apresentadas em uma tela de Log (que, por sinal, é padrão do Gestão Empresarial | ERP).
Na tela de Log, cada linha indica o ticket e as divergências que ele possui. As divergências são analisadas da seguinte forma: o primeiro ticket que se encontra marcado (de cima para baixo) na grade Ticket da tela de Manutenção de Tickets, será o ticket base. Esse ticket base, por sua vez, irá servir como referência para comparação com os demais tickets selecionados.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets (F435MDT)
Processo de geração de Nota Fiscal com o cálculo do imposto relacionado ao agronegócio
Para garantir que a Nota Fiscal de Entrada não seja gerada de forma incorreta e ocasione erros fiscais de tributação no Gestão Empresarial | ERP, realizamos uma implementação no processo de geração de Notas Fiscais. A partir desta versão, caso haja alguma falta de parametrização no cálculo de impostos relacionados ao agronegócio, o processo será interrompido, e o usuário será alertado com uma mensagem de erro, como por exemplo: Cálculo do imposto IAG não realizado. Moeda não configurada. Verifique através do menu F051IMP - Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro.
Além da implementação nas telas relacionadas a geração de Nota Fiscal, o Web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal também deverá ser configurado. Para a geração do cálculo referente aos imposto do agronegócio, é obrigatório o parâmetro Recalcular Valores estar configurado com o valor Sim.
Para que o processo de configuração do imposto do agronegócio seja disposto corretamente, é necessário que sejam feitas as configurações de acordo com a nossa documentação de processo.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
- Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
- Telas que executam lançamentos de Notas Fiscais de Entrada
Cadastros
Possibilidade de integrar a unidade de medida ao Posição Safra
Com o objetivo de facilitar a integração das informações de unidade de medida registradas no sistema ERP com o Posição Safra, foi adicionado na tela F015MED o campo Integrar com Gestão Safra, que permite indicar se o registro deve ou não ser integrado.
Adicionalmente, quando o sistema estiver definido como 12 - Posição Safra, o tipo de informação 2 - Unidade de Medida estará disponível nas telas F000CIV, F000PEX, F000SXT e F115PRL.
Locais:
- Cadastros > Integrações Painel de exportações (F000PEX)
- Cadastros > Integrações > Varejo > Carga Inicial (F000CIV)
- Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
- Cadastros > Integrações > Plataforma > Log de Integrações - ERP x SeniorX (F115PRL)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Unidades de Medidas > Individual (F015MED)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 157 - Integração ERP x Posição Safra
Disponibilizada nova tela para realizar configuração de versionamento de API
A partir desta atualização do Gestão Empresarial | ERP, os usuários terão acesso à tela de Configurações de API - ERP x SeniorX (F115CFG). Com essa nova funcionalidade, é possível cadastrar com facilidade as configurações de versionamento de API, tornando a integração entre sistemas ainda mais eficiente.
Local: Cadastros > Integrações > Plataforma > Configurações de API - ERP x SeniorX (F115CFG)
Disponibilizado o campo Permite Agr. Cargas na tela F099UCP
Disponibilizamos na tela Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento (F099UCP) o campo Permite Agr. Cargas. Esse novo campo, que está presente na guia Recebimento, indica se o usuário possui permissão para acessar o botão Agrupar Cargas, da tela Manutenção de Tickets (F435MDT).
O campo Permite Agr. Cargas possui as opções S - Sim e N - Não:
- caso o usuário tenha permissão (campo Permite Agr. Cargas definido como S - Sim), o botão Agrupar Cargas irá ficar habilitado;
- caso o usuário não tenha permissão (campo Permite Agr. Cargas definido como N - Não), o botão Agrupar Cargas irá ficar desabilitado.
Essa alteração visa ajudar o Gestor da Empresa Agro a melhorar seus processos. Com isso, agora é possível parametrizar e controlar os usuários que podem fazer operações de agrupamento de carga - tendo em vista que os processos da balança influenciam diretamente em saldo do Produtor, Notas Fiscais, Estoques, OC etc., e esses são processos críticos para a Empresa que precisam ser feitos com atenção e responsabilidade.
Local: Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F099UCP)
Novo tipo de informação disponível na tela F000SXT
A partir desta versão, o novo tipo de informação 227 - Movimentação de Insumos está disponível na tela Configuração de Tipos de Informação (F000SXT). No entanto, esse tipo de informação só será exibido na tela Configuração de Tipos de Informação se o campo Sistema estiver definido como Gestão Safra.
Local: Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
Novos filtros de seleção disponíveis na tela F000PCI
Visando a melhoria contínua do sistema e pensando na melhor usabilidade e praticidade para nossos Clientes, disponibilizamos novos filtros de seleção - para a integração com o App do Produtor Rural - na tela Parâmetros para carga inicial (F000PCI) (que é aberta através do botão Seleção, da tela Carga Inicial (F000CIV)). São eles:
- Cliente cooperado: neste campo, pode-se filtrar os clientes pelo indicativo se é Cooperado. O filtro pode ser feito através das seguintes opções:
- ao informar S - Sim, o filtro irá trazer apenas os Clientes com indicativo Cooperado = S;
- ao informar N - Não, o filtro irá trazer os clientes com indicativo Cooperado = N;
- caso o filtro esteja vazio, não será aplicado filtro.
- Cidade da Origem de Mercadoria: neste campo, pode-se filtrar Fornecedores que possuem origem de mercadoria com a Cidade constante no filtro;
- Bairro da Origem de Mercadoria: neste campo, pode-se filtrar Fornecedores que possuem origem de mercadoria com o Bairro constante no filtro.
Observação
Os filtros Cliente cooperado, Cidade da Origem de Mercadoria e Bairro da Origem de Mercadoria, por sua vez, apenas ficam disponíveis na tela Parâmetros para carga inicial (F000PCI) quando a integração for do Agronegócio (tipo = 11 - App do Produtor).
Local: Cadastros > Integrações > Carga Inicial (F000CIV)
Disponibilizado novo tipo de informação na tela F000SXT
A partir desta versão, está disponível na tela Configuração de Tipos de Informação (F000SXT), o novo tipo de informação 228 - Item de Classificação. Esse novo tipo será apresentado na tela Configuração de Tipos de Informação apenas quando o campo Sistema estiver definido com a opção Gestão Safra.
Local: Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
Envio das informações de classificação ao Gestão Safra
Alteramos o sistema para permitir o envio de informações de classificação ao Gestão Safra. Com essa atualização, é possível configurar a integração do tipo de informação 224 - Classificação na tela de Configuração de Tipos de Informação (F000SXT), quando o tipo de sistema for definido como 12 - Gestão Safra.
Local: Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
Armazenamento de log ao integrar cotação de moeda no App do Produtor Rural
Problema: durante a integração dos dados de cotação da moeda com o App do Produtor Rural, identificamos que o log não era armazenado corretamente na tabela E115PRL devido ao campo de armazenamento do log não suportar um arquivo compactado em JSON com mais de 8000 caracteres. Isso resultava na impossibilidade de acessar todo o conteúdo do arquivo e exibia uma mensagem de erro de buffer na tela F115PRL ao tentar visualizar o arquivo.
Correção efetuada: implementamos um tratamento de erro para lidar com o tamanho máximo do log permitido. Agora, na guia Dados da tela F115PRL, quando o tamanho do log exceder o valor máximo suportado, será exibida a seguinte mensagem: Erro: Descompactar. Não foi possível descompactar o arquivo selecionado. Provavelmente o arquivo excedeu os 8.000 caracteres.
Local: Cadastros > Integrações > Plataforma > Log de Integrações - Agronegócio Senior (F115PRL)
Melhoria no sistema referente à geração de pendências para Clientes e Fornecedores
Visando sempre melhorar o sistema, suas rotinas e funcionalidades, realizamos uma melhoria referente à geração de pendências para Clientes e Fornecedores. Agora, na utilização do sistema integrado 11 - App do Produtor, apenas será gerada pendência de integração para os Clientes e Fornecedores que estiverem com o campo Tipo da Empresa definido como 07 - Produtor Rural. Essa alteração, por sua vez, tem o objetivo de não gerar informações desnecessárias de pendências e é válida tanto para o Cadastro de Clientes (F085CAD) quanto para o Cadastro de Fornecedores (F095CAD).
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro (F085CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
- Cadastros > Integrações > Painel de exportações (F000PEX)
Recursos
Melhoria na API responsável por buscar Produtores Rurais ativos e/ou inativos no ERP
Realizamos uma melhoria na API responsável por buscar Produtores Rurais ativos e/ou inativos no Gestão Empresarial | ERP (versão on-premise). Devido a essa melhoria, alteramos o endpoint de consumo dos produtos ativos/inativos de listarProdutoresPorStatus para listUsersProducersCpfCnpjByStatus. Agora com essa mudança, o ERP (versão on-premise) irá buscar os Produtores que sofreram alterações (ativados e/ou inativados no sistema) com base na última data de sincronização, que fica na tabela Integração - Configuração de Integração Senior X - Agronegócio Senior (E115CFG) e na tela Configurações de API - ERP x SeniorX (F115CFG).
