Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.57
10/05/2024
Tarefas liberadas: 54
Suprimentos
CST de PIS E COFINS de entrada nas Notas de Devolução via balança
Problema: quando há uma entrada de produto via balança e o peso da NF de Entrada era maior que o peso recebido na balança, automaticamente, o sistema faz uma devolução. Entretanto, nessa NF de Devolução, a CST de PIS e COFINS está buscando a CST da NF de Entrada, ao invés da CST da transação de saída.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de devolução para não considerar os códigos da nota de entrada, e sim os de saída.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação ( F435CCC)
Cálculo dos impostos agro e geração automática de NF de Acerto na fixação de preços com valor menor e fornecedor Pessoa Física
Com o objetivo de aumentar a aderência do sistema às necessidades dos clientes do agronegócio, implementamos o cálculo dos impostos agro (Senar, Funrural e Gilrat) durante a geração da NF de Acerto, no momento da fixação de preços. Quando ocorre o recebimento de um fornecedor Pessoa Física, e os impostos Agro não são calculados no momento do recebimento, eles podem ser calculados no momento da fixação dos preços. Entretanto, caso o valor fixado seja menor ou igual que o valor simbólico de entrada, o fornecedor Pessoa Física não é obrigado a emitir uma Nota Complementar, mas sim o cliente que deve emitir uma nota de devolução para acerto do valor do estoque, com Tipo igual a 10 - NF Acerto (NF Saída), porém os impostos agro não eram calculados pois o fornecedor não emitiu nenhum documento. Para realizar o cálculo automático, adicionamos os parâmetros dinâmicos AGR.DENTRO.ESTADO.NF.ACERTO.FIXACAO.TNSPRO e AGR.FORA.ESTADO.NF.ACERTO.FIXACAO.TNSPRO, correspondentes à tela de Cadastro de Filiais (F070FCA). Esses parâmetros devem receber uma transação para geração da nota fiscal de acerto na fixação, para dentro e fora do estado, respectivamente. Uma vez parametrizado, no cenário apresentado de fixação com valor menor para fornecedor pessoa física em que não houve cálculo dos impostos no recebimento, durante a fixação de preços na tela Fixação de Preços (F439FIX), o sistema gerará uma NF de Acerto, Tipo 10, com Quantidade e Valor zerados, porém com os impostos agro calculados. Caso o fornecedor esteja configurado para recolher apenas o Senar, o sistema fará o cálculo apenas deste, senão serão calculados o Funrural, Senar e Gilrat. O manual de processo do preço a fixar também foi atualizado para incluir esse procedimento.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
- Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Valorização de produto a fixar
Mercado
Novas colunas na seleção da Série NF, nos Itens da Receita, na tela de Emissão de Receita Agronômica
Com o objetivo de agilizar os processos do agronegócio e evitar erros na seleção, alteramos a tela de seleção da série no campo Série NF, da grade de Itens da Receita na tela de Emissão de Receita (F113REM). Anteriormente, essa tela de seleção exibia apenas a coluna Série NF. Agora, todos os campos da tabela da Nota Fiscal de Saída são exibidos, facilitando a seleção do registro.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Novas colunas na seleção da Nota Fiscal, nos Itens da Receita, na tela de Emissão de Receita Agronômica
Com o objetivo de agilizar os processos do agronegócio e evitar erros na seleção, alteramos a tela de seleção da nota fiscal no campo Nota Fiscal, da grade de Itens da Receita na tela de Emissão de Receita (F113REM). Anteriormente, essa tela de seleção exibia apenas a coluna Nr. NF (número da nota fiscal). Agora, todos os campos da tabela da Nota Fiscal de Saída são exibidos, facilitando a seleção do registro.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Novas colunas na seleção da Sequência do Item da Nota, nos Itens da Receita, na tela de Emissão de Receita Agronômica
Com o objetivo de agilizar os processos do agronegócio e evitar erros na seleção, alteramos a tela de seleção da sequência no campo Seq. (sequência do item da nota), da grade de Itens da Receita na tela de Emissão de Receita (F113REM). Anteriormente, essa tela de seleção exibia apenas a coluna Seq.. Agora, todos os campos da tabela do item da nota são exibidos, facilitando a seleção do registro.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Cadastros
Identificador de Regras para alteração dos lançamentos do LCDPR 2.0
Com o objetivo de facilitar a edição dos lançamentos da LCDPR 2.0, implementamos um novo Identificador de Regras, CTL-603LCDPR04. Quando ativo, disponibiliza para o usuário todos os campos do lançamento, permitindo a edição dos mesmos. O Identificador é acionado no momento da entrada de cada registro na conferência permitindo que o usuário valide e altere as informações, se achar necessário.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de regras (F098REG)
Recursos
Unidade de Medida integradas entre o ERP e o App do Produtor Rural
Disponibilizamos, na integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o App do Produtor Rural o envio das unidades de medida configuradas através do cadastro de integrações. Agora, ao realizar o processo agendado 151, será gerada a carga inicial da unidade de medida.
