Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.48
08/03/2024
Tarefas liberadas: 37
Gestão de Tributos
Valor de CT-e vinculado à compra de imobilizado
Problema: ao integrar nota de CT-e vinculada a uma compra de imobilizado, na tela Integração de Notas Fiscais (F660INT), o valor de ICMS isento era importado como outras ICMS no CT-e.
Correção efetuada: realizamos o ajuste na integração dos valores das notas fiscais.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais > Integração de Notas Fiscais (F660INT)
Apuração de faturamento CST 04 e 05
Problema: na Apuração do Faturamento Mensal (f667AFM), as CST que iniciavam em 04 ou 05 eram vinculadas na apuração do Faturamento como não tributado.
Correção efetuada: alteramos a apuração do faturamento para que as CSTS iniciadas em 04 ou 05 constem como tributadas.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Apuração de Faturamento > Empresa > Apuração do Faturamento Mensal (F667AFM)
Retenção na baixa por substituição dos títulos
Problema: ao fazer a baixa por substituição, quando havia baixa dos títulos de pessoa física com retenção de IR, os títulos não eram integrados no registro Reinf 4010 e 4020 para contratos de compra tipo 3.
Correção efetuada: corrigimos a integração dos valores retidos para que as retenções sejam contabilizadas.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Processo de geração SPED Fiscal e Contribuições
Problema: ao gerar o SPED Fiscal o sistema era fechado sem nenhum aviso, devido a alcançar o limite de memória da aplicação 32bit para o sistema operacional. Também era apresentado o erro de Out of Memory ou outro similar a falta de recursos e memória.
Correção efetuada: corrigimos a geração do registro 0150, 0190 do SPED Fiscal e 0150 do SPED de Contribuições para consumir menos memória e assim não esgotar os recursos da máquina.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Gestão de Contas a Pagar
Autenticação na carga do Retorno do Pagamento Eletrônico
Problema: ao carregar o Retorno de Pagamento Eletrônico (F510PRT) com bloco J 52, não era importada a Autenticação e o Controle Bancário na grade da tela.
Correção efetuada: implementamos o ajuste para carregar as informações de autenticação e controle bancário quando no arquivo de retorno houver o bloco J 52.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Retorno > Retorno do Pagamento Eletrônico (F510PRT)
Cálculo de retenções na baixa por aproveitamento
Problema: quando o identificador de regra CPA-501BAARE01 está ativo a retenção do imposto ocorre na baixa por aproveitamento. Ao realizar uma baixa parcial por aproveitamento de um título que tinha origem de uma nota fiscal e essa nota tinha mais de uma parcela, o valor da retenção do imposto era calculado incorretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para calcular corretamente a retenção do imposto nas baixas parciais por aproveitamento.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar (F501BAA)
Carregamento de título na Remessa do Pagamento Eletrônico
Problema: quando utilizada aprovação por valor e ao carregar os títulos com data aprovada de pagamento, era apresentada na grade de títulos, no campo Pagamento a data correspondente à data aprovada de pagamento.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável em carregar os títulos na grade de títulos, para apresentar a data de pagamento do cabeçalho no campo Pagamento do título. Somente será apresentada essa data de pagamento do cabeçalho se na tela de seleção Remessa do Pagamento Eletrônico - Seleção (F510SPR), o campo Sugerir Vct. Prorrogado p/ Data Pgto estiver desmarcado, com o identificador de regras CPA-510PRMAM01 ativo, a aprovação por valor estiver ativa e se o título conter data aprovada para pagamento.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Web services
Web service na integração do ERP com XT
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.cad.produtos.exportar, porta Exportar, quando fazia a integração do ERP com o XT era apresentado o erro A requisição Web Service foi excutada: Erro de acesso ao banco de dados: Banco de Dados: Oracle 19. Erro do Banco (936): ORA-00936: missing expressio.
Correção efetuada: ajustamos a exportação das derivações para não gerar na montagem do SQL.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Valor informado para o campo Preço U.M. Venda por meio de web service quando utilizado em conjunto com IR
Problema: ao utilizar o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotaFiscalSaida, juntamente com o identificador de regras VEN-140WSNFPD1, informando valor para o Preço U.M. Venda, o sistema não acatava o preço informado via web service.