Observação
Essa alteração tem impacto direto no processo automático 151 - Integração ERP x App do Produtor - Envio.
Para mais informações sobre a API listUsersProducersCpfCnpjByStatus, você pode acessar a documentação Listagem dos Produtores ativos na senior X Platform, presente no Manual do Usuário do App do Produtor Rural.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Melhoria no processo automático 151 - Integração ERP X App do Produtor - Envio referente à integração de cotações de moeda
Realizamos uma melhoria no processo automático 151 - Integração ERP X App do Produtor - Envio. Agora, ao executar esse processo automático, caso seja a primeira execução de carga inicial, o sistema irá integrar apenas as duas últimas cotações de cada moeda. Essa mudança tem como objetivo reduzir o volume de cotações integradas pela carga inicial.
Local: Recursos > Processos > Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Finanças
Ajustes em rotinas do ERP para viabilizar o tratamento do tipo de imposto 76 - Agronegócio e permitir criação de títulos
Foram realizados ajustes nas telas Configuração para Geração de Títulos de Impostos (F001TIT) e Notas Fiscais de Saída (F140GNF) para lidar com o tipo de imposto 76 - Agronegócio, permitindo a criação de títulos correspondentes. Essas mudanças incluem a adição do tipo 76 - Agronegócio nos campos de tipo de imposto. É importante ressaltar que na tela F001TIT, se o campo Tipo Imposto for definido como 76 - Agronegócio, o campo Cód. Imposto, localizado na grade Parâmetros para geração de títulos de impostos no contas a pagar, exibirá apenas os impostos configurados na tela de Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF) com a opção Apurar definida como N - Não.
Além disso, a rotina da tela Consulta de Títulos do Contas a Pagar (F502CCP) foi ajustada para mostrar, na grade Títulos (1), a descrição do tipo de imposto para o tipo 76 como Imposto Agro.
Por último, a rotina da tela Impostos por Item (F660IMS) também foi atualizada para mostrar apenas os impostos cadastrados para o produto. No entanto, é importante mencionar que essa tela só é editável quando a nota é lançada manualmente, para notas integradas ela permite apenas a visualização dos impostos.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Consulta de Títulos do Contas a Pagar (F502CCP)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Configuração para geração de títulos de impostos (Compras/Vendas) (F001TIT)
Melhorias de interação no processo de compra e venda
Em uma melhora de interação do usuário com o sistema, realizamos uma série de ajustes em nomenclatura de campos e posição para o processo de compra e venda. A partir desta versão, haverá as seguintes alterações de terminologia:
Anterior | Atual | Tela |
Filial NF Entrada | Filial NFE | F501SCO e F501SAR |
Filial NF Saída | Filial NFS | F501ATL, F501SCO, F501SBL e F501SAR |
Forn. NF Entrada | Fornecedor NFE | F501SCO |
Forn. NFE | Fornecedor NFE | F501ATL, F501SBL, F501APE e F501SAR |
Fornecedor NF Entrada | Fornecedor NFE | F501SCO e F501SAR |
N° NFE | Número NFE | F501ATL, F501SBL, F501APE, F501BCO e F501SAR |
Nome (Forn. NFE) | Nome (Fornecedor NFE) | F501BCO |
Nr. NFS / Número NF Saída |
Número NFS | F501LOT, F501ATL, F501BCO, F501SCO, F501APE, F501SBL e F501SAR |
Número NF Entrada | Número NFE | F501SCO e F501SAR |
Série NF | Série NFE | F501SBL |
Série NF Entrada | Série NFE | F501SCO e F501SAR |
Série NF Saída | Série NFS | F501ATL, F501SCO, F501SBL e F501SAR |
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Por Compensações > Por Compensações - Seleção (F501SCO)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Compensações do Contas a Pagar (F501BCO)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Aprovações > Aprovação Multinível de Entradas - Seleção (F501SAR)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Aprovações > Aprovação de Entradas (F501APE)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Por Lote - Automáticas > Por Lote - Automáticas - Seleção (F501SBL)
Liberação de TBS para futura entrega relacionada ao LCDPR
Com a liberação desta versão trimestral de Exigências Legais e Implementações, liberamos junto ao TBS as tabelas E603LPM, E603LCI e E603LCP, todas atreladas ao Agronegócio e ao projeto de implementações relacionadas ao LCDPR (Livro Caixa Digital do Produto Rural), como os lançamentos manuais no LCDPR, e apuração por imóvel e por produtor. Apesar de já estarem configuradas nesta versão, elas serão de fato habilitadas e complementadas a partir da nossa próxima liberação trimestral, prevista para o mês de setembro de 2023.
As tabelas implementadas estão identificadas na documentação de Alteração de TBS, e possuem a seguinte estrutura:
Tabela E603LPM - Finanças - Lançamentos Manuais no LCDPR | |
Campo | Descrição |
CodEmp | Código da Empresa |
SeqLan | Sequência do Lançamento |
DatLan | Data do Lançamento |
CodImr | Código do Imóvel |
NumDoc | Número do Documento do Lançamento |
NumCco | Número da Conta Corrente |
CodCco | Código da Conta no LCDPR |
TipDoc | Tipo do Documento |
HisLan | Histórico do Lançamento |
CodFor | Código do Fornecedor |
CodCli | Código do Cliente |
CodPar | Código do Participante |
TipLan | Tipo do Lançamento |
VlrLan | Valor do Lançamento |
UsuGer | Usuário da Geração |
DatGer | Data da Geração |
HorGer | Hora da Geração |
UsuAlt | Usuário da Alteração |
DatAlt | Data da Alteração |
HorAlt | Hora da Alteração |
Tabela E603LCI - Finanças - Apuração do LCDPR por Imóvel | |
Campo | Descrição |
SeqLci | Sequencial Interno da Tabela |
DatLan | Data do Lançamento |
CodEmp | Código da Empresa |
SeqLan | Sequência do Lançamento |
CodImr | Código do Imóvel |
NumDoc | Número do Documento do Lançamento |
NumCco | Número da Conta Corrente |
TipDoc | Tipo do Documento |
HisLan | Histórico do Lançamento |
CodPar | Código do Participante |
TipLan | Tipo do Lançamento |
VlrLan | Valor do Lançamento |
Tabela E603LCP - Finanças - Apuração do LCDPR por Produtor | |
Campo | Descrição |
SeqLcp | Sequencial Interno da Tabela |
CodEmp | Código da Empresa |
DatLan | Data do Lançamento |
SeqLan | Sequência do Lançamento |
CodPro | Código do Produtor |
SeqLci | Código de ligação da apuração do LCDPR por imóvel |
NumDoc | Número do Documento do Lançamento |
NumCco | Número da Conta Corrente |
TipDoc | Tipo do Documento |
HisLan | Histórico do Lançamento |
CodPar | Código do Participante |
TipLan | Tipo do Lançamento |
VlrLan | Valor do Lançamento |
Mercado
Botão Impostos Agro facilita consulta de impostos do Agronegócio nas notas fiscais de saída
Com o objetivo de facilitar a consulta de impostos do Agronegócio na rotina de consulta de notas fiscais de saída, adicionamos o botão Impostos Agro nas telas Valores (F000VDG) e Cálculos de Vendas de Itens de Produtos (F000VPR). Esse botão permite consultar os valores de impostos do Agronegócio por item e por nota fiscal.
Para acessar esse botão a partir da tela Consulta de Notas Fiscais de Saída (F141CNS), você pode:
- Clicar no botão Cálculos, que abre a tela Valores (F000VDG) e apresenta os cálculos totais da nota fiscal. Nessa tela, você encontrará o botão Impostos Agro, que chama a tela Apresentação dos cálculos dos impostos (F140NIM) e apresenta o cálculo dos impostos totais por nota fiscal.
- Clicar no botão Itens (+), que abre a tela Consulta de Notas Fiscais de Saída - Itens (F141ICS) apresentando os itens da nota fiscal. Na tela F141ICS, há também um botão Cálculos (X) que chama a tela Cálculos de Vendas de Itens de Produtos (F000VPR). Nessa tela, foi adicionado o botão Impostos Agro, que permite acessar a tela Apresentação dos cálculos dos impostos (F140IMP) e visualizar os impostos por item de nota fiscal.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Dados gerais (F141CNS)
Web services
Disponibilizada a porta ExcluirMovimento no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
A partir desta versão, está disponível a porta ExcluirMovimento no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques. Com essa nova porta, é possível excluir as movimentações de estoque.
Para mais informações sobre a porta ExcluirMovimento, acesse a documentação do web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Disponibilizada a porta ConsultarGeral_3 no web service com.senior.g5.co.ven.pedido
A partir desta versão, está disponível a porta ConsultarGeral_3 no web service com.senior.g5.co.ven.pedido. Nessa nova porta, disponibilizamos o parâmetro QtdPan, que refere-se à quantidade do item do pedido na situação Preparação Análise ou NF.