Implementamos também, na tela de Log de Integrações - ERP x Senior X (F115PRL), a listagem do Tipo Informação para a "Unidade de Medida" na integração com o App do Produtor.
Conheça os detalhes sobre o processo agendado 151 ao acessar a nossa documentação.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
- Cadastros > Integrações > X Platform > Painel de Integrações em Andamento > Log de Integrações - ERP x senior X (F115PRL)
Unidade de medida no Romaneio de Cargas e Saldo Físico
Melhorando a integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o App do Produtor Rural, implementamos o campo Unidade de Medida na integração do Saldo Físico e também do Romaneio de Cargas, disponibilizados na integração através da realização do processo agendado151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
Integração com a baixa de contas a pagar e a receber no App do Produtor Rural
Em melhorias da nossa integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o App do Produtor Rural, implementamos novos campos na integração da Baixa de Contas a Pagar e Receber, que englobam valores de juros, multas, encargos, descontos, etc. Agora, ao realizar o processo agendado 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio, será incluído o Valor dos Juros, Valor da Multa, Valor dos Encargos, Valor do Acréscimo, Valor da Correção, Descontos Gerais e Outros Descontos na integração.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
Web services
Alteração do cadastro de cliente via web service
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, com o parâmetro CNPJ/CPF/Nº Ident. Fiscal Cliente Repetido igual a N - Não, não era apresentada uma validação informando se o CNPJ/CPF estava registrado no sistema.
Correção efetuada: ajustamos para que, o sistema apresente a mensagem abaixo:
- O cliente XXX já está cadastrado com este CNPJ/CPF. Caso deseja reajustar via web service, favor informar S - Sim no campo CNPJ/CPF/Nº Ident. Fiscal Cliente Repetido, via tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Clientes e Fornecedores
Alteração ou exclusão na filtragem por produto no fornecedor
Problema: ao utilizar a tela Ligações Fornecedor X Produtos Agrupado (F403LFP), com a opção de Alterar/Excluir e filtrando por Produto no Fornecedor, este campo era ignorado pelo sistema.