Correção efetuada: adicionamos uma nova variável ao identificador de regras VEN-140WSNFPD1, que possibilita ao usuário informar se deve respeitar o valor informado por meio do web service ou manter o valor calculado pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS
Agendamento para notificação de erros de integração
Agora, há um novo método agendado para notificar os erros de integração. O notificationSender comunica a plataforma da quantidade de registros pendentes de integração, seja por erro ou qualquer outro motivo.
Esse agendamento é opcional e funcional para os WMS Alcis e WMS Senior.
Local: Tecnologia > Customização > Agendamentos
Totalizadores de integração logística
Na tela do Monitor Logística, disponibilizamos um novo totalizador de integração que acompanha e apresenta as fases do processo, levando em consideração os últimos 7 dias.
Local: Gestão Empresarial | ERP > Integração > WMS > Monitor Logística
Gestão de PCP
Tela F900ADC permite alterar componente por um outro com o mesmo código do produto da O.P.
Problema: a tela de Alteração de Dados de Componentes da O.P./O.S. permitia efetuar a troca de um componente da O.P. por um componente de mesmo código do produto da O.P., quando o parâmetro da tela F070EPR Utiliza Nível Origem estivesse cadastrado como N - Não.
Correção efetuada: corrigimos para que não seja permitido substituir um componente da O.P. por um componente com o mesmo código do produto da O.P.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Manutenção de Ordens de Produção/Serviço > Alteração de Dados de Componentes da O.P./O.S. (F900ADC)
Gestão de Chão de Fábrica
Lentidão na página de Retorno de serviços de Terceiros (F900RET)
Problema: ao informar na tela o campo Seq. Rot quando a opção Com Pré-Leitura OPs estava marcada, ocorria uma lentidão.
Correção efetuada: ajustamos a rotina e corrigimos a lentidão.
Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Remessa/Retorno de Serviço de Terceiros > Retorno (F900RET)
Gestão de Vendas
Implementação na data de reajuste de contrato da tela F160NOV através de identificador de regra
Implementamos o identificador de regras VEN-160REAIT01 que ao excluir um reajuste do contrato, faz com que o sistema busque qual era o reajuste anterior de cada item, atribuindo a cada um deles.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro (F160NOV)
Exclusão de dados do cartão na tela F120APV
Problema: ao realizar qualquer tipo de alteração pela tela F120APV, quando havia um pedido que continha informação referente a operação de venda com cartão de crédito, as informações eram excluídas.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que os valores sejam mantidos.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Manutenção de Pedidos > Alteração de dados para o Comercial (F120APV)
Alteração de cliente na tela F120GPD com parâmetro da tela F070FVE habilitado
Problema: ao tentar alterar o cliente na tela F120GPD, quando o parâmetro Quando Alterado Cliente Altera Tabela de Preço da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) estava como S - Sim, o sistema apresentava travamento na tela.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que ao fazer esta alteração com o parâmetro habilitado, o sistema não trave e permita alterar o cliente.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
Web services
Duplicação de pedido ao informar o mesmo Número do Documento Externo
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos em duas instâncias distintas, em alguns casos, o sistema gerava dois pedidos para o mesmo Número do Documento Externo (NumInt) informado no web service.
Correção efetuada: alteramos o sistema para verificar no momento de gravar o pedido na base de dados, se já existe um pedido que possui o campo Número do Documento Externo (NumInt) com valor igual ao valor informado via web service. Caso já exista, o sistema exibirá a seguinte mensagem de erro: Operação de inclusão. Já existe um pedido com a identificação externa informada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Nova caixa de seleção para definir carregamento de registros em tela
Adicionamos na tela F140SEC, uma nova caixa de seleção Limpar tela após emitir bloquetos, que possibilita ao usuário escolher entre permanecer com os registros carregados em tela, ou limpá-la. Esta opção, se aplica apenas quando estiver emitindo bloquetos, para as outras opções o sistema continua limpando a tela e retirando as informações fornecidas.