Observação
O parâmetro QtdPan, por sua vez, está visível apenas na porta ConsultarGeral_3 (nas portas anteriores, ele não está disponível) e se atender ao seguinte critério: ter a quantidade total do item quando o mesmo estiver vinculado em uma Nota Fiscal de saída não fechada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Filtro para consulta do número de série de produto no web service Com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoqueloteserie
Incluímos ao Web Service Com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoqueloteserie um novo parâmetro específico para requisição, o numSep, adicionado a porta Exportar. Com esta nova implementação, o web service passa a possibilitar o filtro de consulta de saldo através do número de série do produto.
Na geração deste web service, quando não for informado os campos Código do Lote e Número de Série, ou forem informadas as duas opções, o sistema retornará a seguinte mensagem: Informe um código do lote ou número de série do produto.(Tipo de integração específica informada).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Filtro de exportação e integração de Notas Fiscais de Saída com a GATec no web service ven.notafiscalsaida
Problema: quando era realizada a exportação e integração das Notas de Saída com a GATec no Web Service Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, ocorria um problema no filtro da integração na seleção das notas desejadas, onde eram aplicados filtros em notas já carregadas na exportação. Com isso, todas as notas inicialmente carregadas pelo objeto eram marcadas como exportadas.
Correção efetuada: ajustamos o problema de filtro nesta integração. A partir desta versão, o filtro, que antes era passado após a primeira consulta, será passado direto ao objeto, retornando apenas as notas desejadas e melhorando a performance e a integridade de exportação do Web Service. Essa parametrização com a GATec pode ser feita através dos seguintes passos:
- Em Cadastros > Integrações > Cadastros de Sistemas Integrados (F000SIS), a Situação deve estar parametrizada como A - Ativo;
- Ative o tipo de Informação como Nota Fiscal de Saída na tela de Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT). O campo Sistema deve estar configurado como GATec e a Situação como A - Ativo;
- Configure o Web Service ao acessar Cadastro > Integrações > Configuração de web services (F000CWS) e classifique os campos da seguinte maneira:
- Sistema: informe a opção relacionada a GATec;
- Web service: com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida;
- Porta: ExportarIntegracao_3;
- Selecione todos as opções em Campos exportados pelo web service
Importante
Visando a melhoria da nossa performance de integração, junto à essa correção, adicionamos nesta versão um novo filtro de entrada ao Web service Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida.
Realizamos essa implementação na porta ExportarIntegracao_3, onde adicionamos o filtro Tipo da Nota Fiscal (tipoNota), que permite a consulta de notas fiscais.
Ao ser informado, a exportação enviará o tipo selecionado, e caso o valor informado seja vazio ou nulo, o filtro não será acionado, tornando o processo mais assertivo ao exportar apenas um tipo de nota fiscal quando for necessário.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tecnologia
Ajuste na máscara e no tamanho do campo SeqDis
Realizamos uma alteração na máscara e no tamanho do campo SeqDis. Agora, a máscara desse campo passa a ser ZZZ.ZZZ.ZZ9 e seu tamanho passa a ser 9 (nove casas). O campo SeqDis tem impacto em telas, relatórios e layouts, referente às rotinas da matriz de distribuição de custos.
Veja os locais modificados:
Telas:
- Matriz de Realocação de Saldos entre Grupos de Contas (F044MCF);
- Matriz de Distribuição de Custos (F044MDC);
- Matriz de Distribuição de Gastos por Filial (F044MGF).
Arquivos de importação e exportação:
- Custo - Importação Matriz Rateio (SAIM00057);
- Custo - Importação Matriz Gastos por Filial (SAIM00064);
- Custo - Importação Matriz Realocação de Saldo Entrada (SAIM00066).
Relatórios:
- Relatório de Distribuição Matriz de Custos (CCCG016.GER);
- Relatório de Distribuição Matriz de Transferência de Cultura em Formação (CCCG017.GER).
Integrações
Envio de lote de informações na integração com o App do Produtor Rural e o Posição Safra
Para garantir uma maior fluidez no nosso processo de integração, realizamos uma diminuição na quantidade máxima de registros que podem ser enviados em cada request do parâmetro dinâmico AGR.LIMITE.LOTE.INTEGRACOES, utilizado no processo de integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o App do Produtor Rural e o Posição Safra. Antes, essa integração permitia até 2.000 registros e a partir desta versão, com a nossa nova implementação, será possível registrar o máximo de 200 registros.
Como padrão, o parâmetro permanece com o valor de 50 registros de envio no lote de informações. O valor mínimo de 25 também permanece igual neste processo.
Locais:
- Processo automático 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Processo automático 157 - Integração ERP x Gestão Safra
- Integração do App do Produtor Rural e Posição Safra
- Cadastros > Empresas > Cadastro de Empresas (F070EMP)
- Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
Implementação do novo tipo de informação de Movimentação Direta de Insumos na integração com o Gestão Safra
Com o objetivo de melhorar o nosso processo de integração junto ao Gestão Safra, criamos um novo tipo de informação, o Movimentação Direta de Insumos, consolidando as informações de movimentação direta de estoque na integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o Gestão Safra.
Junto a essa implementação, adicionamos o novo tipo de informação às telas que compõe o processo de integração, além de criarmos a rotina para a geração de pendência ao realizar um movimento de saída de insumos pela tela de Geração Individual de Movimentos de Estoque (F210MVP). Criamos também uma rotina de integração para a movimentação, que a partir de agora, fará o envio das movimentações diretas de insumo ao Gestão Safra.
Confira os detalhes desta implementação ao acessar a documentação da Tabela dos Tipos de Informações Integradas e Processo automático 157 - Integração ERP x Gestão Safra. Já os logs de integração entre o Gestão Empresarial | ERP e a plataforma senior X podem ser conferido na documentação de Log de Integrações - ERP x senior X.
Locais:
- Processo automático 157 - Integração ERP x Gestão Safra
- Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
- Cadastros > Integrações > Varejo > Carga Inicial (F000CIV)
- Cadastros > Integrações > TMS > Painel de exportações (F000PEX)
- Cadastros > Integrações > X Platform > Painel de Integrações em Andamento > Log de Integrações - ERP x senior X (F115PRL)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Individuais (F210MVP)
Identificadores e parâmetros
Adição de informação na documentação do identificador VEN-000TABPR01
Na documentação do identificador de regras VEN-000TABPR01, informamos que alguns campos, como Percentual de Acréscimo, Percentual de Desconto e Percentual de Oferta, irão sobrepor a sugestão do identificador de regras caso exista algum valor cadastrado em Definição de Valores por Sugestão.
A adição dessa informação visa clarificar o comportamento do identificador e esclarecer possíveis dúvidas dos usuários.
Local: Manual do Usuário > Ferramentas > Identificadores de Regras > VEN - Vendas > VEN-000TABPR01
Transações
Inserção de informação nos campos Desconta ICMS da base da COFINS e Desconta ICMS da base do PIS
Visando melhorar as informações na documentação e clarificar a utilização e comportamento do sistema, inserimos nos campos Desconta ICMS da base da COFINS e Desconta ICMS da base do PIS a informação de que o valor do DIFAL, presente nas opções S - Descontar ICMS Normal + DIFAL antes redução e R - Descontar ICMS Normal + DIFAL após redução, é referente aos campos IcmVor (ICMS Partilha UF Remetente) ou IcmVde (ICMS Partilha UF Destinatário). O campo VlrDfa (Diferencial de Alíquota), por sua vez, não faz parte do cálculo.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras
Web services
Novos web services para o segmento Manufatura
Disponibilizamos os web services abaixo para o módulo de Manfutura:
- Com.senior.g5.co.cad.operador, porta Exportar, que permite a consulta de operadores
- Com.senior.g5.co.ger.cad.centrorecurso, porta Exportar, que permite a consulta de centros de recurso
- Com.senior.g5.co.ger.cad.motivoparada, porta Exportar, que permite a consulta de motivos de parada
Os três estão disponíveis para proprietárias com os módulos IPSI e DAVM.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controle de retorno para envios assíncronos à senior X Platform
A fim de que os web services abaixo tragam uma resposta positiva ou negativa quando um evento for processado, implementamos um controle de retorno por hash para envios assíncronos à senior X Platform. Em caso de erro, será gerada uma mensagem detalhando o problema:
- Com.senior.g5.co.ger.cad.transportadora, porta GravarTransportadora
- Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes
- Com.senior.g5.co.ger.cad.produto, porta Cadastrar
- Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores, porta GravarFornecedores
- Com.senior.g5.co.mct.imp.importarinventariofiscal, porta Importar
Local: Recursos > Implementações > Web services
Filiais
Disponibilizadas opções na tela F070FVE para emissão do novo CT-E 4.00 e CT-E OS 4.00
Para possibilitar a emissão do novo CT-E 4.00 e do novo CT-E OS 4.00, adicionamos na tela F070FVE, guia Transporte, campo Integração CTe as opções 7 - 4ª Geração - Automático e 8 - 4a Geração - Manual. Também foram removidas, quando utilizada a versão 4.00, os tipos de CT-E e CT-E OS: 2 - CT-e de Anulação e 3 - CT-e Substituto, pois foram eliminados pelo SEFAZ.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070TVE)
Clientes e Fornecedores
Parametrização para desconto de base de IRRF para fornecedores pessoa física
Em atendimento a MP 1171/2023, ajustamos o sistema para que seja possível realizar o desconto de base de imposto de renda no recebimento de notas e na baixa de títulos para fornecedores pessoa física, utilizando as seguintes opções parametrizáveis no campo Tipo de desconto IRRF, na tela de cadastro de fornecedores:
- 1 - Deduções Legais: Deduz da base valor por dependentes, descontos de pensão e desconto de aposentados;
- 2 - Simplificada: Valor fixo, parametrizado na tela F040IRF;
- 3 - Mais vantajosa: Executa os cálculos das opções anteriores e opta pelo valor mais vantajoso.