Correção efetuada: ajustamos a busca da tela para trazer somente os produtos cujo código Produto no Fornecedor corresponda ao informado no campo.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Ligações Fornecedor X Produtos Agrupado (F403LFP)
Transações
Exibição do campo Gerar Receituário na tela F001TVE
Problema: na tela Transações de Vendas (F001TVE), o campo Gerar Receituário não era exibido quando não continha as proprietárias SRPR ou ECCC, estando presente somente a proprietária RVRA.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que seja exibido o campo Gerar Receituário na tela Transações de Vendas (F001TVE), quando o sistema contiver apenas a proprietária RVRA e o campo Receituário Agronômico, na tabela Cadastros - Empresas (E070EMP), estiver igual a S - Sim.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas (F001TVE)
Produtos e Serviços
Ajuste no registro de Data e Hora de alteração de produto pela tela F075PFF
Problema: ao alterar um campo de usuário na tela F075PFF, o sistema não gravava a Data e Hora da alteração do produto na base de dados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que ao alterar o valor de um campo de Usuário na guia Produtos, que não seja um campo nativo do sistema, o sistema grave na tabela de Produto (E075PRO) a Data e Hora que foram realizadas as alterações. Ajustamos também a rotina para que ao alterar o valor de um campo de Usuário na guia Derivações, que não seja um campo nativo do sistema, o sistema grave na tabela de Derivação (E075DER) a Data e Hora que foram realizadas as alterações.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Parâmetros fiscais (F075PFF)
Identificadores e parâmetros
Informações acerca dos identificadores de regras
Complementamos a documentação da tela Cadastro de Identificadores de Regra Utilizados (F098CIR), inserindo informações como qual o atalho utilizado para acessá-la e quais os identificadores de regras nela listados.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de regras utilizados
Definição de variável padrão para chamada de identificador de regras
Complementamos a documentação do identificador de regras CPR-000INECM02, adicionando a informação de que este só será acionado se for definida ao menos uma variável padrão e a essa variável for atribuído um valor.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Controladoria
Habilitação do campo Tipo Conta
Complementamos a documentação da tela Manutenção de Contas Contábeis (F045PLA), adicionando a informação de que o campo Tipo Conta só é habilitado quando o parâmetro Patrimônio estiver igual a S -Sim, na tela Cadastro de Empresas (F070EMP).
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > F045PLA - Manutenção de Contas Contábeis
Gestão de Tributos
Ajuste nos dados de emitente/destinatário para geração do arquivo GNRE
Ajustamos a geração do arquivo GNRE para listar corretamente os dados cadastrais do emitente e destinatário quando estes possuem inscrição na UF favorecida.
Para o emitente:
- Se a UF favorecida coincidir com a UF da filial, apenas a Inscrição Estadual (I.E.) cadastrada na filial (F070FCA) será listada.
- Se houver uma inscrição estadual para a filial na UF favorecida, apenas essa inscrição (F009PPE) será listada.
- Caso contrário, serão listados os dados cadastrais completos.
Para o destinatário:
- Se a UF favorecida for igual à UF do cliente, apenas a Inscrição Estadual será impressa.
- Caso contrário, os dados cadastrais completos serão listados.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 098 - GNRE Online 2.0 (CIAE098.GER)
Geração do SPED Fiscal com registro 1400
Problema: na geração do SPED Fiscal na tela Tributos SPED Fiscal (EFD) (F669EFD), em uma filial Transportadora, o campo 3 - Código do Município de origem/destino do registro 1400 era preenchido com o município de destino em vez de origem.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do SPED Fiscal (F669EFD) para que, em filiais transportadoras, o campo 3 - Código do Município de origem/destino do registro 1400 seja preenchido com a informação correta.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD) (F669EFD)
Contabilização de bens com Pis/COFINS no relatório CIOO054.GER
Problema: quando um bem era cadastrado com mais de uma unidade e tinha um crédito do PIS/COFINS feito em uma única parcela, não era contabilizado corretamente o total do imposto no relatório 054 - Movimentos patrimoniais (CIOO054.GER).
Correção efetuada: alteramos o cálculo para sempre levar em consideração as unidades do bem antes de fazer a totalização.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Relatórios > Operacionais > 054 - Movimentos patrimoniais (CIOO054.GER)
Descrição do dispositivo fiscal via identificador de regra GER-051DISPN01
Problema: os dispositivos inseridos em Mercado, Suprimento e em Tributos não eram modificados, mesmo com valores definidos pela regra LSP vinculada ao identificador GER-051DISPN01, especialmente a descrição do ajuste. Consequentemente, isso não afetava o campo DESCR_COMPL_AJ pertencente ao registro C197 do SPED Fiscal, conforme consta no manual.