A tela F140SEC é acessada através do botão Seleção da tela F140CAN.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal (F140CAN)
Distribuição de estoque no processo Automático de Pedidos
Problema: ao utilizar a tela Atendimento Automático de Pedidos (F135AEA), para gerar análises juntamente com a opção Distribui Estoque o sistema não distribuía corretamente os pedidos, gerando apenas uma análise com a quantidade total disponível em estoque.
Correção efetuada: ajustamos para gerar análises juntamente com a opção Distribui Estoque, distribuindo o estoque disponível apenas para os pedidos que não possuem reserva. Para maiores detalhes consulte a documentação da funcionalidade da tela Atendimento Automático de Pedidos (Análise de Embarque) (F135AEA).
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Automático de Pedidos (Análise de embarque) (F135AEA)
Alteração do benefício fiscal do item de produto da nota fiscal de saída após informar um item
Problema: após inserir o código de benefício fiscal do item de produto na nota fiscal de saída, o sistema não permitia alterá-lo.
Correção efetuada: corrigimos as rotinas abaixo relacionadas, para que o sistema permita manipular o valor do benefício fiscal por meio das telas. Além disso, a alteração também pode ser efetuada através do identificador de regras VEN-140BENEF01.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual Via Pedidos e Notas Fiscais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Individual (F149GNC)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Via Pedido (F149GNP)
Processos Automáticos
Melhoria de mensagem do sistema em erros na exportação do cancelamento de ordem de separação
Visando trazer informações mais claras para o usuário, modificamos a mensagem de erro exibida pelo sistema, ao exportar o cancelamento de uma ordem de separação para o WMS WIS quando não houver retorno do WMS, de forma que esta seja exibida da seguinte forma: Encontrado x registros na tabela INT_S_CAB_PEDIDO_SAIDA para a ordem xx..
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Acionamento de identificador GER-000INTSY04 em integração via pré-fatura
Problema: ao utilizar o identificador de regra GER-000INTSY04 para manipular a data de entrega da ordem de separação na integração com WMS WIS, o mesmo não era chamado quando a integração era via pré-fatura.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o identificador de regras seja chamado corretamente quando a integração for via pré-fatura.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Mensagem do sistema no cancelamento de recebimento no WMS WIS
Problema: no retorno do cancelamento de uma ordem de recebimento de uma nota fiscal de entrada do tipo 4 - Retorno (Industrialização) o sistema apresentava o erro Para reabilitar, a nota fiscal de entrada xxx, série xxx , fornecedor x deve estar fechada!.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que não ocorram erros no retorno de cancelamento de uma ordem de recebimento.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Geração de arquivo de log ao executar processo automático 71
Problema: após executar a rotina 71 - Faturamento de Pré-Faturas, era exibida uma mensagem ao usuário informando que houve erros no processamento e o sistema gerava um arquivo de log, adicionando apenas o código da empresa e filial do sistema.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que não seja gerado o log incorretamente e consequentemente só seja exibida a mensagem de erro ao final do processo, quando de fato houver erros no processamento desta rotina.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Configurações
Ajuste na tradução de telas e menus do Gestão Empresarial
Problema: algumas telas e menus do sistema não estavam sendo traduzidos para outros idiomas corretamente.
Correção efetuada: corrigimos o problema que impedia a tradução correta de diversas telas e menus. Também adicionamos tradução em inglês e espanhol para as telas de login G5 e XT, bem como, ajustamos alguns termos traduzidos para que fiquem mais adequados ao contexto.
Gestão de Recebimento
Execução do identificador de regra CPR-440IMPNF01 ao gerar nota fiscal de devolução
Problema: ao gerar uma nota fiscal do tipo 3 - Devolução (NF de Saída) e clicar no botão Emitir NFS, o identificador de regra CPR-440IMPNF01 não era chamado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para que neste caso, o identificador de regra seja chamado corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Atualização de valores de PIS/COFINS a recuperar na importação durante o recálculo
Problema: ao recalcular a nota, optando por buscar novos percentuais, os valores de PIS/COFINS a recuperar na importação não eram atualizados com os novos valores.