Para saber mais acesse as documentações da tela de cadastro de fornecedores (F095CAD), de cadastro das tabelas de imposto de renda (F040IRF) e de parametrizações para geração de RPA ou NF municipal.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
- Cadastros > Finanças > Contas a Pagar/Receber > Tabela Imposto Renda (F040IRF)
Gestão de Tributos
Apuração de PIS/COFINS referente aos valores de retenções do imposto 43
Problema: ao apurar o imposto 43, os valores das retenções ficavam incorretos.
Correção efetuada: ajustamos a apuração do imposto 43 para que os valores das retenções sejam calculados corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Ajuste ao gravar as prévias na apuração do PIS/COFINS
Corrigimos uma situação onde, ao gravar as prévias na apuração do PIS/COFINS, acontecia um erro de violação de chave quando a tela Detalhamentos das Receitas/Deduções e Exclusões de PIS/COFINS (F660MBI) tinha registros iguais.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Detalhamento das Receitas/Deduções e Exclusões de PIS/COFINS (F660MBI)
Observação do dispositivo fiscal ligado ao serviço de uma nota no SPED Fiscal
Passamos a gerar, no campo 3 - TXT do registro 0460 do SPED Fiscal, a observação do dispositivo fiscal ligado ao serviço de uma nota fiscal quando o código da observação estiver preenchido. Isto também será levado para o campo 12 - COD_INF_OBS do registro B020.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Lançamento da Parte A não aparecia na consulta de saldos
Problema: ao importar lançamentos na guia M300 - Lançamentos LALUR, dependendo de como os lançamentos eram numerados o lançamento da Parte A não aparecia na consulta de saldos.
Correção efetuada: ajustamos a consulta de saldos do registro M300 para que o lançamento da Parte A seja mostrado corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Reconhecimento da natureza de rendimento a partir de documento não fiscal na EFD-Reinf
Ajustamos para que a retenção de pessoa física com redução de base de cálculo do IRRF originada de um documento não fiscal seja integrada para o registro R-4010 da EFD-Reinf por meio do reconhecimento da natureza de rendimento e do o movimento, isto a partir do serviço do documento não fiscal.
Os registros R-4010 e R-4020 são integrados do Back Office para a Reinf a partir das origens indicadas na documentação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Integrar movimentações que não atingiram o valor mínimo de IRRF
A fim de que movimentações que não atingiram o valor mínimo de IRRF sejam integradas à EFD-Reinf na tela F690ILA, adicionamos o campo Operação tributável sem retenção - REINF à tela Transações de Contas a Pagar (F001TPA), guia Pagar 2. Ele indica que o título deve ser integrado mesmo não havendo valor de retenção.
Confira a documentação de como os registros R-4010 e R-4020 são integrados do Back Office para a EFD-Reinf.
Locais:
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar (F001TPA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Preenchimento da natureza de rendimentos a partir do cadastro de serviços
Ao fazer a integração da EFD-Reinf (F690ILA) para os registros R-4010 e R-4020, quando houver títulos com origem a partir do contrato de serviço, o sistema vai passar a buscar a Natureza de Rendimentos informada no cadastro dos serviços utilizados no contrato. Antes desta versão, o sistema trazia a Natureza de Rendimentos com base na configuração da transação de baixa do título a pagar.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Atualização da Tabela 4.3.7 do SPED Contribuições
Foi publicada uma atualização da Tabela 4.3.7 (Código de base de cálculo do crédito) do SPED Contribuições. Ajustamos no sistema a descrição dos seguintes itens:
Código | Descrição Nova |
---|---|
13 | Outras Operações com Direito a Crédito (inclusive os créditos presumidos sobre receitas) |
14 | Transporte de Cargas - Contratação de prestador pessoa física ou PJ transportadora, optante pelo Simples |
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Campos duplicados indevidamente na integração do registro R4020 de PJ
Problema: na integração do registro R4020 de PJ, os campos Vlr. Base Ret. Agref. e Vlr. Ret. Agreg. era duplicados indevidamente. Isso ocorria, pois a transação utilizada no serviço estava com duas configurações na tabela E000TIT. Uma dessas configurações, por sua vez, está inativa, mas também estava sendo considerada.
Correção efetuada: ajustamos a integração do registro R4020 para que apenas considere a configuração da transação na tabela E000TIT que estão ativas.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Integração (F690ILA)
Crédito presumido do IPI no registro R15 do PER/DCOMP
A fim de permitir a geração de informações referentes ao crédito presumido do IPI no registro R15 do PER/DCOMP, ajustamos o relatório 017 - FE - PER/DCOMP - Pedido Eletrônico de Restituição (CIAE017.GER). Neste caso, a escrita do relatório será diferente. Acesse a documentação para conferir o leiaute.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 017 - FE - PER/DCOMP - Pedido Eletrônico de Restituição (CIAE017.GER)
Exportar as duas versões do arquivo de NFTS para a prefeitura de São Paulo
O arquivo da NFTS (Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços) para a prefeitura de São Paulo tem duas versões: a 2, que atende tomadores de serviços de subempreitadas tributadas pelo ISS, e a 1, que atende os demais serviços tomados. Por ter mais campos, na versão 2 a Discrmininação dos Serviços inicia na posição 665; na versão 1 ela inicia na posição 441.
A fim de que o sistema exporte as duas versões, ajustamos o relatório 065 - NFTS - São Paulo (CIAM065.GER) incluindo a diferenciação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 065 - NFTS – São Paulo (CIAM065.GER)
Erro na geração do ID de XML R-2099 para Produtor Rural
Problema: na geração do registro do Reinf R-2099 para Produtor Rural com CPF, o ID do XML era gerado incorretamente, gerando para Pessoa Jurídica onde deveria ser para Pessoa Física.
Correção efetuada: ajustamos a geração do registro para considerar o tipo da Empresa onde a Filial está ligada. Se o tipo for 7- Produtor Rural, o sistema irá gerar a informação no ID como Pessoa Física. Além disso, também ajustamos essa situação nos registros R-1070, R-2088 e R-4099.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Exportação (F669ERE)
Serviço tomado em Unidade Econômica na declaração do ISS.NET Online
Ajustamos o relatório 048 - Declaração de Serviços - ISS.NET Online (CIAM048.GER) incluindo o campo 21 - Unidade Econômica em Serviços Contratados. Ele será preenchido conforme o campo Serviço tomado em Unidade Econômica (E080SER.UniEco), adicionado à guia Cadastros da tela de Cadastro de Serviços (F080SER). Este também foi adicionado ao web service com.senior.g5.co.ger.cad.servico, porta Cadastrar.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 048 - Declaração de Serviços - ISS.NET Online (CIAM048.GER)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Serviços > Individual (F080SER)
- Recursos > Implementações > Web services
Erro ao filtrar dispositivo fiscal na tela F660CIN
Problema: na consulta de itens utilizando a seleção, ao filtrar o dispositivo fiscal, o sistema listava itens sem o dispositivo para itens de entrada e saída.
Correção efetuada: ajustamos o filtro de seleção do dispositivo fiscal para listar somente os itens que tenha o dispositivo que está no filtro.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Nota Fiscal - Itens (F660CIN)
Valores feitos por dispositivos não eram carregados ao recalcular o imposto de ICMS
Problema: ao recalcular o imposto de ICMS, os valores referentes aos ajustes feitos por dispositivos não eram carregados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os valores referentes aos ajustes feitos por dispositivos sejam carregados corretamente ao recalcular o imposto de ICMS.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração (F661PAI_CIOF)
Erro de SQL ao gerar o relatório CIAE013.GER
Problema: na geração do relatório CIAE013.GER (Nova GIA SP), ocorria um erro de SQL em uma query onde se buscava registros da tabela E660NFV. Os registros, por sua vez, eram buscados da tabela E660NFC.