Correção efetuada: ajustamos o campo DESCR_COMPL_AJ do registro C197 do SPED Fiscal para refletir as alterações realizadas via regra pelo identificador GER-051DISPN01, conforme a documentação do Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal> Tributos SPED Fiscal (EFD) (F669EFD)
Ajuste no SPED Fiscal para gerar arquivos com caracteres maiores
Problema: ao gerar o SPED Fiscal era apresentado o erro O valor 'Est de deb ref a saida trib sem cred. na entr, venda de mat. adq para uso cons. ref. NF-e 34708,35037,34637,314233,143962,139198,146547,35601,32725,33396,145251,138134,314233,140518, créd com base na não cumul. cfe livro I, art. 31, I do RICMS-RS' não cabe no campo DSCCPL.
O erro era indevido, pois o leiaute não possuía limite de tamanho para o campo DESCR_COMPL_AJ0 do registro C197 do SPED Fiscal, não acompanhava o limite definido nos próprios campos E660RDE.DESAJS/E660RDS.DESAJS e E051DIS.DESDFS.
Correção efetuada: ajustamos o valor do campo DSCCPL para ser carregado e acrescentado ao SPED Fiscal.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD) (F669EFD)
Filtro de empresa na conta contábil reduzida do PIS/COFINS
Problema: ao cadastrar ajustes na apuração do imposto PIS/COFINS era apresentado contas contábeis reduzidas do modelos de plano de outras empresas.
Correção efetuada: adicionamos no cadastro de ajustes um filtro para trazer apenas contas da empresa selecionada.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Integração de notas com estado diferente em Tributos
Problema: ao utilizar o campo UF de Tributação de Mercado, não era fornecida a informação correta ao integrá-lo para Tributos, permanecendo o mesmo do estado do cliente no lugar do estado entrega.
Correção efetuada: ajustamos a integração das notas para que o campo Estado Cálculo ICMS em Tributos seja corretamente preenchido, refletindo a informação do UF de Tributação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais > Integração de Notas Fiscais (F660INT)
Ajuste nos registros D695, D696 e D697 do SPED Fiscal
Alteramos a geração dos registros D695, D696 e D697 para consolidado e adicionamos os campos sequência do arquivo e chave do arquivo mestre para preenchimento manual na tela de entrada para geração do registro D695. Para conferir acesse a documentação
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Comportamento de caixa de seleção Exibir documentos
Complementamos a documentação da tela Estorno de Lançamento (F660ELI), inserindo uma descrição referente à caixa de seleção Exibir documentos, com relação a sua funcionalidade: quando desmarcada desabilita os botões Mostrar, Marcar e Desmarcar. Também desabilita as grades e a navegação entre as guias. Contudo, ao marcá-la novamente, todos os botões citados anteriormente voltam a ficar habilitados. No que se refere, no entanto, à seleção das notas, caso elas sejam carregadas quando a caixa de seleção estiver marcada e esta for posteriormente desmarcada, não será mais possível selecioná-las.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > F660ELI - Estorno de Lançamento
Gestão de Contabilidade
Limitações de usuário via identificador de regras GER-000SELEF01
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Inversão Gerencial (F650ING)
Web services
Integração contábil via web services
Problema: ao tentar realizar a integração contábil com o tipo de atualização Período completo através do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar_8, o sistema estava obrigando o usuário a informar algum valor para o campo Quantidade de dias, porém este campo só é obrigatório quando o tipo de atualização for Por intervalos.