Correção efetuada: ajustamos a busca de novos percentuais no recálculo da nota, para que estes valores sejam atualizados conforme a alteração realizada nas parametrizações.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Consistência de estoque insuficiente no depósito ao utilizar ao vincular uma nota de origem
Problema: ao vincular uma nota de origem a uma nota de frete, o sistema apresentava a mensagem: Produto: X, Derivação: Y não possui estoque suficiente no depósito Z. Processo Cancelado., quando o identificador de regras EST-000FECHA01 estava ativo.
Correção efetuada: ajustamos uma falha técnica que exibia a consistência indevidamente quando existe quantidade disponível.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Estoques
Exclusão dos logs executados no final do fechamento de estoques
Problema: em ambientes com muitos registros, os logs adicionados após o fechamento de estoques, causavam problemas nas tabelas temporárias do banco de dados, impossibilitando a sua execução.
Correção efetuada: com a ocorrência deste problema, optamos por retirar das versões, a rotina de LOG ao final do fechamento de estoques, pois os logs já existentes no fechamento, estão passando por uma reestruturação e entendemos não valer a pena investir esforço nesta funcionalidade neste momento.
Desta forma, toda a implementação feita nas versões 5.10.2.135 e 5.10.3.44 em relação à esta rotina foi revertida e não está mais disponível.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Alteração da situação da requisição na geração agrupada de itens
Problema: na tela F207LOT, quando a opção Manter requisição em tela após processamento estava desmarcada, caso fosse inserido um novo item na requisição, se os itens anteriores já estivessem com a sua situação diferente do que estava carregado na tela, como, por exemplo, a requisição já havia sido atendida por outro usuário, era atualizada a situação da requisição novamente para o status que era apresentado em tela.
Correção efetuada: aplicamos uma consistência na tela, para que, ao processar um registro quando a opção Manter requisição em tela após processamento estiver desmarcada, o sistema verifique a situação atual das requisições que estão na tela, e caso alguma delas esteja com a situação diferente, ou seja, já foi atualizada por outro processo ou usuário, será apresentada a mensagem A situação da sequência X da requisição X foi alterada por outro usuário ou processo. É necessário cancelar os dados e carregar novamente a requisição para inserir novos itens. Neste caso, é necessário cancelar os registros carregados na tela e mostrar novamente, para inclusão de novos itens.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Agrupados (F207LOT)
Melhoria de desempenho na rotina de valorização das transferências
Modificamos a rotina de valorização de transferências, visando melhorar o seu desempenho. Com esta alteração, a rotina somente gravará os registros na tabela Estoques - Estabilização Transferências (E210TRA), deixando de gravar os registros atualizados na tabela Estoques - Movimentos (E210MVP), otimizando assim, a execução do processo. Os registros serão atualizados na tabela E210MVP somente quando for executada uma atualização ou fechamento de estoques após a execução da valorização das transferências.
Esta alteração foi realizada, visto que anteriormente, em ambientes com muita movimentação de estoques, a rotina de valorização das transferências levava um tempo considerável para execução do processo.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Web services
Web service herdando preço médio do item anterior quando não há registro na tabela E210MED
Problema: ao realizar a consulta de mais de uma produto via web service com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque, porta Exportar_3, se nessa lista existir algum produto que não tenha registro na tabela Estoques - Preço médio por filial (E210MED), o sistema aplicava o preço médio do produto anterior.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que quando um produto não possuir registro na tabela Estoques - Preço médio por filial (E210MED) seja adotado o valor do preço médio da tabela Cadastros - Produtos - Derivações (E075DER).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Compras
Informações exibidas em campos de usuário nas telas de consulta de Gestão de Compras
Problema: nas telas F406CSS e F406SOL onde são feitas respectivamente, as consultas de solicitações de compras de serviços e produtos, e também na tela F422COO que consulta as observações das ordens de compra, existem campos que deveriam mostrar o nome completo do usuário do sistema que é informado no SGU (Senior Gerenciador de Usuários), porém só mostram o usuário indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos os campos que devem conter o nome do usuário do sistema nestas consultas, para que realmente apresente esta informação que deve e pode ser informada ou alterada no SGU.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Consultas > Serviços (F406CSS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Consultas > Produtos (F406SOL)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Consultas > Observações (F422COO)
Rotinas de Banco de Dados
Atualização de rotina de verificação de client oracle
Problema: a mensagem client incompatível, verifique a versão era apresentada indevidamente na tela de Informações do Sistema (Shift-F3) em banco de dados Oracle.