Correção efetuada: ajustamos o SQL para que a geração do relatório CIAE013.GER seja feita sem erros e os dados sejam buscados corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > CIAE013.GER
Valor de desconto do Contas a Receber na base de cálculo do PIS/COFINS
Ajustamos o sistema para que os descontos concedidos na baixa de um título do Contas a Receber sejam aplicados à base de cálculo do PIS/COFINS ao integrar o título para Tributos. Isso afeta o cálculo desses impostos e a geração do SPED Contribuições, registros F500 e F510.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Títulos (F660ITI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Títulos (F660TIT)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Não retenção de tributos ou depósitos judiciais no registro R-4020
Ajustamos a rotina da tela EFD-Reinf - Integração (F690ILA) para que os processos relacionados a não retenção de tributos ou depósitos judiciais também sejam integrados no registro R-4020 (F690RPJ).
Além disso, na tela de Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS), quando um dispositivo fiscal com aplicação igual a "09 - Reinf" tiver um dos seguintes campos alterados: Alt. Proc. EFD-Reinf (AltCmp), Compt. EFD-Reinf (CptGer), Dat. Ini. Vig. (IniVid), Dat. Fin. Vig. (FimVid), Nov. Val. Ini. Reinf (NovIni) ou Nov. Val. Fin. Reinf (NovFim), caso haja outro dispositivo fiscal com aplicação igual a "09 - Reinf" e o mesmo Número de Processo, os campos mencionados também vão ser alterados nele. Exemplo:
- Dispositivo 1 e dispositivo 2 com o mesmo Número de Processo e Aplicação igual a "09 - Reinf"
- Alterado o campo CptGer do dispositivo 1 para 01/04/20X3
- O campo CptGer do dispositivo 2 vai receber o mesmo valor (01/04/20X3)
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4020 - Retenções Pessoa Jurídica (F690(RPJ)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > F051DIS - Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS)
Novo leiaute 2.1.2 da EFD-Reinf
SPED EFD Reinf | ADE COFIS nº 23/2023 | Novo leiaute 2.1.2 da Reinf para setembro/2023
Publicado em 16/03/2023.
Fica aprovada a versão 2.1.2 dos leiautes dos arquivos que compõem a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD Reinf), que será exigida para os eventos ocorridos a partir da competência de setembro de 2023.
O leiaute aprovado está disponível na Internet, no endereço eletrônico http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/7184. A versão 1.5.1 continua vigente até a competência agosto/2023.
A fim de adequar o sistema ao ADE COFIS nº 23/2023, onde estão previstas alterações nos registros R-2030, R-4010, R-4020, R-4040 e R-4080, com vigência a partir de 01/09/2023 e versão 2.1.2, fizemos as seguintes implementações:
- Parametrização para integração dos registros R-4010 e R-4020:
- Id. Eve. Adic. Benef: campo opcional; quando preenchido, seu conteúdo vai ser listado na tag ideEvtAdic - Identificador de evento adicional por beneficiário
- Novo registro R-4080 - Retenção no recebimento
- Novos campos e alteração na sequência dos registros R-2030, R-4010, R-4020, R-4040. Acesse a documentação para conferir de onde o sistema puxa as informações
- Ajuste nos web services abaixo para atender aos novos campos:
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoafisica, porta Importar
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica, porta Importar
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaobeneficiarionaoidentificado, porta Importar
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaorecebimento, porta Importar
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
Mensagem ao excluir uma apuração de IRPJ e CSLL
Ao excluir uma apuração de IRPJ e CSLL, é mostrada uma mensagem questionando se o usuário quer recuperar o LALUR/LACS. A fim de torná-la opcional, disponibilizamos o parâmetro dinâmico EMPRESA.TRIBUTOS.RECUPERALACSANTERIOR. Ele define se mensagem deve ser apresentada ou não. Caso "S - Sim", o sistema sempre vai recuperar a última apuração processada e a mensagem não será exibida. Caso "N - Não", a mensagem será apresentada normalmente.
Locais:
- Cadastros > Empresas > Cadastro de Empresas (F070EMP)
- Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Novos códigos de benefício no registro E115 do SPED Fiscal
A fim de gerar o registro E115 do SPED Fiscal sem a necessidade de inserir novos códigos de benefício manualmente, ajustamos a tela de cálculo do ICMS (F661I18) para que, quando tratar-se da primeira apuração da competência, a grade Adicional carregue também os dispositivos fiscais ligados a uma nota fiscal de entrada/saída que têm um valor diferente de (<>) 3, 4, 5, 6, 7 e 8 nos campos Código da informação adicional referente tabela 5.2 do EFD (E051DIS.CodInf) e Tipo de apuração de ICMS referente tabela 5.3 do EFD (E051DIS.TipApu).
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Atualização do relatório SCANC para atender o ICMS Monofásico
Atualizamos o leiaute do SCANC (Sistema de Captação e Auditoria dos Anexos de Combustíveis - Módulo Contribuinte) a fim de que os produtos tributados por ICMS Monofásico sejam listados na tela de geração (F669SCA).
Registros afetados:
- 40 - Notas Fiscais
- 45 - Notas Fiscais com produtos de Tributação monofásica - Óleo Diesel e Biodiesel
- 47 - Notas Fiscais com produtos de Tributação monofásica - GLP/GLGN
Falando em ICMS Monofásico, já conferiu a documentação completa?
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > SCANC (F669SCA)
Flexibilizar a geração do código da Natureza de Rendimento para a EFD-Reinf
A fim de flexibilizar a geração do código da Natureza de Rendimento conforme a necessidade de cada cliente, de modo que não seja necessário duplicar o cadastro de serviço, implementamos o identificador de regra IMP-690NATREND. Ele permite, por meio de regra, a troca da Natureza de Rendimento na integração da EFD-Reinf (F690ILA). Para conferir as variáveis e um exemplo de regra, acesse a documentação.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Gestão de Contabilidade
Filtro da tela F650PLT não respeitava a abrangência de Filial do usuário logado
Problema: na tela F650PLT, quando não era informada a Filial do filtro, o sistema apresentava lotes de Filiais que não atendiam o cadastro de abrangência da Filial do usuário logado.
Correção efetuada: ajustamos a tela F650PLT para que, quando não seja informada a Filial no filtro, seja respeitada a Filial cadastrada na abrangência do usuário na tela Cadastro de Abrangências de Usuário (F099UAB).
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Lotes / Processamento (F650PLT)
Melhoria de performance na consulta de lançamentos contábeis
Melhoramos a performance da tela de Consulta de Lançamentos Contábeis (F650CLC) em bases com um grande volume de lançamentos.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Consultas > Lançamentos > Consulta de Lançamentos Contábeis (F650CLC)
Melhoria de performance na função CarregarSaldoContabil
Disponibilizamos melhorias de performance na execução da função de programador CarregarSaldoContabil quando relacionada aos saldos do plano de contas auxiliar, principalmente em bases com muitos registros.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Web services
Novo web service simplificado para importação de notas fiscais
A fim de facilitar a importação de notas fiscais para a Gestão de Tributos quando o cliente tem somente a solução de Compliance Fiscal, disponibilizamos o web service com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalsaidasimplificado, porta Importar. A partir dele é possível cadastrar e atualizar RAIS, CEP, Série da Nota Fiscal, Cliente, Fornecedor, Transportadora, Produto e Serviço, além da nota fiscal de saída.
Esse serviço tem uma estrutura simplificada quanto às tabelas do sistema, tornando o processo mais ágil. Ele está disponível para proprietárias que tenham os módulos IPSI e CIEC.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Preço para Indústria
Processo para gravação de cotações na tela de Cotação de Materiais e Serviços para Custos
Melhorando o processo de usabilidade do Gestão Empresarial | ERP, adicionamos mais informações ao nosso Manual do Usuário em relação ao processo para gravar cotações inseridas na tela de Cotação de Materiais e Serviços para Custos (F621CIC).
Acesse a documentação e confira os passos para essa aplicação na grade de Cotações da tela.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Preço de Materiais e Serviços > Cotação de Materiais e Serviços para Custos (F621CIC)
Gestão Orçamentária e Projetos
Saldo no Controle de Projetos não era atualizado corretamente ao fechar OC
Problema: em alguns momentos, quando a Ordem de Compra já nascia aprovada, o saldo no Controle de Projetos não era atualizado corretamente ao fechar uma OC.
Correção efetuada: realizamos um ajuste no sistema para que, ao fechar uma Ordem de Compra que já tenha nascido aprovada, seja feita a atualização do saldo no Controle de Projetos corretamente.