Correção efetuada: ajustamos a validação referente ao campo Quantidade de dias, de modo que só seja realizada quando o tipo de atualização for Por intervalos, neste caso só serão aceitos valores entre 1 e 31, mesmo comportamento que acontece via tela Integração Contábil (F645CTB).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Patrimônio
Ajuste na rotina de Cadastro de Bens via NFE - Recebimentos (F670EBN)
Problema: ao cadastrar um Bem via NFE e clicar no botão mostrar na tela Cadastro de Bens via NFE - Recebimentos (F670EBN) era apresentada a mensagem de erro Invalid floating ponit operation.
Correção efetuada: ajustamos a rotina da tela Cadastro de Bens via NFE - Recebimentos (F670EBN) para realizar corretamente a divisão de valores.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Recebimento > Cadastro de Bens via NFE - Recebimentos (F670EBN)
Gestão de Preço para Comércio
Manipulação de variável VSPreCus através de identificador de regras
Complementamos a documentação da tela Cálculo do Preço de Venda para Comércio (F621APC), adicionando a informação de que o valor do campo Preço Custo Base pode ser manipulado através da variável VSPreCus, do identificador de regras FPR-621SUGVL01.
Local: Ajuda por telas > Custos > Gestão de Preço para Comércio > Formação de Preços > Cálculo de Preço de Venda > Cálculo do Preço de Venda para Comércio e Atacado
Gestão de Contas a Receber
Retorno da cobrança escritural na baixa do título
Problema: ocorria um erro de baixa na tela Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB), onde na entrada dos títulos era gravada a sequência da tesouraria do lançamento da tarifa, em vez dos próprios títulos. Como resultado, ao realizar a exclusão na Estorno de Lançamentos de Caixa e Bancos (F600ELC), os títulos não eram encontrados e permaneciam liquidados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina da tela Baixa por Lote Automática do Contas a Receber (F301BMA), que é acionada pela tela Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB), para que não associe a sequência da tesouraria do lançamento da tarifa aos movimentos dos títulos.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno da Cobrança Escritural(F310RTB).
Gestão de Tesouraria
Contratos de Aplicação/Financiamento com derivativos de outra empresa
Problema: ao cadastrar um novo contrato na tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR), era apresentada a mensagem O número informado já foi utilizado no cadastro de contrato derivativo. Isso ocorria devido a uma falha na verificação da empresa nos cadastros dos contratos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para verificar corretamente a empresa, garantindo que os contratos de Aplicação/Financiamento não se misturem com contratos derivativos de outras empresas.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Aplicação e Financiamento > Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR)
Parcelas de contratos de venda com critério de faturamento
Problema: na tela de Parâmetros do Fluxo de Caixa (F610PFL) algumas parcelas de contratos de venda não eram apresentadas no fluxo de caixa quando o contrato tinha critério de faturamento por validade.
Correção efetuada:corrigimos para que as parcelas de contratos de venda sejam apresentadas corretamente no fluxo de caixa.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Fluxo de Caixa > Parâmetros (F610PFL)
Gestão de Contas a Pagar
Pagamento da comissão de representante pessoa física
Problema: não era gerado o título de imposto INSS no pagamento da comissão do representante pessoa física. Era gerado somente quando na filial em Contas a Pagar o Valor Máximo de Retenção de INSS Representante PF era 0 (zero).
Correção efetuada: ajustamos a rotina que realiza a verificação das validações do representante em relação ao Valor Máximo de Retenção de INSS Representante PF. Permitindo a geração do valor de INSS sem restringir seu limite quando configurado o valor 0 (zero).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagto. > Cálculo/Pagamento de Comissões (F504RCP)
Baixa por Crédito com Ordem de Compra com IR TES-600GECOC01
Problema: não era permitido a visualização do titulo a baixar vinculado a Ordem de Compra com filiais diferentes na tela Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar(F501BAA), quando utilizado o identificado de regras TES-600GECOC01 que habilita a associação do Contrato de Compra com um título de adiantamento a fornecedor.