Correção efetuada: corrigimos a rotina que verifica a versão utilizada do client oracle utilizada.
Web services
Ajuste de ordenação de elementos xml de resposta com bridge habilitada
Problema: alguns elementos no xml de resposta dos serviços não eram ordenados corretamente em ambientes com a bridge habilitada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de ordenação dos elementos do xml de retorno.
Aplicativos Internos
Utilização das rotinas de criptografia (crypt.jar) via linha de comando
Problema: ocorria o erro NumberFormatException: For input string: encrypt/decrypt ao executar a rotina de criptografia do arquivo crypt.jar da aplicação via linha de comando do windows.
Correção efetuada: ajustamos o processo para considerar entradas via linha de comando.
Formas de Acesso > Web 5.0
Atualização de biblioteca grizzly utilizada pelo glassfish e tratativa de codepoints
Problema: ao requisitar uma url da web 5.0 com um caractere hexadecimal, o glassfish retornava uma mensagem isHexDigit, podendo causar instabilidade nas execuções das threads de processamento afetando a experiência do usuário.
Correção efetuada: ajustamos a biblioteca grizzly utilizada pelo glassfish e melhoramos a tratativa de codepoints trafegados entre aplicação e servidor Java EE.
Ajuste na tradução de telas e menus do Gestão Empresarial
Problema: algumas telas e menus do sistema não estavam sendo traduzidos para outros idiomas corretamente.
Correção efetuada: corrigimos o problema que impedia a tradução correta de diversas telas e menus. Também adicionamos tradução em inglês e espanhol para as telas de login G5 e XT, bem como, ajustamos alguns termos traduzidos para que fiquem mais adequados ao contexto.
Mercado
Duplicação de pedido ao informar o mesmo Número do Documento Externo
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos em duas instâncias distintas, em alguns casos, o sistema gerava dois pedidos para o mesmo Número do Documento Externo (NumInt) informado no web service.
Correção efetuada: alteramos o sistema para verificar no momento de gravar o pedido na base de dados, se já existe um pedido que possui o campo Número do Documento Externo (NumInt) com valor igual ao valor informado via web service. Caso já exista, o sistema exibirá a seguinte mensagem de erro: Operação de inclusão. Já existe um pedido com a identificação externa informada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Web service na integração do ERP com XT
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.cad.produtos.exportar, porta Exportar, quando fazia a integração do ERP com o XT era apresentado o erro A requisição Web Service foi excutada: Erro de acesso ao banco de dados: Banco de Dados: Oracle 19. Erro do Banco (936): ORA-00936: missing expressio.
Correção efetuada: ajustamos a exportação das derivações para não gerar na montagem do SQL.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Valor informado para o campo Preço U.M. Venda por meio de web service quando utilizado em conjunto com IR
Problema: ao utilizar o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotaFiscalSaida, juntamente com o identificador de regras VEN-140WSNFPD1, informando valor para o Preço U.M. Venda, o sistema não acatava o preço informado via web service.
Correção efetuada: adicionamos uma nova variável ao identificador de regras VEN-140WSNFPD1, que possibilita ao usuário informar se deve respeitar o valor informado por meio do web service ou manter o valor calculado pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Web service herdando preço médio do item anterior quando não há registro na tabela E210MED
Problema: ao realizar a consulta de mais de uma produto via web service com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque, porta Exportar_3, se nessa lista existir algum produto que não tenha registro na tabela Estoques - Preço médio por filial (E210MED), o sistema aplicava o preço médio do produto anterior.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que quando um produto não possuir registro na tabela Estoques - Preço médio por filial (E210MED) seja adotado o valor do preço médio da tabela Cadastros - Produtos - Derivações (E075DER).
Local: Recursos > Implementações > Web services