Locais:
- Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Consultas > Posição Financeira (NF615POS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Gestão de Tesouraria
Importação de extrato .OFX via layout SAIM13000.SCF
Problema: na importação do extrato bancário .OFX do banco Safra através do layout SAIM13000.SCF, quando havia no arquivo mais de uma vez o MEMO para o mesmo lançamento, era importado duas vezes esse lançamento, gerando duplicidade no extrato de movimentações bancárias.
Correção efetuada: alteramos o layout de importação SAIM13000.SCF para que, nos casos onde haja mais de um histórico no arquivo .OFX para o mesmo lançamento (MEMO repetido no arquivo) do banco Safra, não seja importado duas vezes o registro.
Local: Recursos > Implementações > Importação e Exportação > Executar
Gestão de Contas a Pagar
Tipo de Serviço incorreto para o banco Bradesco
Problema: ao utilizar o Tipo de Pagamento PO (Pagamento Concessionária) para o banco Bradesco e a forma de lançamento como 16,17 ou 18, o valor 22 (Pagamento de Tributos e Impostos) não era apresentado no segmento O, em Tipo de Serviço. Isto gerava inconsistências na validação com o banco.
Correção efetuada: ajustamos o leiaute de exportação Remessa - Pgto Eletrônico - LPN (CNAB 240) (SAEX03000.SCF) para que, no cenário acima, o Tipo de Serviço apresentado na remessa seja 22 (Pagamento de Tributos e Impostos). Nos demais casos, será mantida a regra anterior, onde o valor enviado é o 20 (Pagamento Fornecedor).
Local: Recursos > Implementações > Importação/Exportação > Executar
Rateio financeiro com vários projetos e fases
Problema: na tela de Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT), aparecia a mensagem O centro de custo XXX não está liberado para o usuário XXX indevidamente quando, nas definições, havia vários projetos e fases com a mesma conta contábil e financeira, porém centros de custo diferentes.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de rateio financeiro para validar corretamente os centros de custo, levando em conta projeto, fase, conta financeira e conta contábil.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT)
Gestão de Contas a Receber
Novo campo de localizador de título nas telas de consulta de títulos, consulta de movimentos e seleção
Adicionamos nas telas de consultas de títulos, consultas de movimentos de títulos e seleção de contas a receber e contas a pagar, o campo Localizador Título.
Nas telas de Consulta, este campo permite visualizar o localizador do título. Já nas telas de Seleção, permite informar o localizador para filtrar os títulos a serem exibidos.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Títulos (F302CCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Títulos > Seleção (F302SCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Movimentos (F302CMT)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Movimentos > Seleção (F302SMT)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Títulos (F502CCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Títulos > Seleção (F502SCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Movimentos (F502CMT)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Títulos > Movimentos (F502SMT)
Erro no Banco de Dados PostgreSQL ao realizar distribuição de títulos
Problema: ao realizar a distribuição de títulos através de testes automatizados, ocorria uma mensagem de erro referente às tabelas do Banco de Dados PostgreSQL 13: Problema na carga dos registros para distribuição (...).
Correção efetuada: ajustamos a distribuição de títulos para não ocorrer erro no Banco de Dados.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Recuperação de Crédito > Recuperação de Crédito (F320RCR)
eDocs
Retorno da geração de nota fiscal de entrada ao eDocs
Problema: o processo de geração de nota fiscal de transferência via nota fiscal de saída gerava uma nota fiscal de entrada totalmente zerada, causando erro no monitor do eDocs.
Correção efetuada: ajustamos para que a nota fiscal de entrada seja gerada corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Web services
Removida obrigatoriedade de proprietária para acesso a web service
Removemos a necessidade da proprietária de varejo e/ou supermercado para acesso ao web service Com.senior.g5.co.int.varejo.empresafilial, sendo necessárias apenas as proprietárias para integração com web service e ação SID.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Consultas através do web service com.senior.g5.co.cad.clientes
Modificamos o comportamento do web service com.senior.g5.co.cad.clientes, para que seja possível realizar consultas sem ter a necessidade de validação do Tipo de Informação de Cliente ativado na tela F000SXT. Esta mudança, se aplica para os serviços de consulta: ConsultarCadastro, ConsultarFiscal e ConsultarGeral.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Novos campos de Protocolo e Chave eletrônica na integração do WMS WIS
Agora, estão disponíveis dois novos campos na integração de nota fiscal de saída com WMS WIS, sendo eles Protocolo e Chave Eletrônica.
Essas informações serão integradas do ERP para o WMS na nota fiscal de saída, por meio do novo parâmetro dinâmico EMPRESA.INTWMS.INTEGRARDADOSAUTORIZACAOSEFAZWIS que deve ser indicado se enviará esses campos ao WMS WIS. Seu valor por padrão é igual a N - Não.
Local: Cadastros > Empresas > Cadastro (F070EMP)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Alterar o valor da devolução do item
A fim de permitir a alteração do valor devolvido de um item, este devolvido utilizando uma transação de devolução somente de valor, disponibilizamos o campo Valor a Devolver na grade de Produtos da tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF). Ele mostra o valor devolvido em transações que permitem fazer devolução apenas por valor.
Disponibilizamos também o campo Devolução na tela Notas Fiscais de Saída - Cálculos Itens de Produto (F140CIP). Ele permite alterar o valor da devolução do item e ficará habilitado apenas para situações em que a transação permite devolver somente valor, sem informar a quantidade.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas Manuais > Notas Fiscais de Saída - Cálculos Itens de Produto (F140CIP)
Correção no filtro do campo Trans. Prod
Corrigimos o filtro do campo Trans. Prod. (Código de transação de venda do produto) da tela Digitação Simplificada de Notas Fiscais de Saída (F140DSI), pois o campo da grade e do cabeçalho estavam diferentes.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação simplificada (F140DSI)
Visualizar valor de devolução da nota
A fim de permitir o acesso ao valor da devolução, por itens, de uma nota fiscal de devolução, disponibilizamos o campo Valor Devolvido na guia Produto das telas Consulta Itens de Notas Fiscais de Saída (F141CIS) e Consulta de Notas Fiscais de Saída - Itens (F141ICS). Nele será mostrado o valor devolvido do item da nota, onde foi usada uma transação que permite devolver somente o valor, sem informar a quantidade.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Itens (F141CIS)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Dados gerais (F141CNS)
Emissão de nota fiscal de devolução simbólica
A fim de permitir a emissão de uma nota fiscal de devolução apenas com valor, sem informar a quantidade, fizemos as seguintes alterações:
- Disponibilizamos o campo Nota fiscal devolução de valor na tela de Transações de Vendas (F001TVE), guia Dados Gerais 2. Ele indica se a transação da nota fiscal de saída trata-se de uma devolução apenas de valor.
- Disponibilizamos o campo Valor a Devolver na grade de Produtos da tela de Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE). Nele é possível informar o valor de devolução, sem quantidade. Fica habilitado quando:
- O Tipo de nota é 2 - NF Devolução;
- Em Opções, está selecionada Via Nota Entrada;
- A transação do item está configurada como Nota fiscal devolução de valor na tela F001TVE, guia Dados Gerais 2.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas (F001TVE)
Exibição do relatório 62, Relação de Mercadorias em Poder de Terceiros, com filtro de data maior que zero dias
Problema: ao executar o relatório número 62, Relação de Mercadorias em Poder de Terceiros (RFNF062.GER), para verificar quais notas fiscais estão em poder de terceiro, com uma data maior que o filtro passado, o sistema não trazia nenhum registro e exibia a mensagem de erro: Não houve informações a lista.