Correção efetuada: ajustamos o identificador de regras TES-600GECOC01 para permitir a visualização dos título a baixar com filiais diferentes vinculado a OC, na tela Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar(F501BAA).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar (F501BAA)
Ações SID
Integração ERP e eDocs para cancelamento de notas com acaoSID
Problema: quando, na execução da AçãoSID SID SID.NFV.CANCELAR, através do web service com.senior.g5.co.ger.sid, porta Executar, ocorresse algum erro no processo, após a geração do arquivo XML, as tabelas da nota com o cancelamento poderiam não ser atualizadas, ficando somente o arquivo XML gerado na pasta.
Correção efetuada: criamos o identificador de regras VEN-140CANAE02 para melhorar a integração entre o sistema de Gestão Empresarial e o Sistema de Documentos Eletrônicos ao utilizar AcaoSID, garantindo sincronia entre esses dois sistemas no processo de cancelamento de notas fiscais de saída.
Local: SID.Nfv.Cancelar
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Erro no retorno do WMS para ordem de abastecimento
Problema: em alguns casos, para ordem de abastecimento de produção, quando o produto não era conferido, o retorno desta separação do WMS tentava gerar movimento de estoque com quantidade zero.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não seja gerada movimentação de estoque com quantidade zerada no retorno do WMS.
Web services
Inclusão do campo TnsSpr no web service com.senior.g5.co.mpr.cha.movimentoop
Implementamos no web service com.senior.g5.co.mpr.cha.movimentoop, porta Acertar, um novo campo chamado, TnsSpr (Transação de saída do produto reaproveitado), com o objetivo de ser informado apenas na diminuição da quantidade refugada quando se deseja estornar a movimentação do produto reaproveitado nas operações intermediárias da ordem de produção.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Distribuição
Atualização da reserva exclusiva
Problema: ao alterar o depósito e a quantidade a faturar na pré-fatura, a reserva exclusiva não era atualizada corretamente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a reserva exclusiva seja atualizada corretamente nas telas de alteração de pré-fatura. Além disso, o identificador de regras VEN-000ATRES01 realizará a atualização da reserva exclusiva da maneira atual, podendo inativar para voltar ao comportamento original.
Locais:
- Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Manter cargas / Fechamento (F135MCA)
- Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Manter cargas / Manutenção (F135MPF)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Nova documentação sobre emissão e remissão de bloquetos
Complementamos as documentações Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN), Emissão bloquetos ou duplicatas do Contas a Receber (F305EBD) e Consulta de Remessa para Banco do Contas a Receber (F302CRB), inserindo referência à nova documentação que trata da emissão e remissão de bloquetos, com filtro ou sugestão de Portador.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento
- Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > F305EBD - Emissão bloquetos ou duplicatas do Contas a Receber
- Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > F302CRB - Consulta de Remessa para Banco do Contas a Receber
Restrições na geração de notas fiscais via processo de gestão de distribuição e formação de cargas
Complementamos a documentação da tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), inserindo a informação de que a geração de notas fiscais pelo processo da gestão de distribuição e formação de cargas, via nota de saída na tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), não será permitida. Se, no entanto, houver a necessidade de copiar a nota fiscal, então esta deve ser gerada novamente pelo mesmo processo de formação de cargas.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais)
Processos Automáticos
Mensagem do sistema ao executar o processo agendado 67 optando por cadastro automático do fornecedor e transportadora
Problema: ao executar o processo agendado da rotina 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada, informando o parâmetro CadastrarTransportadorAutomatico, com um CEP da transportadora inexistente no sistema, e ao consultar a nota fiscal selecionada via F000INE, não era gerado o log da inconsistência do CEP inexistente.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima e o sistema para que gere o log da inconsistência com a mensagem Erro ao cadastrar CEP XXXXX-XXX não cadastrada no ERP. Esta mesma alteração, vale para o parâmetro CadastrarFornecedorAutomatico.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Tratamento de arquivos contendo somente títulos de confirmação de agendamento
Problema: o processo automático 155 - Retorno Pagamento Eletrônico não era avançado quando os arquivos continham apenas confirmações de agendamento. Estes arquivos permaneciam indefinidamente na pasta de entrada. Sem títulos a importar, eles eram repetidamente lidos em cada execução, aumentando desnecessariamente a carga de processamento e a produção de arquivos de log.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para mover esses arquivos para a pasta RetornoSemProcessamento sempre que conter apenas ocorrências de confirmações de agendamento.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Alteração do comando SQL no exemplo do parâmetro SqlString
Alteramos a documentação do Processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada, modificando o código SQL ali disponível, de SqlString=E000NFC.CODEDC IN (55, 57) para SqlString=E000NFC.CODEDC IN ("55", "57").