Correção efetuada: alteramos para que traga as informações de registros corretamente de acordo com o filtro de datas que foi passado por parâmetro.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Relatórios > Relação de Mercadorias em Poder de Terceiros (RFNF062.GER)
Web services
Valor da devolução no web service de notas fiscais
Ao gerar notas fiscais de saída por meio do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, quando tratar-se de uma nota de devolução (tipo 2), ajustamos para que seja incluso o Valor da devolução (vlrDev). Também atualizamos a porta para a versão 14.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Vendas
Valores de ICMS Monofásico nas rotinas de pedido
A fim de adequar o sistema ao cálculo do ICMS Monofásico, ajustamos as rotinas de pedido para que tragam os valores calculados do imposto 78:
- Valores.(F000VDG)
- Cálculos de Vendas de Itens de Produtos (F000VPR)
- Cálculos do Pedido (F120CAC)
- Cálculos dos Itens de Produto do Pedido (F120CAR)
- Cálculos do Pedido (F120CAP)
- Cálculos dos Itens de Produto do Pedido (F120CAI)
- Consulta de Pedidos (F121CPD)
- Consulta Itens de Pedidos (F121CIP)
- Consulta de itens do(s) Pedido(s) (F121ICP)
- Consulta de Pré-Faturas (F135CPF)
- Consulta Itens de Pré-Fatura (F135CIF)
- Cálculos dos Itens da Nota Fiscal de Saída (F149CIP)
- Cálculos da Nota Fiscal de Saída (F149CNF)
- Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
- Web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida (atualizamos a porta para a versão 15)
Campos Base/Valor do ICMS Monofásico do pedido | Campos Base/Valor/Alíquota do ICMS Monofásico dos itens dos pedidos |
---|---|
Base/Valor do ICMS Monofásico Próprio | Base/Valor/Alíquota do ICMS Monofásico Próprio |
Base/Valor do ICMS Monofásico Retido | Base/Valor/Alíquota do ICMS Monofásico Retido |
Base/Valor do ICMS Monofásico Diferido | Base/Valor/Percentual do ICMS Monofásico Diferido |
Base/Valor do ICMS Monofásico Destacado | Base/Valor/Alíquota do ICMS Monofásico Destacado |
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Avaliação de Produto > Cálculos do Pedido (F120CAC)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
- Demais telas de pedido
Mensagem de erro impedia a geração de títulos na tela F160NOV
Problema: ao tentar realizar a geração dos títulos pelo botão Gerar Títulos, presente na guia Financeiro da tela de Contratos de Venda, a mensagem Geração de Títulos: Fase X não pertence ao Projeto XXXXX ou está inativa ou não aceita rateio era apresentada.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que a mensagem de erro não seja apresentada, permitindo que os títulos sejam gerados corretamente.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contrato > Cadastro (F160NOV)
Gestão de Suprimentos
Novo Cálculo de Desoneração de ICMS para os CSTs 30 e 40
Com a publicação do Ato Diat 79/2022, os contribuintes de ICMS do estado de Santa Catarina passam a apresentar, a partir de 01/07/2023, o código do benefício fiscal (cBenef) na NF-e e NFC-e em operações de diferimento, isenção, não incidência, suspensão e redução de base de cálculo.
A fim de atender a resolução, implementamos o novo Cálculo de Desoneração de ICMS para os CSTs 30 e 40 nas notas ficais de saída e entrada. Para saber mais, acesse a documentação.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
Processos Automáticos
Geração de pré-faturas utilizando o processo automático 145 - Integração Pré-fatura
Implementamos, ao processo automático 145 - Integração Pré-fatura, o parâmetro de entrada GRAVARACADAPREFATURA para atender o campo Gravar a cada pré-fatura da tela Formação de Cargas (F135FCP).
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Gestão de Manutenção
Informações sobre alteração do código da operação quando há acessórios relacionados
Adicionamos mais informações ao nosso Manual do Usuário sobre as operações na grade de Sequências do Estágio, relacionado ao roteiro do fluxo do processo de fabricação dentro do chão de fábrica. No campo de Operações, inserimos mais detalhes sobre a alteração do código da operação quando há acessórios relacionados.
Confira os detalhes relacionados a este campo disponibilizados em nosso Manual do Usuário.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Ficha Técnica > Roteiro (Processo) > Roteiro (Fluxo Processos) (F710CRP)
Gestão de Recebimento
Importar dados de ICMS Monofásico no Recebimento Eletrônico
Ajustamos a tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) para importar os dados de ICMS Monofásico do .XML. Também adicionamos os campos de ICMS Monofásico na grade de Produtos da guia Itens. Lembrando que, no caso de entrada de notas sem código de produto, não será possível encontrar a tabela de tributação do ICMS Monofásico, podendo causar inconsistências na apuração.
Já conferiu a página que criamos sobre o ICMS Monofásico?
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Erro na devolução de Nota com item integrado ao WMS WIS
Problema: na tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), caso dois usuários distintos efetuassem a devolução de uma mesma Nota de saída ao mesmo tempo, onde o produto da Nota de saída era de um depósito que integrava com o WMS WIS, ocorria de gerar dois processos de devolução no WMS para a mesma Nota de saída.
Correção efetuada: incluímos consistências de multiusuário no sistema para que seja evitado que ocorra esse problema.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Desmembramento da pesagem se perdia quando havia conversão de unidades de medida
Problema: na tela Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), após realizar a pesagem de saída, ao perceber que havia quantidades excedentes em relação à Nota, o sistema questionava se o usuário desejava fazer o desmembramento dessas quantidades para criar um novo ticket com a quantidade excedente. Porém, ocorria que nesse contrato, existia a conversão das unidades de medida e o sistema se perdia ao calcular a quantidade do novo ticket.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, no momento de calcular as quantidades excedentes, seja verificado se já foi feita uma conversão antes, para que seja realizado o processo reverso, somando a quantidade de forma correta.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Exclusão de títulos de previsão da Ordem de Compra
Problema: ao excluir uma nota fiscal de entrada vinculada a uma ordem de compra e com a parametrização do campo Excluir Título Previsto OC igual a S - Sim na tela F070FCP, os títulos de previsão da ordem de compra não eram regerados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para regerar os títulos de previsão da ordem de compra ao excluir a nota fiscal de entrada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Rateio inválido ao fazer recálculo do rateio da NF de entrada
Problema: ao recalcular o rateio da Nota Fiscal de entrada, os valores/percentuais do Centro de Custo recebiam os mesmos valores da conta financeira, deixando o rateio inválido.
Correção efetuada: ajustamos um problema no recálculo do rateio, que carregava os valores do Centro de Custo com os valores da conta financeira indevidamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Cadastro de transportadora e origem de mercadoria do fornecedor via Recebimento Eletrônico
Com o objetivo de agregar valor a todos os clientes do Gestão Empresarial que utilizam a rotina de Recebimento Eletrônico, automatizamos o cadastro de transportadoras e de origem da mercadoria do fornecedor durante o processo de recebimento de documentos fiscais, eliminando a necessidade de cadastro manual, garantindo a precisão dos dados e evitando erros humanos que possam resultar em inconsistências no recebimento. Estas novas funcionalidades resultarão em uma maior eficiência e confiabilidade no processo.
Realize o pré-cadastro de transportadoras e de origem da mercadoria do fornecedor sem a necessidade de leiautes configurados ou ativos da tela F017LRE!
Para isso, trabalhamos nas seguintes mudanças:
- Para o cadastro de transportadoras:
- Criamos a opção Cadastrar transportadora automaticamente ao processar na tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE). Essa opção permite que a transportadora seja cadastrada automaticamente ao carregar e processar os documentos fiscais.
- Disponibilizamos o parâmetro CadastrarTransportadorAutomatico, que possibilita o cadastro automático das transportadoras ao executar o processo automatizado 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada.
- Para o cadastro de origem da mercadoria do fornecedor:
- Basta marcar a opção Cadastrar Fornecedor automaticamente ao processar que já existia anteriormente na tela F000SDV, para que o cadastro seja realizado automaticamente ao carregar e processar os documentos fiscais.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico > Seleção (F000SDV)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Compras
Valores de ICMS Monofásico nas rotinas de compra e recebimento
A fim de adequar o sistema ao cálculo do ICMS Monofásico, ajustamos as rotinas de compra e recebimento para que tragam os valores calculados:
- Consulta de Ordens de Compra (F422COC)
- Consulta de Itens de Ordens de Compra (F422CIO)
- Consulta de Ordens de Compra via Cotação (F422CGO)
- Ordem de Compra Agrupada (F420GOC)
- Nota Fiscal de Entrada - Ordens de Compra (F440COC)
- Consulta de Notas Fiscais de Entrada (F441CNE)
- Consulta de Itens de Notas Fiscais de Entrada (F441CIE)
- Web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada (atualizamos a porta para a versão 22)
Campos Base/Valor do ICMS Monofásico referente à Ordem de Compra/Nota Fiscal de Entrada | Campos Base/Valor/Alíquota do ICMS Monofásico referente aos Itens da Ordem de Compra/Nota Fiscal de Entrada |
---|---|
Base/Valor do ICMS Monofásico Próprio | Base/Valor/Alíquota do ICMS Monofásico Próprio |
Base/Valor do ICMS Monofásico Retido | Base/Valor/Alíquota do ICMS Monofásico Retido |
Base/Valor do ICMS Monofásico Diferido | Base/Valor/Percentual do ICMS Monofásico Diferido |
Base/Valor do ICMS Monofásico Destacado | Base/Valor/Alíquota do ICMS Monofásico Destacado |
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Consultas > Dados gerais (F422COC)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Dados gerais (F441CNE)
- Demais rotinas citadas na matéria
Parâmetro global permite que colunas da tela F420GOC fiquem habilitadas
Criamos o parâmetro global HabColOcp com escopo por empresa, que quando definido com valor S fará com que as colunas das guias Produtos e Serviços da tela F420GOC sempre fiquem habilitadas mesmo quando a situação da ordem de compra estiver 1 - Aberto Total ou 2 - Aberto Parcial.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Reutilização de numeração de cotações excluídas na integração com o Cotei
Modificamos o comportamento do sistema, efetuando um bloqueio na reutilização de numerações de processo de cotação integradas com o Cotei e posteriormente excluídas do Gestão Empresarial. Esse bloqueio é necessário e evitará confusões aos fornecedores, visto que o Cotei não informa ao fornecedor quando uma cotação é excluída.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Processo de Cotação > Cadastro (F410PCT)
Web services
Alteração do tamanho do campo SeqCon das tabelas E220DOC e E220DCL no TBS
Problema:ao ser executado o inventário de um item controlado por série, ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.est.contageminventario, porta ContagemInventarioEstoque para integrar as contagens, caso o item tivesse mais de 9.999 séries, não era possível a integração das contagens, pois ocorria o estouro dos campos E220DOC.SEQCON (Sequência da contagem) e E220DCL.SEQCON (Sequência da contagem), pois os mesmos permitiam até 4 dígitos.