Local: Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada
Gestão de Recebimento
Sugestão de código da família para subproduto gerado a partir da classificação
Problema: ao efetuar a geração da nota fiscal, no processo de recebimento de grãos via tela de Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), envolvendo subproduto a ser gerado a partir da classificação, o código da família era sugerido incorretamente. Isso ocorria apenas se o identificador de regras CPR-435CCCML01 estivesse ativo. Esse identificador de regras tem o objetivo de alterar a sugestão do lote no momento que está sendo gerada a nota fiscal do recebimento
Correção efetuada: corrigimos a rotina do identificador de regras para que o código da família seja carregado corretamente para o item de subproduto que está sendo processado.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Redistribuição de quantidades após divisão dos itens
Complementamos a documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), acrescentando a informação de que após a divisão dos itens, a redistribuição de quantidades para os itens não é realizada de forma automática, sendo necessário acessar o botão Dist.Lote (J) ou Dist.Série (9).
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico
Percentuais de PIS/COFINS/CSLL na nota mesmo com valores de impostos zerados
Problema: ao processar uma nota que tinha valores de PIS,COFINS e CSLL no XML, caso a filial estivesse parametrizada para substituir a retenção destes impostos por outras retenções, o item ficava com os percentuais informados, mesmo que os seus valores estivessem zerados.
Correção efetuada: ajustamos para que o sistema zere os percentuais dos impostos no cálculo da nota, caso os seus campos de base e valor estejam zerados.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Quantidade da distribuição de lote diferente da unidade de medida do estoque
Problema: ao clicar no botão Dist. Lote, a tela F000DLS era aberta, trazendo a quantidade distribuída na unidade de medida do fornecedor ao invés da unidade de medida do estoque.
Correção efetuada: ajustamos para que ao abrir a distribuição de lote, sejam convertidas as quantidades para a unidade de medida do estoque.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Estoques
Novas telas para exibição do log de execução dos fechamentos de estoques
Visando melhorar o processo de fechamento de estoques, disponibilizamos as telas Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE) e Detalhes Execução de Fechamento de Estoques (F215DET) para apresentar os processos executados durante estas rotinas.
A tela F215DET, pode ser acessada através do botão Detalhes da tela F215PFE, e traz o detalhamento dos logs exibidos no painel.
Para conhecer, acesse as documentações das telas através dos links acima.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE) > Botão Detalhes - Detalhes Execução de Fechamento de Estoques (F215DET)
Consistência no identificador de regras EST-210CONGR01
Problema: ao utilizar o identificador de regras EST-210CONGR01 para consistências na transferência entre produtos, não era considerada a quantidade de itens selecionados na grade origem, mas sim a quantidade de itens adicionados na grade.
Correção efetuada: ajustamos para que seja considerada a quantidade de itens selecionados na grade origem
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências de Produtos (F210TPA)
Descrição da tela F210ISA
Alteramos a documentação da tela Inicialização do Controle de Buscas de Saldos Otimizada (F210ISA), no que se refere à descrição desta: seu objetivo é dar início à busca de saldos anteriores dos estoques de forma otimizada. Para saber se o recurso já está ativo, é preciso observar o valor do campo Indicador Otimização na tela Parâmetros da Filial para Estoques (F070FES).