Correção efetuada: ajustamos o TBS, alterando os campos E220DOC.SEQCON (Sequência da contagem) e E220DCL.SEQCON (Sequência da contagem), para 6 dígitos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Derivação do produto com espaços nos movimentos de estoques
Problema: quando utilizado banco de dados SQL Server e integrações de movimentos de estoques pelo web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta MovimentarEstoque, caso a derivação do produto não fosse vazia (' ') e se de forma equivocada, ao informar a derivação do produto, fosse inserido um espaço no final (exemplo: o correto seria 'U' e fosse informado 'U '), o movimento gravado na tabela Estoques - Movimentos (E210MVP) também mantinha um espaço na derivação.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, o movimento de estoque seja gravado com a derivação do produto sem o espaço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Disponibilizada a porta ExcluirMovimento no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
A partir desta versão, está disponível a porta ExcluirMovimento no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques. Com essa nova porta, é possível excluir as movimentações de estoque.
Para mais informações sobre a porta ExcluirMovimento, acesse a documentação do web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gerenciamento de Usuários
Falha na autenticação de usuários após exceder o número máximo de conexões
Problema: ocorria uma falha na autenticação de usuários quando era excedido o número máximo de conexões em ambientes, onde havia a configuração de acesso por determinados períodos da semana e com a opção marcada para finalizar o sistema/aplicativo ao entrar em horários não autorizados.
Correção efetuada: ajustamos rotina de autenticação de usuários para que ela funcione corretamente e não haja falhas no cenário descrito.
SGI
Consistência de campos com ligação para tabela externa em SGI
Problema: os campos de ligações com referência a uma tabela externa não validavam os valores inseridos que não correspondiam com a tabela referenciada.
Correção efetuada: ajustamos a verificação dos campos para validar corretamente a ligação cadastrada.
Web services
Utilização do parâmetro wheCla do web service Com.senior.g5.co.ger.relatorio
Atualizamos a documentação do parâmetro wheCla, da porta BloquetoFinanceiro, visando facilitar o entendimento para a utilização deste parâmetro. Este campo substitui a cláusula WHERE montada com os demais parâmetros informados (NumTit, CodTpt, CodSnf, NumNfv). Informamos ainda, que é necessário informar o filtro completo neste campo, inclusive empresa e filial.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.relatorio
Rotinas de Banco de Dados
Conversão de comando SQL nativo em SQL Senior 2
Problema: a conversão de códigos SQL nativos Oracle era feita de forma errada para o formato SQL Senior 2.
Correção efetuada: ajustamos a conversão dos códigos SQL nativos Oracle para o formato SQL Senior 2.
Desabilitar os recursos XTended por usuário
A fim de flexibilizar o controle de ativação dos recursos XTended por usuário, disponibilizamos o campo Des. XT na guia Dados Gerais 2 da tela Cadastro de Usuários (F099UCA). Desta forma, você pode economizar recursos e melhorar a performance garantindo que a integração com a plataforma ocorra apenas para os usuários indicados.
Quer saber mais sobre o XTended? Acesse a documentação completa.
Mercado
Valor da devolução no web service de notas fiscais
Ao gerar notas fiscais de saída por meio do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, quando tratar-se de uma nota de devolução (tipo 2), ajustamos para que seja incluso o Valor da devolução (vlrDev). Também atualizamos a porta para a versão 14.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Erro ao gravar fotos nos romaneios de recebimento
Problema: ao exceder o limite de 9.999 fotos cadastradas para os romaneios de recebimento, a mensagem Não foi possível incrementar Ide. Processo Captura: Valor máximo para este campo já existe era apresentada.
Correção efetuada: aumentamos o limite de registros das tabelas E063FOT e E063TIF, modificando o limite do campo IdePca de 9.999 para 99.999.999.999.999.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Identificador de regras CPR-000INECM01 não era executado
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, o identificador de regras CPR-000INECM01 não era executado quando a NFS-e era referente a uma Empresa diferente da Empresa logada.
Correção efetuada: ajustamos o recebimento dos documentos de NFS-e, NF3e e CTe-Os para que levem em consideração a Empresa do documento, em vez da Empresa logada, na chamada dos identificadores de regras CPR-000INECM01 e CPR-000INECM02.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Derivação do produto com espaços nos movimentos de estoques
Problema: quando utilizado banco de dados SQL Server e integrações de movimentos de estoques pelo web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta MovimentarEstoque, caso a derivação do produto não fosse vazia (' ') e se de forma equivocada, ao informar a derivação do produto, fosse inserido um espaço no final (exemplo: o correto seria 'U' e fosse informado 'U '), o movimento gravado na tabela Estoques - Movimentos (E210MVP) também mantinha um espaço na derivação.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, o movimento de estoque seja gravado com a derivação do produto sem o espaço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mensagem de erro na geração de OC via web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Problema: ao gerar uma ordem de compra via web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, a mensagem O centro de custo X não está liberado para o projeto Y era apresentada. Essa situação ocorria quando o rateio tinha mais de um projeto.
Correção efetuada: ajustamos a geração de rateio da ordem de compra para que valide corretamente os centros de custos vinculados aos projetos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Disponibilizada a porta ExcluirMovimento no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
A partir desta versão, está disponível a porta ExcluirMovimento no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques. Com essa nova porta, é possível excluir as movimentações de estoque.
Para mais informações sobre a porta ExcluirMovimento, acesse a documentação do web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastros
Novos web services para o segmento Manufatura
Disponibilizamos os web services abaixo para o módulo de Manfutura:
- Com.senior.g5.co.cad.operador, porta Exportar, que permite a consulta de operadores
- Com.senior.g5.co.ger.cad.centrorecurso, porta Exportar, que permite a consulta de centros de recurso
- Com.senior.g5.co.ger.cad.motivoparada, porta Exportar, que permite a consulta de motivos de parada
Os três estão disponíveis para proprietárias com os módulos IPSI e DAVM.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controle de retorno para envios assíncronos à senior X Platform
A fim de que os web services abaixo tragam uma resposta positiva ou negativa quando um evento for processado, implementamos um controle de retorno por hash para envios assíncronos à senior X Platform. Em caso de erro, será gerada uma mensagem detalhando o problema:
- Com.senior.g5.co.ger.cad.transportadora, porta GravarTransportadora
- Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes
- Com.senior.g5.co.ger.cad.produto, porta Cadastrar
- Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores, porta GravarFornecedores
- Com.senior.g5.co.mct.imp.importarinventariofiscal, porta Importar
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Removida obrigatoriedade de proprietária para acesso a web service
Removemos a necessidade da proprietária de varejo e/ou supermercado para acesso ao web service Com.senior.g5.co.int.varejo.empresafilial, sendo necessárias apenas as proprietárias para integração com web service e ação SID.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Consultas através do web service com.senior.g5.co.cad.clientes
Modificamos o comportamento do web service com.senior.g5.co.cad.clientes, para que seja possível realizar consultas sem ter a necessidade de validação do Tipo de Informação de Cliente ativado na tela F000SXT. Esta mudança, se aplica para os serviços de consulta: ConsultarCadastro, ConsultarFiscal e ConsultarGeral.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tecnologia
Utilização do parâmetro wheCla do web service Com.senior.g5.co.ger.relatorio
Atualizamos a documentação do parâmetro wheCla, da porta BloquetoFinanceiro, visando facilitar o entendimento para a utilização deste parâmetro. Este campo substitui a cláusula WHERE montada com os demais parâmetros informados (NumTit, CodTpt, CodSnf, NumNfv). Informamos ainda, que é necessário informar o filtro completo neste campo, inclusive empresa e filial.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.relatorio
Controladoria
Novo web service simplificado para importação de notas fiscais
A fim de facilitar a importação de notas fiscais para a Gestão de Tributos quando o cliente tem somente a solução de Compliance Fiscal, disponibilizamos o web service com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalsaidasimplificado, porta Importar. A partir dele é possível cadastrar e atualizar RAIS, CEP, Série da Nota Fiscal, Cliente, Fornecedor, Transportadora, Produto e Serviço, além da nota fiscal de saída.
Esse serviço tem uma estrutura simplificada quanto às tabelas do sistema, tornando o processo mais ágil. Ele está disponível para proprietárias que tenham os módulos IPSI e CIEC.
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