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Saldos > Inicialização do controle de busca dos saldos
Gestão de Compras
Alteração do rateio de solicitação de produto
Problema: ao utilizar a tela F405SOL, o usuário conseguia alterar o rateio mesmo quando estava parametrizado na tela F099UCP para não ter permissão para Alterar Rateio Compras.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, o usuário não consiga alterar o rateio de solicitação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Manuais (F405SOL)
Rotinas Auxiliares
Alteração de mensagem de erro sobre exportação de arquivo XLSX
Problema: durante a exportação de dados de uma grade para arquivos XLSX, se este arquivo que seria salvo já estivesse aberto em outro aplicativo, ocorria um erro e a mensagem apresentada ao usuário não era intuitiva e, em alguns casos, o sistema era encerrado.
Correção efetuada: alteramos a rotina que trata a exceção para apresentar uma mensagem mais intuitiva, na qual será informado que não é possível gerar e exportar o arquivo e que se verifique se o arquivo já não está aberto em outro aplicativo, e no botão detalhes da mensagem será apresentado os dados mais técnicos da exceção.
Alteração na montagem do link de destino para página de ajuda
Problema: o botão Ajuda da tela Configuração dos campos da Grid montava o link da documentação de forma incorreta, o que impedia a visualização da página no browser.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que monta o link de destino para a página de ajuda, para que ela seja aberta corretamente.
Aplicativos Internos
Ajuste no Middleware para realizar alterações nos processos em execução
Problema: middleware apresentava a mensagem Erro em IsTaskAlreadyRunning tarefa X, Sistema Y, erro: Access violation at address ZZZZZZZZ in module 'SeniorMiddleware.exe'. Read of address ZZZZZZZZ.
Correção efetuada: alteramos a rotina no sistema para que o middleware processe a requisição sem erros.
Middleware
Ajuste de controle de sessão crítica no Middleware
Problema: em alguns ambientes, a reserva ou inicialização das instâncias do middleware não eram executadas, resultando na listagem de PID 0000 quando consultado via Central de Monitoramento.
Correção efetuada: ajustamos o controle dos objetos que precisam de acesso e manipulação por sessão crítica na aplicação.
Manufatura
Inclusão do campo TnsSpr no web service com.senior.g5.co.mpr.cha.movimentoop
Implementamos no web service com.senior.g5.co.mpr.cha.movimentoop, porta Acertar, um novo campo chamado, TnsSpr (Transação de saída do produto reaproveitado), com o objetivo de ser informado apenas na diminuição da quantidade refugada quando se deseja estornar a movimentação do produto reaproveitado nas operações intermediárias da ordem de produção.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastros
Alteração do cadastro de cliente via web service
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, com o parâmetro CNPJ/CPF/Nº Ident. Fiscal Cliente Repetido igual a N - Não, não era apresentada uma validação informando se o CNPJ/CPF estava registrado no sistema.
Correção efetuada: ajustamos para que, o sistema apresente a mensagem abaixo:
- O cliente XXX já está cadastrado com este CNPJ/CPF. Caso deseja reajustar via web service, favor informar S - Sim no campo CNPJ/CPF/Nº Ident. Fiscal Cliente Repetido, via tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controladoria
Integração contábil via web services
Problema: ao tentar realizar a integração contábil com o tipo de atualização Período completo através do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar_8, o sistema estava obrigando o usuário a informar algum valor para o campo Quantidade de dias, porém este campo só é obrigatório quando o tipo de atualização for Por intervalos.
Correção efetuada: ajustamos a validação referente ao campo Quantidade de dias, de modo que só seja realizada quando o tipo de atualização for Por intervalos, neste caso só serão aceitos valores entre 1 e 31, mesmo comportamento que acontece via tela Integração Contábil (F645CTB).
Local: Recursos > Implementações > Web services